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Mobilização da sociedade brasileira

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Apresentação em tema: "Mobilização da sociedade brasileira"— Transcrição da apresentação:

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2 Mobilização da sociedade brasileira
Brasil e estados brasileiros perdendo competitividade nos últimos 10 anos para outros paises emergentes (China, Índia, Rússia, México, Chile) no cenário internacional - ranking do Fórum Econômico Mundial (WEF) e Banco Mundial (Doing Business in Brazil). Baixa confiança na capacidade administrativa dos governantes: Baixa transparência nos gastos públicos Carga tributária elevada sem contrapartida na qualidade dos serviços públicos (educação, saúde, infra-estrutura) Custo elevado e ineficiência do estado Sociedade decide assumir o protagonismo do seu futuro: Movimento Quero Mais Brasil Mapa Estratégico da Indústria Brasileira 2007/2015 Instituto Millenium

3 Exemplos de trabalhos estratégicos
Brasil Indústria Brasileira – Fórum Nacional da Indústria Município de Limeira (SP) e Joinville (SC) Estados: Ceará, Bahia, Minas Gerais No Rio Grande do Sul: Santa Casa Parceiros Voluntários Outros países Cingapura Coréia do Sul República da Irlanda México EUA: Estado de Washington, Município de Charlotte

4 REPÚBLICA DA IRLANDA: “das batatas aos chips”
AÇÕES 1987: Programa de Recuperação Nacional; Focos de concentração dos esforços econômicos: Software, Equipamentos Eletrônicos, Call Centers, Serviços Financeiros, Medicina e Saúde Investimentos em áreas-chave (Educação, Telecomunicações); Redução da carga tributária (de 40% para 12,5%); Programas de parceria entre governo, sindicatos e empresas – pacto social RESULTADOS Taxa média de crescimento do PIB: 2,6% ( ); 8,0% (94-02); Reversão do fluxo migratório. A Irlanda é hoje a localização mais competitiva da Europa: 33% dos PCs vendidos na Europa; 40% dos investimentos em eletrônica dos EUA na Europa; líder no mercado europeu de software; 13 das 15 maiores empresas farmacêuticas do mundo; 10 das 15 maiores empresas de equipamentos médicos do mundo.

5 CORÉIA DO SUL: “da imitação criativa à inovação”
AÇÕES Sustentação de elevadas taxas de poupança e de investimento; Estímulo à “imitação criativa” nos anos 70 e 80, e nos últimos 20, à “inovação” em diferentes setores (eletroeletrônico, automotivo) Grandes investimentos em educação = alunos mais habilidosos/flexíveis do mundo; Investimentos em P&D: Setor Privado = 2,1% PIB <==> Setor Público = 0,9% PIB; Construção de marcas/empresas fortes internacionais (ex:Samsung, LG, Hyundai). RESULTADOS Inserção correta no mercado internacional permite crescimento alto e sustentável; Sociedade apostou no desenvolvimento mesmo em um país que não dispõe de recursos naturais; Investir em capital humano gera retornos no médio e longo prazos; Inovação permite transição da sociedade industrial para a do conhecimento; Crescer sem concentrar: acesso à propriedade, crédito e educação.

6 Objetivos do “Rio Grande que Queremos”
Estabelecer uma Agenda Estratégica para o desenvolvimento econômico e social do estado do Rio Grande do Sul, considerando a participação e o compromisso dos principais representantes das diversas partes interessadas: Representantes da Comunidade, Sindicatos, Associações, Lideranças Empresariais, Universidades, ONG’s, Autarquias, Poder Público etc. e com um amplo mecanismo de consulta à sociedade sobre as prioridades do estado; Operacionalizar e implementar a Agenda Estratégica compartilhada entre as partes interessadas, traduzindo-a em: objetivos, indicadores, metas e linhas convergentes de ação estratégica; Comunicar e disseminar a Agenda para a sociedade gaúcha; Desenvolver mecanismos para promover a mobilização da sociedade no atingimento dos objetivos e metas de desenvolvimento para o estado gaúcho; Implementar um processo de gestão da estratégia do Rio Grande do Sul, formalizado e permanente, para acompanhamento de resultados e avaliação de desempenho; Estruturar um modelo efetivo de governança para implementação da Agenda Estratégica.

7 Uma iniciativa pioneira no estado
Totalmente includente: o projeto prevê a participação de todos os segmentos da sociedade Metodologia: uso de ferramentas consolidadas de gestão Future Search Balanced ScoreCard Incorpora outros trabalhos técnicos já realizados (ex: Relatório Sayad, RS 2010, Rumos 2015) Sistema de implantação e governança: previsto para entrar em funcionamento após a elaboração da Agenda Estratégica (agosto/2006) Primeiro projeto no qual participam as cinco Federações do estado, o SEBRAE e a Pólo RS

8 Rio Grande do Sul 2020 Visão Geral do Projeto Nossa Visão de Futuro
Qual o nosso sonho ? Visão Geral do Projeto Rio Grande do Sul 2020 Participantes Nossa Estratégia Nosso Mapa Estratégico de Objetivos Nossos Indicadores do Desenvolvimento Nossas Metas Representantes de todas as partes Interessadas (850 pessoas) Nossa Agenda Estratégica para o Desenvolvimento Nossos projetos e nosso compromisso para realização da Estratégia Formação de Fóruns Temáticos compostos por representantes das partes interessadas ‘Governança’ através de Fóruns Temáticos (exemplos) Infra- Estrut. Educa-ção Des. de mercado Meio Ambiente

9 Cronograma Proposto da Agenda
Seminários e Conferências (1) datas a serem confirmadas

10 Visão Geral do Encontro – Busca de Visão de Futuro
Nossa Visão de Futuro Qual o nosso sonho ? Etapa vencida Encontro dos dias 08 e 09 de março: Diagnóstico do Estado realizado Visão compartilhada de futuro estabelecido Principais desafios a serem superados para possibilitar o desenvolvimento do Estado listados Nossa Estratégia Nosso Mapa Estratégico de Objetivos Nossos Indicadores do Desenvolvimento Nossas Metas Nossa Agenda Estratégica para o Desenvolvimento Nossos projetos e nosso compromisso para realização da Visão e Estratégia

11 Distribuição dos segmentos no Encontro
Do total de 850 presentes no Encontro, a distribuição dos principais segmentos da Sociedade foi satisfatória para legitimar o processo.

12 Site do projeto

13 O que é a metodologia “Future Search”
Metodologia para condução de Reuniões de Planejamento que auxilia as pessoas a transformar rapidamente suas competências e conhecimentos em ação. É uma reunião focada na tarefa e impulsionada pela participação intensa de todos os envolvidos. As pessoas compartilham umas com as outras suas experiências passadas com o assunto, suas preocupações com o presente e suas aspirações futuras. Normalmente conduzida em um total de 2,5 dias Aplicações nos mais variados setores da sociedade: Empresas, ONGs, Governos, Educação etc.

14 Future Search Foco no Passado Linha do tempo com fatos marcantes acerca do assunto em debate e acerca de suas próprias histórias pessoais no período. Qual a “essência positiva” (positive core) da nossa história? Foco no Presente, tendências externas O grupo todo constrói um Mind Map das tendências que mais impactam o tema discutido. Identificação e Confirmação das Bases Comuns Os grupos identificam e discutem entre si quais são os assuntos comuns a todos, aqueles em que eles mais acreditam. São identificados os principais desafios inerentes ao futuro desejado e grupos ou pessoas se voluntariam para implementar esses desafios ou planos de ação. Cenários Futuros Ideais Separados em grupos menores as pessoas se colocam no futuro e o descrevem como se ele já estivesse acontecendo.

15 Nossas atividades nesses 2 dias
3 ∆ APRENDIZADO FOCO NO FUTURO [O DESEJO] 1 FOCO NO PASSADO [A ESSÊNCIA] 2 FOCO NO PRESENTE [AS TENDÊNCIAS]

16 Vocações / Competências do Estado – Resultados do Evento (8 e 9 de Março)
Resultado do Encontro Espírito empreendedor e perseverante do povo Vanguarda em tecnologia, controle da qualidade e gestão Formação étnica e cultural variada Cultura do trabalho Capital humano  mão-de-obra qualificada Perfil de liderança Sistema educacional diferenciado Eficiência e abrangência da rede educacional do Estado Grande número e grande qualidade das escolas técnicas Ambiente acolhedor a investimentos Existência de capacidade financeira do Estado Vocação agropastoril  formação para o agronegócio Diversificação econômica

17 Grupos Apresentam os Desafios

18 Teia das principais tendências
Resultado do Encontro

19 Gestão Pública e Reforma do Estado – Manchetes 2020
Resultado do Encontro Governo saneia finanças Capacidade de investimento público do RS é o maior do país RS eleito pela ONU como modelo de gestão estatal Estado eficiente RS economia pujante RS é referência nacional em gestão pública RS investe 20% da arrecadação Fim da implantação da reforma tributária Sociedade organizada e democrática participativa Poupança pública atinge 25% da receita corrente líquida Alta taxa de poupança pública e privada estabiliza contas do estado e causa crescimento econômico

20 Resultado do Encontro Corrigir Slide. Atividades.
Elevação da Qualidade de vida Crescimento econômico Equidade social e regional Sociedade xxx xxx xxx xxx Diferenciais competitivos Desenvolvimento de mercado Inovação e Tecnologia Responsabilidade Ambiental Gestão Pública Eixos de crescimento Planejamento estratégico / Qualidade / Gestão Resultado do Encontro Educação Cidadania e Responsabilidade Social Ambiente institucional e regulatório Infra-estrutura Corrigir Slide. Atividades. Saúde e habitação Disponibilidade de recursos financeiros Bases para o desenvolvimento

21 Atividades que Trabalhamos com 2 Mesas

22 Desafios do Tema Educação - exemplo
Resultado do Encontro Aprimorar política salarial dos professores Aumentar a capacitação dos professores Viabilizar mecanismos de integração de escolas técnicas, empresas e universidades Assegurar financiamento, incentivos e recursos para educação em todos os níveis Ampliar a rede de escolas com tempo integral Adequar os currículos escolares e criar mecanismos de avaliação contínuos Ampliar o círculo de pais e mestres Viabilizar o ingresso das camadas mais pobres da população ao ensino superior Ampliar a rede de ensino profissionalizante Ampliar a rede de ensino pública e privada no interior

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24 Seminário de Mapa Estratégico
Nossa Visão de Futuro Qual o nosso sonho ? Seminário de Mapa Estratégico Onde estamos Objetivo: desenhar Mapa – para cada tema estratégico, definir 2 a 3 desafios essenciais da Sociedade Nossa Estratégia Nosso Mapa Estratégico de Objetivos Nossa Estratégia Nosso Mapa Estratégico de Objetivos Nossos Indicadores do Desenvolvimento Nossas Metas Sociedade em geral Pesquisa ampla Fórum de Gestão Entrevistas Participação aberta a toda a sociedade riograndense: Garantir maior participação dos municípios do interior do Estado (100%) Garantir participação de segmentos não representados nos dias 8 e 9 de março Participação de líderes dos principais segmentos da sociedade: Garantir uma visão sistêmica do Estado no Mapa Estratégico Nossa Agenda Estratégica para o Desenvolvimento Nossos projetos e nosso compromisso para realização da Visão e Estratégia Resultados são consolidados para discussão no dia 26 de abril

25 Folhetos a serem preenchidos
Pesquisa ampla – Sociedade em geral Universidades Trabalhadores Poder Público (Estadual e Municipal) Empresários Partidos Políticos ONGs Sociedade Gaúcha Pesquisa por telefone Folhetos a serem preenchidos

26 Fórum de Gestão - Entrevistas
Universidades Trabalhadores Poder Público (Estadual e Municipal) Empresários Partidos Políticos ONGs Sociedade Gaúcha Fórum de Gestão (articulação) Trabalhadores Poder Público Empresários Entidades e ONGs Entrevistas

27 Resultado do Encontro Corrigir Slide. Atividades.
Elevação da Qualidade de vida Crescimento econômico Equidade social e regional Sociedade xxx xxx xxx xxx Diferenciais competitivos Desenvolvimento de mercado Inovação e Tecnologia Responsabilidade Ambiental Gestão Pública xxx xxx xxx xxx xxx xxx xxx xxx Eixos de crescimento xxx xxx xxx xxx Planejamento estratégico / Qualidade / Gestão Resultado do Encontro xxx xxx xxx Educação Cidadania e Responsabilidade Social Ambiente institucional e regulatório Infra-estrutura Corrigir Slide. Atividades. xxx xxx xxx xxx xxx xxx xxx xxx xxx xxx xxx xxx Saúde e habitação Disponibilidade de recursos financeiros Bases para o desenvolvimento xxx xxx xxx xxx xxx xxx xxx xxx xxx xxx xxx xxx xxx xxx

28 Mapa Estratégico de Charlotte - exemplo
Temas Estratégicos Segurança da Comunidade Cidade dentro da Cidade Reestruturação do Governo Desenvolvimento Econômico Transportes Servir ao Cliente Exemplo Aumentar a Percepção de Segurança Oferecer Opções de Transporte Promover Oportunidades Econômicas Manter Alíquotas Tributárias Competitivas Reduzir a Criminalidade Fortalecer as Comunidades Resguardar o Meio Ambiente Gerenciar os Negócios Desenvolver Soluções Colaborativas Melhorar os Serviços aos Clientes Melhorar a Eficiência Tecnológica Manter Rating AAA (Títulos) Aumentar a Base Tributária Gerenciar os Recursos Ofertar Serviços Competitivos Investir em Infra-estrutura Desenvolver os Recursos Humanos Promover o Aprendizado e o Crescimento Recrutar e Manter Recursos Humanos Qualificados Desenvolver Clima Positivo para os Empregados

29 Seminário de Indicadores, Metas e Ações
Nossa Visão de Futuro Qual o nosso sonho ? Seminário de Indicadores, Metas e Ações O que falta fazer Objetivo: detalhar o Mapa Estratégico - criar indicadores, metas e ações para cada objetivo Nossa Estratégia Nosso Mapa Estratégico de Objetivos Nossa Estratégia Nosso Mapa Estratégico de Objetivos Nossos Indicadores do Desenvolvimento Nossas Metas Fórum de Gestão Seminário Fórum Temático Seminários Participação de líderes dos principais segmentos da sociedade: Garantir uma visão sistêmica do Estado no Mapa Estratégico Participação de especialistas de cada tema dos principais segmentos da sociedade: Garantir uma visão especializada em cada um dos grandes temas Nossa Agenda Estratégica para o Desenvolvimento Nossos projetos e nosso compromisso para realização da Visão e Estratégia Resultados são consolidados para discussão no dia 28 de junho

30 Participantes dos Fóruns Temáticos
Fórum Temático Segmentos da Sociedade escolhem especialistas nos assuntos ou representantes para compor os Fóruns: cada segmento indica X número de pessoas através de indicação pelo menos 4 segmentos representados por Comitê Poder Público Trabalhadores Empresários ONGs e entidades Educadores

31 Indicadores, Metas e Iniciativas - exemplo
Objetivo Indicador Fonte Periodi-cidade 2003 (ultimo dado) 2007 2010 2015 Estimular e Fortalecer Cadeias Produtivas e Arranjos Produtivos Locais Número de APL identificados pelo Sebrae Sebrae  Anual 250 500 1500 Grau de colaboração entre fornecedores e clientes nos APLs e cadeias WEF  30 25 10 Iniciativas propostas: Fomento de APL com alto potencial competitivo Lei Geral das MPE Financiamento para as MPEs Cada objetivo do Mapa Estratégico tem um ou mais indicadores Os indicadores permitem monitorar a implantação da estratégia Benefícios: Monitoramento contínuo Medição de Resultado Planificação de medidas corretivas Cada indicador tem metas de curto, médio e longo prazos Iniciativas são projetos a serem desenvolvidos para alcançar as metas planejadas Uma “boa” iniciativa estratégica deve ter : Responsabilidade da equipe de liderança Datas de início e fim, bem como pontos de verificação Entregas definidas Orçamento Alocação de recursos (Ex., horas-homem)

32 Seminário da Agenda Estratégica
Nossa Visão de Futuro Qual o nosso sonho ? Seminário da Agenda Estratégica O que falta fazer Objetivo: criar um sistema de governança adequado para garantir a implementação da estratégia Nossa Estratégia Nosso Mapa Estratégico de Objetivos Nossos Indicadores do Desenvolvimento Nossas Metas Fórum de Gestão Seminário Equipe Técnica Benchmarking Participação de líderes dos principais segmentos da sociedade: Garantir uma visão sistêmica do Estado no Mapa Estratégico Participação de técnicos da Agenda na construção do sistema de governança: Garantir aplicação das melhores práticas Criar processos e estrutura Nossa Agenda Estratégica para o Desenvolvimento Nossos projetos e nosso compromisso para realização da Visão e Estratégia Resultados são consolidados para discussão no dia 02 de agosto Criação de uma ONG

33 Video com imagens e depoimentos do evento “Uma Visão de Futuro”


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