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Fórum Nacional Permanente de Pós-Graduação em Educação Física Por uma política cientifica para a EF com ênfase na Pós-Graduação Agosto 2006.

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1 Fórum Nacional Permanente de Pós-Graduação em Educação Física Por uma política cientifica para a EF com ênfase na Pós-Graduação Agosto 2006

2 INICIOU EM PROGRAMAS GRANDE ÁREA: CIÊNCIAS DA SAÚDE Educação Física, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia ocupacional PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL

3 Nos últimos dez anos – Rumo a consolidação da Pós-Graduação em Educação Física no Brasil Atualmente 19 programas 11 sudeste (4 DO) 2 centro-oeste (1 DO) 6 sul (2 DO) Norte e Nordeste - nenhum novos (UFV, UFPel Fora do sistema UFRJ UFSM Minter Manaus Pará Paraíba Consórcios UEL/UEM UFV/UFJF INCIPIENTE EM RELAÇÃO A OUTRAS ÁREAS DINTER Paraíba

4 11 programas nenhum 06 programas 02 programas Fixação Escassez Veiculação Falta de ação indutora Criação de grupos de pesquisa

5 GRANDE ÁREA: CIÊNCIAS DA SAÚDE ÁREA: EDUCAÇÃO FÍSICA PROGRAMAIESUF CONCEITO MDF CIÊNCIA DA MOTRICIDADE HUMANAUCB/RJRJ3-- CIÊNCIAS DA ATIVIDADE FÍSICAUNIVERSORJ3-- CIÊNCIAS DA MOTRICIDADEUNESP/RCSP55- EDUCAÇÃO FÍSICAUFMGMG4-- CIÊNCIAS DO MOVIMENTO HUMANOUFRGSRS44- CIÊNCIAS DO MOVIMENTO HUMANOUDESCSC3-- EDUCAÇÃO FÍSICAUNBDF3-- EDUCAÇÃO FÍSICAUCBDF44- EDUCAÇÃO FÍSICAUFESES3-- EDUCAÇÃO FÍSICAUFPRPR3-- EDUCAÇÃO FÍSICAUEL/UEMPR3-- EDUCAÇÃO FÍSICAUGFRJ55- EDUCAÇÃO FÍSICAUFSCSC44- EDUCAÇÃO FÍSICAUSPSP55- EDUCAÇÃO FÍSICAUNICAMPSP55- EDUCAÇÃO FÍSICAUNIMEPSP3-- EDUCAÇÃO FÍSICAUSJTSP3--

6 Estabelecer uma Política pró- desenvolvimentista O que pode ser feito ? Nº de Programas De que forma?Padrão Mínimo de qualidade para o funcionamento Padrão Mínimo ?Discutível Proposta Corpo docente Atividades de formação Infraestrutura Atividades de pesquisa Produção cientifica Área de concentração Linhas de pesquisas Não Nasce de uma hora para outra Ação Indutora

7 Como é na atualidade ? Todos os programas exceto no quesito produção cientifica são praticamente iguais Produção cientifica - Item que em qualquer conversa sobre Pós-Graduação é o mais citado Plano Nacional de Pós- Graduação Por uma política cientifica para a EF com ênfase na Pós-Graduação EnsinoPesquisa Pós-Graduação IC ExtensãoVoluntários Graduação

8 Fornece as diretrizes, estratégias, objetivos e metas para atualizar e configurar a política de pós-graduação e pesquisa no Brasil Decisões calcadas: Análises dos resultados da formação de recursos humanos de alto nível Nas tendências da distribuição de programas de pós-graduação e de recursos institucionais pelo país Na avaliação dos avanços da ciência e da tecnologia Nas ações das instancias do Sistema Nacional de Pós Graduação (SNPG) Planos tornam-se os guias orientadores para a pós-graduação stricto sensu Esta política, inserida no conjunto da política educacional do país, contempla uma estratégia permanente que a organiza e justifica: as relações praticadas entre o Estado e a comunidade científica. Planos Nacionais de Pós Graduação (PNPGs)

9 Anos 70 Expansão dos cursos de pós-graduação ocorriam sem qualquer orientação específica 1973 I PNPG, as universidades procuraram modificar as suas estruturas organizacionais Criados na IES setores específicos para coordenar as atividades de pós- graduação e órgãos colegiados para a instrumentalização normativa interna à universidade Setores de Pós na IES passam a exercer o controle da qualidade e produtividade dos cursos Controle e centralização de recursos Agencias fomentadoras Coordenadores para assumir um caráter Institucional

10 Na década de 80, é criada a Associação dos Pró-Reitores de Pós- Graduação FOPROP Nos encontros anuais deste fórum sempre foram discutidos documentos com temas de fundamental importância para o desenvolvimento da ciência e tecnologia e do ensino pós-graduado no país CNPq e CAPES - Papel expressivo na expansão da pós-graduação na formação de recursos humanos de alto nível CAPES – Orientando as suas ações para a formação de pessoal nas universidades tendo como interlocutor o Pró-Reitor de Pós CNPq - Direcionando seus esforços para a formação de recursos humanos para a ciência e a pesquisa, tendo como interlocutor o pesquisador FAPS – Estadual Conselhos Municipais - Municipal

11 Educação Física nesse contexto Ações isoladas Concentração de programas nas regiões Sul e Sudeste Disparidade Regional é muito alta Dificuldade de utilização dos recursos advindos das ações indutoras (Agências) Fórum de coordenadores (EF/FONO/FISIO/TO – 2004 / Efetivar a melhoria dos conceitos dos programas Aumento no nº de programas (Mestrado e Doutorado) Dificuldade na veiculação (poucos periódicos no Brasil), embora, esse fato não seja tão verdadeiro (os conceitos têm melhorado) EF (Social, Pedagógica e Saúde) – Talvez aqui esteja o maior problema

12 PÓS-GRADUAÇÃO, PARA QUE ? O QUE A SOCIEDADE ESPERA DA PÓS-GRADUAÇÃO BRASILEIRA? DOUTORES E MESTRES, O QUE É ISSO? MESTRADO PROFISSIONAL MESTRADOS E DOUTORADOS INTERINSTITUCIONAIS REPRESENTATIVIDADE REGIONAL NOS COMITÊS DA CAPES e CNPQ INTERAÇÃO UNIVERSIDADE EMPRESA POLITICA DE PÓS EM EF FINANCIAMENTO EXISTE UM PROCESSO DE CONSOLIDAÇÃO DA RESTRIÇÃO DE RECURSOS FINANCEIROS DIFERENÇAS REGIONAIS EXPANSÃO FÓRUNS DE DISCUSSÃO DOCENTES, COORDENADORES, ALUNOS E SOCIEDADE FALTA DISCUSSÃO E AÇÃO

13 Interdisciplinaridade e a Transdisciplinaridade Diferenças regionais Contribuições do Fórum PG (EF/FONO/FISIO/TO Contribuições de outros Fóruns Não tem como pensar a Pós Grad em EF dissociada de outras áreas Mapeamento das dificuldades Subsidiar ações indutoras que permitam uma evolução rápida da área (Epecifíca por sub área) Conclusões


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