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Mara Regina Lemes De Sordi Comissão Assessora Avaliação ENFERMAGEM

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Apresentação em tema: "Mara Regina Lemes De Sordi Comissão Assessora Avaliação ENFERMAGEM"— Transcrição da apresentação:

1 Mara Regina Lemes De Sordi Comissão Assessora Avaliação ENFERMAGEM
Os nexos visíveis e invisíveis da avaliação e as DCN para os cursos da área da Saúde Mara Regina Lemes De Sordi Comissão Assessora Avaliação ENFERMAGEM MEC/INEP

2 Os desafios da formação de qualidade em cursos da saúde
QUALIDADE EM EDUCAÇÃO NÃO É QUESTÃO OPTATIVA. É OBRIGAÇÃO IMPLICA TOMADA DE POSIÇÃO CONFLITO ENTRE FORMAR E INSTRUIR COMPETÊNCIAS PARA QUE? É CONSTRUÇÃO SOCIAL E HISTÓRICA É CAMPO DE LUTAS E DE CONFRONTOS

3 A CONSTRUÇÃO DA CONCEPÇÃO DE QUALIDADE
ABSTRATA PLURAL E COMPLEXA AUTO-REFLEXIVA PARTICIPATIVA CONTEXTUAL PROCESSUAL TRANSFORMADORA

4 O DESAFIO DA CONTEMPORANEIDADE
CONSERVAÇÃO INTERESSES E DESAFIOS SOCIAIS CRIAÇÃO DESORDEM ORGANIZAÇÃO NOVA ORDEM MUDANÇA

5 DO DISCURSO A AÇÃO MUDANÇA PARADIGMÁTICA EM SAUDE ENSINAR APRENDER
ALTERAÇÃO NA FORMA DE ORGANIZAÇÃO TRABALHO PEDAGÓGICO ENSINAR APRENDER AVALIAR

6 Avaliação e qualidade do ensino em cursos de área da saúde
SUS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PACTO DA QUALIDADE NEGOCIADA

7 ENSINAR / APRENDER /AVALIAR
PROBLEMATIZAR APARENCIA E ESSENCIA DOS FENOMENOS SOCIAIS O ENSINO LÚCIDO DA DÚVIDA EPISTEMOLOGICA CAPACIDADE DE LER O MUNDO LOCAL/GLOBAL PRATICAR O ACOLHIMENTO REFLETIR E ATRIBUIR SENTIDOS AO FAZER PROFISSIONAL COMPETENTE

8 PROCESSOS DE AVALIAÇÃO
A AVALIAÇÀO E SUA FORÇA INDUTORA PACTO QUALIDADE NEGOCIADO COERÊNCIA INTERNA DOS PROCESSOS DE AVALIAÇÃO Avaliação = qualidade? COERÊNCIA DOS PROCESSOS DE AVALIAÇÃO EXTERNA

9 PISTAS PARA INTERPRETAR DADOS DA AVALIAÇÃO
EM QUE VOCE SE BASEIA PARA DIZER QUE ISSO TEM QUALIDADE? (REFERÊNCIAS E EVIDÊNCIAS) DE QUE PONTO DE VISTA ISSO ESTÁ SENDO APRESENTADO? ( PERSPECTIVA) DE QUE MANEIRA ESSE EVENTO OU DADO SE LIGA COM OUTROS? ( CONEXÕES) E SE AS COISAS FOSSEM DIFERENTES? ( SUPOSIÇÃO) POR QUE ISSO É IMPORTANTE? (RELEVÂNCIA)

10 PRODUÇÃO DE UM PROFISSIONAL DIFERENCIADO
AVALIAÇÃO APRENDIZAGEM UMA RELAÇÃO MAIS QUE PERFEITA PRODUÇÃO DE UM PROFISSIONAL DIFERENCIADO CUIDAR DAS ÊNFASES PRIVILEGIADAS NO PLANEJAMENTO DAS EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS ( CULTURA GERAL E ESPECÍFICA) REVER AS FORMAS DE ORGANIZAÇÀO DO TRABALHO PEDAGÓGICO : PRINCIPIO DA REALIDADE DO PROCESSO DE TRABALHO ( T/P) GESTÃO DOS TEMPOS E ESPAÇOS DE APRENDIZAGENS ( USO DE ÁREAS VERDES, BIBLIOTECAS, METODOLOGIAS ATIVAS E LIBERDADE DE GESTÃO DO TEMPO, RUPTURA COM A RIGIDEZ DAS HORAS/AULA ENFRENTAMENTO DAS DIFICULDADES PARA O TRABALHO INTEGRADO E A ATITUDE INTERDISCIPLINAR

11 PRODUÇÃO DE UM PROFISSIONAL DIFERENCIADO
AVALIAÇÃO APRENDIZAGEM UMA RELAÇÃO MAIS QUE PERFEITA PRODUÇÃO DE UM PROFISSIONAL DIFERENCIADO CENTRALIDADE DO SUS E DE SEUS PRINCIPIOS PARA A FORMAÇÃO EM SAUDE


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