A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Marcelo Kós Silveira Campos e César Tadeu da Silva Barlem

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Marcelo Kós Silveira Campos e César Tadeu da Silva Barlem"— Transcrição da apresentação:

1 Marcelo Kós Silveira Campos e César Tadeu da Silva Barlem
A Química, o Programa Atuação Responsável e a Excelência em Gestão na Indústria Química. Marcelo Kós Silveira Campos e César Tadeu da Silva Barlem ABIQUIM São Paulo, 26 de janeiro de 2006 FNQ

2 A Associação Brasileira da Indústria Química ABIQUIM
Fundada em 1964, representa 146 empresas químicas, responsáveis por mais de 85% da produção química no Brasil, e 37 empresas “Parceiras” para o Atuação Responsável.

3 Fábricas Químicas no Brasil
R. GRANDE DO NORTE 321 = Número de fábricas de associadas da ABIQUIM. PERNAMBUCO BRASIL ALAGOAS and SERGIPE BAHIA 1.015 = Número total de fábricas de empresas listadas no Guia da Indústria Química da ABIQUIM (2004) AMAZONAS MINAS GERAIS ESPÍRITO SANTO GOIÁS RIO DE JANEIRO SÃO PAULO PARANÁ SANTA CATARINA RIO GRANDE DO SUL

4 Âmbito da Indústria Química
Produtos químicos de uso industrial - Produtos inorgânicos - Produtos orgânicos - Resinas e elastômeros - Produtos e preparados químicos diversos Produtos químicos de uso final - Produtos farmacêuticos Higiene pessoal, perfumaria e cosméticos - Adubos e fertilizantes Sabões, detergentes e produtos de limpeza - Defensivos agrícolas - Tintas, esmaltes e vernizes - Outros Atuação Responsável® Um compromisso da Indústria Química

5 Números da Indústria Química Brasileira em 2004
Faturamento líquido total em 2005 (estimativa): US$ 69,6 bilhões (R$ 171 bilhões) Posição mundial: 9ª maior indústria química (base 2004) Número de empresas: cerca de 4.500 Pagamento de tributos: 15% do total da indústria Empregos diretos gerados: + de 300 mil

6 O PIB da química na indústria de transformação
3ª maior participação Fonte: IBGE – PIA Empresas (base: 2002)

7 MISSÃO A missão da ABIQUIM é promover o desenvolvimento sustentável da indústria química instalada no País, com vistas à ampliação da produção e da competitividade, à geração de empregos e renda e ao aprimoramento da qualidade dos produtos, incentivando o respeito ao meio ambiente e contribuindo para a saúde e o bem-estar da sociedade brasileira.

8 O Atuação Responsável é uma ética de negócios, compartilhada pelas empresas associadas à ABIQUIM

9 Histórico Internacional
Iniciado no Canadá, pela Canadian Chemical Producers Association - CCPA, em 1985; Introduzido nos EUA em 1988 e na Inglaterra e Austrália em 1990. Hoje, 52 países adotam o Responsible Care

10 Evolução do Atuação Responsável
Ano Revisão 2003 a 2005 Adesão voluntária VerificAR Códigos Guias Auto avaliação Parcerias Termo Compromisso Indicadores 1as Parceiras Pesquisa Imagem 1o Relatório público Novo Modelo Conselho Consultivo Nacional 2004 2003 2002 2001 2000 1999 1998 Obrigatoriedade 1997 1996 1995 O Atuação Responsável já tem uma história de 13 anos, a partir do momento em que a ABIQUIM resolveu adotá-lo. Convenhamos, é uma história longa em um país tão acostumado ao curto prazo! Muitas coisas foram feitas, o Programa passou a ser obrigatório para todas as empresas que desejem ser associadas da ABIQUIM em 1998 e, em 2003 iniciamos formalmente a sua revisão, que deve se estender até o final do ano. Na revisão está sendo fortemente considerada a extensão do Atuação Responsável para toda a cadeia de valor da indústria, e também para pequenas empresas químicas, não associadas à ABIQUIM, que passarão a contar com um Programa simplificado, que estamos chamando de “PreparAR”. 1994 1993 1992 Compromisso

11 Valores do “novo” Atuação Responsável
Respeito ao indivíduo e à sociedade, por meio de: Proteção à Saúde, Segurança e Meio Ambiente; Melhoria contínua do desempenho; Valorização dos ativos e redução dos passivos sócio-ambientais; Transparência; Cooperação; Responsabilização; Educação; Inclusão; Inovação e Verificação.

12 Visão do Programa Atuação Responsável
Ser a referência principal da indústria química e de sua cadeia de valor para a gestão de suas atividades, visando o desenvolvimento sustentável nas suas dimensões ambiental, econômica e social. Para finalizar, quero deixar a mensagem de que a ABIQUIM está firmemente comprometida com a competitividade das empresas que compõem a entidade e com a sua cadeia de valor. A entidade está consciente da importância do setor para o progresso da sociedade brasileira e se empenhará para que as empresas químicas dêem sua contribuição efetiva, e sejam vistas como cidadãs responsáveis. Entendemos que o Atuação Responsável deve ser a principal referência para que essa visão seja possível. Muito obrigado!

13 Missão do Programa Atuação Responsável
Promover o aperfeiçoamento da gestão das empresas químicas brasileiras e de sua cadeia de valor, de forma a assegurar a sustentabilidade ambiental, econômica e social de seus processos e produtos, bem como contribuir para a permanente melhoria da qualidade de vida da sociedade, criando uma relação de confiança por meio de mecanismos de verificação das ações do Programa. Para finalizar, quero deixar a mensagem de que a ABIQUIM está firmemente comprometida com a competitividade das empresas que compõem a entidade e com a sua cadeia de valor. A entidade está consciente da importância do setor para o progresso da sociedade brasileira e se empenhará para que as empresas químicas dêem sua contribuição efetiva, e sejam vistas como cidadãs responsáveis. Entendemos que o Atuação Responsável deve ser a principal referência para que essa visão seja possível. Muito obrigado!

14 A Revisão do Atuação Responsável
2006 1992 Ambiental Social Econômica Em nossa revisão do Atuação Responsável estamos nos defrontando com uma nova realidade. Em 1992, quando lançamos o Programa, o entendimento sobre o que seria uma empresa “Responsável” estava ligado fortemente à responsabilidade em segurança, saúde e meio ambiente. Poucos anos depois, com a disseminação do conceito de Desenvolvimento Sustentável, as dimensões econômica e social passaram a compor o entendimento sobre os limites da responsabilidade empresarial. Conscientes dessa nova realidade as empresas associadas à ABIQUIM consideram que o novo escopo do Atuação Responsável deve envolver todas as 3 dimensões, sem perder, entretanto, o foco nas questões de saúde, segurança e meio ambiente, certamente prioritárias para a indústria química.

15 A Revisão do Atuação Responsável
O Atuação Responsável foi modificado de maneira a transformar-se no principal instrumento da indústria química associada à ABIQUIM em sua busca pela Sustentabilidade das empresas, da sua cadeia de valor e das suas comunidades.

16 Definição das novas Práticas Gerenciais

17 Auditorias ISO ou equivalentes
Esquema de Verificação Auditorias ISO ou equivalentes VerificAR PNQ Integrados Compatíveis

18 Comissão de Promoção da Excelência em Gestão COPEG

19 COPEG Missão Promover a busca da excelência nas associadas da ABIQUIM, difundindo as melhores práticas de gestão e apoiar a sua implementação.

20 EMPRESAS MEMBRO DO COPEG
PQU (Coordenação) Copesul (Vice-Coordenação) Akzo Nobel Braskem Buckman Carbocloro Ciba Especialidades Clariant Columbiam Chemicals Copebrás Crompton Eka Chemicals Innova Millennium Oxiteno Petroflex Politeno Polietilenos União Rhodia Poliamida Solvay Indupa Suzano Petroquímica

21 COPEG - Plano de trabalho para 2006
1. REUNIÕES PLENÁRIAS COM MEMBROS EFETIVOS E CONVIDADOS Objetivo: Acompanhar a andamento do plano de trabalho e definir os demais eventos e trabalhos para apoio ao plano. Planejar e preparar os eventos, acompanhar e divulgar resultados de pesquisas de interesse dos associados no tema Excelência na Gestão Ação: Realizar 11 reuniões em 2006.

22 SEMINÁRIOS TÉCNICOS Objetivo: Apoiar as empresas associadas para o aprimoramento dos seus modelos de gestão, com o debate dos critérios de excelência do PNQ. Ação: Realizar seminários sobre temas técnicos (de 09h00 às 12h00), especialmente os critérios de excelência do PNQ. Os temas dos seminários em 2006 serão: Aprendizado Organizacional - Conceituação e apresentação de experiências de empresas. Gestão de Ativos Intangíveis – Conceituação e apresentação de experiências de empresas. Gestão da Inovação – Conceituação e apresentação de experiências de empresas.

23 3. VISITAS DE BENCHMARKING
Objetivo: Promover visitas a empresas de Classe Mundial ou sobre práticas específicas, para associadas da Abiquim. Coordenar a programação, definir palestras. Ação: Promover uma visita. Empresa escolhida para 2006: Natura. Tema foco: Sustentabilidade Empresarial. 4. INDICADORES DE BENCHMARKING Objetivo: Divulgar os resultados da indústria química. Promover a excelência na gestão. Ação: Acompanhar a divulgação do Relatório 2005 (piloto). Acompanhar a pesquisa com associados para a implementação efetiva do levantamento de dados, processamento das informações e definição da estratégia para divulgação dos indicadores.

24 5. DIVULGAÇÃO DOS CRITÉRIOS DE EXCELÊNCIA DO PNQ e dos PRÊMIOS REGIONAIS
Objetivo: Divulgar os critérios de excelência do PNQ e sensibilizar as empresas associadas para participarem dos prêmios regionais e nacional. Ação: Realizar Seminários sobre os Critérios de Excelência – discussão dos critérios, sistema de pontuação, vantagens na sua adoção e apoiar a Abiquim na realização de curso para associados. 6. DIVULGAÇÃO DE MELHORES PRÁTICAS Objetivo: Divulgar as melhores práticas, possibilitando o desenvolvimento das organizações e promover o setor químico. Descrição da prática de gestão mostrando o que é feito de forma inovadora ou refinada. Ação: Avaliar os cases e material a serem disponibilizados, avaliar os critérios para divulgação para criação de espaço COPEG navegável no site da Abiquim.

25 7. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Objetivo: Orientar e apoiar a Abiquim na elaboração e execução do PE/BSC. Ação: Designar grupo de trabalho para assessoramento e acompanhamento. 8. I CONGRESSO DE PROMOÇÃO DE EXCELÊNCIA NA GESTÃO Objetivo: Promover o reconhecimento das empresas que participaram dos prêmios regionais e nacional, divulgar as suas melhores práticas, possibilitando promover as organizações e o setor químico. Ação: Realização do I Congresso de Excelência na Gestão da Abiquim no segundo semestre.

26 COPEG e FORUM DE PROGRAMAS ESTADUAIS
POTENCIALIDADES Identificar sinergias para desenvolver empresas do setor químico na busca da excelência; Fortalecer o setor químico em práticas de gestão; Formar avaliadores conjuntamente; Atrair novas empresas químicas para a utilização de instrumentos de gestão: – Atuação Responsável®, Critérios de Excelência, 500 pontos, etc. Realizar eventos conjuntos atendendo às necessidades das empresas químicas regionalmente.

27 Visite o site da ABIQUIM: www.abiquim.org.br
FIM Visite o site da ABIQUIM:


Carregar ppt "Marcelo Kós Silveira Campos e César Tadeu da Silva Barlem"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google