A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1º encontro Catequese Apresentação. 1º encontro Introdução Deus é o criador e por amor criou o universo, todas as criaturas e cada um de nós. Como diz.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1º encontro Catequese Apresentação. 1º encontro Introdução Deus é o criador e por amor criou o universo, todas as criaturas e cada um de nós. Como diz."— Transcrição da apresentação:

1 1º encontro Catequese Apresentação

2 1º encontro Introdução Deus é o criador e por amor criou o universo, todas as criaturas e cada um de nós. Como diz Jr. 1,5: Deus nos conheceu antes que nascêssemos de nossa mãe. Escolheu um lugar determinado, um tempo, uma raça, uma vida para cada um de nós porque é nesse lugar que teríamos todas as condições de nos realizarmos e sermos felizes. Deus nos criou a Sua imagem e semelhança e temos anseios infinitos que só podem ser saciados por Ele.

3 1º encontro Introdução Ele, criador, está sempre se comunicando conosco de várias maneiras: mesmo agora, nos chamando para um maior relacionamento com Ele. Se desejamos ser cristãos, batizados e ou fazer a Primeira Eucaristia é porque fomos chamados, tocados por Deus. Essa voz interior merece uma resposta que é um tempo de catequese.

4 1º encontro A Catequese tempo especial para fazer ressoar a fé, para que possamos estar atentos às intervenções de Deus na nossa vida; para que possamos estar de ouvidos abertos aos apelos que Deus nos dirige, todos os dias; enfim, tempo para termos uma experiência de Deus na nossa vida; para O conhecermos e depois passarmos a viver em comunhão com Ele.

5 1º encontro A Catequese É um tempo progressivo, uma caminhada, com etapas fortes pelo caminho. Existe uma Sabedoria Dakota (tribo indígena norte-americana) que diz que tudo que se movimenta, de vez em quando tem que parar. Assim, o passarinho que vai de galho em galho, dá suas paradinhas. Também Deus, quando criou o mundo, a cada coisa linda que criava, dava uma paradinha: uma cascata, um rio, um pôr-do-sol, etc. Cada catequese será esta paradinha para vermos e vivermos as maravilhas do amor de Deus.

6 1º encontro O catecúmeno e o catequista O catecúmeno (nome dado a todos que forem ser catequizados) é aquele em quem vai ressoar a fé; é orientado pelos catequistas e todos são guiados por Deus que é Aquele que conduz: faz o querer e o executar.

7 1º encontro O catecúmeno e o catequista A catequese não é uma aula em que o professor passa a matéria que sabe e que preparou para a aula. O relacionamento na catequese não é direto aluno e professor:

8 1º encontro O catecúmeno e o catequista Na catequese, o catequista se comunica com Deus, que se comunica com o catecúmeno. Assim como o catecúmeno se comunica com Deus e Deus se comunica com o catequista: DEUS CATEQUISTACATECÚMENO

9 1º encontro Há uma comunhão entre catequista, Deus, catecúmeno, por isso o catequista tem de ser uma pessoa cheia de Deus, o tempo de catequese um tempo de oração. É Deus quem faz acontecer a fé. A fé é um dom. O catecúmeno e o catequista

10 1º encontro Objetivo A nossa meta é o Batismo e/ou a Primeira Eucaristia para depois levarmos uma vida cristã. Então, até chegarmos a esse dia nossa prioridade será a catequese. Como é um caminho que estamos percorrendo não devemos faltar ou pular nenhuma etapa dele.

11 1º encontro Rotinas Cada catequese tem um tema, com começo e fim, que faz seqüência com os próximos. Algumas dúvidas que surgirem devem ser encaminhadas ao grupo para que sejam elucidadas, outras poderão ser esclarecidas pelas próprias catequeses, ao longo da caminhada. Todas as semanas serão entregues materiais para serem revisados e meditados em nosso coração.

12 1º encontro Daqui para frente nosso livro de estudo, de leitura, de meditação, será: a Bíblia – O livro do cristão Para entendermos melhor o que é meditar em nosso coração, ler a história de um monge, a seguir: Rotinas

13 1º encontro Um monge achava difícil parar na sua cela para pensar. Foi então para a floresta. Depois de ter ido alguns dias, ele percebeu que ao entrar na floresta, o rumor dos seus passos e o agito dos ramos das plantas que ele afastava para passar, fazia com que os pássaros e os outros animais ficassem quietos e se escondessem (os animais têm medo dos homens).

14 1º encontro A floresta parecia então, um deserto mudo e imperscrutável. Mas depois de algum tempo de silêncio, sentado, aos poucos a floresta começou a se mover e a fazer-se ouvir porque os pássaros e os animais achando que não tinha mais ninguém, confiantes, começaram a sair de seus esconderijos. Então, se ouvia seus passos curtos, gritos e todos os rumores da floresta

15 1º encontro E o monge dizia: Assim é Deus. É preciso fazer um longo silêncio interior (dentro de nós). Um silêncio ansioso de entender e ouvir a Deus e então aos poucos, Ele começa a falar suavemente e amorosamente ao nosso coração e nós vamos entender o que Ele nos diz.

16 1º encontro Assim convidamos você a fazer um momento de meditação se permitindo entrar na floresta. Leia a seguir a Oração para obter a Sabedoria.

17 1º encontro Oração para obter a Sabedoria (Sb 9, ) Deus dos pais, Senhor de misericórdia, que tudo criaste com Tua palavra e com Tua Sabedoria formaste o homem para dominar as criaturas que fizeste, governar o mundo com justiça e santidade e exercer o julgamento com retidão de vida, dá-me Sabedoria contigo entronizada e não me excluas do número de Teus filhos. Pois sou teu servo, filho de Tua serva, homem frágil, de vida efêmera, incapaz de compreender a justiça e as leis. Por mais perfeito que seja alguém entre os filhos dos homens, se lhe falta a Sabedoria que vem de Ti, de nada valerá. Contigo está a Sabedoria que conhece Tuas obras, estava presente quando fazias o mundo; ela sabe o que é agradável a Teus olhos e o que é conforme aos Teus mandamentos. Dos céus sagrados envia-a, manda-a de Teu trono de glória para que me assista nos trabalhos, ensinando-me o que te agrada. Amém.


Carregar ppt "1º encontro Catequese Apresentação. 1º encontro Introdução Deus é o criador e por amor criou o universo, todas as criaturas e cada um de nós. Como diz."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google