A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MBC - REDE DE COMPETITIVIDADE Instituições que promovem a excelência da gestão FNQ - Fundação Nacional da Qualidade Entidade sem.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MBC - REDE DE COMPETITIVIDADE Instituições que promovem a excelência da gestão FNQ - Fundação Nacional da Qualidade Entidade sem."— Transcrição da apresentação:

1 MBC - REDE DE COMPETITIVIDADE Instituições que promovem a excelência da gestão FNQ - Fundação Nacional da Qualidade Entidade sem fins lucrativos, criada para administrar o Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ) e todas as atividades decorrentes do processo de premiação, em todo o território nacional, além de fazer a representação institucional externa do PNQ em fóruns internacionais. Missão Disseminar os fundamentos da excelência em gestão para o aumento de competitividade das organizações e do Brasil. Visão Ser um dos principais centros mundiais de estudo, debate e irradiação de conhecimento sobre a excelência em gestão.

2 MBC - REDE DE COMPETITIVIDADE Instituições que promovem a excelência da gestão Fórum Nacional dos Programas de Qualidade Produtividade e Competitividade - FQPC É uma parceria entre os setores público, privado e terceiro setor, que visa a mobilização, capacitação e o reconhecimento das organizações de um determinado estado, de forma democrática, oportunizando a promoção e o aprimoramento dos produtos e serviços da economia regional, com isto melhorando a qualidade de vida da população. Esta parceria se dá pelo compromisso de governo, empresários, trabalhadores e consumidores com as modernas técnicas e sistemas de gestão, para o aumento da competitividade e qualificação dos produtos e serviços disponibilizados à sociedade

3 MBC - REDE DE COMPETITIVIDADE Instituições que promovem a excelência da gestão Confederação Nacional da Indústria – CNI Exerce a representação da indústria brasileira de forma integrada com as federações estaduais e articulada com as associações de âmbito nacional, promovendo e apoiando o desenvolvimento do País de forma sustentada e equilibrada nas suas dimensões econômico- social e espacial.

4 MBC - REDE DE COMPETITIVIDADE Instituições que promovem a excelência da gestão Federação das Indústrias do Estado do Acre Federação das Indústrias do Estado de Alagoas Federação das Indústrias do Estado do Amapá Federação das Indústrias do Estado do Amazonas Federação das Indústrias do Estado da Bahia Federação das Indústrias do Estado do Ceará Federação das Indústrias do Estado do Distrito Federal FEDERAÇÕES ESTADUAIS

5 MBC - REDE DE COMPETITIVIDADE Instituições que promovem a excelência da gestão Federação das Indústrias do Estado de Goiás Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco Federação das Indústrias do Estado de Piauí Federação das Indústrias do Maranhão Federação das Indústrias do Estado do Mato Grosso Federação das Indústrias do Estado do Mato Grosso do Sul Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais

6 MBC - REDE DE COMPETITIVIDADE Instituições que promovem a excelência da gestão Federação das Indústrias do Estado da Paraíba Federação das Indústrias do Estado do Paraná Federação das Indústrias do Rio de Janeiro Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul Federação das Indústrias do Estado de Rondônia Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo

7 MBC - REDE DE COMPETITIVIDADE Instituições que promovem a excelência da gestão Federação das Indústrias do Estado de Roraima Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina Federação das Indústrias do Estado de São Paulo Federação das Indústrias do Estado de Sergipe Federação das Indústrias do Estado do Tocantins Federação das Indústrias do Estado do Pará

8 MBC - REDE DE COMPETITIVIDADE Instituições que promovem a excelência da gestão Confederação Nacional do Comércio – CNC É responsável pela criação, organização e administração, em âmbito nacional, do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), instituições privadas e sem fins lucrativos, reconhecidas por Decretos-leis. Juntas com a CNC, formam um sistema mantido integralmente pela classe empresarial do Comércio, sem ônus para os empregados ou para os cofres públicos.

9 MBC - REDE DE COMPETITIVIDADE Instituições que promovem a excelência da gestão Associação Brasileira de Controle da Qualidade - ABCQ Organização não-governamental, sem fins de lucro, dedicada à Qualidade desde Mantém convênios de cooperação e intercâmbio com associações de qualidade da Europa e América Latina e, juntamente com associações semelhantes da Argentina e Chile, fundou a Organização Latino-Americana para a Qualidade (OLAC), cuja meta é a integração de empresas e profissionais da área da qualidade dos países em desenvolvimento. Reúne associados em todo o Brasil, entre empresas estatais, do setor privado, profissionais em geral e estudantes, aos quais dedica o Informativo ABCQ, com artigos, entrevistas e informações jornalísticas em geral sobre os acontecimentos mais importantes da área da qualidade.

10 MBC - REDE DE COMPETITIVIDADE Instituições que promovem a excelência da gestão Associação Brasileira de Incentivo à Qualidade – ABIQUA Entidade sem fins lucrativos, que tem por finalidade apoiar, orientar, congregar, defender e promover os seus associados naquilo que se relaciona com a qualidade. Como Entidade que reúne associados em diferentes estágios, a ABIQUA não faz distinção entre eles, reconhece como qualidade tanto os processos já implantados dentro de metodologias avançadas como os procedimentos espontâneos de empresários e profissionais que através deles promovem o bom desempenho de suas tarefas e prestações de serviços. Os objetivos principais estão concentrados no incentivo à qualidade, em todos os seus aspectos, promovendo o reconhecimento e estímulo para que todos continuem praticando a qualidade, trabalhando basicamente com o gerenciamento de informações, colocando frente a frente profissionais e empresas que podem interagir para promover a qualidade.

11 MBC - REDE DE COMPETITIVIDADE Instituições que promovem a excelência da gestão Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - Sebrae O Sebrae, trabalha desde 1972 pelo desenvolvimento sustentável das empresas de pequeno porte. Para isso, a entidade promove cursos de capacitação, facilita o acesso a serviços financeiros, estimula a cooperação entre as empresas, organiza feiras e rodadas de negócios e incentiva o desenvolvimento de atividades que contribuem para a geração de emprego e renda. O Sistema Sebrae busca criar, por vários mecanismos (capacitação, mobilização, disseminação do empreendedorismo e do associativismo, entre outros), um ambiente radicalmente favorável à sustentabilidade e ampliação dos pequenos negócios.

12 MBC - REDE DE COMPETITIVIDADE Instituições que promovem a excelência da gestão Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade - PBQP O Programa tem por objetivo apoiar as organizações públicas no processo de transformação gerencial, com ênfase na produção de resultados positivos para a sociedade, na otimização dos custos operacionais, na motivação e participação dos servidores, na delegação, na racionalidade no modo de fazer, na definição clara de objetivos e no controle dos resultados e promover o controle social. Missão Implantar a gestão pública por resultados na Administração Pública Brasileira, com a finalidade de transformar o setor público em benefício do cidadão. Visão Até 2010, a excelência em gestão pública deverá ser um valor adquirido e preservado pelas instituições públicas e um valor requerido do serviço público pelo cidadão.

13 MBC - REDE DE COMPETITIVIDADE Instituições que promovem a excelência da gestão Fórum dos Programas Estaduais e Setoriais de Qualidade, Produtividade e Competitividade O fórum tem por objetivo integrar os Programas Estaduais e Setoriais, definindo ações comuns, disseminando os produtos e articulando nacionalmente o movimento da qualidade, produtividade e competitividade. Missão Estimular a criação, especificar, fortalecer e promover programas estaduais e setoriais voltados para disseminação de melhores práticas de gestão. Visão Ser reconhecido como a melhor rede de disseminação e mobilização para o uso de melhores práticas de gestão no Brasil.

14 MBC - REDE DE COMPETITIVIDADE Instituições que promovem a excelência da gestão Programa Paraibano da Qualidade – PPQ A finalidade maior do PPQ é promover a disseminação de conceitos e uso da de ferramentas de gerenciamento pela qualidade total por parte das organizações no Estado da Paraíba, com vistas ao desenvolvimento da cultura e da capacitação para o gerenciamento da qualidade, nas administrações públicas federais, estatuais e municipais, diretas e indiretas, abrangendo o poder Executivo, Legislativo e Judiciário, em organizações não-governamentais e na iniciativa privada. MISSÂO Promover a adoção da Gestão pela Qualidade e Produtividade nas organizações públicas e privadas no Estado da Paraíba, alavancando a sua competitividade e a Qualidade de vida dos cidadãos. VISÃO Ser referência como instrumento de Qualidade da Gestão para as organizações na Paraíba.

15 MBC - REDE DE COMPETITIVIDADE Instituições que promovem a excelência da gestão Programa Pernambucano da Qualidade – PROPEQ O Programa, criado com o objetivo de incentivar a implantação de programas de Gestão pela Qualidade Total em todos os segmentos socioeconômicos de Pernambuco, representa uma decisiva inserção do estado na nova economia globalizada. Institucionalizado por acordo de cooperação, firmado em 06 de Outubro de 1992, do qual participaram a FIEPE, SUDENE, UFPE, BANDEPE, SEPLAN, SEBRAE, SENAI, FESP, ITEP e IEL, vem contribuindo para efetivar mudanças que proporcionam a modernização na gestão das Empresas, da Administração Pública e das Instituições em geral. Missão Sensibilizar a alta administração das empresas, do serviço público e das instituições, articular iniciativas, disponibilizar informações que favoreçam o desenvolvimento da gestão pela qualidade e acompanhar sua evolução.

16 MBC - REDE DE COMPETITIVIDADE Instituições que promovem a excelência da gestão O Programa Qualidade Rio - PQR O Programa Qualidade Rio - PQR, coordenado pela Secretaria de Estado de Energia, da Indústria Naval e do Petróleo - SEINPE, é o resultado do esforço conjunto do Governo do Estado do Rio de Janeiro e da Sociedade, na busca contínua da competitividade e da melhoria da qualidade em todos os seus segmentos sócio-econômicos. O PQR pretende mobilizar toda a sociedade, promovendo ações integradas, sistemáticas e descentralizadas, dirigidas à conscientização e motivação dos empresários, trabalhadores e clientes, visando a melhoria da qualidade de vida do cidadão fluminense. Missão: Promover o desenvolvimento sócio-econômico, o fortalecimento da cidadania e a melhoria da qualidade e produtividade dos bens e serviços produzidos no Estado do Rio de Janeiro. Visão: Ser reconhecido como elemento indutor da melhoria da qualidade de vida da população fluminense e como referência da excelência alcançada pelas organizações públicas e privadas no Estado do Rio de Janeiro.

17 MBC - REDE DE COMPETITIVIDADE Instituições que promovem a excelência da gestão Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Paraná IBQP-PR Sociedade civil, sem fins lucrativos, que tem como missão coordenar ações estruturais e executar ações operacionais direcionadas para a qualidade e produtividade, especialmente através de estudos e pesquisas, desenvolvimento de tecnologias alternativas, produção e divulgação de informações e conhecimentos técnicos e científicos para a promoção do desenvolvimento econômico e social do Brasil. Vem atuando como orientador,formador e disseminador do conceito de produtividade sistêmica que considera a sustentabilidade na relação entre agentes sociais ( indivíduos e cultura), econômicos/produtivos (tecnológicos e financeiros) e ambientais de uma organização ou sociedade.

18 MBC - REDE DE COMPETITIVIDADE Instituições que promovem a excelência da gestão IPEG - Instituto Paulista de Excelência da Gestão Organização de direito privado, sem finalidade de lucro, e que possui como principal objetivo: "Contribuir com as Organizações Paulistas na jornada para a excelência da gestão, assegurando a prosperidade do cidadão, a integridade do meio-ambiente, a pujança econômica, a vanguarda tecnológica e a competitividade do Estado de São Paulo e do País". Missão Contribuir com as Organizações sediadas no Estado de São Paulo na jornada para a excelência da gestão, assegurando a prosperidade do cidadão, a integridade do meio- ambiente, a pujança econômica, a vanguarda tecnológica e a competitividade do Estado e do País. Visão Ser reconhecido, em todo o Estado de São Paulo, por nossa contribuição para o aumento da competitividade das organizações paulistas, pela conduta ética de nossos colaboradores, pela disseminação do conhecimento sobre gestão organizacional

19 MBC - REDE DE COMPETITIVIDADE Instituições que promovem a excelência da gestão Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade Uma organização auto-sustentável e não Governamental, que atua através de um sistema de Rede de Comitês, utilizando trabalho voluntário. Missão: Promover a competitividade do Estado e a qualidade de vida das pessoas, através da busca da Excelência em Gestão. Meta Principal: Ser o melhor Estado do País em Competitividade e Qualidade de Vida, segundo os indicadores do WEF e do IDH, até o ano de Visão: Ser referência mundial na promoção da competitividade da sua região.

20 MBC - REDE DE COMPETITIVIDADE Instituições que promovem a excelência da gestão Associação Baiana para Gestão Competitiva - ABGC Associação civil sem fins lucrativos que tem origem no Programa Qualidade Bahia - PQB e incorpora a tradição, os valores e os princípios nele identificados. Sua missão é promover a melhoria da qualidade e produtividade das organizações, contribuindo para a competitividade sistêmica do Estado da Bahia e qualidade de vida do cidadão. Ela visa tornar-se o principal agente promotor das Melhores Práticas de Gestão nas organizações do Estado da Bahia. A ABGC atua na mobilização e articulação dos agentes representativos da sociedade, com ênfase em ações de Boas Práticas de Gestão e melhoria de processos produtivos que respeitem o meio ambiente e promovam o desenvolvimento sustentado, em suas dimensões econômica, social, ambiental e tecnológica.

21 MBC - REDE DE COMPETITIVIDADE Instituições que promovem a excelência da gestão Prêmio Mineiro da Qualidade - PMQ O PMQ tem como objetivo incentivar as empresas a buscarem a excelência na gestão de seus negócios, tornando-o um instrumento eficaz para alcançar a tão sonhada competitividade. Serão premiadas as organizações que praticam uma gestão que as levam ao sucesso. Tem seu modelo referencial descrito na publicação Rumo à Excelência, um modelo de gestão praticado por organizações que buscam uma melhor inserção no mercado competitivo, mas sem propor estruturas ou metodologias específicas de gestão tornando-o aplicável a organizações de todo ramo ou porte.

22 MBC - REDE DE COMPETITIVIDADE Instituições que promovem a excelência da gestão Programa Qualidade Amazonas Programa Estadual, estruturado em junho de 1991, com a finalidade inicial de aumentar a qualidade e produtividade das organizações do Estado do Amazonas. Missão Incentivar as organizações a empreenderem esforços em prol da Qualidade, Produtividade, Competitividade. Promovendo o uso dos modernos conceitos da qualidade através da sensibilização, capacitação e reconhecendo os melhores desempenhos do Estado do Amazonas Visão Ser um referencial para excelência na gestão e no fortalecimento da competitividade das organizações no Estado do Amazonas, contribuindo para melhoria da qualidade de vida da sociedade.

23 MBC - REDE DE COMPETITIVIDADE Instituições que promovem a excelência da gestão Movimento Paraná Competitivo Rede formada por organizações públicas e privadas que compartilham informações e experiências nas áreas da Qualidade, Produtividade e Competitividade, melhorando com isso sua capacidade de prosperar de forma sustentável, gerando emprego e renda para a população. Missão Mobilizar a sociedade paranaense para a qualidade, produtividade e competitividade. Visão Consolidar-se como um dos movimentos brasileiros de desenvolvimento da competitividade no âmbito das melhores práticas de gestão.

24 MBC - REDE DE COMPETITIVIDADE Instituições que promovem a excelência da gestão União Brasileira para a Qualidade A União Brasileira para a Qualidade é uma entidade civil sem fins lucrativos, composta por empresas e cidadãos. Foi fundada em 1981 com o objetivo de ajudar as organizações a compreenderem e incorporarem práticas de Qualidade. A atuação da UBQ se dá através da articulação política e institucional, estabelecendo parcerias estratégicas para a difusão e conscientização de práticas de Qualidade; da capacitação pessoal, disseminando conceitos, experiências e processos de Qualidade; de intercâmbio e debates sobre formas de gestão pela Qualidade; de ações de mobilização social para melhoria de qualidade de vida e evolução de pessoas e sociedade. Missão Contribuir para o desenvolvimento das pessoas, das organizações e da sociedade, pela difusão da prática da Qualidade. Visão Ser reconhecida como entidade catalisadora da evolução da sociedade rumo à excelência.

25 MBC - REDE DE COMPETITIVIDADE Instituições que promovem a excelência da gestão UNIÃO BRASILEIRA PARA A QUALIDADE NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UBQ-RJ) Sociedade civil de pesquisas e prestação de serviços, sem fins lucrativos, com personalidade jurídica de direito privado e sem qualquer discriminação. Tem por finalidade congregar e capacitar pessoas físicas e jurídicas interessadas na disseminação, aprendizado e melhores práticas da qualidade e da produtividade com o objetivo de implantar, manter, difundir, desenvolver e implementar a filosofia da qualidade e da produtividade no processamento dos produtos e serviços ofertados pelas organizações públicas e privadas e do chamado terceiro setor. MISSÃO Congregar organizações públicas e privadas e qualquer pessoa interessada na qualidade e na produtividade visando, através de ações educativa e assistencial permanentes, capacitá-las técnica e profissionalmente para implantar, manter, difundir, desenvolver e implementar a filosofia da qualidade e da produtividade na produção de bens e prestação de serviços.

26 MBC - REDE DE COMPETITIVIDADE Instituições que promovem a excelência da gestão União Brasileira para a Qualidade - Seccional ES Associação sem fins lucrativos composta por voluntários representantes das grandes organizações do Estado do Espírito Santo. Seu foco é o desenvolvimento de tecnologias empresariais, em especial quanto à filosofia da Qualidade através de projetos educacionais e de apoios às demais iniciativas em prol da excelência organizacional e desenvolvimento humano. MISSÃO "Buscar através da promoção e práticas da Qualidade e Produtividade o desenvolvimento das organizações e de toda a sociedade.".

27 MBC - REDE DE COMPETITIVIDADE Instituições que promovem a excelência da gestão Instituto Nacional de Desenvolvimento e Excelência - INDE Sociedade civil sem fins lucrativos, com personalidade Jurídica distinta da de seus associados. O INDE tem por objetivo: estimular o intercâmbio de experiência na Gestão e Desenvolvimento da Excelência Empresarial; realizar estudos e pesquisas condizentes com o seu objetivo e estimular a aplicação de seus resultados; assessorar quaisquer organizações que o solicitem em seus processos de Gestão e Desenvolvimento da Excelência Empresarial; levar às autoridades públicas sugestões e colocar-se à disposição para as análises pedidas pelas mesmas visando contribuir ao máximo com seus planos para a melhoria da Gestão e Desenvolvimento da Excelência Empresarial no país; manter vigilância para alertar as autoridades contra novas medidas burocratizantes. instituir e administrar prêmios regionais ou setoriais em reconhecimento da excelência empresarial; e promover programas de treinamento, congressos e seminários para a divulgação e o desenvolvimento da excelência empresarial. Missão Nossa missão é a promoção da excelência empresarial. Realizamos esta missão facilitando o intercâmbio de informações e experiências e o desenvolvimento do conhecimento em prática referenciais de gestão. Contribuímos desta forma para o aumento da competitividade das empresas brasileiras e para a compreensão da importância da qualidade e produtividade dentro de nossa sociedade.

28 MBC - REDE DE COMPETITIVIDADE Instituições que promovem a excelência da gestão Centro para Inovação e Competitividade – CIC Associação civil, sem fins lucrativos, de direito privado, criada com o objetivo de promover ações concretas para o aumento da competitividade dos produtos e serviços brasileiros. O CIC vem atuando na elaboração de estudos, pesquisas e soluções de questões ligadas à modernização e ao desenvolvimento da infra-estrutura de serviços tecnológicos para a qualidade e produtividade, assim como à inovação e reforma da gestão pública e privada. Dentre suas diretrizes operacionais destaca-se aquela que determina sua auto- sustentação, garantida pela condução de projetos, que otimizem resultados para seus parceiros e clientes e promovem condições para seu equilíbrio econômico-financeiro..


Carregar ppt "MBC - REDE DE COMPETITIVIDADE Instituições que promovem a excelência da gestão FNQ - Fundação Nacional da Qualidade Entidade sem."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google