A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Construindo uma nova consciência da vida no campo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Construindo uma nova consciência da vida no campo"— Transcrição da apresentação:

1 Construindo uma nova consciência da vida no campo
Gestão Ambiental Construindo uma nova consciência da vida no campo

2

3

4

5 Localização

6

7 Características do Município
Área total de 431 km², equivale a 6,07% da área da região da Grande Florianópolis. População: habitantes, sendo habitantes urbanos e habitantes rurais.

8 Atividades econômicas do Município
Setor primário: fumicultura, mandioca, milho, feijão, olerícolas, fruticultura (uva, banana, pêssego, amora) e silvicultura (pínus, eucalipto, palmeira real); Setor secundário: indústria móveis, indústria confecções, indústria calçados, indústria de vinhos;

9 Cultivo de amora

10 Cultivo de uva

11 Olericultura

12 Silvicultura

13 Cultura do fumo

14 Características do Distrito de Aguti
Área: ,5 km2; Número de estabelecimento agropecuários: 132; Distância da sede do município: 35 km; Número de famílias: 172

15 Características do Distrito de Aguti
Comunidades: Aguti, Trombudo, Ribeirão Veado, Cancelas, Três Barras, Morcego, Corridas, Oito Casas, Capivara, Rio Branco, Peral, Ribeirão do Meio, Rio Bonito, Mato Grosso, Reginaldo; Principal atividade: Agricultura;

16 Características do Distrito de Aguti
Principais cultivos: Fumo, Uva, Mandioca, Eucalipto, Pínus, Milho, Feijão. Principais criações: Gado de leite, Suíno, Galinhas, tudo para consumo.

17 EEF de Aguti

18 EEF de Aguti

19 Objetivo da Disciplina
Incluir na grade curricular da 6ª a 9ª série da Escola de Ensino Fundamental de Agutí uma disciplina que encaminhe ou oportunize aos seus alunos a visão de que é possível sobreviver dignamente no campo, explorando-se de forma competente e científica os recursos naturais de uma pequena propriedade rural.

20 Objetivo da Disciplina
Incluir nos valores familiares a importância do ensino escolar para a formação de um bom profissional.

21 Justificativa Trabalho parece estar longe da educação escolar;
Visão holística do trabalho para uma escolha consciente de uma profissão; Aumentar a consciência em gerir o ambiente em que se vive.

22 Histórico da Disciplina
Desejo da comunidade de que o ensino escolar fosse mais prático e voltado para a realidade local; Visita a outras escolas em busca de experiências; Formação de uma comissão interinstitucional para desenvolvimento dos conteúdos disciplinares; O conselho municipal de Educação aprovou, através da Resolução 007/2003, a inclusão da disciplina para ser trabalhada a partir do ano letivo de 2004.

23 Histórico da Disciplina
O primeiro professor da disciplina foi o Biólogo da Prefeitura de 2002 até 2005, e atualmente é o Engenheiro Agrônomo responsável pelo Projeto Microbacias 2 no Município.

24 Filosofia Os métodos educacionais das disciplinas oferecem uma visão holística das relações econômicas e de trabalho. A disciplina de gestão ambiental tenta aproximar o conhecimento teórico das disciplinas curriculares à realidade do dia-a-dia dos alunos. Oportunizar aos alunos a visão de um determinado conhecimento, neste caso, encaminhar os alunos para o exercício de uma ocupação rentável no campo, e ambientalmente sustentável.

25 Concepção Pedagógica Pela mediação do professor e na troca entre os vários sujeitos envolvidos no processo educativo o aluno passa a fazer sozinho o que antes só fazia com a ajuda dos outros, e isto o faz transformar o meio onde vive.

26 Metodologia Pela dificuldade dos alunos de lidar com a abstração, a principal metodologia de ensino é a de aprender a fazer fazendo.

27 Conteúdos da 6° série Conceito de Meio Ambiente; Legislação Ambiental;
Estudo de uma dieta saudável; Implantação e Manutenção da horta escolar; Noções gerais de implantação e manutenção de pomar caseiro.

28 Horta escolar

29 Conteúdos da 7° série Gado leiteiro Avicultura caseira
Importância do leite na alimentação, aparelho digestivo dos ruminantes, alimentação dos animais, manejo do rebanho, sanidade, cuidados na ordenha e manutenção da qualidade do leite. Avicultura caseira Alimentação, raças, sistemas de criação, instalações, manejo e sanidade.

30 Conteúdos da 7ª série Utilização e conservação dos recursos hídricos.

31 Conteúdos da 8ª série Inicialmente Atualmente
Cultura do feijão, cultura da uva, cultura do milho, pragas de grãos armazenados, controle de plantas invasoras, sistemas de cultivo. Atualmente Culturas anuais e bianuais (milho, feijão, fumo e mandioca); Uso correto dos insumos agrícolas; Controle de plantas espontâneas; Fruticultura (enfoque maior na cultura da uva); Reflorestamento comercial; Manejo florestal.

32 Conteúdos da 9ª série Inicialmente: Atualmente:
Transformação de medidas e pesos; Percentagem; Regras de 3; Medidas de volume (m³); Cálculo de áreas; Contextualização da Agricultura; Administração Rural; Informações legais (Código de Defesa do Consumidor, IR, Leis Trabalhistas e Parceria Rural). Atualmente: Noções básicas de construções rurais; Planejamento de propriedades; Administração da propriedade rural; Informações Legais (com enfoque no melhor uso crédito fundiário da agricultura familiar); Associativismo; Estudo do potencial turístico da região.

33 Turismo Rural

34 Perspectivas Resultados práticos em termos de preservação e melhoria do ambiente; Expansão da disciplina às demais escolas; Aprimoramento do conteúdo disciplinar; Estreitamento de parcerias institucionais; Envolvimento comunitário participativo;


Carregar ppt "Construindo uma nova consciência da vida no campo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google