A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A CVRD e o mercado de carbono. Para a CVRD, a emissão de gases de efeito estufa: É uma variável ambiental crescente; Deve ser tratada de forma científica.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A CVRD e o mercado de carbono. Para a CVRD, a emissão de gases de efeito estufa: É uma variável ambiental crescente; Deve ser tratada de forma científica."— Transcrição da apresentação:

1 A CVRD e o mercado de carbono

2 Para a CVRD, a emissão de gases de efeito estufa: É uma variável ambiental crescente; Deve ser tratada de forma científica e transparente; não está contingenciada no Brasil (não Anexo 1); Eventuais créditos de carbono são receitas marginais. Nenhum projeto será executado com tal finalidade ou dependência;

3 A CVRD e o mercado de carbono A questão está diretamente relacionada com os nossos clientes. A CVRD possui negócios em diversos países e atua como parceira, produtora e fornecedora, de um mercado envolvido com emissões de GHG A CVRD está preparada para um mundo com restrições e oportunidades ligadas ao GHG.

4 A CVRD e o mercado de carbono O mercado exige demonstrações técnicas e contábeis consistentes. As S.A.´s. precisam atender normas locais (CVM) e internacionais (SEC, Sarbanes-Oxley, EU). Não existem critérios consagrados (é fundamental a sustentação técnica); A CVRD busca a ciência para sustentar questões em áreas promissoras (energia, resíduos, florestas), desde que atrelados aos seus negócios; IETA – uma alternativa empresarial para o mercado –Guidelines setoriais –Demonstrações padronizadas

5 A CVRD e o mercado de carbono Participamos, patrocinamos e promovemos discussões sobre o tema: –COP´s; Workshops; Seminários Técnicos Estudamos as questões técnicas (como medir, como divulgar): Estudo para estruturação de Projeto de Carbono em florestas plantadas no Norte do Brasil – USP.

6 A CVRD e o mercado de carbono Existe oportunidade no seqüestro de CO2 pelas florestas, desde que atrelado aos negócios da CVRD; –Utilizamos eucalipto para produção de carvão (projeto para ha até 2010); –Reabilitamos áreas degradadas com espécies nativas (Produzimos 3,5 milhões de mudas/ano)

7 A CVRD e o mercado de carbono O Seqüestro de carbono e o MDL Existem muitas dúvidas quanto à mensuração e certificação das atividades de seqüestro de CO2 em florestas. Todavia, a absorção biológica de CO2, ou sumidouros de CO2, é válida para atingir as metas de redução de GHG.

8 A CVRD e o mercado de carbono Florestas da CVRD Seqüestro de CO ² em florestas plantadas (Eucalyptus) Recuperação de APPs e Reserva Legal Induzindo a revegetação (resiliência / semeio / plantio), transformando pastos e outras áreas com baixo estoque de CO ², em florestas A elegibilidade para o MDL destas modalidades pode ser discutida, mas o estoque de CO ² nestas áreas será aumentado.

9 A CVRD e o mercado de carbono Alternativas de Mercado O mercado já está comercializando CO ² ; Os governos e blocos econômicos (UE) fixam regras e consideram seus sistemas domésticos para o cumprimento de eventuais metas e limitações futuras de emissões; As empresas consideram projetos voltados para o atingimento de suas limitações de emissões, ou seus próprios objetivos voluntários de redução.

10 A CVRD e o mercado de carbono O quê estamos fazendo? Estudamos o potencial de estoque de CO ² na região do Arco do Desflorestamento. Elaboramos um documento contextual que disciplina a estruturação de um Projeto de CO ² nas áreas florestais da empresa. (Este estudo verifica o potencial de seqüestro de CO ² ) Próximo passo: estudos de campo que verificarão cientificamente os estoques de CO ² existentes nas áreas florestais da empresa, e fornecerão modelos para o monitoramento dos estoques adicionais.

11 A CVRD e o mercado de carbono Áreas básicas do estudo Sistemas de Informação Geográficas (SIG) Avaliação Social e Análise dos Atores Envolvidos Levantamento da Biodiversidade e Recuperação de Áreas Degradadas Quantificação da Biomassa Florestal - Biometria

12 A CVRD e o mercado de carbono Estimativa de Estoque de carbono nas florestas de Eucalyptus da CVRD no Maranhão. (florestas para produção de carvão vegetal)

13 A CVRD e o mercado de carbono Estoque de Carbono Regeneração em Áreas Degradadas Após 9 anos, t de Carbono estarão adicionalmente estocadas ( t CO ² equivalentes)


Carregar ppt "A CVRD e o mercado de carbono. Para a CVRD, a emissão de gases de efeito estufa: É uma variável ambiental crescente; Deve ser tratada de forma científica."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google