A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

As Políticas Públicas de Inclusão Social do Governo Ricardo Henriques Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade Ministério da Educação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "As Políticas Públicas de Inclusão Social do Governo Ricardo Henriques Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade Ministério da Educação."— Transcrição da apresentação:

1 As Políticas Públicas de Inclusão Social do Governo Ricardo Henriques Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade Ministério da Educação X Encontro Nacional do Fórum de Educação MEC/CNE/ UNESCO Brasília, 5 de Julho de 2005

2 Apresentação Políticas Públicas de Inclusão; Políticas Públicas de Inclusão; Inclusão Educacional e Redução da Desigualdade; Inclusão Educacional e Redução da Desigualdade; Desenho da Política Educacional; Desenho da Política Educacional; Monitoramento e Avaliação da Política Educacional. Monitoramento e Avaliação da Política Educacional.

3 Políticas Públicas de Inclusão Social Diagnóstico da Tradição das Políticas Públicas no Brasil : Diagnóstico da Tradição das Políticas Públicas no Brasil : - Crescimentismo Econômico; - Naturalização da Desigualdade; - Política social: residual, fragmentada e de caráter compensatório.

4 Políticas Públicas de Inclusão Social Projeto de Desenvolvimento do Governo Lula: Projeto de Desenvolvimento do Governo Lula: Crescimento econômico com inclusão social e redução da desigualdade Política Econômica e Política Social construir uma relação de equivalência entre o princípio da EQÜIDADE e da EFICIÊNCIA Política Econômica e Política Social construir uma relação de equivalência entre o princípio da EQÜIDADE e da EFICIÊNCIA

5 Políticas Públicas de Inclusão Social Planejamento e Avaliação; Planejamento e Avaliação; - Monitoramento das Condições Sociais; - Cartografia da Política Social; - Avaliação. Participação Social e Cidadania; Participação Social e Cidadania; - Participação no (Re)Desenho de Programas e Ações; - Controle Social; - Qualificação da Gestão; Coordenação, Integração e Regulação Coordenação, Integração e Regulação -Coordenação horizontal; -Coordenação federativa (união, estados e municípios); -Integração de Programas.

6 Inclusão Educacional e Redução da Desigualdade Diagnóstico Diagnóstico - Distribuição heterogênea da Educação de Qualidade – origem e perpetuação da desigualdade - Educação como prioridade – dívida educacional e exclusão cognitiva - Dívida social com aqueles que não tiveram acesso ou foram expulsos do sistema de ensino - Educação e redução da desigualdade : condição necessária, mas não suficiente - Mínimos de eqüidade social para educar

7 Inclusão Educacional e Redução da Desigualdade Diagnóstico Diagnóstico - Escolas como máquinas de exclusão – ambientes familiar e comunitário idealizados; - Fragilização da Escola como espaço de socialização e individualização - Escolas como o último espaço republicano em estado de potência.

8 Inclusão Educacional e Redução da Desigualdade Republicanização dos Sistemas de Ensino: - Equilíbrio entre universalismo e diferencialismo; - Diversidade (étnica, cultural e regional) tratar desigualmente os desiguais; - Mobilização e valorização dos saberes locais; - Integração entre escola e comunidade. Republicanização dos Sistemas de Ensino: - Equilíbrio entre universalismo e diferencialismo; - Diversidade (étnica, cultural e regional) tratar desigualmente os desiguais; - Mobilização e valorização dos saberes locais; - Integração entre escola e comunidade.

9 Inclusão Educacional e Redução da Desigualdade Multidimensionalidade - Complexidade Democratização Democratização –Acesso –Permanência Qualidade Qualidade –Alunos –Professores –Participação –Gestão Equidade –Ciclos de Vida –Fragmentação Social –Diversidade : gênero, étnica (raça, religião), cultural, regional Sistemas de Incentivos e Financiamento

10 Inclusão Educacional e Redução da Desigualdade Educação como Pêndulo da Política Social: arranjos institucionais intersetoriais e integrados no território Educação como Pêndulo da Política Social: arranjos institucionais intersetoriais e integrados no território Enfrentamento da desigualdade combinando conteúdos compensatório e estrutural de forma integrada Enfrentamento da desigualdade combinando conteúdos compensatório e estrutural de forma integrada

11 Desenho da Política Educacional Descentralização – Autonomia e Dinamismo Local Descentralização – Autonomia e Dinamismo Local - Tensão entre Autonomia e Abandono; - Falsa dicotomia entre indução (governo central) e participação (local). Identificação de boas práticas – Replicabilidade Identificação de boas práticas – Replicabilidade - Banco de boas práticas – certificação; - Generalizar experiências exitosas.

12 Desenho da Política Educacional Acordo político Acordo político - Planejamento; - Institucionalidade; - Reconhecimento social; - Maior probabilidade de continuidade. Efetividade nas escolas: Efetividade nas escolas: - Política pedagógica; - Formação de professores; - Conteúdos curriculares; - Material didático e pedagógico; - Sistemas de gestão.

13 Monitoramento e Avaliação de Políticas Educacionais Objetivos Gerais: Objetivos Gerais: - Instrumentos de Gestão Central (redesenho e correção de rumos); - Instrumentos de Conhecimento e Gestão Local; - Assistência Técnica (formação de diretores e professores). Sistema de Informações – elementos básicos Sistema de Informações – elementos básicos - Censo Escolar; - Freqüência.

14 Monitoramento e Avaliação de Políticas Educacionais Sistema de Avaliação (estrutural e procedimental) Sistema de Avaliação (estrutural e procedimental) - Alunos (aprendizagem); - Escolas (gestão, infra-estrutura, diretores); - Professores (qualificação, esforços relativos); - Participação (família, comunidade).

15 Desenho da Política Educacional Transmissão : Política Práticas Governo Federal Governo Federal Estados Escolas Estados Escolas –Diretores –Professores Municípios Escolas Municípios Escolas –Diretores –Professores Monitoramento e Avaliação (diretrizes) Monitoramento e Avaliação (diretrizes) Efetividade nas Escolas –Política Pedagógica –Formação Professores –Conteúdos Curriculares –Material Didático e Pedagógico –Sistemas de Gestão


Carregar ppt "As Políticas Públicas de Inclusão Social do Governo Ricardo Henriques Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade Ministério da Educação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google