A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROGRAMA JOVEM SABER PROGRAMA DE CAPACITAÇÃOÀ DISTÂNCIA E PRESENCIAL, ATRAVÉS DE ESTUDOS DIRIGIDOS, PARA JOVENS TRABALHADORES (AS) RURAIS – associados.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROGRAMA JOVEM SABER PROGRAMA DE CAPACITAÇÃOÀ DISTÂNCIA E PRESENCIAL, ATRAVÉS DE ESTUDOS DIRIGIDOS, PARA JOVENS TRABALHADORES (AS) RURAIS – associados."— Transcrição da apresentação:

1 PROGRAMA JOVEM SABER PROGRAMA DE CAPACITAÇÃOÀ DISTÂNCIA E PRESENCIAL, ATRAVÉS DE ESTUDOS DIRIGIDOS, PARA JOVENS TRABALHADORES (AS) RURAIS – associados ou não. O PROGRAMA É UMA DEMANDA DA JUVENTUDE NO 8˚ CONGRESSO NACIONAL DE TRABALHAORES E TRABALHADORAS RURAIS

2 PROGRAMA JOVEM SABER OBJETIVO DO PROGRAMA: CAPACITAR JOVENS A PARTIR DE TRÊS EIXOS DE ESTUDO FORMAÇÃO PROFISSIONAL FORMAÇÃO POLÍTICA SINDICAL FORMAÇÃO POLÍTICA PÚBLICA ENFOQUE DOS TEMAS: Desenvolvimento rural sustentável, educação, agroecologia, organização da produção, cooperativismo, histórico do movimento sindical, planejamento, gênero, organização, gestão sindical, metodologias de trabalho em comunidade, etc.

3 PROGRAMA JOVEM SABER COMO PARTICIPAR: Os (as) jovens que desejarem participar devem formar Grupo de Estudo por STTR; Cada STTR poderá ter mais de um Grupo de Estudo; A capacitação será feita a partir de Módulos de Estudos; O grupo só passará de um módulo par o outro mediante a realização de uma tarefa de estudo (que deverá ser realizada em 45 dias e enviada para o Assim que a CONTAG receber a tarefa, remeterá ao grupo a próxima cartilha;

4 PROGRAMA JOVEM SABER COMO O GRUPO DE ESTUDO TERÁ ACESSO A CARTILHA E A TAREFA: O grupo de estudo deverá acessar pela internet a página da FETAESC – (entrar em: Programas e Projetos – Jovem Saber – Programa) ou ainda pelo site da CONTAG – ;www.fetaesc.org.br Após realizada as inscrições no programa o grupo receberá uma senha de acesso para acessar as cartilhas e as tarefas.

5 PROGRAMA JOVEM SABER CRITÉRIOS DE PARTICIPAÇÃO NO PROGRAMA: Poderão participar jovens sócios (as), ou não do STR, com idade entre 16 a 32 anos; Os grupos de estudo devem ter no mínimo 5 jovens e no máximo 10. INSCRIÇÕES: Poderão ser realizadas em qualquer período do ano; Poderão ser feitas gratuitamente por carta, fax ((61) ou Não é obrigatório que seja feita na ficha existente no site da CONTAG, porém é imprescindível que contenha todos os dados solicitados na mesma.

6 PROGRAMA JOVEM SABER OUTRAS INFORMAÇÕES: Após a conclusão dos 6 módulos do curso os integrantes dos grupos de estudo receberão da CONTAG um certificado de participação; A inscrição e as cartilhas não terão custos; Como sugestão: os grupos de estudo poderão ser mistos (de preferência) com a participação igualitária de homens e mulheres, porém serão aceitos grupos só de homens ou só de mulheres.

7 PROGRAMA JOVEM SABER 1º MÓDULO: - O Neoliberalismo e o Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário. - O Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, suas frentes de luta e seus instrumentos de apoio. - Mecanismos de efetivação da Cidadania.

8 PROGRAMA JOVEM SABER 2º MÓDULO: - Desafios e perspectivas da Juventude Rural.Juventude e Reforma Agrária. - Juventude e Agricultura Familiar. - A Unidade Produtiva Agrícola Familiar. - Programa 1º Crédito para a Juventude Rural – Uma Experiência da Comissão Estadual de Jovens da Fetag – RS.

9 PROGRAMA JOVEM SABER 3º MÓDULO: -A Organização dos Agricultores e Agricultoras Familiares. - Agregação de Valor.Potencial econômico e organizativo dos trabalhadores e trabalhadoras rurais. - O 9º Congresso Nacional de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e a Organização da Produção. - A organização de pessoas jurídicas no novo Código Civil e as Relações de trabalho na Legislação Brasileira.

10 PROGRAMA JOVEM SABER 4º MÓDULO: - Introdução e Organização e Gestão Sindical. - Deliberações do 9º Congresso Nacional de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais sobre Organização e Gestão Sindical. - Instrumentos de Organização e Gestão Sindical. - A Organização da Juventude no MSTTR.

11 PROGRAMA JOVEM SABER 5º MÓDULO: - Nossas Memórias. - A Educação Nacional e as Diretrizes Operacionais. - A Escola do Campo e o Projeto de Desenvolvimento Sustentável. - Elementos Fundamentais nas Diretrizes Operacionais para a Educação básica das Escolas do Campo. - Educação do Campo: bases para uma reflexão. - De que Meio Rural estamos falando. - Deliberações do 9º Congresso Nacional de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais sobre a Educação do Campo. - Metodologia participativa de Trabalho em grupo.

12 PROGRAMA JOVEM SABER 6º MÓDULO: - O que é saúde? - Em busca dos seus direitos. - O SUS. - A gestão da saúde. - Saúde com recorte em Gênero, Raça e Etnia, Geração e pessoas com deficiência. - Exercitando a participação e o Controle Social.

13 PROGRAMA JOVEM SABER 6º MÓDULO: - DIREITOS SEXUAIS E REPRODUTIVOS: - Juventude e direitos sexuais e reprodutivos. - Sexualidade. - Anatomia e fisiologia dos órgãos sexuais de homens e mulheres. - As doenças sexualmente transmissíveis – DST.Drogas e violência.

14 PROGRAMA JOVEM SABER 6º MÓDULO: - DELIBERAÇÕES DO 9º CONGRESSO DA CONTAG PARA A SAÚDE: - Propostas da Comissão temática de saúde. - Propostas da Comissão de Juventude para o tema Saúde e Violência. - Projeto de Gênero, Saúde e Direitos Sexuais e Reprodutivos. Uma experiência empreendida pela Coordenação da Comissão Nacional de Mulheres da CONTAG.

15 PROGRAMA JOVEM SABER NºMUNICÍPIOSGRUPOSNº DE JOVENS 1 AGUAS MORNAS TRABALHADORES DO AMANHA 5 2ANITAPOLIS VIVENDO E APRENDENDO 5 3 ANTONIO CARLOS JUVENTUDE RURAL DE ANTONIO CARLOS 6 4 ARROIO TRINTA FORÇA JOVEM 5 5 BIGUACU BIGUAÇU II 5 6 BIGUACU BIGUAÇU 5 7 BIGUACU ALTO BIGUAÇU 6 8 CANELINHA JUVENTUDE RURAL TRABALHANDO POR UM FUTURO MELHOR , 2005 E JOVENS

16 PROGRAMA JOVEM SABER Nº MUNICÍPIOSGRUPOS Nº DE JOVENS 9 CUNHA PORAESPERANÇA JOVEM 5 10 CUNHA PORACLUBE AGRICOLA DE LINHA GLORIA 5 11 CUNHA PORAOS PIRALHOS 5 12CUNHA PORABAMBI8 13 CUNHA PORASANTO ANTONIO 9 14 CUNHA PORASANTO ANTONIO II 7 15 CUNHA PORAJOVENS DO FUTURO - LINHA BONITA 7 16 CUNHA PORAUNIDOS PELO TRABALHO 8 17 CUNHA PORAA FORÇA JOVEM E ESPERANÇA JOVEM 6 18 CUNHA PORABOA ESPERANÇA 6 19 CUNHA PORAUNIAO 7 20 CUNHA PORALINHA SALETE 9 21 CUNHA PORASECCHI I 7 22 CUNHA PORASECCH II 5

17 PROGRAMA JOVEM SABER Nº MUNICÍPIOSGRUPOS Nº DE JOVENS 23 IPIRAJUCAP - JOVENS UNIDOS DE CAPELINHA IMARUIJOVENS LAVRADORES 5 25 ITUPORANGAOS CEBOLA 5 26 ITUPORANGAÉ NOIS NA FITA 5 27 ITUPORANGAIN NATURA 5 28JACINTO MACHADO UNIAO JUSTIÇA E TRABALHO 5 29MORRO DA FUMACA JUVENTUDE RURAL FUMACENSE 5 30 NAVEGANTESNAVEGA JOVEM RURAL 9

18 PROGRAMA JOVEM SABER Nº MUNICÍPIOSGRUPOS Nº DE JOVENS 31 SALTO VELOSOBRUSSAL 5 32 SALTO VELOSOBUSSAL JOVENS 100% SANTA HELENACONSTRUINDO O FUTURO SANTA HELENASINISTROS STO AMARO JOVEM DO PARAÍSO DAS ÁGUAS TERMAS 8 36 SAO FRANCISCO DO SULSITRUSFS 5 37 SAO JOAO DO SULG. JOVENS SEM LIMITE 9 38 SAO MIGUEL DO OESTEPEGADA 5

19 PROGRAMA JOVEM SABER 2008: A Fetaesc em 2008 apresentou uma nova proposta para trabalhar com o programa jovem saber, e um grupo de 20 jovens do município de Lauro Muller que fazem parte do Cedejor se interessou pelo programa, realizando dessa forma os 6 módulos de estudo de maio à dezembro de A cada módulo foi anexado o conteúdo de SC com enfoque no Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário em Santa Catarina, com avaliações específicas, as quais foram acompanhadas e monitoradas pela Fetaesc. Os dois últimos módulos foram realizados na sede da Fetaesc, onde além do estudo, a juventude teve a oportunidade de visitar o campus da UFSC, pontos históricos e turísticos da capital catarinense.

20

21 COORDENAÇÃO ESTADUAL DA JUVENTUDE RURAL DA FETAESC ADRIANO GELSLEUCHTER Coordenador Estadual de Jovens Taissonara Grál Assessora de Gênero e Geração (Jovens, Mulheres, Terceira Idade)

22 MUITO OBRIGADA!!! Taissonara Grál Assessora das Coordenações da FETAESC (Jovens, Mulheres, Terceira Idade)

23 PROGRAMA JOVEM SABER FESTIVAL ESTADUAL DO JOVEM SABER OBJETIVOS DO FESTIVAL: -Debater e propor políticas públicas de juventude voltadas para Educação, Esporte e Cultura; -Criar uma rede de jovens agentes de desenvolvimento cultural; - Capacitar e promover a troca de experiências em educação, cultura e esporte.

24 ESTRATÉGIAS PARA PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: Reivindicar plano municipal – que seja incluído a educação do campo; Incentivo a participação dos pais da comunidade para com a escola rural; Pronera – que seja transformado em políticas públicas da rede municipal, e seja implantado nos projetos de assentamento; Maior qualidade de ensino no campo; Inclusão das escolas famílias agrícolas no processo orçamentário dos municípios, estados e união no que diz respeito à educação;

25 Valorização do profissional da educação; Formação específica para educadores (as) do campo; Enfocar tecnologias alternativas de produção, que gere emprego e renda; Interiorização das universidades federais e estaduais; Abertura de escolas agrotécnicas e familiares, priorizando os (as) trabalhadores (as) rurais, com professores qualificados na área; O fim do fechamento das escolas rurais; Desenvolver uma educação voltada às necessidades e realidades do meio rural;

26 Educação para o desenvolvimento sustentável do campo; Manutenção de transporte escolar de qualidade, público, gratuito, dentro do próprio campo e externo apenas quando não for possível ofertar o ensino nas unidades escolares na própria localidade; Cursos profissionalizantes com recursos para implementar projetos produtivos (investimento e custeio); Incluir diretrizes operacionais para a educação básica nas escolas do campo, no Plano Nacional de Educação (PNE); Fazer parcerias com governo estadual, federal, municipal, e outros – para criar e melhorar o ensino na agricultura; Criação de Universidades do Agricultor (Universidades Rurais); Incentivo a fundos perdidos do governo, voltadas à profissionalização na área da agricultura para a permanência da juventude no meio rural;


Carregar ppt "PROGRAMA JOVEM SABER PROGRAMA DE CAPACITAÇÃOÀ DISTÂNCIA E PRESENCIAL, ATRAVÉS DE ESTUDOS DIRIGIDOS, PARA JOVENS TRABALHADORES (AS) RURAIS – associados."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google