A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Critérios para avaliação da qualidade das informações sobre saúde disponíveis online Luisa Maria Larcher Caliri Juzzo Administradora de Empresas com especialização.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Critérios para avaliação da qualidade das informações sobre saúde disponíveis online Luisa Maria Larcher Caliri Juzzo Administradora de Empresas com especialização."— Transcrição da apresentação:

1 Critérios para avaliação da qualidade das informações sobre saúde disponíveis online Luisa Maria Larcher Caliri Juzzo Administradora de Empresas com especialização em Psicopedagogia e Certificação em Educação Virtual à Distância

2 Internet Mídia global transcende barreiras geográficas opera em diferentes culturas e línguas Revolução da Informação Livre acesso ao conhecimento

3 A Saúde na Internet Internet + TIs BENEFÍCIOS mudanças na disponibilidade de informações sobre a saúde novas oportunidades na melhoria de comunicação e tomada de decisões em saúde PREJUÍZOS Para consumidores e profissionais da saúde que não usarem essa fonte de informações de maneira apropriada

4 A Saúde na Internet web sites em saúde acadêmicos periódicos online sites governamentais sites de instituições de saúde sites de contribuição individual sites relacionados à indústria sites comerciais

5 A Saúde na Internet Profissionais da Saúde valiosa ferramenta clínica outro meio para troca de informações com outros profissionais e pacientes fonte de informações em constante crescimento. Consumidores facilita o contato e o fornecimento de apoio emocional para pacientes e seus parentes ou amigos auxilia a melhorar o senso de controle do consumidor e sua habilidade em participar ativamente em tomadas de decisões em cuidados à saúde, com melhores resultados psicológicos Autores têm sugerido que a Internet também pode melhorar as estratégias de autocuidado e reduzir custos com a saúde. BENEFÍCIOS

6 A Saúde na Internet RISCOS Usuários buscam informações em saúde de maneira aleatória e sem qualquer ajuda de profissionais da saúde Usuários tendem a utilizar ferramentas de busca de uso geral, nas quais uma grande proporção da informação está desatualizada ou é irrelevante para suas necessidades específicas A maioria dos consumidores acredita que se a informação está na Internet, ela deve ser confiável. A veiculação de informações, a oferta de serviços e a venda de produtos médicos na Internet têm o potencial de promover a saúde, mas também podem causar danos aos usuários e consumidores, tais como tratamentos errados ou atraso em cuidados de saúde.

7 A Saúde na Internet A busca por informações confiáveis e de qualidade na Internet pode se tornar uma tarefa difícil devido à velocidade e falta de controle com a qual a informação tem se acumulado. O processo de filtrar essa informação é freqüentemente uma tarefa confusa e toma muito tempo. Julgar se a informação disponível online é segura e de qualidade pode ser um desafio ainda maior que a busca pela informação. Os usuários precisam revisar e avaliar os web sites com informações em saúde de forma que possam identificar, quais informações são valiosas. DESAFIO Como saber se a informação disponível é válida e confiável?

8 Objetivo Identificar os critérios utilizados por autores de publicações da literatura nacional e internacional para avaliação da qualidade dos sites que contém informações em saúde.

9 Metodologia Revisão da literatura - estudo descritivo retrospectivo Busca: Medline e Lilacs Período : 1993 a 2004 Palavras chave: Internet, informática médica, saúde, estudos de avaliação, disseminação da informação. Idiomas: inglês, português e espanhol. Os títulos e resumos dos artigos foram avaliados para determinar a sua relevância para o estudo. A análise foi feita das publicações na íntegra que tinham versões disponíveis online nos meses de maio e junho de 2004.

10 Resultados 15 artigos indexados - 11 localizados 10 em inglês e 1 em português Artigos foram avaliados e classificados quanto ao conteúdo: 6 revisões com recomendações de critérios ou diretrizes para avaliação de sites 3 estudos de avaliação de sites 2 estudos metodológicos de avaliação de instrumentos

11 Resultados Não existe uma padronização de critérios. 98 instrumentos identificados: 47 divulgados antes de divulgados nos últimos 5 anos Somente 5 tinham alguma informação que permitia a sua avaliação e nenhum reportava a validade ou confiabilidade da mensuração obtida Conclusão: não se pode afirmar que estes instrumentos estão medindo o que se supõe medir e se trazem qualquer benefício para a avaliação da qualidade da informação.

12 Resultados Um estudo para análise da validade de 3 instrumentos investigou a concordância entre 2 avaliadores independentes na análise de 89 sites relacionados a informações para interromper o hábito de fumar. Os resultados demonstraram que todos os 3 instrumentos mediam conceitos similares relacionados a qualidade da informação entretanto os autores sugerem a realização de outras pesquisas em outros temas da área da saúde para melhor teste de validade e confiabilidade.

13 Resultados Estudos que avaliaram web sites como fonte de informações para pessoas com feridas crônicas, diabetes e para tratamento de febre de crianças no domícilio identificaram que a maior parte das informações eram inconsistentes, inadequadas e incompletas. Ressaltaram a necessidade dos profissionais de saúde que criam e ou utilizam sites utilizarem critérios ou diretrizes recomendadas por organizações especializadas.

14 Resultados Tabela 1 Health on the Net – HON AutoridadeInformação em saúde online deve ser oferecida por profissionais qualificados ou existe o esclarecimento que a informação foi fornecida por uma pessoa ou grupo não qualificado na área da saúde. ComplementaridadeA informação online deve ser complementar, e não substituir o aconselhamento médico SigiloO web site assegura o sigilo de dados sobre o paciente e outros usuários, inclusive sua identidade. CréditoO web site apresenta as referências das fontes que suportam as infromações disponíveis (com respectivos links), e também as datas das últimas atualizações. JustificativaApresenta os benefícios e o desempenho dos tratamentos e produtos são baseados em evidências AutoriaOferece endereços de contato para usuários que queiram maiores informações; oferece do webmaster PatrocínioApoios de organizações comerciais e não-comerciais são claramente identificadas PublicidadeAnúncios publicitários são claramente identificados.

15 Resultados Tabela 2 Health Information Technology Institute CredibilidadeQual a reputação da fonte? A informação está atualizada? A informação é útil? É usado algum processo de revisão editorial? ConteúdoO conteúdo é preciso e completo? Existe nota de responsabilidade no site? Transparência O propósito do web site é apresentado? LinksO web site oferece links para informações relevantes, atualizadas, precisas e de confiança? Os links são de fácil navegação? DesignO design é acessível? A navegação e buscas no site são fáceis de serem feitas? InteratividadeEstão incluídos mecanismos de feedback (retorno ao usuário)? LimitaçõesEstá claro se o propósito é a divulgação e venda de produtos e serviços ou a divulgação de informação?

16 Resultados Tabela 3 American Medical Association ConteúdoO conteúdo é preciso e completo? O web site informa autoria e as datas de publicação inicial e de atualização? Publicidade e Patrocínio Anúncios não devem influenciar na decisão sobre o conteúdo. Anúncios com são proibidos. Privacidade e Sigilo O site deve solicitar a permissão do usuário para coletar dados pessoais. O sigilo deve ser respeitado. E-commerceUsuários e compradores de informações, produtos e serviços devem ter transações seguras e eficientes. Deve haver link para o serviço de atendimento ao consumidor.

17 Conclusão Existem vários critérios para a avaliação das informações em saúde disponibilizadas na Internet. Entretanto, não existem instrumentos que tenham sido validados cientificamente. Cabe a cada profissional, em posse desses critérios, considerar quais informações podem ser consideradas úteis e de qualidade.

18 Conclusão Códigos de conduta dirigem-se a padronização da confiabilidade das informações disponíveis na Internet, mas, no entanto, não avaliam a qualidade de tais informações. Senso comum É importante que observar os critérios sugeridos por organizações, como as citadas neste estudo, mas não se deve basear somente nelas. Filtrar a informação Informações na Internet são apenas complementares – não substituem uma consulta a um especialista

19 Conclusão Muito tem sido feito para melhorar a qualidade, acessibilidade e disseminação do conteúdo de informações disponíveis online. Espera-se que esses esforços resultem em maiores benefícios à todos.


Carregar ppt "Critérios para avaliação da qualidade das informações sobre saúde disponíveis online Luisa Maria Larcher Caliri Juzzo Administradora de Empresas com especialização."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google