A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Os nexos visíveis e invisíveis da avaliação e as DCN para os cursos da área da Saúde Os nexos visíveis e invisíveis da avaliação e as DCN para os cursos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Os nexos visíveis e invisíveis da avaliação e as DCN para os cursos da área da Saúde Os nexos visíveis e invisíveis da avaliação e as DCN para os cursos."— Transcrição da apresentação:

1 Os nexos visíveis e invisíveis da avaliação e as DCN para os cursos da área da Saúde Os nexos visíveis e invisíveis da avaliação e as DCN para os cursos da área da Saúde Mara Regina Lemes De Sordi Comissão Assessora Avaliação ENFERMAGEM MEC/INEP

2 Os desafios da formação de qualidade em cursos da saúde QUALIDADE EM EDUCAÇÃO NÃO É QUESTÃO OPTATIVA. É OBRIGAÇÃO QUALIDADE EM EDUCAÇÃO NÃO É QUESTÃO OPTATIVA. É OBRIGAÇÃO IMPLICA TOMADA DE POSIÇÃO IMPLICA TOMADA DE POSIÇÃO CONFLITO ENTRE FORMAR E INSTRUIR CONFLITO ENTRE FORMAR E INSTRUIR COMPETÊNCIAS PARA QUE? COMPETÊNCIAS PARA QUE? É CONSTRUÇÃO SOCIAL E HISTÓRICA É CONSTRUÇÃO SOCIAL E HISTÓRICA É CAMPO DE LUTAS E DE CONFRONTOS É CAMPO DE LUTAS E DE CONFRONTOS

3 A CONSTRUÇÃO DA CONCEPÇÃO DE QUALIDADE ABSTRATA ABSTRATA PLURAL E COMPLEXA PLURAL E COMPLEXA AUTO-REFLEXIVA AUTO-REFLEXIVA PARTICIPATIVA PARTICIPATIVA CONTEXTUAL CONTEXTUAL PROCESSUAL PROCESSUAL TRANSFORMADORA TRANSFORMADORA

4 O DESAFIO DA CONTEMPORANEIDADE CONSERVAÇÃO CRIAÇÃODESORDEM MUDANÇA INTERESSES E DESAFIOS SOCIAIS DESAFIOS SOCIAIS ORGANIZAÇÃO NOVA ORDEM

5 DO DISCURSO A AÇÃO MUDANÇAPARADIGMÁTICA EM SAUDE ALTERAÇÃO NA FORMA DE ORGANIZAÇÃOTRABALHOPEDAGÓGICO ENSINAR APRENDERAVALIAR

6 Avaliação e qualidade do ensino em cursos de área da saúde PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS SUS PACTO DA QUALIDADE NEGOCIADA

7 ENSINAR / APRENDER /AVALIAR O ENSINO LÚCIDO DA DÚVIDA EPISTEMOLOGICA CAPACIDADE DE LER O MUNDO LOCAL/GLOBAL PROBLEMATIZAR APARENCIA E ESSENCIA DOS FENOMENOS SOCIAIS PRATICAR O ACOLHIMENTO REFLETIR E ATRIBUIR SENTIDOS AO FAZER PROFISSIONAL COMPETENTE

8 A AVALIAÇÀO E SUA FORÇA INDUTORA PACTO QUALIDADE NEGOCIADO Avaliação = qualidade? COERÊNCIA INTERNA DOS PROCESSOS DE AVALIAÇÃO COERÊNCIA DOS PROCESSOS DE AVALIAÇÃO EXTERNA

9 PISTAS PARA INTERPRETAR DADOS DA AVALIAÇÃO EM QUE VOCE SE BASEIA PARA DIZER QUE ISSO TEM QUALIDADE? (REFERÊNCIAS E EVIDÊNCIAS) EM QUE VOCE SE BASEIA PARA DIZER QUE ISSO TEM QUALIDADE? (REFERÊNCIAS E EVIDÊNCIAS) DE QUE PONTO DE VISTA ISSO ESTÁ SENDO APRESENTADO? ( PERSPECTIVA) DE QUE PONTO DE VISTA ISSO ESTÁ SENDO APRESENTADO? ( PERSPECTIVA) DE QUE MANEIRA ESSE EVENTO OU DADO SE LIGA COM OUTROS? ( CONEXÕES) DE QUE MANEIRA ESSE EVENTO OU DADO SE LIGA COM OUTROS? ( CONEXÕES) E SE AS COISAS FOSSEM DIFERENTES? E SE AS COISAS FOSSEM DIFERENTES? ( SUPOSIÇÃO) ( SUPOSIÇÃO) POR QUE ISSO É IMPORTANTE? (RELEVÂNCIA) POR QUE ISSO É IMPORTANTE? (RELEVÂNCIA)

10 APRENDIZAGEM AVALIAÇÃO UMA RELAÇÃO MAIS QUE PERFEITA PRODUÇÃO DE UM PROFISSIONAL DIFERENCIADO CUIDAR DAS ÊNFASES PRIVILEGIADAS NO PLANEJAMENTO DAS EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS ( CULTURA GERAL E ESPECÍFICA) REVER AS FORMAS DE ORGANIZAÇÀO DO TRABALHO PEDAGÓGICO : PRINCIPIO DA REALIDADE DO PROCESSO DE TRABALHO ( T/P) GESTÃO DOS TEMPOS E ESPAÇOS DE APRENDIZAGENS ( USO DE ÁREAS VERDES, BIBLIOTECAS, METODOLOGIAS ATIVAS E LIBERDADE DE GESTÃO DO TEMPO, RUPTURA COM A RIGIDEZ DAS HORAS/AULA ENFRENTAMENTO DAS DIFICULDADES PARA O TRABALHO INTEGRADO E A ATITUDE INTERDISCIPLINAR

11 APRENDIZAGEM AVALIAÇÃO UMA RELAÇÃO MAIS QUE PERFEITA PRODUÇÃO DE UM PROFISSIONAL DIFERENCIADO CENTRALIDADE DO SUS E DE SEUS PRINCIPIOS PARA A FORMAÇÃO EM SAUDE


Carregar ppt "Os nexos visíveis e invisíveis da avaliação e as DCN para os cursos da área da Saúde Os nexos visíveis e invisíveis da avaliação e as DCN para os cursos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google