A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ASSESSORIA DE FORMAÇÃO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO E DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL – 03 e 04 de MAIO de 2007. EDUCAÇÃO RURAL (Conforme a Legislação) *1988.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ASSESSORIA DE FORMAÇÃO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO E DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL – 03 e 04 de MAIO de 2007. EDUCAÇÃO RURAL (Conforme a Legislação) *1988."— Transcrição da apresentação:

1 ASSESSORIA DE FORMAÇÃO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO E DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL – 03 e 04 de MAIO de EDUCAÇÃO RURAL (Conforme a Legislação) *1988 – A Educação é um direito de todos e dever do Estado, transformando-a em direito público subjetivo, independente de os cidadãos residirem nas áreas rurais ou urbanas.

2 ASSESSORIA DE FORMAÇÃO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO E DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL – 03 e 04 de MAIO de Educação Básica: Entendida conforme a LDB (9394/96) - constituída pela Educação Infantil, Fundamental e Ensino Médio;

3 ASSESSORIA DE FORMAÇÃO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO E DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL – 03 e 04 de MAIO de CAMPO – Significa mais do que o perímetro não-urbano, incorpora os espaços da floresta, da pecuária, das minas, da pesca, caiçaras, ribeirinhos, extrativistas e da agricultura. É a resignificação do CAMPO como espaço de POSSIBILIDADES. É a resignificação do CAMPO como espaço de POSSIBILIDADES.

4 ASSESSORIA DE FORMAÇÃO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO E DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL – 03 e 04 de MAIO de Do Campo - representa uma concepção político pedagógica voltada para dinamizar a ligação dos seres humanos com as condições da existência social (relação com a terra, o meio ambiente, os diversos saberes, a memória coletiva, os movimentos sociais (Art. 2º § Único).

5 ASSESSORIA DE FORMAÇÃO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO E DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL – 03 e 04 de MAIO de Desenvolvimento sustentável: "satisfaz as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades". DIMENSÕES DA SUSTENTABILIDADE Econômica; Social; Ecológica; Cultural; Política

6 ASSESSORIA DE FORMAÇÃO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO E DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL – 03 e 04 de MAIO de Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário – PADRSS Promove a inclusão social, econômica e política dos trabalhadores e trabalhadoras rurais e suas organizações. Fortalece sindicatos de trabalhadore(a)s rurais, apóia associações e cooperativas; Respeita a biodiversidade e garante a preservação e recuperação do meio ambiente; Fortalece a inclusão social de homens e mulheres independentemente de sua idade, raça ou etnia;

7 ASSESSORIA DE FORMAÇÃO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO E DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL – 03 e 04 de MAIO de Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário – PADRSS Promove geração de emprego e renda no campo e na cidade; Estimula a organização da produção (produção, beneficiamento e comercialização); Valoriza a participação de todos na formulação das políticas públicas, combatendo a fome, a miséria e a violência;

8 ASSESSORIA DE FORMAÇÃO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO E DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL – 03 e 04 de MAIO de TERRITÓRIO Significam uma identidade expressa com limites geográficos, que permitem a sua valorização e fortalecem o sentido de pertencimento, compreendendo neste conceito valores tangíveis e intangíveis; Criação coletiva e um recurso institucional.

9 ASSESSORIA DE FORMAÇÃO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO E DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL – 03 e 04 de MAIO de Quais os tipos de território? Território dado – definido por uma decisão político-administrativa; Território construído – definido a partir da formação da identidade associada a um espaço geográfico.

10 ASSESSORIA DE FORMAÇÃO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO E DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL – 03 e 04 de MAIO de Os Territórios buscam: Vínculo entre as relações sociais com a localidade; Sentimento de pertencimento e um modo de agir; Participação social; Descentralização político-administrativa; Autonomia; Conflitos, negociação, cooperação; Inter-relação de conhecimentos.

11 ASSESSORIA DE FORMAÇÃO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO E DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL – 03 e 04 de MAIO de TERRITÓRIOS EM SC: Total - 06 ALTO URUGUAI - Alto Bela Vista, Arabutã, Arvoredo, Concórdia, Ipira, Ipumirim, Irani, Itá, Jaborá, Lindóia do Sul, Paial, Peritiba, Piratuba, Presidente Castelo Branco, Seara, Xavantina – 16 Municípios.

12 ASSESSORIA DE FORMAÇÃO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO E DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL – 03 e 04 de MAIO de ALTO VALE: Agrolândia, Agronômica, Alfredo Wagner, Apiúna, Ascurra, Atalanta, Aurora, Braço doTrombudo, Chapadão do Lageado, Dona Emma, Ibirama, Imbuia, Ituporanga, José Boiteux, Laurentino, Leoberto Leal, Lontras, Mirim Doce, Petrolândia, Pouso Redondo, Presidente Getúlio, Presidente Nereu, Rio do Campo, Rio do Oeste, Rio do Sul, Salete, Santa Terezinha, Taió, Trombudo Central, Vidal Ramos, Vitor Meireles, Witmarsum – 32 Municípios.

13 ASSESSORIA DE FORMAÇÃO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO E DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL – 03 e 04 de MAIO de CHAPECÓZINHO (MEIO OESTE CONTESTADO): Abelardo Luz, Água Doce, Bom Jesus, Capinzal, Catanduvas, Entre Rios, Erval Velho, Faxinal dos Guedes, Herval Doeste, Ibicaré, Ipuaçu, Joaçaba, Lacerdópolis, Lajeado Grande, Luzerna, Marema, Ouro, Ouro Verde, Passos Maia, Ponte Serrada, São Domingos, Treze Tílias, Vargeão, Vargem Bonita, Xanxerê, Xaxim – 26 Municípios.

14 ASSESSORIA DE FORMAÇÃO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO E DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL – 03 e 04 de MAIO de OESTE: Águas Frias, Campo Erê, Caxambu do Sul, Chapecó, Cordilheira Alta, Coronel Freitas, Coronel Martins, Formosa do Sul, Galvão, Guatambú, Irati, Jardinópolis, Jupiá, Nova Erechim, Nova Itaberaba, Novo Horizonte, Planalto Alegre, Quilombo, Santiago do Sul, São Bernardino, São Lourenço do Oeste, Serra Alta, Sul Brasil, União do Oeste – 24 Municípios.

15 ASSESSORIA DE FORMAÇÃO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO E DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL – 03 e 04 de MAIO de PARTICIPAÇÃO DO MSTTR PARTICIPAÇÃO DO MSTTR – ESPAÇOS DE DEBATE SOBRE EDUCAÇÃO DO CAMPO Seminário sobre Educação do Campo (SECAD/MEC) Região Sul – 2004) – RESULTADO: Carta de Santa Catarina para a Educação do Campo de Em SC formou-se o Comissão de Educação do Campo – (Secretaria de Estado, Ciência e Tecnologia/Diretoria de Educação Básica; Núcleo de Educação do Campo - Elaboração do Regimento Interno (No aguardo da Portaria para instituí-lo formalmente).

16 ASSESSORIA DE FORMAÇÃO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO E DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL – 03 e 04 de MAIO de PARTICIPAÇÃO DO MSTTR PARTICIPAÇÃO DO MSTTR – ESPAÇOS DE DEBATE SOBRE EDUCAÇÃO DO CAMPO EXPERIÊNCIAS DO MSTTR – EDUCAÇÃO DO CAMPO CONTAG: Curso de Desenvolvimento Territorial com Enfase em Educação do Campo (Convênio: Contag/MDA/SDT) – (30/08/2004 a 03/09/04) – Para Dirigentes Sindicais e Monitores; FETAESC: Mobilizações nos Territórios: Serra Catarinense (Set. 2004) e Alto Vale (Agosto/2005);

17 ASSESSORIA DE FORMAÇÃO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO E DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL – 03 e 04 de MAIO de PARTICIPAÇÃO DO MSTTR PARTICIPAÇÃO DO MSTTR – ESPAÇOS DE DEBATE SOBRE EDUCAÇÃO DO CAMPO EXPERIÊNCIAS DO MSTTR – EDUCAÇÃO DO CAMPO Público Alvo: Lideranças Sindicais e técnicos do MSTTR e de entidades parceiras, representantes da sociedade civil e pessoas ligadas à educação no município (Secretaria da Educação, Conselhos de Educação/FUNDEF, professores, etc...);

18 ASSESSORIA DE FORMAÇÃO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO E DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL – 03 e 04 de MAIO de Seminário Região Sul - Educação do Campo/Desenvolvimento Territorial (SDT – 2005); CONTAG: Projeto de Capacitação de Professores (as) que Atuam nas Escolas do Campo (Convênio MEC/FNDE/ ) FETAESC: Capacitação de 40 Educadores da Rede Municipal no Território do Alto Vale do Itajaí – Agosto

19 ASSESSORIA DE FORMAÇÃO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO E DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL – 03 e 04 de MAIO de (...) Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar, é também criar laços de amizade, é criar ambiente de camaradagem, é conviver, é se amarrar nela! Ora, é lógico... numa escola assim vai ser fácil estudar, trabalhar, crescer,fazer amigos, educar-se, ser feliz. Paulo Freire

20 ASSESSORIA DE FORMAÇÃO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO E DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL – 03 e 04 de MAIO de MUITO OBRIGADA ! Maria dos Passos Viana Bottega FETAESC- Assessora de Formação R


Carregar ppt "ASSESSORIA DE FORMAÇÃO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO E DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL – 03 e 04 de MAIO de 2007. EDUCAÇÃO RURAL (Conforme a Legislação) *1988."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google