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P G Q E Programa de Gestão da Qualidade Rumo à Excelência

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Apresentação em tema: "P G Q E Programa de Gestão da Qualidade Rumo à Excelência"— Transcrição da apresentação:

1 P G Q E Programa de Gestão da Qualidade Rumo à Excelência
Brunauer Transportes e Locadora de Máquinas Ltda. João Monlevade – Minas Gerais

2 Identificação e Perfil da empresa:
Nome da empresa: BRUNAUER TRANSPORTES E LOCADORA DE MÁQUINAS LTDA. Início das atividades em 2002 Negócio: Transporte interno e movimentações de materiais em indústria/siderurgia Locação de equipamentos: Guindastes Empilhadeiras Carregadeiras Guindautos Munck e Broock Retro-Escavadeiras e Escavadeiras Caminhões traçados, básculas, pranchas Outros

3 Identificação e Perfil da empresa:
Principal Cliente: Arcelor Mittal – Usina de Monlevade Força de Trabalho: 125 colaboradores Coordenadora do PGQE: Flávia Brunauer Multiplicadores: Sílvia Brunauer – Jurídico Míriam Brunauer – Coordenadora de Projetos Sociais Cláudia Vasconcellos – Supervisora Administrativa José Geraldo Nunis – Supervisor Operacional Divânia Dias – Auxiliar Administrativo Giovanny Eccher – Estagiário de Eng.Produção

4 Missão Prover soluções em logística e movimentação interna de materiais, buscando a melhoria contínua de nossos processos, priorizando segurança, atitudes de respeito ao meio ambiente e responsabilidade social.

5 Visão Ser uma empresa de referência em transportes e logística interna no Vale do Aço até 2015.

6 Ações Comportamentais
PGQE: Aprendizado na organização Visão da Gestão Estratégica Integrada para a Qualidade Ações Estratégicas Foco em resultados Objetivos estratégicos Estabelecimento de metas Ações Comportamentais P G Q E Ações Operacionais Comprometimento Capacitação Integração das pessoas Ferramentas de controle Indicadores Processos Ações Estruturais Otimização dos recursos Reestruturação interna

7 PGQE: Aprendizado na organização
Alinhamento Estratégico: Reforço da necessidade de se trabalhar forte com a Liderança (formar uma base forte no conceito de liderança pelo exemplo); Reconhecimento de que o “recurso humano” é FCS em todas as perspectivas da Brunauer (empresa prestadora de serviços em áreas de risco);

8 PGQE: Aprendizado na organização
Alinhamento Estratégico: Consciência de todo o ambiente da empresa (multi-stakeholders); Garantia das relações de confiança na empresa que resulta em comprometimento dos colaboradores, fidelização de clientes e imagem positiva para a sociedade; Empresa de hoje pronta para o futuro: economicamente viável, ambientalmente correta e socilamente justa;

9 PGQE: Ação Estratégica
Alinhamento para a Excelência: MERCADO VALORES TECNOLOGIA Customizar Disseminar Trabalhar Ajustar o serviço prestado às expectativas dos clientes e acionistas. Cumprir a Missão para atingir a Visão. Manter e criar “Diálogo” com todas as partes interessadas, identificando riscos e oportunidades para a criação e manutenção de uma cultura organizacional voltada para a excelência. Estabelecer Projetos e Práticas coerentes a Missão e Visão para que os objetivos/resultados sejam alcançados com foco nas oportunidades de melhoria. Programas ‘ S R E, TEAR, PGQE, VIVER MELHOR.

10 PGQE: Considerações e Desafios
Baixa escolaridade (região); Processos /atividades complexas e exposição a riscos; Concentração da força de trabalho em áreas distantes da administração; Competência Técnica x Habilidade de Liderança; Conflitos. “As pessoas precisam apresentar atitudes e comportamentos condizentes com os nossos valores e diretrizes, mesmo distantes do nosso olhar”.

11 PGQE: Práticas de Gestão
Critério 1 : Liderança Diretriz e Valores: “Saber ouvir, melhorar como pessoa e como profissional a cada dia, ser o exemplo sempre – este é o papel do líder na Brunauer”.

12 PGQE: Práticas de Gestão – Liderança
RAC (Reunião de Análise Crítica) Participação da Alta Direção (Diretoria-Gerência-Supervisão); Análise crítica dos resultados e variáveis da empresa; Análise dos Programas e Projetos da empresa. Objetivos: Aumentar o nível de consciência de liderança da supervisão; Introjetar valores para o exercício da liderança; Elevar o nível de maturidade ética para formação de líderes; Identificar oportunidades de melhoria – Plano de Ação; Estabelecer assuntos para o “Lanche com o Diretor”

13 PGQE: Práticas de Gestão – Liderança
“Lanche com o Diretor” - Início em Agosto/2006 Padrão de Trabalho: mensal toda terceira 4ª feira; Participação de todos os níveis hierárquicos; Canal aberto de comunicação - sugestões; Apresentação de resultados pertinentes à força de trabalho (segurança, produtividade, custos, eficiências, etc.) e alguns resultados estratégicos; Disseminação de valores – Código de Ética; Divulgação de projetos, diretrizes, objetivos; Educação para a cidadania (palestras, artigos, treinamentos).

14 PGQE: Práticas de Gestão – Liderança
Resultados alcançados qualitativos: Redução de conflitos; Melhoria do clima organizacional; Melhoria na comunicação interna – maior participação da força de trabalho em projetos e programas da Brunauer;

15 PGQE: Práticas de Gestão – Liderança
Resultados alcançados quantitativos (mensuráveis): Diminuição de faltas ao trabalho;

16 PGQE: Práticas de Gestão – Liderança
Resultados alcançados quantitativos (mensuráveis): Melhor índice de Eficiência em Transportes;

17 PGQE: Práticas de Gestão – Liderança
Resultados alcançados quantitativos (mensuráveis): Redução de Custos com Manutenção Corretiva;

18 PGQE: Práticas de Gestão
Critério 6 : Pessoas Diretriz e Valores: “Trabalhar com segurança é dever da Brunauer para com o público interno, a família, o cliente, os acionistas e a sociedade”.

19 PGQE: Práticas de Gestão – Pessoas
Gerenciamento de Riscos Envolve outros critérios: 7.Processos (mapeamento de processos) 3.Clientes (identificação para o cliente dos riscos decorrentes da execução dos serviços e mecanismos de bloqueio) Sistema de gestão de monitoração diária das atividades (‘MSA); Monitoração do comportamento humano nas áreas de risco;

20 Gerenciamento de Riscos
Local Hall de Sucatas Processo Recepção e Classificação de Sucatas Confecção de Caixas e Descarga de Caminhões Tracionamento do trolley (Caixa de Sucata) Limpeza e Conservação Atividade 1.Inspecionar os equipamentos (carregadeira e trolley) 2.Sinalizar o posicionamento da carregadeira 3.Posicionar a carregadeira 4.Acoplar e desacoplar a carregadeira ao trolley 5.Acoplar e desacoplar a corrente da carregadeira ao trolley 6.Colocar e retirar o calço do trolley usando a haste 7.Mudar a chave do trilho 8.Orientar o tracionamento do trolley 9.Tracionar o trolley 10.Finalizar a limpeza e organizar a proteção do piso 11.Zelar pelos equipamentos e ferramentas Recurso Homem Carregadeira Haste Calços Trolley EPI`s Ferramentas Risco Ruído Cortes Perfurações Queda de diferentes níveis Carga suspensa Descarrilhamento Prensamento Projeção de material incandescente Atropelamento Procedimento PSA-028 Treinamento TR-028 Monitoração MSA- 028

21 PGQE: Práticas de Gestão – Pessoas
Gerenciamento de Riscos Visa antecipar falhas do comportamento humano (POKO YOKE); Treinamentos diários (PSA); Diálogo diário com a força de trabalho – disseminação de valores, normas e procedimentos; MSA : Feedback ao processo (retro-alimentação do sistema) Controle: “Farol de Acompanhamento de Não Conformidades” em reunião mensal de Segurança;

22 PGQE: Gerenciamento de Riscos
Resultados alcançados qualitativos: Maior disciplina no desempenho das atividades; Melhoria do clima organizacional (estabelecimento de relação de confiança entre empresa, força de trabalho e cliente); Maior agilidade no tratamento de anomalias/perigos e nos bloqueios de não-conformidades;

23 PGQE: Gerenciamento de Riscos
Resultados alcançados quantitativos (mensuráveis): Recorde na empresa: HHT sem acidentes CPT/SPT dados: abril/2007; Meta: Zero Acidente

24 PGQE: Gerenciamento de Riscos
Resultados alcançados quantitativos (mensuráveis): Melhor aproveitamento da Equipe de Segurança Brunauer

25 PGQE: Gerenciamento de Riscos
Resultados alcançados quantitativos (mensuráveis): Melhoria constante em Auditorias CAST:

26 PGQE: Práticas de Gestão
Critério 4 : Sociedade Diretriz e Valores: “Reconhecer todos os impactos relativos ao nosso trabalho e dignificar nossa missão”; “Trabalhar para ser a cada dia uma empresa melhor, visando uma sociedade mais justa”.

27 PGQE: Práticas de Gestão – Sociedade
Projeto VIVER MELHOR “A soma de pequenas ações pode fazer uma grande diferença”

28 PGQE: Práticas de Gestão – Sociedade
Projeto Viver Melhor Envolve outros critérios: 6.Pessoas (prioridade: Público Interno) Olhar primeiro para “dentro” da empresa (colaboradores e família) para poder multiplicar melhor para “fora” (comunidade). Integração ao programa TEAR de Responsabilidade Social Empresarial (Inst.Ethos, BID/FUMIN, Arcelor)

29 PGQE: Práticas de Gestão – Sociedade
Projeto Viver Melhor Alinhamento aos objetivos estratégicos; Resgate de valores para construção de um clima ético, gerando resultados para clientes (eleva a qualidade dos serviços prestados) e para a empresa (imagem, prospecção, redução de custos, trabalho com segurança, comprometimento);

30 PGQE: Práticas de Gestão – Sociedade
Projeto Viver Melhor e Objetivos do Milênio “Voltando a Estudar” Investimentos na capacitação e incentivo aos estudos “Palestras Educativas para a melhoria da saúde e qualidade de vida dos colaboradores e da família Brunauer” “Diga NÃO ao trabalho infantil” Parcerias para o desenvolvimento de Projetos “Projeto Voluntário Objetivo X” Mais oportunidade de trabalho e melhoria da renda familiar da família Brunauer “AAHM” – Hospital Margarida “Educação para a Cidadania” “Dia Mundial do Meio Ambiente”

31 PGQE: Práticas de Gestão – Sociedade
Resultados qualitativos já percebidos: Retenção de talentos com melhoria da motivação e qualidade de vida e bem-estar dos colaboradores e da família Brunauer; Aumento do nível de maturidade ética e consciência da empresa, importante para a construção de uma base sólida de cultura da excelência (pessoas e empresa - melhores a cada dia);

32 PGQE: Práticas de Gestão – Sociedade
Resultados qualitativos já percebidos: Reflexo positivo em todos os critérios com a criação de um ambiente favorável ao desenvolvimento de projetos e exercício da liderança com foco nos resultados;

33 PGQE: Práticas de Gestão – Sociedade
Resultados alcançados quantitativos (mensuráveis): Projeto Voluntário Objetivo X: 15 mulheres no mercado de trabalho (1ª turma) dez/2006: 8 - família Brunauer 7 - comunidade 24 mulheres em curso (2ª turma) iniciada em mai/2007: Família Brunauer: 12 Recepcionistas: 3 Escovação: 4 Manicure/Pedicure: 5

34 PGQE: Reflexo das Práticas Integradas
Resultados alcançados: Maior confiança e satisfação de clientes (Vendor Rating)

35 Obrigada! Equipe Brunauer flavia.brunauer@veloxmail.com.br
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