A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

3º encontro Criação Oração Inicial Iniciemos este momento preparando nosso coração e nossa mente para compreender a mensagem que o Senhor nos quer transmitir.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "3º encontro Criação Oração Inicial Iniciemos este momento preparando nosso coração e nossa mente para compreender a mensagem que o Senhor nos quer transmitir."— Transcrição da apresentação:

1 3º encontro Criação Oração Inicial Iniciemos este momento preparando nosso coração e nossa mente para compreender a mensagem que o Senhor nos quer transmitir. Ler o texto VOCÊ FOI ESCOLHIDO (clique aqui)clique aqui

2 3º encontro Criação Compreendendo que a Bíblia é a Palavra de Deus – um registro de Seu amor por nós, um Testamento que nos deixou – aprofundemos nossa reflexão em como esta palavra se revela para nós no AT e NT. Vamos situá-los na história: O A.T. conta a caminhada das intervenções de Deus na história de Israel. Ele todo é uma preparação para a vinda de Jesus – tempo de intervenção de DEUS-PAI. O N.T. a vida de Jesus e seus ensinamentos – tempo do DEUS-FILHO, que falaremos mais adiante. GnExJs. Jz 1 e 2 Sam 1 e 2 Rs Esd Ne I MacNT

3 3º encontro Criação Antigo Testamento – Gênesis Os cinco primeiros livros da Bíblia formam um conjunto que os judeus denominam Lei ou Torá. A aventura histórica da Revelação começa com Abraão cerca do ano 1850 a.C., a do Povo de Deus, como povo começa por Moisés e a saída do Egito, por volta de 1275 a.C. Esse povo vive uma extraordinária experiência de Deus e da libertação do Egito. Somente depois, uma vez instalado na Terra Prometida, há certo tempo é que Israel se pos a escrever a sua historia (primeiro se vive, depois começa uma tradição oral e depois se escreve).

4 3º encontro Criação Antigo Testamento – Gênesis Propõe-se então a questão: Eis a história do nosso povo, das nossas relações com Deus, mas e a dos outros povos? E a da humanidade, como começou? Israel encontra então em sua fé, na inspiração do Deus que está com ele desde Abraão à experiência do Êxodo, as grandes respostas, a intuição infalível do amor e dos desígnios do Criador.

5 3º encontro Criação Antigo Testamento – Gênesis Projeta-as para as origens numa visão magnífica; são assim os onze primeiros capítulos dos Gênesis. Uma grandiosa teologia em imagens, mas não história. Foram uns dos últimos capítulos do A.T. a serem escritos, mais ou menos de 586 a 450 a.C., num estilo muito usado pelos judeus para catequizar seus filhos (midraxe ou midrash), que quando têm uma mensagem muito importante a ser passada, a inserem numa estória O povo oriental não a compreende ao pé da letra, encontram a mensagem no interior da estória.

6 3º encontro Criação Antigo Testamento – Gênesis Esses onze capítulos (Gn 1-11) são um poema que contempla o Universo como criatura de Deus. É o pórtico da história da salvação da qual a Bíblia inteira vai falar. Remonta as origens do mundo e estende sua perspectiva à humanidade inteira. Precisamos ler esses capítulos com ciência e fé, convidadas a viverem como boas vizinhas. (Ler Entrevista, VEJA ano 40 nº3, p.11 – 24/jan/2007 ou clique aqui para ter acesso ao texto)clique aqui A ciência buscando o como das coisas do mundo e a fé o porque da vida do homem.

7 3º encontro Criação Antigo Testamento – Gênesis A criação é progressiva, em forma de uma caminhada para uma perfeição última a ser atingida. Paraíso, maquete do que é para ser atingido: homem com a natureza, cuidando; homem com homem, amando; homem com Deus, conversando à brisa da tarde.

8 3º encontro Criação Antigo Testamento – Gênesis Perfeição, tudo em harmonia. Reino dos Céus Paraíso Meta DEUS Saímos de Deus Caminhamos construindo o Reino de Deus

9 3º encontro Criação Antigo Testamento – Gênesis O homem percebe que não deu a vida a si mesmo. Há um Deus transcendente, anterior ao mundo. Ordem progressiva da criação – ordem crescente de dignidade. Tudo vem a existência segundo o chamado de Deus (vocare = chamar), força da palavra – Palavra criadora – criação não é Deus, é obra de Deus. O homem não cria, só preserva, mantém, é co-criador, dá continuação.

10 3º encontro Criação Antigo Testamento – Gênesis Tudo a serviço do homem que é o ponto alto da criação. Façamos o homem a nossa imagem, como nossa semelhança e que eles dominem sobre os peixes do mar, as aves do céu, os animais domésticos, todas as feras e todos os répteis que rastejam sobre a terra. (Gn 1, 26) Ritmos da vida: trabalho e descanso – Um dia dedicado ao Senhor. O mundo Criado em sete dias. (Gn 2,2) Selo de Deus – Deus via que isso era bom Gn 1,4. 10. 12. 18. 21. 25. 31.

11 3º encontro Criação Antigo Testamento – Gênesis Paraíso – Gn 2,4 – 17 maquete da obra a ser feita mundo como Deus quer construir a felicidade dinamismo da vida.

12 3º encontro Criação Antigo Testamento – Gênesis Paraíso – Gn 2,4 – 17 condições e lugar do homem, dado por Deus, por amor. Deu a planta para vivermos no Paraíso.

13 3º encontro Criação Antigo Testamento – Gênesis Paraíso – Gn 2,4 – 17 harmonia do homem Consigo mesmo: Razão, sentimento,matéria e espírito com Deus – plenitude da vida com Deus conversavam a tarde no jardim com a natureza

14 3º encontro Criação Antigo Testamento – Gênesis Queda – Gn 3 Um ser perante uma escolha: moral e religiosa – obediência a Deus. Queda – pecado – faculdade de decidir por si mesmo o que é o bem e o que é o mal e de agir conseqüentemente negando o seu estado de criatura e querer ser criador – atentado à soberania de Deus – pecado de orgulho que se exprime pela desobediência ao que Deus tinha ordenado. Não comerás do fruto da árvore que está no meio do jardim (Gn 2,16-17. 3,3)

15 3º encontro Criação Antigo Testamento – Gênesis Queda – Gn3 Serpente – símbolo do mal – símbolo da religião Cananéia. Conseqüências do pecado – causa desarmonia na criação, leva à morte – desunião com Deus: loucura de separar-se daquele que tudo nos dá – recusa da condição filial: escolha que implica em morte uma vez que se separa de Deus que é Vida. Homem X Deus

16 3º encontro Criação Antigo Testamento – Gênesis Adão e Eva – Gen 3,2 0-24 Adão – o terroso: todos nós somos Adão Eva – mãe dos viventes: todos nós somos Eva Saímos da terra como Adão e damos vida (não só física, como espiritual) aos viventes. A árvore da vida vem de uma tradição paralela à árvore do conhecimento. O homem é mortal por natureza mas aspira à imortalidade que lhe será finalmente concedida: o Paraíso, reencontrado pela graça de Deus.

17 3º encontro Criação Antigo Testamento – Gênesis Caim e Abel – Gen 4 O homem, como conseqüência do orgulho e desobediência se separa de Deus; como Deus é vida, fica sem vida, morre. Percebe em si uma tensão bem e mal muito grande. Foi criado à imagem e semelhança de Deus, logo tem Deus em si, tem anseios divinos mas também percebe o mal como conseqüência de querer ser o deus de sua vida. Esta é a historia de Caim e Abel. Nós somos Abel: o bem que há em nós. Nós somos Caim: o mal que há em nós.

18 3º encontro Criação Antigo Testamento – Gênesis Caim e Abel – Gn 4 O bem que há em nós é Deus em nós. Nós não criamos o bem, mas participamos do bem que é Deus em nós. O mal é nossa escolha, e não queremos o bem que é Deus em nós, e O rejeitamos. Não O amamos com o coração de filho, de irmão. Se opõe ao duplo mandamento – do amor a Deus e amor ao próximo. Homem contra Deus – homem X Deus irmão contra irmão – homem X homem

19 3º encontro Criação Antigo Testamento – Gênesis Dilúvio – Gn 6-9 Ensino eterno sobre a justiça e a misericórdia de Deus. Sobre a malícia do homem e a salvação concedida ao justo. É um julgamento de Deus que prefigura o dos últimos tempos, como a salvação de Noé prefigura a salvação pelas águas do batismo.

20 3º encontro Criação Antigo Testamento – Gênesis Dilúvio – Gn 6-9 Nós somos o povo perverso e pecador que morre nas águas do dilúvio, homem velho, mulher velha – egoísmo em nós e somos Noé, salvo pelas águas do batismo (homem novo, mulher nova – vive no amor).

21 3º encontro Criação Antigo Testamento – Gênesis Dilúvio – Gn 6-9 Nas águas do batismo como nas águas do dilúvio fica sepultado o cadáver do homem velho e da mulher velha e sai da água o homem novo a mulher nova que vive no amor.

22 3º encontro Criação Antigo Testamento – Gênesis Dilúvio (Gn 6,18) Deus estabelece aliança com Noé, que constrói um altar para agradecer a Deus. O homem é de novo abençoado e consagrado rei da criação. (Gn 9,1-7) Deus faz também uma aliança com todos os seus descendentes (inclusive conosco), pondo o arco-íris no céu como sinal. (Gn 9,8-17)

23 3º encontro Criação Antigo Testamento – Gênesis Torre de babel – Gn 11 Esta narração dá uma explicação para diversidade dos povos e das línguas. É o castigo de uma falta coletiva. O povo orgulhoso não só quer chegar até Deus mas como no cap. 3 do Gn., ser Deus. Mais uma parábola, ou reverso de uma medalha cujo inverso é o Pentecostes (At 2,1-13).

24 3º encontro Criação Antigo Testamento – Gênesis Torre de babel – Gn 11 De um lado o orgulho provocou e ainda provoca a incompreensão entre os homens e a confusão na Cidade. Do outro lado a Palavra de Deus que é a linguagem do amor falada pelo espírito em todas as línguas – congrega os homens de todos os países na Cidade Santa, Jerusalém.(At 2, 14)

25 3º encontro Criação Exercício Procure Manusear a Bíblia diariamente. Leia os trechos a seguir, se você ainda não o fez quando estes foram comentados acima, um tema a cada dia. Paraíso – Gn 2,4 – 17 Queda – Gn 3 Adão e Eva – Gn 3,20-24 Caim e Abel – Gn 4 Dilúvio – Gn 6-9 Torre de Babel – Gn 11

26 3º encontro Música O DITADO POPULAR DIZ : Quem canta reza duas vezes Assim, segue a letra da música ETERNO É SEU AMOR, para ser meditada. Criação

27 3º encontro ETERNO É SEU AMOR (l. Carlos Susin) – COMEP 0457 Em coro a Deus louvemos/eterno é seu amor. Pois Deus é amirável/eterno é seu amor. Por nós fez maravilhas/ Louvemos o Senhor. Criou o céu e a terra/eterno é seu amor. Criou o sol e a lua/eterno é seu amor. Fez águas, nuvens, chuvas/eterno é seu amor. Criou pedras, terras, montes/eteno é seu amor. Distribuiu a vida/eterno é seu amor. Na planta, peixe e ave/eterno é seu amor. E fez à sua imagem/eterno é seu amor. O homem livre e forte/eterno é seu amor Na história que fazemos/eterno é seu amor. Deus vai à nossa frente/eterno é seu amor. Criação

28 3º encontro Criação Oração final Como oração final ler o Salmo 104 (103).


Carregar ppt "3º encontro Criação Oração Inicial Iniciemos este momento preparando nosso coração e nossa mente para compreender a mensagem que o Senhor nos quer transmitir."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google