A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PLANO DE NEGÓCIO Rachel Soraggi

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PLANO DE NEGÓCIO Rachel Soraggi"— Transcrição da apresentação:

1 PLANO DE NEGÓCIO Rachel Soraggi

2 OBJETIVO Transformar idéias em negócios com impacto social e ambiental.

3 Escrever um plano de negócio força você a pensar disciplinadamente. Uma idéia pode ser genial na sua mente, mas quando você coloca detalhes e os números, tudo pode ser derrubado.

4 Por que um plano de negócio? Promove o detalhamento da idéia que pode se tornar um grande negócio, gerando desenvolvimento social e econômico para as comunidades. Possibilita a análise dos grupos de agricultores, de sua missão e visão, de seus pontos fortes e oportunidades de melhoria. Permite a análise do negócio, suas viabilidades, estratégias e necessidades. Mobiliza o grupo a compartilhar as mesmas idéias e trabalhar na mesma direção. Define os recursos necessários para implementar as ações. Aumenta a credibilidade do grupo junto a potenciais investidores.

5 Estrutura final de um plano de negócios Sumário Organização Produto/serviço Mercado Marketing Equipe gerencial Planejamento financeiro Riscos e Opotunidades Plano de implementação

6 Sumário Objetivo: fazer o leitor se interessar pelo resto do projeto. Simples, conciso e claro Resumo do plano de negócio, com todos os seus elementos: fazer após o final do plano. Fornece uma visão geral e clara do plano. Destaca as conclusões mais importantes. Máximo 3 páginas Geralmente só ele é lido.

7 O SUMÁRIO NÃO É: Uma introdução genérica do plano Uma carta de intenções Uma abertura para gerar suspense

8 Organização Missão e Visão Perfil de atuação Indicadores e Metas

9 MISSÃO e VISÃO Missão: Descrição de PORQUE o grupo existe Visão: Descrição de O QUE o grupo quer atingir. Missão + Visão = Plano de atividades do grupo ou organização. Missão: Deve ser simples, clara e direta. Realista, específica e de fácil entendimento. Visão: Deve ser ousada, porém realista. Atingível e inspiradora.

10 PERFIL DE ATUAÇÃO DO GRUPO Principais características: descrição da estrutura de gestão e suas principais atividades. Histórico: principais acontecimentos que marcaram a evolução da organização. Parcerias: apresentação dos parceiros dos setores públicos,privado e social que colaboram/financiam os projetos. Premios/certificados: informações que gerem credibilidade.

11 Como saber se as atividades estão produzindo impactos sociais/ambientais Indicadores quantitativos e qualitativos Os indicadores devem ser definidos com base na missão. Exemplos de indicadores para projetos sociais: Impacto social e ambiental Relação com a comunidade Parcerias

12 Produto/Serviço – 7 elementos Produto/Serviço Valor para consumidor Segmentação Mapeamento da concorrência Capacidade de produção Plano de expansão Impacto social E ambiental

13 Descrição do produto/serviço Breve descrição do produto a ser oferecido Motivo para escolha deste produto Definição do público-alvo Proposta de valor do produto

14 Valor para o consumidor. Qual a necessidade do público alvo? Como é o processo de aquisição? O que é importante na escolha? Como o produto será usado?

15 O que o consumidor deve estar pensando no momento da compra? -Associação a um determinado grupo? (respeito a alguma causa? Afiliação ao grupo?) - Realização pessoal (sensação de bem estar? Paz espiritual? Contato com a natureza? -Auto-estima? (status? Prestígio? ?

16 Segmentação Qual o público alvo e como ele pode ser segmentado? Qual a importancia de cada segmento? Há produto específico para cada segmento? O que cada segmento valoriza?

17 O gupo não pode oferecer TUDO para TODOS. Definir O QUE será oferecido PARA QUEM CADA GRUPO de pessoas Possui NECESSIDADES ESPECIFICAS a serem atendidas Não adianta anunciar sabão em pó no Final do campeonato brasileiro para vender Mais! Melhor anunciar no intervalo da Novela.

18 Critérios para segmentação Demográficos: idade, sexo, renda, estado civil, escolaridade, profissão. Estilo de vida: atitudes, valores, atividades, interesse. Comportamentais: quantidade, momento do uso, frequencia.

19 SegmentosTamanho do segmento Tomadores de decisão Fatores chaves da decisão Caracteristica do processo de decisão Alunos do fundamental O próprio aluno Marca Preço Identificação com a causa Impacto da marca Identificação Exemplo: Venda de camisetas biodinâmicas

20 Concorrência Que produtos competidores estão disponíveis no mercado? Qual o nível de competição do mercado? Como seu produto se compara com a concorrência? Qual o diferencial de seu produto?

21 Mapeamento da concorrência Quem são os principais concorrentes? Qual a qualidade do produto do concorrente? Quais os pontos fortes e fracos de cada um? Quais as melhores práticas que podem ser aproveitadas?

22 Definição dos diferenciais competitivos O que temos que diferencia nosso produto? A reputação do grupo? O acesso aos canais de distribuição? O preço? A qualidade? A rede de contatos do grupo? As parcerias?

23 Capacidade de produção Qual a atual capacidade de produção? Em que estágio de desenvolvimento o produto se encontra? Qual a necessidade de ferramentas e mão de obra? Qual a necessidade de desenvolvimento de fornecedores?

24 A capacidade de produção depende de 2 elementos chave Necessidade de estrutura: (fornecedores, matéria prima, mão de obra, local) para produzir o volume desejada/atender o público-alvo. Avaliação da estrutura de custos para produzir cada unidade de produto.

25 Plano de expansão Qual a capacidade de expansão da produção? Que medidas de garantia da qualidade estão planejadas? Qual a necessidade de recursos para a expansão?

26 Manter ou Expandir? Manter: O negócio é sustentável na escala inicial Grupo não pode administrar maior complexidade. Não há recursos para expansão Não é possível replicar o negócio. Expandir: O negócio não é sustentável na escala inicial Há recursos para expansão O negócio é facilmente replicável.

27 Impacto social e ambiental Qual o impacto social e ambiental do negócio proposto? Como o impacto se relaciona à missão? Quais os indicadores de impacto devem ser utilizados? Qual o benefício gerado para a comunidade?

28 Mercado Potencial- Abordagens Segmentação do público-alvo Quantificar o público-alvo em cada segmento Estimar o tamanho total do mercado Estimar o potencial de participação no mercado (captura do mercado total)

29 Segmentação do público alvo Tamanho do segmento Localização geográfica Tamanho do mercado Mercado Potencial Naturalistas/ Vegetarianos pessoas Em bairros de classe A e B pessoas pessoas Espíritas pessoas Todas as regiões da cidade pessoas pessoas População da classe A e B pessoas Em bairros da classe A e B pessoas pessoas Restaurantes Vegetarianos 36 lojasBairros da classe A e B 36 lojas32 lojas Comunidade Antroposófica de São Paulo pessoas- Sto. Amaro, - Gj. Viana, - Broklin, - Vila Madalena pessoas1.120 pessoas TOTAL pessoas e 32 restaurantes

30 Captura de mercado Quanto do mercado total posso capturar? Temos que analisar fatores internos do grupo e fatores externos.

31 Equipe: a equipe Gerencial possui Capacidade de executar O previsto no plano? Concorrência: A concorrência É forte ou fraca? AMBIENTE INTERNO AMBIENTE EXTERNO Produto: o produto Possui um diferencial Frente a concorrência? Demanda: a demanda Pelo produto é grande E crescente, ou pequena?

32 4º. Quadrante médio 1º. Quadrante desfavorável 3º. Quadrante + favorável 2º. Quadrante médio AMBIENTEINTERNOAMBIENTEINTERNO AMBIENTE EXTERNO Favorável: - Equipe c/ grande Capacitação. -Produto com alto Diferencial. Desfavorável: -Equipe necessita Reforço. -Produto com Diferencial baixo. Desfavorável Favorável: -Concorrência - Concorrência Forte. Fraca. -Demanda - Demanda alta. Baixa.

33 Marketing Canais de distribuição Preço do produto Comunicação

34 O que é um canal de distribuição? É o meio que será utilizado para entregar o produto. Opções: Venda direta: lojas, equipe de venda, feiras, cestas Venda indireta: internet, atacadistas, distribuidores.

35 Preço de venda Custo do canal de distribuição: Lojas em feiras populares = custos baixos Lojas em shopping = altos custos Perfil do consumidor: Classe A = permite preços mais altos Concorrência: Pouca competição = preços mais altos Grande competição = preços mais baixos

36 Comunicação Principais necessidades de cada segmento do público-alvo. Objetivo da comunicação: divulgar atributos do produto, destacar a imagem do grupo, conscientizar pessoas. Tática: rádio, internet, outdoor, jornal regional, TV, marketing direto, marketing de guerrilha, palestras, feiras,etc.

37 Equipe gerencial Olhar o plano de negócio e analisar a equipe O que queremos? Como a estrutura deve ser adequada? Há necessidade de novas funções? Quais? Quais as responsabilidades de cada um? Quantas pessoas serão necessárias? Quais as habilidades necessárias para a implementação do plano? Como desenvolver estas habilidades?

38 Organograma -Cobre as funções necessarias À realização do negócio -Deixa claro as responsabilidades -Confere a cada pessoa responsabilidades Que exijam habilidades.

39 Riscos e Oportunidades Levantar as incertezas existentes em 4 dimensões: Organização: avaliar se esta preparada para implementação do plano: estrutura, pessoas, habilidades, etc. Financiamento: necessidade e viabilidade de captação dos recursos necessários. Legislação: requerimentos necessários para viabilização do plano. Mercado: variáveis que podem impactar o potencial de captura do mercado.

40 Avaliação das incertezas Avaliar possíveis cenários para considerar as incertezas em cada uma das dimensões. Avaliar com que nível de incertezas seu negócio pode lidar.

41 Aplicando no negócio Avaliação das incertezas Principais riscosAções para minimizar os riscos Possível impacto no negócio 1. Organização 2. Financiamento 3. Legislação 4. Mercado

42 Aplicando no Plano Avaliação das incertezas Principais oportunidades Ações para capturar oportunidades Possível impacto no negócio 1. Organização 2. Financiamento 3. Legislação 4. Mercado

43 Plano de Implementação Mapear os recursos disponíveis e necessários Desenvolver um cronograma de atividades com responsabilidade e prazos. Verificar os maiores gargalos e pensar em ações corretivas Definir o modelo de avalização com base em indicadores de desempenho para medir o progresso da implementação.


Carregar ppt "PLANO DE NEGÓCIO Rachel Soraggi"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google