A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Comissão de DRAO Coordenador Hermano Albuquerque de Castro

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Comissão de DRAO Coordenador Hermano Albuquerque de Castro"— Transcrição da apresentação:

1 Comissão de DRAO Coordenador Hermano Albuquerque de Castro

2 Membros da DRAO Dr.Eduardo Algranti, FUNDACENTRO, SP Dr.Alberto Araújo, UFRJ, RJ Dr.Alfésio Braga, FMUSP, SP Dra.Ana Paula Scalia Carneiro, CREST/UFMG, MG Dr.Eduardo P. Bethlem, SES/RJ, RJ Dr.Eduardo Mello De Capitani, UNICAMP, SP Dr.Hermano Albuquerque de Castro, FIOCRUZ, RJ Dr. Ubiratan de Paula Santos, InCor/USP, SP Dr.Albino – Criciúma/SC Dr.Arbex – Dr. José Geraldo Felix Maciel – Dra. Patrícia Canto Ribeiro – SMS/RJ

3 DRAO É cada vez mais evidente a relação entre o ambiente natural e antrópico (processos produtivos) e os danos ambientais e ocupacionais. Tarefa importante e desafiante da comissão de DRAO é buscar esta relação estimulando a produção científica entre os diferentes grupos de pesquisa vinculados a nossa sociedade e diferentes comissões (imagem, patologia pulmonar, tabagismo, função pulmonar, pleura, doença intersticial, tuberculose, cancer de pulmão, asma, entre outras)

4 DRAO Doenças respiratórias ocupacionais não são reconhecidas ou identificadas com tendo sua relação com o trabalho.(asma ocupacional ) Doenças agravadas pelo ambiente (crianças e idosos) como asma e DPOC (outdoor) e sinusopatias (indoor), Embora, tenha sido iniciado, por parte do Ministério da Saúde, um processo de notificação de doenças respiratórias ocupacionais e o respectivo registro no sistema SINAN-NET, ainda há no Brasil uma grande invisibilidade nas doenças respiratórias ocupacionais.

5 DRAO Atividades Radiologia Continuar a proposta de adequação da NR7-MTE no que se refere à Interpretação Radiológica da OIT para exames radiológicos periódicos de tórax. Nota Técnica número 372/2010 DSST/SIT - Diretrizes e condições mínimas para a realização e interpretação de radiografias de tórax, visando o uso do padrão OIT. A comissão está representada no grupo de trabalho em Leitura Radiológica (GT-LR), constituído pelas Sociedades SBPT, ANAMT, CBR, pelos Ministérios da Saúde e Trabalho e por três Leitores B brasileiros. Será iniciado o processo, junto aos outros parceiros institucionais, de implantação do exame de certificação, em entendimento com a Universidade de Fukui e a Organização Internacional do Trabalho (OIT) Participação com a FUNDACENTRO no novo curso avançado de radiologia para pneumoconioses, seguido do exame qualificado. Esta atividade está prevista para Agosto/2011. Cursos específicos para penumologistas, radiologistas e médicos do trabalho– seleção de alunos. (presencial e online ). Cursos de atualização com teleimagem- RUTE

6 DRAO Atividades Orientar adequadamente para a realização de espirometrias de qualidade, de acordo com as diretrizes para teste de função pulmonar e os exames periódicos constantes na NR7 (orientar vigilância no site da SBPT) A comissão possui um texto elaborado, para ser discutido com a Comissão de Função Pulmonar para definições sobre o seu conteúdo e formas de encaminhamento do assunto.

7 DRAO Atividades Atividades de Colaboração com o SUS Pretende-se dar continuidade ao trabalho junto ao Ministério da Saúde, através da coordenação de Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador, vinculada a Secretaria de Vigilância em Saúde. Esta colaboração está relacionada a capacitação da Rede Nacional de Saúde do Trabalhador (RENAST), para a leitura radiológica das pneumoconioses e ao protocolo de pneumoconioses. Estimular e participar do processo, em andamento, da formulação do questionário padronizado para o SUS, para populações expostas ambiental e ocupacionalmente ao amianto no Brasil. Esta atividade está sendo conduzida pela FIOCRUZ, UFMG e Ministério da Saúde. Colaborar com a construção do sistema de registro de mesotelioma do MS (INCA) – discutir com as comissões pleura, patologia e câncer.

8 DRAO Atividades Atividade Científica Hoje, no Brasil temos uma produção científica suficiente para uma edição especial sobre o tema de Doenças Respiratórias Ambientais e Ocupacionais (artigos originais com resultados de pesquisa).

9 DRAO Atividades Atividade Didática Continuar a oferta de cursos de Leitura Radiológica em conjunto com o CBR e a ANAMT e colocar pelo menos 2 cursos para o próximo biênio. Auxiliar a SBPT na seleção e disponibilização de materiais educativos na sua plataforma eletrônica, relacionados ao trabalho, meio ambiente e sistema respiratório (casos clínicos, etc.) Participar dos cursos regulares da SBPT, como no XII CURSO NACIONAL DE ATUALIZAÇÃO EM PNEUMOLOGIA E TISIOLOGIA

10 OBRIGADO


Carregar ppt "Comissão de DRAO Coordenador Hermano Albuquerque de Castro"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google