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Qualidade de Vida da População Competitividade Ambiência Competitiva Desenvolvimento Sustentável Econômico, Social e Ambiental Terceiro Setor Empresas.

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Apresentação em tema: "Qualidade de Vida da População Competitividade Ambiência Competitiva Desenvolvimento Sustentável Econômico, Social e Ambiental Terceiro Setor Empresas."— Transcrição da apresentação:

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2 Qualidade de Vida da População Competitividade Ambiência Competitiva Desenvolvimento Sustentável Econômico, Social e Ambiental Terceiro Setor Empresas Governo Nosso Maior Desafio

3 DIAGNÓSTICO Necessidade de compromisso das lideranças locais, para consolidação do movimento! 23 Programas Estaduais

4 Prêmios para micro e pequenas empresas em todos os estados

5 DESTAQUES Dados atualizados até novembro/ MOVIMENTOS DA QUALIDADE, PRODUTIVIDADE E COMPETITIVIDADE 16 ANOS DE MOVIMENTO+10MILHÕESPESSOASRELACIONADAS COM O MEG ~5.000ORGANIZAÇÕESUSUÁRIAS DO MODELO DE EXCELÊNCIA DA GESTÃO ® - MEG CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃODISTRIBUÍDOS HORAS DE TRABALHOVOLUNTÁRIO VOLUNTÁRIOS NA COMUNIDADE DA QUALIDADE ORGANIZAÇÕESMEMBROSAPOIADORAS DE QP&C 2.103ORGANIZAÇÕESPREMIADAS15.321ORGANIZAÇÕESCANDIDATAS PRÊMIOS NACIONAL, REGIONAIS E SETRORIAIS PESSOAS CAPACITADAS EM MODELO DE EXCELÊNCIA DA GESTÃO ®

6 Metodologia Vencedora

7 Fórum QPC MISSÃO: Promover, fortalecer e integrar Programas Estaduais e Setoriais de QPC, visando contribuir para o desenvolvimento sustentável do Brasil e a qualidade de vida de seus cidadãos. VISÃO: Ser o principal impulsionador dos Programas Estaduais e Setoriais de QPC na promoção do desenvolvimento sustentável do Brasil.

8 Mapa do Negócio Fórum QPC Disseminação de informações e orientações -Participação em eventos -Reuniões periódicas -Elaboração de documentos técnicos e institucionais -Articulação para novos programas Coordenação Geral -Secretaria executiva -Captação de recursos PRODUTO -Informações -Orientações -Agenda nacional a organizar -Alinhamento -Incentivar a criação e manutenção de programas CLIENTES -Programas Estaduais e Setoriais existentes -Programas Estaduais e Setoriais potenciais -MBC -FNQ -Gespública -Gera Ação Fornecedores Parceiros - MBC, Organizações setoriais e estaduais. Apoio estratégico e tático dos Programas Estaduais e Setoriais, FNQ ÓRGÃOS REGULADORES ESTRATÉGICOS MBC, FNQ, Gespública,Gera Ação, Governos, Federações INMETRO, SEBRAE FORNECEDOR/ CONCORRENTES/ CLIENTE -MBC, FNQ -Prêmios setoriais e gerais inconsistentes tecnicamente RETORNO DE INFORMAÇÕES -Atas -Avaliação -Pesquisas -Relatório -Reconhecimento

9 Mobilização Setorial MPES

10 UFMA PI CE RN PB PE AL SE BA UFDF GO MT MS UFES RJ SP MG UFPR SC RS Programas Estaduais no Fórum QPC UFAM RO RR PA TO

11 Entidades Nacionais Envolvidas

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13 Análise de Cenários Articulação com o MBC por meio da participação no ConPI Articulação com FPNQ, coordenadora da Rede de Prêmios Estaduais Públicos e Privados Existência de prêmios estaduais e setoriais consolidados Importância da palavra produtividade associada à qualidade Maior sensibilidade das organizações para a adoção das melhores práticas de gestão Geração de parcerias Existência de The World Economical Forum e American Society Quality Existência de prêmios setoriais e estaduais inconsistentes tecnicamente Existência de prêmios de qualidade de fachada, podendo retirar credibilidade dos prêmios que efetivamente são consistentes. Ambientes econômico-financeiros de incertezas Desgaste da palavra qualidade Recursos humanos capacitados em modelo de gestão reconhecido nacionalmente restritos a algumas regiões do país Poucas lideranças envolvidas nos estados/ setores Consciência e comprometimento dos membros Capacidade de mobilização e articulação Abrangência e estrutura em rede Competência e habilidade dos membros Alinhamento a modelo de gestão reconhecido nacionalmente Valores associados as características agregadoras e de responsabilidade pública Captação de recursos Divulgação das ações Sistematização de processos Criação de orçamento consolidado Forças Impulsoras (cenários externos) Pontos Fortes (cenários internos) Forças Restritivas (cenários externos) Oport. de Melhoria (cenários internos)

14 Posicionamento Estratégico Clientes Clientes Articular com MBC/FNQ/GESPÚBLICA e Gera AçãoArticular com MBC/FNQ/GESPÚBLICA e Gera Ação Viabilizar e valorizar os PESQPCViabilizar e valorizar os PESQPC Disseminar as melhores práticas de gestãoDisseminar as melhores práticas de gestão Processos Processos Sistematizar os processos de GestãoSistematizar os processos de Gestão Comunicar/divulgarComunicar/divulgar Captar recursos para as açõesCaptar recursos para as ações Responsabilidade Pública Responsabilidade Pública Consolidação e crescimentoConsolidação e crescimento Pessoas Pessoas Estímulo à capacitação de lideranças e profissionaisEstímulo à capacitação de lideranças e profissionais

15 Posicionamento Estratégico Aplicação de métodos de gestão no funcionamento do Fórum Aplicação de métodos de gestão no funcionamento do Fórum Difusão de métodos de gestão e cases de sucesso/ práticas inovadoras adotadas Difusão de métodos de gestão e cases de sucesso/ práticas inovadoras adotadas Definição de Projetos e disponibilização de estrutura para a participação dos Programas Estaduais e Setoriais Definição de Projetos e disponibilização de estrutura para a participação dos Programas Estaduais e Setoriais Estímulo ao desdobramento dos projetos definidos pelo MBC/FNQ/GESPÚBLICA e Gera Ação Estímulo ao desdobramento dos projetos definidos pelo MBC/FNQ/GESPÚBLICA e Gera Ação

16 Fatores Críticos de Sucesso Articulação institucional Articulação institucional Identificação de Lideranças Identificação de Lideranças Entidade Sede e Estrutura mínima Entidade Sede e Estrutura mínima Sistematização de processos (possibilidade de troca de informações e diretrizes) Sistematização de processos (possibilidade de troca de informações e diretrizes) Motivação para o voluntariado Motivação para o voluntariado Comprometimento de lideranças Comprometimento de lideranças Capacidade de comunicação Capacidade de comunicação Uso de tecnologia de gestão Uso de tecnologia de gestão

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18 Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada de membros e gestores Desenvolver a gestão do conhecimento Promover a articulação entre os membros do fórum Promover o uso de tecnologias de gestão Garantir sustentabilidade financeira Buscar consistência técnica nos diversos programas e premiações Disseminar conteúdos para a melhoria contínua dos programas Consolidação, crescimento e consistência dos programas de qualidade Promoção de Resultados nos Setores Prioritários da Rede QPC Gestão e Relacionamento Promover a QPC no país e a qualidade de vida dos cidadãos Estimular cooperação e integração entre os programas e as premiações Estimular criação / desenvolvimento e fortalecimento de programas estaduais e setoriais Liderar o desenvolvimento e compartilhamento de melhores práticas Coordenar a permanente identificação e priorização de oportunidades e necessidades Articular a viabilização e coordenar a implementação das soluções Buscar parcerias e estabelecer redes Captar e aplicar recursos de forma eficiente Missão : Promover, fortalecer e integrar programas estaduais e setoriais de QPC, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do Brasil e a qualidade de vida de seus cidadãos. Visão 2010 : Ser o principal impulsionador dos programas estaduais e setoriais de QPC na promoção do desenvolvimento sustentável do Brasil. Apoio no desenvolvimento de produtos

19 Planejamento e Gestão da Estratégia Próximos Passos Redefinição da Estratégia Definição dos Projetos Execução Acompan hmento e Controle FOCO DE HOJE PDC A Avaliação

20 Macro Plano PROGRAMAS/PROJETOS T 4T1T2T3T4T 1 Capacitação dos gestores dos PESQPC 2 Avaliação pelos critérios dos 500 pontos 3 Caravanas da Qualidade 4 Disponibilizar aplicativos / SWs 5 Reunião anual dos presidentes dos conselhos dos programas estaduais 6 Plano de comunicação interna 7 Desenvolver instrumentos de avaliação de APLs 8 Desenvolvimento e criação de novos programas 9 Promover integração dos prêmios MPEs com os Programas Estaduais 10 Desenvolver ambiente de Benchmark 11 Definir / desenvolver projetos / produtos para setores prioritários 12 Plano de comunicação e Marketing 13 Promover a integração dos núcleos do GESPÚBLICA com os programas estaduais 14 Implementação de algumas experiências pilotos de integração região X setor para avaliar desdobramento e o modelo de governança 15 Estabelecer e divulgar manual de procedimentos


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