A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Atenção ao Jovem: Promover a Saúde, Utilizar a Tecnologia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Atenção ao Jovem: Promover a Saúde, Utilizar a Tecnologia."— Transcrição da apresentação:

1 Atenção ao Jovem: Promover a Saúde, Utilizar a Tecnologia

2 Faculdade de Medicina de Marília Famema
Autores Meire Spressão Vivian Regina Affonso Orientador Prof. Dr. Paulo Marcondes Carvalho Júnior Faculdade de Medicina de Marília Famema 2004

3 Introdução A educação sexual é uma maneira eficaz de combater DST, gravidezes precoces e preconceitos. Os indivíduos devem ser abordados em todos os aspectos, interagindo dentro do contexto biopsicossocial.

4 Introdução Os monitores da Disciplina de Informática e Saúde da Famema realizam um projeto de extensão universitária com a comunidade.

5 Objetivos Promoção da saúde através da orientação sexual aos jovens do município de Marília, utilizando como ferramenta o ensino de informática, partindo do enfoque biopsicossocial. Promover discussões dos temas abordados no curso a um plano primário.

6 Objetivos Favorecer-se do fascínio de aprender informática, possibilitando que os participantes adquiram, além dos conhecimentos técnicos de computação, os conhecimentos de saúde propostos no projeto.

7 Objetivos Humanizar os monitores através de um trabalho socialmente responsável, despertando novos valores e minimizando a formação hospitalocêntrica. Promover a identificação de instrutor e aprendiz, ambos jovens.

8 Metodologia Foram realizados dois cursos, ministrados pelos monitores da DIS. Cada participante realizava sua própria busca de informações, atualizando assim seus conhecimentos prévios. Após cada busca, seguiam-se discussões ricas e proveitosas com os monitores.

9 Metodologia A Pastoral da Criança e lideranças da comunidade selecionaram os alunos, que eram de uma classe social menos favorecida. Os participantes tiveram a sua disposição transporte fornecido pelo Núcleo de Apoio à Comunidade que integra o Instituto UNI-FAMEMA/OSCIP.

10 Metodologia Os dois cursos foram avaliados através de um questionário ao final de sua realização. Ambos cursos foram reavaliados através de questionários aplicados em visita domiciliar pelos monitores. Os dados obtidos foram analisados com o programa EPI-INFO a fim de receberem validação estatística.

11 Resultados Curso 1: A média de idade foi de 21,3 anos;
100% acharam ótima e boa a influência deste na sua vida; 100% acha que foi importante e o recomendaria; 100% dos participantes têm interesse em participar de outros cursos.

12 Resultados Curso 2: A média de idade foi de 13,6 anos;
90% acharam ótima e boa a influência deste na sua vida; 80% o acharam importante e o recomendariam; 100% dos participantes têm interesse de participar de outros cursos.

13 Discussão e Conclusão A estratégia utilizada mostrou-se muito eficaz, pois criou um espaço inovador para trocas e aquisição de conhecimentos. É necessário manter um esforço educacional continuado dirigido aos adolescentes, fazendo deles agentes multiplicadores de saúde.

14 Discussão e Conclusão O conceito do biopsicossocial foi resgatado, buscando-se uma verdadeira promoção a saúde. Houve um crescimento pessoal dos monitores, pois puderam exercer a cidadania e despertar a solidariedade, requisitos importantes na profissão que escolheram.

15 Agradecimentos Cabe deixar aqui um agradecimento especial à Famema, pelo apoio e por ter disponibilizado o prédio e os equipamentos, ao UNI-FAMEMA/OSCIP e ao NUAC que participaram da organização dos cursos e forneceram transporte aos participantes, sem os quais, nosso projeto seria invibializado.

16 Obrigado!


Carregar ppt "Atenção ao Jovem: Promover a Saúde, Utilizar a Tecnologia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google