A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1º Seminário de Excelência Sergipe Aracajú, 30 de novembro de 2006 Afonso Celso Granato Lopes -

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1º Seminário de Excelência Sergipe Aracajú, 30 de novembro de 2006 Afonso Celso Granato Lopes -"— Transcrição da apresentação:

1 1º Seminário de Excelência Sergipe Aracajú, 30 de novembro de 2006 Afonso Celso Granato Lopes -

2 MOTIVAÇÃO DA PETROBRAS Participação ativa nos movimentos de QP&C Otimização da aplicação dos recursos visão integrada da rede de QP&C Responsabilidade Social Corporativa aumentar o Capital Social Nacional Crescimento sustentável desenvolvimento de toda a cadeia produtiva, abrangendo o setor público, o setor privado e o terceiro setor

3 Atores da Rede Nacional de QPC MBC Gespu- blica DF MG SC PR TO GO FNQ FÓRUM PROG EST. E SETORIAIS ABNT INMETRO Certificadoras Consultorias Fundações ABQP GEQUAL UBQ CIC... ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS ORGANIZAÇÕES PRIVADAS TERCEIRO SETOR MERCADO LEGISLAÇÃO RO RS SEBRAE FIRJAN FIESP FIERGS FINEP SENAC ONIP... FÓRUM DE COMPETITIVIDADE MDIC PROMINP MME REDE BRASIL DE TECNOLOGIA MCT GRUPO COOPERATIVO DAS ESTATAIS... SOCIEDADE AP ES AC SE RR MT AM PA MA PI CE RN AL PB MS BA RJ SP Previdência Privada Saneamento Básico Transporte Urbano Núcleos Regionais REDE DE COOPERAÇÃO BRASIL + PE

4 Grupo de Coordenação: 1 o ENCONTRO 24/nov/04 Desafios e Oportunidades 1 o ENCONTRO 24/nov/04 Desafios e Oportunidades Frentes de Atuação PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO LEVANTAMENTO DE ATIVOS DEMANDAS PRIORITÁRIAS 2 o ENCONTRO 23 e 24/nov/05 Compromisso e Alinhamento 2 o ENCONTRO 23 e 24/nov/05 Compromisso e Alinhamento PETROBRAS MBC GESPUBLICA Fórum QPC FNQ EB – Exército Brasileiro INMETRO SEBRAE MCT FURNAS PQRio 3 o ENCONTRO 22 e 23/nov/06 Dever de Transformar 3 o ENCONTRO 22 e 23/nov/06 Dever de Transformar

5 Cronograma das frentes de atuação 2006 Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Levantamento de Ativos Implantação de Projetos Ações de Curto Prazo Demandas Prioritárias Planejamento Estratégico

6 1. Programas de incentivo à melhoria da gestão 2. Programas de capacitação e treinamento 3. Financiamentos estruturados 4. Inovação tecnológica 5. Cooperação Universidade / Empresa 6. Apoio à micro e pequena empresa 7. Tecnologias de gestão 8. Apoio à importação e exportação 9. Avaliação da conformidade 10. Apoio ao desenvolvimento de fornecedores DEMANDAS PRIORITÁRIAS

7 6 LEVANTAMENTO DE ATIVOS DE QUALIDADE, PRODUTIVIDADE E COMPETITIVIDADE Descrição da iniciativa, programa ou ação Sumário executivo Relatórios para cada organização pesquisada Síntese por ativo Sumário Sumário Análise crítica Análise crítica Listagem das iniciativas, programas ou ações Produtos resultantes Produtos resultantes RelatóriosRelatórios Relatório RelatóriosRelatórios Relatório por organizaçãopor ativo final por organizaçãopor ativo final LEVANTAMENTO DE ATIVOS

8 7 PRINCIPAIS ELEMENTOS DA NOVA ESTRATÉGIA RECOMENDADA PARA A REDE Q,P&C Fonte:Análise da equipe Elementos chave Diagnóstico da situação atual: A redução da lacuna de produtividade é chave para o retorno a uma tendência sustentável de crescimento do PIB per capita. As atuações da Rede apresentam um nível significativo de fragmentação e duplicação Redefinição do modo de atuação: Deve-se ocupar a lacuna de coordenação e integração atualmente existente nas atuações da Rede com a clara identificação de um ente integrador Priorização das atuações: Deve-se focar os Projetos Estratégicos da Rede nas principais alavancas de redução da lacuna Revisão dos processos organizacionais e de governança: Os membros da Rede devem assegurar a incorporação de habilidades chave para garantir a execução dos projetos estratégicos. Deve-se garantir a participação dos membros da Rede no desenvolvimento de conteúdo e na tomada de decisões Planejamento cuidadoso da implementação: O detalhamento das etapas de implementação permite assegurar o desenvolvimento de habilidades e a redução do nível de risco (não podemos perder o que já existe!!!). O desenvolvimento de um plano de comunicação é essencial para garantir o sucesso da transformação Os 5 elementos detalhados resumem o planejamento estratégico e devem se refletir nas estratégias individuais das organizações membros da Rede Q,P&C PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

9 Ampliação da base de lideranças Inserção do tema na agenda política nacional Desenvolvimento de projetos estruturados Implantação da governança dos projetos PRÓXIMOS PASSOS

10 9 ORGANIZAÇÕES USUÁRIAS ATUAIS E POTENCIAIS DO MODELO Auto-avaliação simplificada sem RG Modelo Gradiente Avançado (superior) Avançado (inferior) Intermediário (superior) Intermediário (inferior) Inicial (superior) Inicial (inferior) Auto- Avaliação e melhoria Critério Excelência da Gestão Auto- Avaliação e melhoria Critério Rumo à Excelência Auto- Avaliação e melhoria Critério Compromisso Etapa 1 Etapa 2 Modelo voltado para organizações já familiarizadas com os conceitos da Qualidade: avaliação dos principais processos em gradientes de maturidade. Simples e rápida. Gestão de melhorias a partir de uma avaliação com perguntas e respostas objetivas. Mais amplo e detalhado e com avaliação mais precisa. Produto: RG resumido automático, RA resumido automático com pontuação. Lista de projetos, cronogramas e curva de realização. Módulo A Módulo B RA INSTITUIÇÕES PREMIADORAS (FNQ, PQGF, PRÊMIOS ESTADUAIS E SETORIAIS) Módulo C A P C D Processo de premiação Software para equipe de examinadores RG eletrônico Auto-avaliação simplificada sem RG Modelo Questionário Modelo voltado para organizações ainda não familiarizadas com os conceitos da Qualidade: avaliação em questionário, com perguntas objetivas. Muito simples e rápida. Sim Não 1. Existem estratégias definidas? 2. Os clientes estão identificados? Sim Não


Carregar ppt "1º Seminário de Excelência Sergipe Aracajú, 30 de novembro de 2006 Afonso Celso Granato Lopes -"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google