A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

03/05/2008 a 09/05/2008 12º encontro Sacramento Sacro = sagrado Momentos sagrados mentos = momentos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "03/05/2008 a 09/05/2008 12º encontro Sacramento Sacro = sagrado Momentos sagrados mentos = momentos."— Transcrição da apresentação:

1 03/05/2008 a 09/05/ º encontro Sacramento Sacro = sagrado Momentos sagrados mentos = momentos

2 03/05/2008 a 09/05/ º encontro Sacramento Nos três anos de vida pública de Jesus ele ensinou seus discípulos e apóstolos de modo muito simples, pois eles eram pessoas simples do povo. Ele ensinava através de exemplos, histórias (parábolas) e sinais.

3 03/05/2008 a 09/05/ º encontro Sacramentos Estes sinais acompanhados de palavras davam vida, iam de encontro às necessidades das pessoas (cego - enxergar, mudo - falar, morto - viver).

4 03/05/2008 a 09/05/ º encontro Sacramentos Estes sinais continuam hoje em Sua Igreja, são os Sacramentos: momentos sagrados que trazem a presença de Cristo dando vida, dando salvação que é a vida divina em nós.

5 03/05/2008 a 09/05/ º encontro Sacramentos A Igreja separou sete desses momentos que são os sete sacramentos: Batismo, Crisma, Eucaristia, Penitência, Unção dos enfermos, Ordem e Matrimônio. Sete (7) é um número simbólico que significa plenitude (universalidade, perfeição).

6 03/05/2008 a 09/05/ º encontro Sacramentos Os três primeiros sacramentos são de iniciação: Batismo = renascimento Crisma = fortalecimento Eucaristia = alimento

7 03/05/2008 a 09/05/ º encontro Sacramentos Temos dois sacramentos de cura: Penitência Unção dos enfermos

8 03/05/2008 a 09/05/ º encontro Sacramentos E dois sacramentos do serviço da comunhão: Ordem e Matrimônio.

9 03/05/2008 a 09/05/ º encontro CREIO O símbolo da fé

10 12º encontro CREIO - O símbolo da fé Conteúdo doutrinário do CREIO O creio é também chamado de símbolo dos apóstolos – ou símbolo Apostólico. É a profissão de fé batismal, conjunção de duas confissões: a trinitária e cristológica. A forma atual data do século IV: o símbolo de Nicéia de 325. É uma elaboração que nasce no interior das comunidades.

11 12º encontro CREIO - O símbolo da fé O creio – resume as verdades principais de nossa fé. Vejamos quais são: - Deus Pai São três pessoas e Creio em - Deus Filho Fé na Trindade uma só comunhão - Deus Espírito Santo e uma só comu- nidade Trinitária.

12 12º encontro CREIO - O símbolo da fé Deus Pai = criador do céu e da terra – todas as coisas visíveis e invisíveis. Deus como criador: A criação abre a comunhão ontológica (abre para o Ser: Pessoa – Cosmo). Eckhart e Siléso afirmam: Se eu não fosse, também Deus não seria. Deus tira do nada, que é Ele mesmo e faz surgir a vida que não é Ele mas que é Dele, por isso Sua imagem e semelhança.

13 12º encontro CREIO - O símbolo da fé Deus como Pai: O pai dá normas, serve de modelo, abre possibilidades (ele é lei, modelo e promessa). É também gerador. E na fecundidade permanente do ser e da vida, mostra o cunho materno: Como a ternura de um pai para com seus filhos, assim é terno Javé, para aqueles que o temem; pois ele sabe de que somos feitos, lembra- se de que somos pó. (Sl 103, 13-14) Pois bem, Javé tu és nosso Pai. Nós somos a argila e tu nosso oleiro. Nós somos obra de tuas mãos. (Is. 64,7) E, contudo, eu ensinarei Efraim a andar, tomando-o em meus braços. Como vou deixar-te? Como entregar-te? Meu coração se comove, minhas entranhas estremecem. (Os 11,3.8-9) Assim como a mãe consola, também eu vos consolarei (Is 66,13) Ainda que a mãe se esqueça, eu não me esquecerei de ti. (Is 49,15)

14 12º encontro CREIO - O símbolo da fé Em Jesus aparece a mesma experiência de Deus: Abbá. De Jesus emana uma confiança sem limites em Deus, seu Abbá: Não vos angustieis (Mt 6,23-35). Não tenhas medo (Mt. 10,26-33). Para Deus vós valeis mais que todas as criaturas. (Mt 6,26.30; 10,31) Há um novo tempo que nasce da audácia da ternura: o do homem filial, porque tem segurança de que Deus, é um Deus paternal. Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes e as revelastes aos pequeninos... (Mt.11,25-27).

15 12º encontro CREIO - O símbolo da fé Jesus nos dá o Pai Nosso com a palavra: Abbá... Isto é, a senha de sua mais profunda e original intimidade com o Pai (Aqui, Jesus nos dá a chave para abrir o coração de Deus). Olhai quanto nos quis o Pai, para chamar-nos filhos de Deus e o sermos de verdade (1Jo 3,1-3). Tudo isto suscita em nós: esperança, liberdade e confiança. Deste modo saberemos que vivemos conforme a verdade e tranqüilizaremos nosso coração diante do tribunal de Deus. Porque embora nosso coração nos condene, Deus é maior do que nosso coração, e conhece tudo. (Jo.3,19-20).

16 12º encontro CREIO - O símbolo da fé Deus como Jesus Cristo: Seu único Filho – Nosso Senhor – nascido do Pai antes de todos os séculos. O Filho é Deus. O Filho é homem. A encarnação é a união mais estreita de Deus com a humanidade. Em Jesus há duas naturezas: divina e humana. Ele é Deus de Deus, luz da luz, Deus verdadeiro, gerado não criado. (características divinas)

17 12º encontro CREIO - O símbolo da fé Por ele tudo foi feito. Por nós se fez homem (Deus Verbo tem duas naturezas: Uma antes de todos os séculos, outra nos últimos tempos, descendo do céu, se encarnou no seio de Virgem Maria, Mãe de Deus – Definição do Concílio de Constantinopla II, 553 ). Concebido pelo poder do Espírito Santo. Nasceu da Virgem Maria. Foi crucificado, morto (ínferos – inferior – mansão dos mortos), sepultado (características humanas). Ressuscitou, subiu aos céus, está junto de Deus. Voltará para julgar os vivos e os mortos. A salvação é ato meritório de Cristo porque aceita, na liberdade, realizar o desígnio de amor e de salvação do Pai.

18 12º encontro CREIO - O símbolo da fé Voltar e julgar constituem o desdobramento definitivo da ressurreição em nós, da humanidade, e no cosmo inteiro. A plena comunhão de vida, no Espírito Santo, com Deus, amante da vida se dá na ressurreição. Por que isso? Porque tudo foi feito com Cristo e para Cristo. Isto tudo aqui e agora. A pedra angular já está colocada.

19 12º encontro CREIO - O símbolo da fé Nascido de Maria sempre Virgem. Virgindade de Maria – conceito e profecia bíblica. A Virgem conceberá e dará à luz um filho... (Is. 7,14). Desde o início do cristianismo confessou-se esta verdade e definiu-se em forma de doutrina, no Concílio de Latrão. A Igreja declara que o corpo de Maria é o espaço onde o Espírito Santo pode fazer morada. Maria não teve outro filho além de Jesus. Virgindade não é, portanto uma questão genital ou sexual. É a afirmação de que Maria concebeu somente por obra do Espírito Santo.

20 12º encontro CREIO - O símbolo da fé Mãe de Deus – Theotókos – Definição no Concílio de Éfeso, 431. Dizer que Maria é Mãe de Deus significa afirmar que Jesus é Deus. Sendo Maria Mãe de Jesus ela é também Mãe do Deus Jesus. Já no Concílio de Constantinopla I, em 381, afirmava-se esta verdade e no Concilio de Calcedônio, em 451 reafirmou-se esse ensinamento. O Concílio Vaticano II ( ) dá esse título a Maria: Mãe de Deus. Para Lucas, Maria é a Arca da Nova Aliança. A portadora de Deus.

21 12º encontro CREIO - O símbolo da fé Imaculada Conceição – Verdade professada desde o começo da era cristã. Em 08/12/1854, o Papa Pio IX formulou a doutrina. Maria foi preservada de todo o pecado para que pudesse dar à luz a um filho que também não poderia ter pecado para que salvasse a humanidade pecadora. Assunção de Maria – O Papa Pio XII, em 01/11/1950, definiu a assunção de Maria, após consultar todo o mundo católico de então. Já na era apostólica acreditava-se na assunção de Maria. Mãe e Filho possuem unidade carnal. Seu corpo foi transfigurado como o de Cristo e foi elevado ao céu.

22 12º encontro CREIO - O símbolo da fé Creio no Espírito Santo: Senhor que dá a vida (gerador da vida). Procede do Pai e do Filho. Ele falou pelos profetas. Essas verdades foram conformadas no Concílio de Toledo I em 400. Na Bíblia o Espírito Santo aparece ligado ao nascimento da vida, a partir das origens do mundo (Gn 1,2) até a plenitude dos tempos (Ap 22,17). Suscita profetas. Faz surgir libertadores em Israel (Is 61,1-2; Ez 37). No nascimento de Jesus, o Espírito atua de forma mais surpreendente e misteriosa ainda: Jesus nasce por obra do Espírito Santo que desce sobre Maria, e o poder do Altíssimo a cobre com sua sombra (Lc 1,35).

23 12º encontro CREIO - O símbolo da fé Padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado: Esta parte do credo quer nos mostrar que o Reino de Deus é conflito, que a humanidade se fecha ao plano de Deus e que Deus nos salva pela cruz. Jesus morre como todo homem, que é mortal por natureza. E Jesus assume também a mortalidade da natureza humana. A morte de Jesus se dá por amor à humanidade, entregando a sua própria vida em sacrifício pela libertação do pecado e para dar-nos vida. É a expressão máxima do amor misericordioso de Deus que nos perdoa e salva pela cruz (2Cor 5,19; Rm 8,32).

24 12º encontro CREIO - O símbolo da fé Ressuscitou... Subiu aos céus... Voltará... : Estive morto, mas estou vivo para sempre. Tenho as chaves da morte e da morada dos mortos (Ap 1,18). Jesus ressuscita por nós (2Cor 5,15), abre-nos as portas da vida (Gl 4,6; Rm 8,15). A ressurreição de Jesus é a Páscoa, a libertação plena. A sua ressurreição deve ser anunciada a todos. Subiu aos céus. Aquele que foi humilhado agora é exaltado (Fl 2,9-11). Elevou-se a vista de todos (At 1,9).

25 12º encontro CREIO - O símbolo da fé Está sentado à direita do pai: Significa que Deus Pai, ao ressuscitar Jesus colocou o homem Jesus num lugar preferencial e coroou-o de dignidade divina. A humanidade, por meio de Jesus é introduzida no círculo de Deus. Voltará... O Pai encarregou Jesus do julgamento de toda a humanidade, de ser juiz supremo da história (Jo 5,22). Ele será tudo em todos.

26 12º encontro CREIO - O símbolo da fé Creio na Santa Igreja Católica... A Igreja nasce por obra do Espírito Santo. O Espírito faz surgir uma comunidade missionária, católica, aberta a todas as raças e culturas, capaz de encarnar-se em todos os povos. Una: mesma fé, mesmos sacramentos, mesma Palavra, mesma Eucaristia. Una, mas diversa nas formas. O Espírito realiza a santidade e a unidade da Igreja. Santa: Cristo amou a Igreja e por ela se entregou para santificá-la. (Ef 5,25-26) Esta santidade recebe-se pelo batismo e pela conseqüente vida cristã.

27 12º encontro CREIO - O símbolo da fé Católica: Ide pelo mundo inteiro...eu estarei com vocês... (Mt 28,19-20). Apostólica: Jesus escolhe os doze Apóstolos. A Igreja de Cristo é fundada sobre os Apóstolos. E a Igreja prega a mesma doutrina ensinada pelos Apóstolos e eles, por sua vez receberam de Cristo. (Lc 6,12-16)

28 12º encontro CREIO - O símbolo da fé Creio na comunhão dos santos. Comunhão (Koinonia) significa participar, compartilhar, ser solidário, estar com o outro, conviver. Comunhão dos santos significa que na Igreja entramos em comunhão com Deus e com os irmãos, comunhão com as coisas santas de Deus e com os que crêem – os santos da Bíblia. Comunhão com o Pai e o Filho pelo Espírito (1Jo 1,3). Comunhão com Deus. Comunhão fraterna, comunhão eucarística.

29 12º encontro CREIO - O símbolo da fé Creio na remissão dos pecados: O Concílio de Trento – sessão IV, 13/01/1547 – estabeleceu e confirmou a verdade da remissão em Cristo. Em Adão todos pecaram (Rm 5,12). Estamos inclinados ao mal. E por isso Cristo morreu por nós (2Cor 5,12), e pelos méritos de sua paixão e morte, todos fomos beneficiados. A Igreja torna-se a comunidade do perdão. Cristo nos dá os meios para o perdão: o sacramento da reconciliação.

30 12º encontro CREIO - O símbolo da fé Creio na vida eterna: A morte é uma realidade universal, angustiante para todos. Perante essa angústia a Igreja professa a ressurreição. O Deus que faz os mortos viverem e que chama à existência aquilo que não existe (Rm. 4,17), não nos abandona jamais, nem sequer na hora de nossa morte. Vi um novo céu e uma nova terra (Ap 21,1-4). Amém: Assim creio. Assim confio. Em tudo isso coloco minha esperança e meu apoio.

31 12º encontro CREIO - O símbolo da fé Somente quem é amigo conhece o segredo que Jesus veio revelar : DEUS É AMOR.

32 12º encontro CREIO - O símbolo da fé Leia mais:


Carregar ppt "03/05/2008 a 09/05/2008 12º encontro Sacramento Sacro = sagrado Momentos sagrados mentos = momentos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google