A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TRAUMA IN EVERYDAY LIFE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TRAUMA IN EVERYDAY LIFE"— Transcrição da apresentação:

1 TRAUMA IN EVERYDAY LIFE
O TRAUMA DO COTIDIANO ALOYSIO AUGUSTO D’ABREU

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16 TRAUMA IN EVERYDAY LIFE
O TRAUMA DO COTIDIANO 1929 SEGURANÇA 2005 LIBERDADE 1-CERTEZA INCERTEZA verdade, o correto tudo pode ser negado 2 -NORMALIDADE INDIVIDUALIDADE padronização, igualdade respeito as diferenças 3 -DIREITO DAS MAIORIAS –DIREITO DAS MINORIAS 4 –COMPROMISSO –DESCOMPROMISSO afetivo, emprego 5 –PODER DO ESTADO –PODER DO MERCADO GLOBAL 6 –REGULAMENTAÇÃO –DESREGULAMENTAÇÃO Estatização privatização 7 –UMA IDENTIDADE SOCIAL –CONSTANTE CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE

17 TRAUMA IN EVERYDAY LIFE
O TRAUMA DO COTIDIANO 1- TRAUMA - CONCEITO: Em “Estudos Sobre a Histeria” (1895), a teoria do trauma tinha como substrato o fator econômico - princípio da constância. Freud a a situação traumática é essencialmente de origem sexual - as neuroses eram conseqüência de experiências traumáticas vividas na infância.

18 TRAUMA IN EVERYDAY LIFE
O TRAUMA DO COTIDIANO 1- TRAUMA - CONCEITO: A constituição, como fator predisponente junta-se ao fator externo vindo a constituir uma série complementar. Em Além do Princípio do Prazer, (1920) Uma quantidade excessiva de excitação leva o aparelho psíquico a ligar a excitações de forma tal que permita a sua descarga posteriormente.

19 TRAUMA IN EVERYDAY LIFE
O TRAUMA DO COTIDIANO 1- TRAUMA - CONCEITO: Ferenczi diz que o trauma seria uma imposição ao indivíduo por diferentes meios de violência, de uma realidade psíquica alheia, desconhecida de seus próprios sentimentos, necessidades e percepções. Temos a capacidade de deformar ou distorcer nossa própria realidade psíquica, não apenas no início da vida, como no decorrer de toda a existência.

20 TRAUMA IN EVERYDAY LIFE
O TRAUMA DO COTIDIANO 1- TRAUMA - CONCEITO: Donald Winnicott: O trauma é uma imposição do ambiente e da reação do indivíduo ao ambiente que ocorre antes que haja um desenvolvimento dos mecanismos individuais que tornam previsível o imprevisível. No inicio da vida o trauma, se relaciona com a ameaça de aniquilamento.

21 TRAUMA IN EVERYDAY LIFE
O TRAUMA DO COTIDIANO 1- TRAUMA - CONCEITO: KRYSTAL, H. (1988). argumenta que o sentimento de segurança de uma pessoa depende do conjunto de crenças em sua própria força, acrescentada de várias seguranças externas, que podem ser provenientes de uma família, comunidade, fontes sobrenaturais, etc...

22 TRAUMA IN EVERYDAY LIFE
O TRAUMA DO COTIDIANO 1- TRAUMA - CONCEITO: KRYSTAL, H. (1988). Após a quebra do sentimento de segurança, algumas pessoas não podem retornar a sua anterior organização de personalidade, em certas condições, assumem uma personalidade submissa como escravos, e sua capacidade para um comportamento assertivo torna-se prejudicado. Experienciar um forte impacto de desamparo e rendição frente a um inevitável perigo muda para sempre a visão e experiência de si mesmo e do mundo. As ilusões da infância são irreparavelmente estragadas.

23 TRAUMA IN EVERYDAY LIFE
O TRAUMA DO COTIDIANO MASUD KHAN Trauma acumulativo: Resultaria das falhas da mãe como “escudo protetor” durante todo o período em que a criança, ainda com o ego imaturo e instável, precisa da mãe como ego auxiliar, o qual sustentaria as funções deste ego ainda imaturo. Estas falhas no papel da mãe como “escudo protetor”, só adquirem importância acumulativamente e retrospectivamente.

24 TRAUMA IN EVERYDAY LIFE
O TRAUMA DO COTIDIANO MICROTRAUMAS DO COTIDIANO O ser humano terá sempre partes de seu ego ainda imaturos e instáveis. No adulto, podemos pensar que o substituto da mãe que funciona como escudo protetor seria o conjunto de crenças na própria força, acrescentada das várias seguranças externas, que podem ser provenientes da família, da comunidade, do governo, da polícia, de fontes sobrenaturais, etc... ( Kristal) Situações de tensões decorrentes a fatores traumáticos (micro traumas) repetitivos poderão romper este escudo protetor, provocar fissuras ou fortalece-lo criando um invólucro impermeável ”.

25 TRAUMA IN EVERYDAY LIFE
O TRAUMA DO COTIDIANO O DIA A DIA: EXCESSO DE EXCITAÇÃO BOMBARDEAMENTO DE IMAGEM IDEÁRIO NARCÍSICO AUSENCIA DE ACOLHIMENTO (indiferença para com o próximo)

26 TRAUMA IN EVERYDAY LIFE O TRAUMA DO COTIDIANO
EFEITOS ACUMULATIVOS DOS MICROTRAUMAS DO COTIDIANO FORMAM-SE DE ESTRUTURAS DEFENSIVAS  Um mundo aparentemente rico torna-se gerador de subjetividades pobres  Sentimento de vazio  Ausência de sentimento de si mesmo  Achatamento dos afetos e da capacidade de fantasiar O homem atual avança puxado pela esperança e empurrado pela culpa. (Kohut)

27 TRAUMA IN EVERYDAY LIFE OS MICROTRAUMAS DO COTIDIANO E A PSICANÁLISE
O TRAUMA DO COTIDIANO OS MICROTRAUMAS DO COTIDIANO E A PSICANÁLISE  O trauma do cotidiano no dia a dia  A cronicidade do trauma do cotidiano  A contratransferência


Carregar ppt "TRAUMA IN EVERYDAY LIFE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google