A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Missão e Visão Estimular a criação, fortalecer e promover programas estaduais e setoriais voltados para disseminação de melhores práticas de gestão. Ser.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Missão e Visão Estimular a criação, fortalecer e promover programas estaduais e setoriais voltados para disseminação de melhores práticas de gestão. Ser."— Transcrição da apresentação:

1

2 Missão e Visão Estimular a criação, fortalecer e promover programas estaduais e setoriais voltados para disseminação de melhores práticas de gestão. Ser reconhecido como a melhor rede de disseminação e mobilização para o uso de melhores práticas de gestão no Brasil. Missão Visão

3 Análise de Cenários Articulação com o MBC por meio da participação no ConPI Articulação com FPNQ, coordenadora da Rede de Prêmios Estaduais Públicos e Privados Existência de prêmios estaduais e setoriais consolidados Importância da palavra produtividade associada à qualidade Maior sensibilidade das organizações para a adoção das melhores práticas de gestão Geração de parcerias Existência de The World Economical Forum e American Society Quality Existência de prêmios setoriais e estaduais inconsistentes tecnicamente Existência de prêmios de qualidade de fachada, podendo retirar credibilidade dos prêmios que efetivamente são consistentes. Ambientes econômico-financeiros de incertezas Desgaste da palavra qualidade Recursos humanos capacitados em modelo de gestão reconhecido nacionalmente restritos a algumas regiões do país Poucas lideranças envolvidas nos estados/ setores Consciência e comprometimento dos membros Capacidade de mobilização e articulação Abrangência e estrutura em rede Competência e habilidade dos membros Alinhamento a modelo de gestão reconhecido nacionalmente Valores associados as características agregadoras e de responsabilidade pública Captação de recursos Divulgação das ações Sistematização de processos Criação de orçamento consolidado Forças Impulsoras (cenários externos) Pontos Fortes (cenários internos) Forças Restritivas (cenários externos) Oport. de Melhoria (cenários internos)

4 Posicionamento Estratégico Clientes Clientes Articular com MBC/FNQ/GESPÚBLICA e Gera AçãoArticular com MBC/FNQ/GESPÚBLICA e Gera Ação Viabilizar e valorizar os PESQPCViabilizar e valorizar os PESQPC Disseminar as melhores práticas de gestãoDisseminar as melhores práticas de gestão Processos Processos Sistematizar os processos de GestãoSistematizar os processos de Gestão Comunicar/divulgarComunicar/divulgar Captar recursos para as açõesCaptar recursos para as ações Responsabilidade Pública Responsabilidade Pública Consolidação e crescimentoConsolidação e crescimento Pessoas Pessoas Estímulo à capacitação de lideranças e profissionaisEstímulo à capacitação de lideranças e profissionais

5 Posicionamento Estratégico Aplicação de métodos de gestão no funcionamento do Fórum Aplicação de métodos de gestão no funcionamento do Fórum Difusão de métodos de gestão e cases de sucesso/ práticas inovadoras adotadas Difusão de métodos de gestão e cases de sucesso/ práticas inovadoras adotadas Definição de Projetos e disponibilização de estrutura para a participação dos Programas Estaduais e Setoriais Definição de Projetos e disponibilização de estrutura para a participação dos Programas Estaduais e Setoriais Estímulo ao desdobramento dos projetos definidos pelo MBC/FNQ/GESPÚBLICA e Gera Ação Estímulo ao desdobramento dos projetos definidos pelo MBC/FNQ/GESPÚBLICA e Gera Ação

6 Fatores Críticos de Sucesso Articulação institucional Articulação institucional Identificação de Lideranças Identificação de Lideranças Entidade Sede e Estrutura mínima Entidade Sede e Estrutura mínima Sistematização de processos (possibilidade de troca de informações e diretrizes) Sistematização de processos (possibilidade de troca de informações e diretrizes) Motivação para o voluntariado Motivação para o voluntariado Comprometimento de lideranças Comprometimento de lideranças Capacidade de comunicação Capacidade de comunicação Uso de tecnologia de gestão Uso de tecnologia de gestão

7 Mapa do Negócio Fórum QPC Disseminação de informações e orientações -Participação em eventos -Reuniões periódicas -Elaboração de documentos técnicos e institucionais -Articulação para novos programas Coordenação Geral -Secretaria executiva -Captação de recursos PRODUTO -Informações -Orientações -Agenda nacional a organizar -Alinhamento -Incentivar a criação e manutenção de programas CLIENTES -Programas Estaduais e Setoriais existentes -Programas Estaduais e Setoriais potenciais -MBC -FNQ -Gespública -Gera Ação Fornecedores Parceiros - MBC, Organizações setoriais e estaduais. Apoio estratégico e tático dos Programas Estaduais e Setoriais, FNQ ÓRGÃOS REGULADORES ESTRATÉGICOS MBC, FNQ, Gespública,Gera Ação, Governos, Federações INMETRO, SEBRAE FORNECEDOR/ CONCORRENTES/ CLIENTE -MBC, FNQ -Prêmios setoriais e gerais inconsistentes tecnicamente RETORNO DE INFORMAÇÕES -Atas -Avaliação -Pesquisas -Relatório -Reconhecimento

8 Missão : Estimular a criação, fortalecer e promover programas estaduais e setoriais voltados para disseminação de melhores práticas de gestão. Visão : Ser reconhecido como a melhor rede de disseminação e mobilização para o uso de melhores práticas de gestão no Brasil. Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Buscar parcerias e estabelecer redes Estimular voluntariado Estimular cooperação e integração entre os programas Promover a educação continuada de membros e gestores Estimular criação / desenvolvimento de novos programas Desenvolver a gestão do conhecimento Promover a articulação entre as diversas partes interessadas Sistematizar processos internos Promover o uso de tecnologias de gestão Captar e aplicar recursos de forma eficiente Garantir sustentabilidade financeira Buscar consistência técnica nos diversos programas e premiações existentes Participar de outros movimentos de qualidade, produtividade e competitividade Promover a agenda nacional de qualidade e produtividade Disseminar conteúdos para a melhoria contínua dos programas Estimular o fortalecimento dos programas existentes Consolidação/ Crescimento Relacionamento ConteúdoGestão Promover cultura para qualidade, produtividade e competitividade no país

9 Missão : Estimular a criação, fortalecer e promover programas estaduais e setoriais voltados para disseminação de melhores práticas de gestão. Visão : Ser reconhecido como a melhor rede de disseminação e mobilização para o uso de melhores práticas de gestão no Brasil. Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Buscar parcerias e estabelecer redes Estimular voluntariado Estimular cooperação e integração entre os programas Promover a educação continuada de membros e gestores Estimular criação / desenvolvimento de novos programas Desenvolver a gestão do conhecimento Promover a articulação entre as diversas partes interessadas Sistematizar processos internos Promover o uso de tecnologias de gestão Captar e aplicar recursos de forma eficiente Garantir sustentabilidade financeira Buscar consistência técnica nos diversos programas e premiações existentes Participar de outros movimentos de qualidade, produtividade e competitividade Promover a agenda nacional de qualidade e produtividade Disseminar conteúdos para a melhoria contínua dos programas Estimular o fortalecimento dos programas existentes Consolidação/ Crescimento Relacionamento ConteúdoGestão Promover cultura para qualidade, produtividade e competitividade no país

10 Priorização dos Projetos

11 AÇÕES PROPOSTAS / PRAZOS: OBJETIVO: INDICADORES DE CONCLUSÃO DO PROJETO: PÚBLICO-ALVO DATA DE CONCLUSÃO DO PROJETO 2 trimestres tbd 01 EQUIPE: NOME DO PROJETO REALIZAÇÃO DOS FÓRUM QPC PADRINHO: Indicador Prazo Criar condições para a expansão da participação dos Estados/Setores e Movimentos da qualidade nacional no Fórum QPC, objetivando aumentar a representatividade do Fórum, fortalecendo a troca das experiências e aproximação entre os diversos Programas instalados no Brasil - Representantes das Federações, Associações Setoriais e Governo; - Lideranças de órgãos representativos de classes locais; - Responsáveis por Programas e Movimentos Estaduais da Qualidade; - Municípios com Programa de Q&P em andamento; - Representantes de ONGs, lideranças locais e da sociedade civil; - Órgão representativo da Qualidade e Produtividade local. Presença média nos fóruns - Definição da agenda de encontros do Fórum QPC para 2006 (data e local) - Mapeamento dos movimentos participantes (atuais e desejados) - Entendimento / levantamento das principais barreiras à participação de todos - Planejamento de ações para sobrepor as barreiras mapeadas - Executar e acompanhar os planos (exemplo o caso do patrocínio das passagens). Realização dos 05 Fóruns QPC programados para 2006, com no mínimo 15 Programas representados em cada encontro. Helder, Bergamini, Gustavo, Salete, Marcel, Maria Elisa, Afonso, Alvaro, Pierry, Abasolo

12 AÇÕES PROPOSTAS / PRAZOS: OBJETIVO: INDICADORES DE CONCLUSÃO DO PROJETO: PÚBLICO-ALVO DATA DE CONCLUSÃO DO PROJETO 4 trimestres 03 MBC + Noé(PR), Álvaro (BA), Gazzaneo (FIESP), Luciana (SC), Abasolo (SP) NOME DO PROJETO CRIAÇÃO DE UMA REDE DE CONEXÃO DOS PROGRAMAS ESTADUAIS E SETSETORIAIS DE QPC Indicador Prazo Implementar uma ferramenta via web, que facilite o desenvolvimento, a troca de experiência entre os PES, dê visibilidade aos PES e suas práticas, servindo de uso da sociedade como forma de se aproximar dos PES, conhecer e trocar conhecimentos, em especial no meio acadêmico. Na implementação desse recurso, o MBC apoiará os PES com sua infra- estrutura. - Federações, Associações Setoriais e Governo; - Programas e Movimentos Estaduais da Qualidade; - Municípios com Programa de Q&P em andamento; - ONGs, lideranças locais e da sociedade civil; - Órgão representativo da Qualidade e Produtividade local. -Cronograma de implementação - Definição do escopo do modelo do web site a ser implantado - Desenvolvimento do web site - Implementação de conteúdo do web site - Treinamento dos PES no uso da ferramenta - Apoio na atualização e manutenção da ferramenta (constante) - Alocação de recursos técnicos aos PES (computador) - Implantação do web site com conteúdo de pelo menos 20 PES - Alocação de recurso técnico (computador) em pelo menos 20 PES EQUIPE: PADRINHO: tbd

13 NOME DO PROJETO SISTEMATIZAR OS PROCESSOS DO FÓRUM AÇÕES PROPOSTAS / PRAZOS: OBJETIVO: INDICADORES DE CONCLUSÃO DO PROJETO: PÚBLICO-ALVO DATA DE CONCLUSÃO DO PROJETO 1 trimestre 11 Indicadores Prazo Mapear e documentar os processos que dão apoio à estrutura do fórum de forma a buscar uma otimização (oportunidades de melhoria) dos mesmos, assim como perenizá-los, dando maior sustentabilidade para o movimento - processos documentados - Mapear / documentar os processos existentes; - Analisar oportunidades de melhoria; - Validar as melhorias; - Desenvolver plano de implementação; - Ajustar o mapeamento dos processos; - Documentar e disseminar. - Processos documentados EQUIPE: PADRINHO: tbd - Representantes das Federações, Associações Setoriais e Governo; - Lideranças de órgãos representativos de classes locais; - Responsáveis por Programas e Movimentos Estaduais da Qualidade; - Municípios com Programa de Q&P em andamento; - Representantes de ONGs, lideranças locais e da sociedade civil; - Órgão representativo da Qualidade e Produtividade local.

14 Macro-plano inicial

15 Planejamento e Gestão da Estratégia – Próximos Passos Tradução da Estratégia Definição dos Projetos Execução Acompa- nhamento e Controle FOCO DE HOJE PDCA

16 UFMOV.PRÊMIOMA PI CE RN PB PE AL SE BA UFMOV.PRÊMIODF GO MT MS UFMOV.PRÊMIOES RJ SP MG UFMOV.PRÊMIOPR SC RS TO PA AP RR RO AC AM PRÊMIOMOV.UF DIAGNÓSTICO Novembro/2005 Movimento Estadual Prêmio de MPE Consolidado > 5 ciclos, Parceiros e Sebrae em Consolidação em Consolidação > 2 ciclos, Sebrae e Parceiros em Estruturação em Estruturação 1 ciclo e C/Previsão 2º (Sebrae) Incipiente 1 ciclo e S/Previsão do 2º (Sebrae) Não há ações Não há ciclos

17 Mobilização Setorial

18

19 INTEGRAÇÃO DO MOVIMENTO NACIONAL DE QPC

20


Carregar ppt "Missão e Visão Estimular a criação, fortalecer e promover programas estaduais e setoriais voltados para disseminação de melhores práticas de gestão. Ser."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google