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Mobilização da sociedade brasileira Brasil e estados brasileiros perdendo competitividade nos últimos 10 anos para outros paises emergentes (China, Índia,

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Apresentação em tema: "Mobilização da sociedade brasileira Brasil e estados brasileiros perdendo competitividade nos últimos 10 anos para outros paises emergentes (China, Índia,"— Transcrição da apresentação:

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2 Mobilização da sociedade brasileira Brasil e estados brasileiros perdendo competitividade nos últimos 10 anos para outros paises emergentes (China, Índia, Rússia, México, Chile) no cenário internacional - ranking do Fórum Econômico Mundial (WEF) e Banco Mundial (Doing Business in Brazil). Baixa confiança na capacidade administrativa dos governantes: –Baixa transparência nos gastos públicos –Carga tributária elevada sem contrapartida na qualidade dos serviços públicos (educação, saúde, infra-estrutura) –Custo elevado e ineficiência do estado Sociedade decide assumir o protagonismo do seu futuro: Movimento Quero Mais Brasil Mapa Estratégico da Indústria Brasileira 2007/2015 Instituto Millenium

3 Brasil Indústria Brasileira – Fórum Nacional da Indústria Município de Limeira (SP) e Joinville (SC) Estados: Ceará, Bahia, Minas Gerais No Rio Grande do Sul: – Santa Casa – Parceiros Voluntários Outros países Cingapura Coréia do Sul República da Irlanda México EUA: Estado de Washington, Município de Charlotte Exemplos de trabalhos estratégicos

4 REPÚBLICA DA IRLANDA: das batatas aos chips 1987: Programa de Recuperação Nacional; Focos de concentração dos esforços econômicos: Software, Equipamentos Eletrônicos, Call Centers, Serviços Financeiros, Medicina e Saúde Investimentos em áreas-chave (Educação, Telecomunicações); Redução da carga tributária (de 40% para 12,5%); Programas de parceria entre governo, sindicatos e empresas – pacto social AÇÕES RESULTADOS Taxa média de crescimento do PIB: 2,6% ( ); 8,0% (94-02); Reversão do fluxo migratório. A Irlanda é hoje a localização mais competitiva da Europa: –33% dos PCs vendidos na Europa; –40% dos investimentos em eletrônica dos EUA na Europa; –líder no mercado europeu de software; –13 das 15 maiores empresas farmacêuticas do mundo; –10 das 15 maiores empresas de equipamentos médicos do mundo.

5 CORÉIA DO SUL: da imitação criativa à inovação Sustentação de elevadas taxas de poupança e de investimento; Estímulo à imitação criativa nos anos 70 e 80, e nos últimos 20, à inovação em diferentes setores (eletroeletrônico, automotivo) Grandes investimentos em educação = alunos mais habilidosos/flexíveis do mundo; Investimentos em P&D: Setor Privado = 2,1% PIB Setor Público = 0,9% PIB; Construção de marcas/empresas fortes internacionais (ex:Samsung, LG, Hyundai). AÇÕES Inserção correta no mercado internacional permite crescimento alto e sustentável; Sociedade apostou no desenvolvimento mesmo em um país que não dispõe de recursos naturais; Investir em capital humano gera retornos no médio e longo prazos; Inovação permite transição da sociedade industrial para a do conhecimento ; Crescer sem concentrar: acesso à propriedade, crédito e educação. RESULTADOS

6 Estabelecer uma Agenda Estratégica para o desenvolvimento econômico e social do estado do Rio Grande do Sul, considerando a participação e o compromisso dos principais representantes das diversas partes interessadas: Representantes da Comunidade, Sindicatos, Associações, Lideranças Empresariais, Universidades, ONGs, Autarquias, Poder Público etc. e com um amplo mecanismo de consulta à sociedade sobre as prioridades do estado; Operacionalizar e implementar a Agenda Estratégica compartilhada entre as partes interessadas, traduzindo-a em: objetivos, indicadores, metas e linhas convergentes de ação estratégica; Comunicar e disseminar a Agenda para a sociedade gaúcha; Desenvolver mecanismos para promover a mobilização da sociedade no atingimento dos objetivos e metas de desenvolvimento para o estado gaúcho; Implementar um processo de gestão da estratégia do Rio Grande do Sul, formalizado e permanente, para acompanhamento de resultados e avaliação de desempenho; Estruturar um modelo efetivo de governança para implementação da Agenda Estratégica. Objetivos do Rio Grande que Queremos

7 Totalmente includente: o projeto prevê a participação de todos os segmentos da sociedade Metodologia: uso de ferramentas consolidadas de gestão –Future Search –Balanced ScoreCard Incorpora outros trabalhos técnicos já realizados (ex: Relatório Sayad, RS 2010, Rumos 2015) Sistema de implantação e governança: previsto para entrar em funcionamento após a elaboração da Agenda Estratégica (agosto/2006) Primeiro projeto no qual participam as cinco Federações do estado, o SEBRAE e a Pólo RS Uma iniciativa pioneira no estado

8 Nossa Visão de Futuro Qual o nosso sonho ? Nossa Estratégia Nosso Mapa Estratégico de Objetivos Nossos Indicadores do Desenvolvimento Nossas Metas Nossa Agenda Estratégica para o Desenvolvimento Nossos projetos e nosso compromisso para realização da Estratégia Infra- Estrut. Educa- ção Des. de mercado Meio Ambiente Governança através de Fóruns Temáticos (exemplos) Rio Grande do Sul 2020 Representantes de todas as partes Interessadas (850 pessoas) Formação de Fóruns Temáticos compostos por representantes das partes interessadas Participantes Visão Geral do Projeto

9 Seminários e Conferências (1) datas a serem confirmadas Cronograma Proposto da Agenda

10 Visão Geral do Encontro – Busca de Visão de Futuro Nossa Visão de Futuro Qual o nosso sonho ? Nossa Estratégia Nosso Mapa Estratégico de Objetivos Nossos Indicadores do Desenvolvimento Nossas Metas Nossa Agenda Estratégica para o Desenvolvimento Nossos projetos e nosso compromisso para realização da Visão e Estratégia Encontro dos dias 08 e 09 de março: –Diagnóstico do Estado realizado –Visão compartilhada de futuro estabelecido –Principais desafios a serem superados para possibilitar o desenvolvimento do Estado listados Etapa vencida

11 Distribuição dos segmentos no Encontro Do total de 850 presentes no Encontro, a distribuição dos principais segmentos da Sociedade foi satisfatória para legitimar o processo.

12 Site do projeto

13 O que é a metodologia Future Search Metodologia para condução de Reuniões de Planejamento que auxilia as pessoas a transformar rapidamente suas competências e conhecimentos em ação. É uma reunião focada na tarefa e impulsionada pela participação intensa de todos os envolvidos. As pessoas compartilham umas com as outras suas experiências passadas com o assunto, suas preocupações com o presente e suas aspirações futuras. Normalmente conduzida em um total de 2,5 dias Aplicações nos mais variados setores da sociedade: Empresas, ONGs, Governos, Educação etc.

14 Foco no Passado Linha do tempo com fatos marcantes acerca do assunto em debate e acerca de suas próprias histórias pessoais no período. Qual a essência positiva (positive core) da nossa história? Foco no Presente, tendências externas O grupo todo constrói um Mind Map das tendências que mais impactam o tema discutido. Identificação e Confirmação das Bases Comuns Os grupos identificam e discutem entre si quais são os assuntos comuns a todos, aqueles em que eles mais acreditam. São identificados os principais desafios inerentes ao futuro desejado e grupos ou pessoas se voluntariam para implementar esses desafios ou planos de ação. Cenários Futuros Ideais Separados em grupos menores as pessoas se colocam no futuro e o descrevem como se ele já estivesse acontecendo. Future Search

15 Nossas atividades nesses 2 dias FOCO NO PASSADO [A ESSÊNCIA] FOCO NO PRESENTE [AS TENDÊNCIAS] FOCO NO FUTURO [O DESEJO] APRENDIZADO

16 Vocações / Competências do Estado – Resultados do Evento (8 e 9 de Março) Espírito empreendedor e perseverante do povo Vanguarda em tecnologia, controle da qualidade e gestão Formação étnica e cultural variada Cultura do trabalho Capital humano mão-de-obra qualificada Perfil de liderança Sistema educacional diferenciado Eficiência e abrangência da rede educacional do Estado Grande número e grande qualidade das escolas técnicas Ambiente acolhedor a investimentos Existência de capacidade financeira do Estado Vocação agropastoril formação para o agronegócio Diversificação econômica Resultado do Encontro

17 Grupos Apresentam os Desafios

18 Teia das principais tendências Resultado do Encontro

19 Governo saneia finanças Capacidade de investimento público do RS é o maior do país RS eleito pela ONU como modelo de gestão estatal Estado eficiente RS economia pujante RS é referência nacional em gestão pública RS investe 20% da arrecadação Fim da implantação da reforma tributária Sociedade organizada e democrática participativa Poupança pública atinge 25% da receita corrente líquida Alta taxa de poupança pública e privada estabiliza contas do estado e causa crescimento econômico Gestão Pública e Reforma do Estado – Manchetes 2020 Resultado do Encontro

20 Diferenciais competitivos Eixos de crescimento Sociedade xxx Bases para o desenvolvimento Crescimento econômico Elevação da Qualidade de vida Equidade social e regional xxx Gestão Pública Responsabilidade Ambiental Desenvolvimento de mercado Inovação e Tecnologia Planejamento estratégico / Qualidade / Gestão Saúde e habitação Educação Cidadania e Responsabilidade Social Disponibilidade de recursos financeiros Infra-estrutura Ambiente institucional e regulatório Resultado do Encontro

21 Atividades que Trabalhamos com 2 Mesas

22 Desafios do Tema Educação - exemplo Aprimorar política salarial dos professores Aumentar a capacitação dos professores Viabilizar mecanismos de integração de escolas técnicas, empresas e universidades Assegurar financiamento, incentivos e recursos para educação em todos os níveis Ampliar a rede de escolas com tempo integral Adequar os currículos escolares e criar mecanismos de avaliação contínuos Ampliar o círculo de pais e mestres Viabilizar o ingresso das camadas mais pobres da população ao ensino superior Ampliar a rede de ensino profissionalizante Ampliar a rede de ensino pública e privada no interior Resultado do Encontro

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24 Seminário de Mapa Estratégico Nossa Visão de Futuro Qual o nosso sonho ? Nossa Estratégia Nosso Mapa Estratégico de Objetivos Nossos Indicadores do Desenvolvimento Nossas Metas Nossa Agenda Estratégica para o Desenvolvimento Nossos projetos e nosso compromisso para realização da Visão e Estratégia Onde estamos Objetivo: desenhar Mapa – para cada tema estratégico, definir 2 a 3 desafios essenciais da Sociedade Sociedade em geral Pesquisa ampla Fórum de Gestão Entrevistas Participação aberta a toda a sociedade riograndense: Garantir maior participação dos municípios do interior do Estado (100%) Garantir participação de segmentos não representados nos dias 8 e 9 de março Participação de líderes dos principais segmentos da sociedade: Garantir uma visão sistêmica do Estado no Mapa Estratégico Resultados são consolidados para discussão no dia 26 de abril Nossa Estratégia Nosso Mapa Estratégico de Objetivos

25 Pesquisa ampla – Sociedade em geral UniversidadesTrabalhadores Poder Público (Estadual e Municipal) Empresários Partidos Políticos ONGs Sociedade Gaúcha Pesquisa por telefone Folhetos a serem preenchidos

26 Fórum de Gestão - Entrevistas Fórum de Gestão (articulação) Trabalhadores Poder Público Empresários Entidades e ONGs UniversidadesTrabalhadores Poder Público (Estadual e Municipal) Empresários Partidos Políticos ONGs Sociedade Gaúcha Entrevistas

27 Diferenciais competitivos Eixos de crescimento Sociedade xxx Bases para o desenvolvimento Crescimento econômico Elevação da Qualidade de vida Equidade social e regional xxx Gestão Pública Responsabilidade Ambiental Desenvolvimento de mercado Inovação e Tecnologia Planejamento estratégico / Qualidade / Gestão Saúde e habitação Educação Cidadania e Responsabilidade Social Disponibilidade de recursos financeiros Infra-estrutura Ambiente institucional e regulatório Resultado do Encontro xxx

28 Servir ao Cliente Gerenciar os Negócios Gerenciar os Recursos Desenvolver os Recursos Humanos Segurança da Comunidade Cidade dentro da Cidade Transportes Temas Estratégicos Reestruturação do Governo Desenvolvimento Econômico Reduzir a Criminalidade Aumentar a Percepção de Segurança Fortalecer as Comunidades Oferecer Opções de Transporte Resguardar o Meio Ambiente Promover Oportunidades Econômicas Desenvolver Soluções Colaborativas Melhorar os Serviços aos Clientes Melhorar a Eficiência Tecnológica Manter Rating AAA (Títulos) Ofertar Serviços Competitivos Aumentar a Base Tributária Investir em Infra-estrutura Promover o Aprendizado e o Crescimento Recrutar e Manter Recursos Humanos Qualificados Desenvolver Clima Positivo para os Empregados Manter Alíquotas Tributárias Competitivas Mapa Estratégico de Charlotte - exemplo Exemplo

29 Seminário de Indicadores, Metas e Ações Nossa Visão de Futuro Qual o nosso sonho ? Nossa Estratégia Nosso Mapa Estratégico de Objetivos Nossos Indicadores do Desenvolvimento Nossas Metas Nossa Agenda Estratégica para o Desenvolvimento Nossos projetos e nosso compromisso para realização da Visão e Estratégia O que falta fazer Objetivo: detalhar o Mapa Estratégico - criar indicadores, metas e ações para cada objetivo Fórum de Gestão Seminário Fórum Temático Seminários Participação de líderes dos principais segmentos da sociedade: Garantir uma visão sistêmica do Estado no Mapa Estratégico Participação de especialistas de cada tema dos principais segmentos da sociedade: Garantir uma visão especializada em cada um dos grandes temas Resultados são consolidados para discussão no dia 28 de junho Nossa Estratégia Nosso Mapa Estratégico de Objetivos

30 Participantes dos Fóruns Temáticos Poder PúblicoTrabalhadoresEducadoresONGs e entidades Fórum Temático Empresários Segmentos da Sociedade escolhem especialistas nos assuntos ou representantes para compor os Fóruns: cada segmento indica X número de pessoas através de indicação pelo menos 4 segmentos representados por Comitê

31 Indicadores, Metas e Iniciativas - exemplo Cada objetivo do Mapa Estratégico tem um ou mais indicadores Os indicadores permitem monitorar a implantação da estratégia Benefícios: –Monitoramento contínuo –Medição de Resultado –Planificação de medidas corretivas Cada indicador tem metas de curto, médio e longo prazos Metas ObjetivoIndicadorFonte Periodi -cidade 2003 (ultimo dado) Estimular e Fortalecer Cadeias Produtivas e Arranjos Produtivos Locais Número de APL identificados pelo Sebrae Sebrae Anual Grau de colaboração entre fornecedores e clientes nos APLs e cadeias WEF Anual Iniciativas são projetos a serem desenvolvidos para alcançar as metas planejadas Uma boa iniciativa estratégica deve ter : –Responsabilidade da equipe de liderança –Datas de início e fim, bem como pontos de verificação –Entregas definidas –Orçamento –Alocação de recursos (Ex., horas-homem) Exemplo Iniciativas propostas: Fomento de APL com alto potencial competitivo Lei Geral das MPE Financiamento para as MPEs

32 Seminário da Agenda Estratégica Nossa Visão de Futuro Qual o nosso sonho ? Nossa Estratégia Nosso Mapa Estratégico de Objetivos Nossos Indicadores do Desenvolvimento Nossas Metas Nossa Agenda Estratégica para o Desenvolvimento Nossos projetos e nosso compromisso para realização da Visão e Estratégia O que falta fazer Objetivo: criar um sistema de governança adequado para garantir a implementação da estratégia Equipe Técnica Benchmarking Participação de técnicos da Agenda na construção do sistema de governança: Garantir aplicação das melhores práticas Criar processos e estrutura Resultados são consolidados para discussão no dia 02 de agosto Criação de uma ONG Fórum de Gestão Seminário Participação de líderes dos principais segmentos da sociedade: Garantir uma visão sistêmica do Estado no Mapa Estratégico

33 Video com imagens e depoimentos do evento Uma Visão de Futuro


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