A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A perversa face da mídia brasileira: como os meios de comunicação manipulam a população SIMCA – PROGRAMA VIVÊNCIA E CONSCIÊNCIA – IV ANO 14/05/2011 Prof.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A perversa face da mídia brasileira: como os meios de comunicação manipulam a população SIMCA – PROGRAMA VIVÊNCIA E CONSCIÊNCIA – IV ANO 14/05/2011 Prof."— Transcrição da apresentação:

1 A perversa face da mídia brasileira: como os meios de comunicação manipulam a população SIMCA – PROGRAMA VIVÊNCIA E CONSCIÊNCIA – IV ANO 14/05/2011 Prof. Cleber Castilhos

2 A sociedade do espetáculo - Guy Debord - INFLUÊNCIA DA MÍDIA NA SOCIEDADE GERA: IMAGEM/REPRESENTAÇÃO ao realismo concreto APARÊNCIA ao ser ILUSÃO à realidade IMOBILIDADE à atividade de pensar e reagir com dinamismo Assim, o homem é levado à PASSIVIDADE

3 A REALIDADE PASSA A SER VIVIDA NO REINO DAS IMAGENS E NÃO NO PLANO DA PRÓPRIA REALIDADE.

4 A sociedade do espetáculo mundo movido pelas aparências os indivíduos abdicam da dura realidade dos acontecimentos da vida e passam a viver em um mundo movido pelas aparências e pelo consumo permanente de fatos, notícias, produtos e mercadorias; isso se dá pela mediação das imagens e mensagens dos meios de comunicação de massa, que são a manifestação superficial mais esmagadora da sociedade do espetáculo.

5 E o que é o espetáculo? uma forma de manipulação em que os indivíduos são obrigados a contemplar e a consumir passivamente as imagens de tudo o que lhes falta em sua existência, num processo de empobrecimento, submissão e negação da vida real; esse consumo transmite uma sensação de permanente aventura, felicidade, grandiosidade e ousadia.

6 Espetáculo e Sociedade do Consumo sociedade que se relaciona pelo espetáculo tudo é consumido nessa sociedade que se relaciona pelo espetáculo. A droga, por exemplo, não é tratada em família, mas na novela. fetichismo da mercadoria fetichismo da mercadoria: a felicidade identifica- se ao consumo;

7 Implicações do Espetáculo o espetáculo se constitui na realidade e a realidade no espetáculo. Já não existe limite definido para as coisas. ficção mistura-se à realidade e vice-versa o homem passa a viver uma vida sonhada e idealizada, na qual a ficção mistura-se à realidade e vice-versa. efeito-sanduíche realidade- ficção-realidade exemplo disso é o efeito-sanduíche realidade- ficção-realidade, pelo qual os jornais (reino da realidade) se organizam como melodramas (reino da ficção) e as novelas (reino da ficção) vão se alimentar no reino da realidade.

8 Implicações do Espetáculo a notícia bebe da ficção e vice-versa, produzindo um entendimento parcial, fragmentado e nunca pleno do mundo dos acontecimentos; frente a esse emaranhado da programação, o reino das emoções (raiva, felicidade, justiça, paz, solidariedade) é apresentado como espetáculo.

9 Implicações do Espetáculo sociedade crie novos critérios de julgamento e justiça nesse sentido, os meios de comunicação de massa apresentam uma realidade própria para que a sociedade crie novos critérios de julgamento e justiça, conforme seus conceitos manipuladores.

10 Implicações do espetáculo o critério de verdade e validade da realidade é tudo aquilo que foi noticiado; se a mídia não noticiou, não teve registro imagético, logo, as pessoas tornam-se céticas quanto à veracidade da informação; ou seja, se não apareceu em jornais, rádios e TV, não aconteceu; desinformação da sociedade isso gera uma total desinformação da sociedade.

11 Desinformação da sociedade desinformação enquanto novo tipo de informação que contém uma certa parte da verdade, que será usada de forma manipulatória; mau uso da verdade ou seja, desinformação como mau uso da verdade. desaparecimento de critérios de verdade e validade o desaparecimento de critérios de verdade e validade, que antes eram referenciados em atitudes e funções específicas desempenhadas no mundo do trabalho.

12 Em políticos eleitos era sócios ou donos de meios de comunicação no Brasil fonte:


Carregar ppt "A perversa face da mídia brasileira: como os meios de comunicação manipulam a população SIMCA – PROGRAMA VIVÊNCIA E CONSCIÊNCIA – IV ANO 14/05/2011 Prof."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google