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PBE Rumo - 2008 - 1 © Direitos Reservados Sejam bem vindos Que bom estar aqui com vocês para iniciarmos esta caminhada juntos. Curso PBE Rumo à Excelência.

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1 PBE Rumo © Direitos Reservados Sejam bem vindos Que bom estar aqui com vocês para iniciarmos esta caminhada juntos. Curso PBE Rumo à Excelência Preparação para a Banca Examinadora 2008

2 PBE Rumo © Direitos Reservados Agenda PBE 1º. Dia 1o. DIA MANHÃ Parte I INTRODUÇÃO Apresentação dos objetivos do curso Recepção e integração dos participantes Apresentação do Prêmio Código de Ética – Exercício 1 Parte II MODELO DE EXCELÊNCIA DA GESTÃO ® Evolução do Modelo de Excelência da Gestão Conceitos Fundamentais da Excelência em Gestão Fundamentos da Excelência – Exercício 2 Modelo de Excelência da Gestão Diagrama da Gestão Critérios de Excelência Significado da palavra COMO – Exercício 3 Entendimento sobre os Critérios - Exercício 4 Critérios de Excelência Almoço 1o. DIA TARDE Parte II MODELO DE EXCELÊNCIA DA GESTÃO ® Critérios de Excelência - continuação Entendimento sobre os requisitos – Exercício 5 Primeiro contato com a avaliação – Exercício 6

3 PBE Rumo © Direitos Reservados Agenda PBE 2º. Dia 2o. DIA MANHÃ Parte III FATORES DE PONTUAÇÃO Fatores de Pontuação – itens de processos gerenciais Exercício 7 Fatores de Pontuação – itens de resultados Exercício 8 Parte IV PROCESSO DE AVALIAÇÃO: Análise Critica Individual Diretrizes para produção de comentários – processos gerenciais Diretrizes para produção de comentários – resultados organizacionais Notas sobre Informações Comparativa, Tendência e Comentários Diretrizes para sinalização de comentários Exercício 9 Almoço 2o. DIA TARDE Parte V PROCESSO DE AVALIAÇÃO: Análise Crítica de Consenso e Visita Análise Crítica Individual – Exercício 10 Etapa Análise Crítica de Consenso e Visita as Instalações – Exercício 11 (Parte 1 e 2) Esclarecimentos sobre a Visita às Instalações Encerramento do curso e entrega dos formulário para a avaliação de reação e certificados

4 PBE Rumo © Direitos Reservados PARTE I – INTRODUÇÃO Recepção e integração dos participantes. Apresentação dos objetivos do curso. Apresentação do Prêmio. Código de Ética.

5 PBE Rumo © Direitos Reservados Benefícios para os Examinadores Autodesenvolvimento profissional e pessoal. Prestígio profissional. Aumento da empregabilidade. Intercâmbio profissional com outros examinadores. Desenvolvimento da capacidade gerencial Exercício da cidadania. Seja um Examinador do Prêmio

6 PBE Rumo © Direitos Reservados Benefícios para a Organização com a adoção do Modelo de Excelência da Gestão ® para a modelagem da gestão organizacional e dos Critérios para a auto-avaliação Aplicação de Fundamentos de Excelência reconhecidos e utilizados mundialmente e Critérios do Rumo à Excelência da Rede de Prêmios da FNQ Possibilita a visão sistêmica da Organização Foco na realização de resultados Promoção da cooperação interna Comprometimento das pessoas que compõem a força de trabalho Compartilhamento das informações internas Identificação de seus pontos fortes e oportunidades para melhoria Medição e identificação do seu desempenho, inclusive perante os referenciais Capacitação interna para se auto-avaliar

7 PBE Rumo © Direitos Reservados Segurança e facilidades do local. Manter o celular desligado. Pontualidade. Crachá visível. Silêncio ao término dos trabalhos em grupo pelos colegas. Sigilo sobre candidatura ao Prêmio. Acordos

8 PBE Rumo © Direitos Reservados Apresentação – 20 minutos Participantes do Treinamento

9 PBE Rumo © Direitos Reservados Objetivos do Curso Capacitar os participantes a avaliar sistemas de gestão de organizações, segundo os Critérios Rumo à Excelência e Compromisso com a Excelência. Consolidar a visão sistêmica do Modelo de Excelência da Gestão ®. Proporcionar um nível diferenciado de consciência sobre gestão e mercado.

10 PBE Rumo © Direitos Reservados Modelo referencial descrito na publicação Rumo à Excelência, que descreve um modelo de gestão praticado por organizações que buscam uma melhor inserção no mercado competitivo; Não propõe estruturas ou metodologias específicas de gestão tornando-o aplicável a organizações de todo ramo ou porte. Prêmio Catarinense de Excelência

11 PBE Rumo © Direitos Reservados Modalidades de Avaliação e Graus de Reconhecimento Prêmio Nacional da Qualidade Nível I Compromisso com a Excelência Placa Nível II Rumo à Excelência Bronze Prata Ouro

12 PBE Rumo © Direitos Reservados Preparação de Examinadores abril - julho 2008 Inscrição para a candidatura Até 06/06/2008 Determinação da Elegibilidade Até 13/06/2008 Análise dos Relatórios da Gestão jul-set/2008 Deliberação das Premiadas 21/10/2008 Visita às Instalações das candidatas set-out/2008 Cerimônia de Premiação 12/11/2008 Entrega dos Relatórios da Gestão Até 11/07/2008 Calendário – Ciclo 2008

13 PBE Rumo © Direitos Reservados Declaração de Princípios Regras de Conduta Regras de Confidencialidade Regras sobre Conflito de Interesses Penalidades Código de Ética do PCE

14 PBE Rumo © Direitos Reservados Exercício 1: Código de Ética Objetivo: Internalizar o Código de Ética por meio da discussão de situações hipotéticas. Tarefa: Análise e Discussão em Plenário – 10 minutos Analisar as situações hipotéticas atribuídas aos grupos e preparar- se para emitir a sua opinião e justificar. O instrutor coordena uma discussão das diferenças constatadas, corrige onde for pertinente e comenta as situações hipotéticas. Objetivo: Internalizar o Código de Ética por meio da discussão de situações hipotéticas. Tarefa: Análise e Discussão em Plenário – 10 minutos Analisar as situações hipotéticas atribuídas aos grupos e preparar- se para emitir a sua opinião e justificar. O instrutor coordena uma discussão das diferenças constatadas, corrige onde for pertinente e comenta as situações hipotéticas.

15 PBE Rumo © Direitos Reservados 1.Na Etapa de Visita no penúltimo dia, após o horário do expediente, o examinador sênior alertado por um companheiro de Banca, verifica que a sala de trabalho é monitorada por uma pequena câmera de vídeo. Consultado o representante da Candidata, ele explica que faz parte do esquema de segurança patrimonial e que entra em ação, depois de encerrado o expediente. Como o examinador sênior deve proceder? 2.Num artigo a ser publicado num jornal de grande circulação, posso citar práticas de Organizações que analisei na situação de Examinador? Exercício 1 - Situações 3.Quando fui designado Examinador para analisar o RG de uma candidata, não tive nenhum problema de conflito de interesse, tendo a mesma passada para a Etapa de Visita. Porém, ao fazer a reunião com a candidata, com surpresa, encontro como um dos seus principais executivos: o sogro do irmão da minha esposa. Como devo proceder? 4.Há dois anos contratei um serviço que ficou muito aquém de minhas expectativas. Fui designado no presente ciclo do Prêmio... a avaliar aquela prestadora de serviços. Como devo proceder? 5.Estou com pouco tempo para executar plenamente minhas atividades de examinador durante o ciclo do Prêmio..... Posso mandar meu subordinado, que fez o curso MEG-Virtual e o curso presencial de PBE, me auxiliar nesta tarefa?!

16 PBE Rumo © Direitos Reservados PARTE II – MODELO DE EXCELÊNCIA DA GESTÃO ® (MEG) Evolução do MEG Conceitos Fundamentais da Excelência em Gestão Modelo de Excelência da Gestão® Diagrama de Gestão Critérios de Excelência

17 PBE Rumo © Direitos Reservados Resulta dos ( 460 ) Evolução do Modelo de Excelência da Gestão ® (MEG) Global Excellence Model (GEM) & REDIBEX Referenciais Teóricos e Normativos (ex. ISO) FÓRUM EMPRESARIAL Comitê Técnico de Critérios de Avaliação Workshop

18 PBE Rumo © Direitos Reservados Fundamentos da Excelência Expressam conceitos reconhecidos internacionalmente e que se traduzem em práticas ou fatores de desempenho encontrados em organizações líderes de Classe Mundial, que buscam constantemente se aperfeiçoar e se adaptar às mudanças globais.

19 PBE Rumo © Direitos Reservados Fundamentos da Excelência 1. Pensamento sistêmico 2. Aprendizado organizacional 3. Cultura de inovação 4. Liderança e constância de propósitos 5. Orientação por processos e informações 6. Visão de futuro 7. Geração de valor 8. Valorização de pessoas 9. Conhecimento sobre o cliente e o mercado 10. Desenvolvimento de parcerias 11. Responsabilidade social

20 PBE Rumo © Direitos Reservados Objetivo: conhecer os Fundamentos de Excelência Tarefa: Os grupos terão 10 minutos para discutir os Fundamentos designados para o grupo e apresentar exemplos de como as suas organizações aplicam estes Fundamentos. A seguir os Grupos apresentarão suas conclusões ou dúvidas. (até cinco minutos por grupo) (Consultar os Critérios Rumo à Excelência, da página 10 a 14) Exercício 2: Fundamentos de Excelência

21 PBE Rumo © Direitos Reservados Estruturação do Modelo de Excelência da Gestão ® São requisitos afins agrupados por meio de uma lógica pré-definida. FUNDAMENTOS Conceitos reconhecidos internacionalmente e que se traduzem em práticas ou fatores de desempenho encontrados em organizações líderes de Classe Mundial, REQUISITOS São as características tangíveis (mensuráveis, quantitativa ou qualitativamente) que demonstram os fundamentos. Mas como expressar esses conceitos de uma forma tangível dentro das organizações? ITENS / CRITÉRIOS Mas como inserir esses requisitos numa estrutura capaz de reproduzir de forma lógica a condução de um negócio?

22 PBE Rumo © Direitos Reservados Modelo de Excelência da Gestão ®

23 PBE Rumo © Direitos Reservados Fundamentos X Critérios de Excelência CONHECIMENTO SOBRE O CLIENTE E O MERCADO

24 PBE Rumo © Direitos Reservados O caminho para a excelência Esforço Nível de Maturidade Classe Mundial Excelência Compromisso com a Excelência Rumo a Excelência Implementando as práticas de gestão Estado da Arte

25 PBE Rumo © Direitos Reservados Quantidade de itens e marcadores por nível de maturidade Compromisso com a Excelência Rumo à Excelência Critérios de Excelência Itens0*24 Marcadores

26 PBE Rumo © Direitos Reservados Diagrama da Gestão Definição das práticas e padrões Melhoria Avaliação Planejamento da execução Execução Verificação (comparação com o padrão) Ação

27 PBE Rumo © Direitos Reservados Processo Gerencial, Prática de Gestão e Padrão de Trabalho Processo Gerencial – O que o critério solicita Processo de natureza gerencial; Processos relativos aos critérios de 1 a 7 Prática de Gestão – O que a empresa faz Processo gerencial como efetivamente implementado pela organização Padrão de Trabalho – Como a empresa faz Regras de Funcionamento das práticas de gestão. Podem ser expressas na forma de procedimentos, rotinas de trabalho, normas administrativas, fluxogramas, comportamentos, coletivos, ou qualquer meio que permita a execução das práticas Prática de Gestão Padrão de Trabalho Processo Gerencial

28 PBE Rumo © Direitos Reservados Descrever as práticas de gestão com: 1.Padrões de trabalho Regras de funcionamento, incluindo os responsáveis 2.Métodos utilizados para o controle Verificação do cumprimento dos padrões de trabalho 3.Grau de disseminação Áreas, processos, produtos e/ou partes interessadas em que as práticas estão implementadas 4.Continuidade Início da utilização (desde quando) e periodicidade (considerar pelo menos um ciclo completo) 5.Integração Coerência com as estratégias e objetivos, Inter-relação com as outras práticas de gestão e Cooperação entre as áreas e demais partes interessadas Significado da palavra Como Na descrição das práticas de gestão demonstrar as melhorias decorrentes do aprendizado organizacional (refinamento)

29 PBE Rumo © Direitos Reservados Exercício 3: Práticas, Padrões de Trabalho e Controle Objetivo: Reforçar o entendimento dos conceitos de práticas da gestão e padrões de trabalho. Tarefa: Discussão em plenário – 10 minutos Tendo por base os exemplos apresentados nos próximos slides, sublinhe os padrões importantes de cada prática, pense em sugestões de controle para os padrões de trabalho sublinhados e prepare-se para responder ao instrutor. Distribuição das tarefas: Todos se preparam para apresentar. Objetivo: Reforçar o entendimento dos conceitos de práticas da gestão e padrões de trabalho. Tarefa: Discussão em plenário – 10 minutos Tendo por base os exemplos apresentados nos próximos slides, sublinhe os padrões importantes de cada prática, pense em sugestões de controle para os padrões de trabalho sublinhados e prepare-se para responder ao instrutor. Distribuição das tarefas: Todos se preparam para apresentar.

30 PBE Rumo © Direitos Reservados Exercício 3 – Parte I– Práticas e Padrões Relato da Gestão Para o Hospital da Tia Anastácia é fundamental refletir o seu futuro, a partir dos novos cenários e desafios do mundo globalizado. Para tanto, todos são estimulados a pensar estrategicamente, de forma a contribuir com os objetivos da organização. Além disso, a equipe da alta direção procura retirar- se da rotina organizacional a fim de refletir sobre os rumos do hospital. A definição do modelo de negócio está baseada na expertise de profissionais renomados na área da saúde, que podem ser convidados para essas reflexões. Atualmente o ambiente de negócios no setor da saúde passa por muitas incertezas, tornando impossível a identificação de oportunidades e ameaças claras. Mesmo assim, os profissionais das diversas áreas estão sempre atualizados em relação aos procedimentos mais avançados, com base na constante leitura de revistas especializadas.

31 PBE Rumo © Direitos Reservados Relato da Gestão O Processo de Arquitetura Estratégica abrange três macro etapas para realizar a formulação das estratégias: decenal, quando são definidos a Visão, Missão e Valores; qüinqüenal, para estabelecer Aspirações Estratégicas gerais e; anual, Fórum Estratégico para atualizar os Objetivos Estratégicos e metas, base para o sistema do Balanced Scorecard. O processo é realizado sistematicamente com a participação de todos os diretores, gerentes e assessores segundo um cronograma formal pré- estabelecido. Todos os gerentes formulam cenários por meio de levantamentos, que incluem pesquisas e entrevistas, dentro e fora da empresa. Dessa forma são debatidas no Fórum a situação atual, as tendências futuras, as oportunidades, as forças impulsoras e contrárias, cobrindo todos os aspectos do desempenho da organização – internos e externos. Exercício 3 – Parte II – Práticas e Padrões Relato da Gestão O Processo de Arquitetura Estratégica abrange três macro etapas para realizar a formulação das estratégias: decenal, quando são definidos a Visão, Missão e Valores; qüinqüenal, para estabelecer Aspirações Estratégicas gerais e; anual, Fórum Estratégico para atualizar os Objetivos Estratégicos e metas, base para o sistema do Balanced Scorecard. O processo é realizado sistematicamente com a participação de todos os diretores, gerentes e assessores segundo um cronograma formal pré- estabelecido. Todos os gerentes formulam cenários por meio de levantamentos, que incluem pesquisas e entrevistas, dentro e fora da empresa. Dessa forma são debatidas no Fórum a situação atual, as tendências futuras, as oportunidades, as forças impulsoras e contrárias, cobrindo todos os aspectos do desempenho da organização – internos e externos.

32 PBE Rumo © Direitos Reservados Exemplo do Estudo de Caso - HMBM Prática de Gestão: Avaliação da satisfação dos clientes. A avaliação da satisfação dos clientes vem sendo feita diariamente desde 2003 (continuidade) pelo Time de Atendimento ao Cliente, composto por 8 profissionais (1 por gerência - totalizando 6, um do núcleo de relacionamento e um do setor de relações públicas) por meio de pesquisas de satisfação, com questionários padronizados, junto aos internados nos leitos. (padrão de trabalho). Este time monitora mensalmente as respostas dos questionários que são divididos pela Assistente Social em itens de satisfação e itens de insatisfação (controle). Os itens de satisfação são levados às áreas de origem e são considerados os pontos fortes na análise do ambiente interno no ciclo de planejamento estratégico (integração - coerência). Os itens de insatisfação são relatados nas reuniões quinzenais (padrão de trabalho) de discussão das operações diárias, podendo até resultar em alterações de padrões de trabalho que são coordenados pela área de Organização e Métodos (integração - inter-relacionamento). Nos últimos ciclos os questionários passaram a incluir questões sobre fidelidade e, quando encontrados problemas neste aspecto, estes são considerados como input específico para o aprendizado organizacional. Este fato gera uma análise mais detalhada do Diretor do Hospital em seus fóruns de discussão, gerando uma carta-resposta formal deste ao cliente, colocando-se a disposição para discutir melhorias perceptíveis a este e demais clientes (refinamento).

33 PBE Rumo © Direitos Reservados Exercício 4: Entendimento sobre os critérios Objetivo: Aprofundar o conhecimento sobre o conteúdo dos critérios por meio da discussão dos marcadores críticos de cada item dos critérios de processos gerenciais. Parte I - Discussão em grupo – 15 minutos Ler e identificar os marcadores de cada critério que geraram mais dúvidas durante a discussão no documento Critérios Rumo à Excelência 2008, os critérios designados para o grupo. Distribuição das tarefas: –Grupo 1: Critério 1 –Grupo 2: Critério 2 –Grupo 3: Critérios 3 e 4 –Grupo 4: Critério 5 –Grupo 5: Critério 6 –Grupo 6: Critérios 7 Parte II – Apresentação e debate em plenária – 120 minutos O grupo responsável relata as principais dúvidas de interpretação e o instrutor apresenta cada critério a partir das dúvidas levantadas. Objetivo: Aprofundar o conhecimento sobre o conteúdo dos critérios por meio da discussão dos marcadores críticos de cada item dos critérios de processos gerenciais. Parte I - Discussão em grupo – 15 minutos Ler e identificar os marcadores de cada critério que geraram mais dúvidas durante a discussão no documento Critérios Rumo à Excelência 2008, os critérios designados para o grupo. Distribuição das tarefas: –Grupo 1: Critério 1 –Grupo 2: Critério 2 –Grupo 3: Critérios 3 e 4 –Grupo 4: Critério 5 –Grupo 5: Critério 6 –Grupo 6: Critérios 7 Parte II – Apresentação e debate em plenária – 120 minutos O grupo responsável relata as principais dúvidas de interpretação e o instrutor apresenta cada critério a partir das dúvidas levantadas.

34 PBE Rumo © Direitos Reservados Critério 1- Liderança Item 1.1 – Sistema de liderança Item 1.2 – Cultura da Excelência Item 1.3 – Análise do desempenho da organização

35 PBE Rumo © Direitos Reservados Critério 2 - Estratégias e Planos Item 2.1 – Formulação das estratégias Item 2.2 – Implementação das estratégias

36 PBE Rumo © Direitos Reservados Critério 3 - Clientes Item 3.1 – Imagem e conhecimento de mercado Item 3.2 – Relacionamento com clientes

37 PBE Rumo © Direitos Reservados Critério 4 - Sociedade Item 4.1 – Responsabilidade socioambiental Item 4.2 – Ética e desenvolvimento Social

38 PBE Rumo © Direitos Reservados Critério 5 - Informações e Conhecimento Item 5.1 – Informações da organização Item 5.2 – Informações comparativas Item 5.3 – Ativos intangíveis

39 PBE Rumo © Direitos Reservados Critério 6 - Pessoas Item 6.1 – Sistemas de trabalho Item 6.2 – Capacitação e desenvolvimento Item 6.3 – Qualidade de vida

40 PBE Rumo © Direitos Reservados Critério 7 - Processos Item 7.1 – Processos principais do negócio e processos de apoio Item 7.2 – Processos de relacionamento com os fornecedores Item 7.3 – Processos econômico-financeiros

41 PBE Rumo © Direitos Reservados Critério 8 - Resultados Item Resultados econômico- financeiros Item Resultados relativos aos clientes e ao mercado Item Resultados relativos à sociedade Item Resultados relativos às pessoas Item Resultados dos processos principais do negócio e dos processos de apoio Item Resultados relativos aos fornecedores

42 PBE Rumo © Direitos Reservados Exercício 5: Entendimento sobre os requisitos Objetivo: Aprofundar o conhecimento sobre o conteúdo dos marcadores por meio da discussão e identificação dos requisitos contidos em cada marcador de cada item dos critérios de processos gerenciais. Parte I - Discussão em grupo – 15 minutos Ler e identificar os requisitos de cada marcador de cada item dos critérios no documento Critérios Rumo à Excelência Os itens designados para o grupo: Distribuição das tarefas: –Grupo 1: Item 1.3 –Grupo 2: Item 2.1 –Grupo 3: Item 4.2 –Grupo 4: Item 5.2 –Grupo 5: Item 6.2 –Grupo 6: Item 7.2 Parte II – Apresentação e debate em plenária – 40 minutos O grupo relata os requisitos identificados. O instrutor interage e solicita apoio dos demais grupos para complementação. Objetivo: Aprofundar o conhecimento sobre o conteúdo dos marcadores por meio da discussão e identificação dos requisitos contidos em cada marcador de cada item dos critérios de processos gerenciais. Parte I - Discussão em grupo – 15 minutos Ler e identificar os requisitos de cada marcador de cada item dos critérios no documento Critérios Rumo à Excelência Os itens designados para o grupo: Distribuição das tarefas: –Grupo 1: Item 1.3 –Grupo 2: Item 2.1 –Grupo 3: Item 4.2 –Grupo 4: Item 5.2 –Grupo 5: Item 6.2 –Grupo 6: Item 7.2 Parte II – Apresentação e debate em plenária – 40 minutos O grupo relata os requisitos identificados. O instrutor interage e solicita apoio dos demais grupos para complementação.

43 PBE Rumo © Direitos Reservados Exercício 6: Primeiro contato com a avaliação de um Relatório da Gestão. Objetivo: Proporcionar ao aluno um primeiro contato com a avaliação. Tarefa: Análise Individual - 15 minutos Ler nos Critérios Rumo à Excelência a descrição do item 3.1. Ler, no Caso para Estudo, a descrição do item 3.1 (Caso Hospital e Maternidade Bom Moço - HMBM). Discussão em grupo - 10 minutos Com auxílio do flip-chart, determinar o que, no Caso para Estudo, atende e o que não atende aos requisitos dos Critérios Rumo à Excelência. Discussão em plenário – 10 minutos: Comparar as respostas dos grupos. Objetivo: Proporcionar ao aluno um primeiro contato com a avaliação. Tarefa: Análise Individual - 15 minutos Ler nos Critérios Rumo à Excelência a descrição do item 3.1. Ler, no Caso para Estudo, a descrição do item 3.1 (Caso Hospital e Maternidade Bom Moço - HMBM). Discussão em grupo - 10 minutos Com auxílio do flip-chart, determinar o que, no Caso para Estudo, atende e o que não atende aos requisitos dos Critérios Rumo à Excelência. Discussão em plenário – 10 minutos: Comparar as respostas dos grupos.

44 PBE Rumo © Direitos Reservados PARTE III – Sistema de Pontuação Dimensões Fatores Sub-fatores

45 PBE Rumo © Direitos Reservados Sistema de Pontuação Cooperação Inter-relacionamento Continuidade Proatividade Nível atual Tendência Adequação Enfoque Disseminação Aplicação Refinamento Aprendizado Relevância Resultados organizacionais Coerência Integração Processos Gerenciais SUBFATORES DE PONTUAÇÃO FATORES DE PONTUAÇÃO DIMENSÕES

46 PBE Rumo © Direitos Reservados Avaliação da dimensão Processos Gerenciais Integração Aprendizado Aplicação Enfoque Linhas Colunas 20 %0 %40 %60 %80 %100 % Critérios Rumo à Excelência - Página 56

47 PBE Rumo © Direitos Reservados Enfoque Refere-se ao grau em que as práticas de gestão da organização apresentam: –Adequação: Atendimento aos requisitos do item, incluindo os mecanismos de controle, de forma apropriada ao perfil da organização; e –Proatividade: Capacidade de se antecipar aos fatos, a fim de prevenir a ocorrência de situações potencialmente indesejáveis e aumentar a confiança e a previsibilidade das práticas. Avaliação dos itens de processos gerenciais

48 PBE Rumo © Direitos Reservados Aplicação Refere-se ao grau em que as práticas de gestão da organização apresentam: –Disseminação: Implementação, horizontal e verticalmente, pelas áreas, processos, produtos e/ou partes interessadas, conforme pertinente ao item, considerando-se o perfil da organização. –Continuidade: Utilização periódica e ininterrupta das práticas de gestão considerando, pelo menos, um ciclo completo realizado (nota técnica de 2007). Avaliação dos itens de processos gerenciais

49 PBE Rumo © Direitos Reservados Aprendizado Refere-se ao grau em que as práticas de gestão da organização apresentam: –Refinamento: Aperfeiçoamentos decorrentes do processo de melhorias, o que pode incluir eventuais inovações, tanto incrementais quanto de ruptura. Avaliação dos itens de processos gerenciais

50 PBE Rumo © Direitos Reservados Integração Refere-se ao grau em que as práticas de gestão da organização apresentam: –Coerência: Relação harmônica com as estratégias e objetivos da organização. –Inter-relacionamento: Implementação de modo complementar com outras práticas de gestão da organização quando apropriado. –Cooperação: Colaboração entre as áreas da organização e entre a organização e suas partes interessadas, quando pertinente, na implementação das práticas de gestão. Avaliação dos itens de processos gerenciais

51 PBE Rumo © Direitos Reservados Estágios de integração das práticas de gestão

52 PBE Rumo © Direitos Reservados Tabela de Pontuação - Processos Gerenciais - Exemplos 0%20%40%60%80%100% Enfoque As práticas de gestão são inadequadas aos requisitos do Item ou não estão relatadas As práticas de gestão apresentadas são adequadas para algum(ns) dos requisitos do item As práticas de gestão apresentadas são adequadas para muitos requisitos do item As práticas de gestão apresentadas são adequadas para a maioria dos requisitos do item As práticas de gestão apresentadas são adequadas para quase todos os requisitos do item As práticas de gestão apresentadas são adequadas a todos os requisitos do item O atendimento aos requisitos é reativo O atendimento a algum(ns) requisito(s) é proativo O atendimento a muitos requisitos é proativo O atendimento a maioria dos requisitos é proativo O atendimento a quase todos os requisitos é proativo O atendimento a todos os requisitos é proativo Aplicação As práticas de gestão apresentadas não estão disseminadas As práticas de gestão apresentadas estão disseminadas em algum(as) áreas, processos, produtos e/ou pelas partes interessadas pertinentes As práticas de gestão apresentadas estão disseminadas em muitas das áreas, processos, produtos e/ou pelas partes interessadas pertinentes As práticas de gestão apresentadas estão disseminadas na maioria das áreas, processos, produtos e/ou pelas partes interessadas pertinentes As práticas de gestão apresentadas estão disseminadas em quase todas as áreas, processos, produtos e/ou pelas partes interessadas pertinentes As práticas de gestão apresentadas estão disseminadas em todas as áreas, processos, produtos e/ou pelas partes interessadas pertinentes Uso não relatado Uso continuado em algum (as) das práticas de gestão apresentadas Uso continuado em muitas das práticas de gestão apresentadas Uso continuado na maioria das práticas de gestão apresentadas Uso continuado em quase todas as práticas de gestão apresentadas Uso continuado em todas as práticas de gestão apresentadas Aprendizado Não há melhorias sendo implantadas; e as práticas de gestão apresentadas não demonstram evidências de refinamento Há melhorias sendo implantadas; ou algum(as) práticas de gestão apresentadas são refinadas Muitas práticas de gestão apresentadas são refinadas A maioria das práticas de gestão apresentadas é refinada Quase todas as práticas de gestão apresentadas são refinadas e espelham o estado-da-arte da gestão Todas as práticas de gestão apresentadas são refinadas e espelham o estado-da-arte; pelo menos uma apresenta uma inovação de ruptura representando um novo benchmark Integração As práticas de gestão apresentadas não são coerentes com as estratégias e objetivos da organização Quase todas as práticas de gestão apresentadas são coerentes com as estratégias e objetivos da organização Todas as práticas de gestão apresentadas são coerentes com as estratégias e objetivos da organização; quase todas as práticas de gestão apresentadas estão inter- relacionadas com outras práticas de gestão da organização, quando apropriado Todas as práticas de gestão apresentadas são coerentes com as estratégias e objetivos da organização e estão inter- relacionadas com outras práticas de gestão, havendo cooperação entre quase todas as áreas da organização na sua implementação, quando apropriado Todas as práticas de gestão apresentadas são coerentes com as estratégias e objetivos da organização e estão inter- relacionadas com outras práticas de gestão, havendo cooperação entre quase todas as áreas da organização e com as partes interessadas pertinentes Plena integração das práticas de gestão; as áreas da organização trabalham em harmonia entre si e com as partes interessadas pertinentes, construindo parcerias e obtendo elevada sinergia NOTA 30%

53 PBE Rumo © Direitos Reservados 0%20%40%60%80%100% Enfoque As práticas de gestão são inadequadas aos requisitos do Item ou não estão relatadas As práticas de gestão apresentadas são adequadas para algum(ns) dos requisitos do item As práticas de gestão apresentadas são adequadas para muitos requisitos do item As práticas de gestão apresentadas são adequadas para a maioria dos requisitos do item As práticas de gestão apresentadas são adequadas para quase todos os requisitos do item As práticas de gestão apresentadas são adequadas a todos os requisitos do item O atendimento aos requisitos é reativo O atendimento a algum(ns) requisito(s) é proativo O atendimento a muitos requisitos é proativo O atendimento a maioria dos requisitos é proativo O atendimento a quase todos os requisitos é proativo O atendimento a todos os requisitos é proativo Aplicação As práticas de gestão apresentadas não estão disseminadas As práticas de gestão apresentadas estão disseminadas em algum(as) áreas, processos, produtos e/ou pelas partes interessadas pertinentes As práticas de gestão apresentadas estão disseminadas em muitas das áreas, processos, produtos e/ou pelas partes interessadas pertinentes As práticas de gestão apresentadas estão disseminadas na maioria das áreas, processos, produtos e/ou pelas partes interessadas pertinentes As práticas de gestão apresentadas estão disseminadas em quase todas as áreas, processos, produtos e/ou pelas partes interessadas pertinentes As práticas de gestão apresentadas estão disseminadas em todas as áreas, processos, produtos e/ou pelas partes interessadas pertinentes Uso não relatado Uso continuado em algum (as) das práticas de gestão apresentadas Uso continuado em muitas das práticas de gestão apresentadas Uso continuado na maioria das práticas de gestão apresentadas Uso continuado em quase todas as práticas de gestão apresentadas Uso continuado em todas as práticas de gestão apresentadas Aprendizado Não há melhorias sendo implantadas; e as práticas de gestão apresentadas não demonstram evidências de refinamento Há melhorias sendo implantadas; ou algum(as) práticas de gestão apresentadas são refinadas Muitas práticas de gestão apresentadas são refinadas A maioria das práticas de gestão apresentadas é refinada Quase todas as práticas de gestão apresentadas são refinadas e espelham o estado-da-arte da gestão Todas as práticas de gestão apresentadas são refinadas e espelham o estado-da-arte; pelo menos uma apresenta uma inovação de ruptura representando um novo benchmark Integração As práticas de gestão apresentadas não são coerentes com as estratégias e objetivos da organização Quase todas as práticas de gestão apresentadas são coerentes com as estratégias e objetivos da organização Todas as práticas de gestão apresentadas são coerentes com as estratégias e objetivos da organização; quase todas as práticas de gestão apresentadas estão inter- relacionadas com outras práticas de gestão da organização, quando apropriado Todas as práticas de gestão apresentadas são coerentes com as estratégias e objetivos da organização e estão inter- relacionadas com outras práticas de gestão, havendo cooperação entre quase todas as áreas da organização na sua implementação, quando apropriado Todas as práticas de gestão apresentadas são coerentes com as estratégias e objetivos da organização e estão inter- relacionadas com outras práticas de gestão, havendo cooperação entre quase todas as áreas da organização e com as partes interessadas pertinentes Plena integração das práticas de gestão; as áreas da organização trabalham em harmonia entre si e com as partes interessadas pertinentes, construindo parcerias e obtendo elevada sinergia NOTA 30% Tabela de Pontuação - Processos Gerenciais - Exemplos

54 PBE Rumo © Direitos Reservados Exercício 7: Fatores de avaliação de processos gerenciais Objetivo: Reforçar o entendimento dos conceitos dos fatores de avaliação de processos gerenciais. Tarefa: Análise individual - 10 minutos Tendo por base o exemplo de prática da gestão apresentada no próximo slides, identifique no texto os fatores de avaliação de processos gerenciais, que estão presentes e que melhor se relacionam ao exemplo, preparando-se para responder ao instrutor. Discussão em plenário - 10 minutos Todos se preparam para apresentar. Objetivo: Reforçar o entendimento dos conceitos dos fatores de avaliação de processos gerenciais. Tarefa: Análise individual - 10 minutos Tendo por base o exemplo de prática da gestão apresentada no próximo slides, identifique no texto os fatores de avaliação de processos gerenciais, que estão presentes e que melhor se relacionam ao exemplo, preparando-se para responder ao instrutor. Discussão em plenário - 10 minutos Todos se preparam para apresentar.

55 PBE Rumo © Direitos Reservados Exercício 7.1: Exemplo de Práticas da Gestão – Item 2.1 O processo de definição das estratégias ocorre na segunda reunião do Fórum Estratégico Anual (agosto) e se inicia com a apresentação dos valores e dos princípios organizacionais, previamente validados, de forma a garantir sua correta compreensão e alinhamento dos conceitos. (adequação, integração – coerência). Participam desta reunião todas as lideranças e profissionais seniores da organização. Os fornecedores críticos e principais clientes também são envolvidos na fase de construção dos cenários, que antecede esta reunião (integração – cooperação). De forma inédita em seu segmento de atuação, a organização convida ainda lideranças locais e setoriais para as análises do macroambiente (forma de aplicação da prática, proatividade, integração - cooperação). A definição das estratégias é apoiada em metodologia semelhante ao BSC, que considera a adoção de perspectivas estratégicas que estão relacionadas a objetivos e estes a fatores críticos de sucesso (FCS) (adequação). Como forma de se antecipar às mudanças de cenários e às necessidades das clientes, ocorre em junho, uma Pesquisa CPV - Customer Perceived Value (valor percebido pelo cliente). Os resultados desta pesquisa são utilizados na análise do cenário Clientes. (proatividade). O Fórum Estratégico anual ocorre desde 2003 (continuidade) e na preparação dos cenários, conta com a participação de representantes de todas as áreas e núcleos de negócio da organização (disseminação). Como melhoria decorrente de estudos de publicações especializadas em gestão de ativos intangíveis, via sistema de aprendizado, a partir de 2004 passaram a ser inventariados quais os elementos da organização proporcionam a geração do diferencial percebido pelos clientes na pesquisa CPV (refinamento). As estratégias e os objetivos definidos no fórum, bem como os elementos de geração de diferencial competitivos são considerados na definição e/ou revisão dos processos principais do negócio e dos processos de apoio (integração – inter-relacionamento).

56 PBE Rumo © Direitos Reservados Avaliação da dimensão Resultados Organizacionais Nível atual Tendência Relevância 20 %0 %40 %60 %80 %100 % Critérios Rumo à Excelência - Página 57

57 PBE Rumo © Direitos Reservados Relevância –Importância do resultado para determinação do alcance dos objetivos estratégicos e operacionais da organização. Tendência –Comportamento do resultado ao longo do tempo. Nível atual –Comparação com o desempenho de outras organizações consideradas como referenciais pertinentes Avaliação dos itens de resultados organizacionais

58 PBE Rumo © Direitos Reservados Pontos desfavoráveis sem explicação geram comentário do tipo Em função da falta de informações não é possível a verificação de tendência favorável. Pontos desfavoráveis com explicação convincente não geram comentários de oportunidades de melhoria, podendo gerar comentários de ponto forte. Pontos desfavoráveis com explicação não convincente geram oportunidade para melhoria e verificação na visita. Tendência

59 PBE Rumo © Direitos Reservados Avaliar a favorabilidade da evolução dos resultados em pelo menos três períodos consecutivos de aplicação das práticas (Rumo à Excelência) ou 2 períodos, no caso do Compromisso com a Excelência, coerentes com o ciclo de planejamento e análise do desempenho, em termos de: –Melhoria continua absoluta O resultado vem melhorando ao longo do tempo –Crescimento do diferencial competitivo Mesmo que não melhore em valor absoluto, o resultado vem melhorando a diferença em relação ao referencial adotado historicamente –Manutenção contínua do nível de excelência Resultado se mantém continuamente em níveis de excelência Avaliação dos itens de resultados organizacionais

60 PBE Rumo © Direitos Reservados Séries Históricas Longas Reduzem efeitos das fortes oscilações, possibilitando a análise de tendência

61 PBE Rumo © Direitos Reservados Justificativas Convincentes Devem estar respaldadas em dados e fatos e não apenas lamentações Justificativa padrão (nem sempre convincente) O setor vem passando por momentos difíceis, o que explica nossa queda nos últimos anos. Justificativa com base em dados e fatos (mais convincente) O setor vêm caindo a taxas muito superiores às nossas, graças a estratégia de diversificação da companhia.

62 PBE Rumo © Direitos Reservados Séries Históricas Longas Facilitam a visualização de pontos fora da curva * Explicação do gráfico O aquecimento da demanda dos setores de infra-estrutura e construção civil, em 2005, provocou um crescimento atípico naquele ano, prejudicando a análise de tendência. * Explicação do gráfico O aquecimento da demanda dos setores de infra-estrutura e construção civil, em 2005, provocou um crescimento atípico naquele ano, prejudicando a análise de tendência.

63 PBE Rumo © Direitos Reservados Comparação com o desempenho de outras organizações consideradas como referenciais pertinentes (*) no sentido de avaliar o nível atual do resultado, por exemplo: –Excelência –Líder de Mercado; –Líder do Setor de Atuação; –Demais Informações Comparativas Pertinentes. (*) A escolha dos referenciais de excelência e das demais informações comparativas pertinentes (1.3 e 5.2) deve ser coerente com o perfil da organização e seus objetivos e estratégias. Avaliação dos itens de resultados organizacionais

64 PBE Rumo © Direitos Reservados Informações Comparativas Pertinentes Se não for relatado nos itens 1.3 e 5.2, ou em outro ponto do RG, não será possível avaliar o nível atual, devido à ausência e/ou incoerência dos referenciais comparativos. O Examinador pode até não concordar com a pertinência dos referenciais comparativos, desde que sustente esse ponto com argumentos relevantes, sem ser prescritivo. Para resultados de indicadores de processos muito específicos, a comparação não é obrigatória.

65 PBE Rumo © Direitos Reservados Tabela de Pontuação Resultados Organizacionais Critérios Rumo à Excelência - Página 57 NOTA 30%

66 PBE Rumo © Direitos Reservados Exercício 8: Fatores de pontuação de resultados Objetivo: Reforçar o entendimento dos conceitos dos fatores de avaliação de resultados. Tarefa: Análise individual – 15 minutos Tendo por base exemplos de resultados apresentados nos próximos slides, identifique se: –O referencial comparativo é pertinente. –O nível atual é igual ou superior a informação comparativa. –A tendência é favorável. Prepare-se para responder ao instrutor. OBS.: considerar que todos os resultados apresentados são relevantes. Discussão em plenário - 15 minutos Todos se preparam para apresentar. Objetivo: Reforçar o entendimento dos conceitos dos fatores de avaliação de resultados. Tarefa: Análise individual – 15 minutos Tendo por base exemplos de resultados apresentados nos próximos slides, identifique se: –O referencial comparativo é pertinente. –O nível atual é igual ou superior a informação comparativa. –A tendência é favorável. Prepare-se para responder ao instrutor. OBS.: considerar que todos os resultados apresentados são relevantes. Discussão em plenário - 15 minutos Todos se preparam para apresentar.

67 PBE Rumo © Direitos Reservados Parte 01 IndicadorNúmero de acidentesUnidadenúmeroOrientaçãoQuanto menor melhor OrganizaçãoIndústria de construção civil de grande porte Referencial ComparativoReferencial teórico Resultados OrganizaçãoReferencial Fatores de Pontuação de Resultados Nível atual ? O referencial comparativo é pertinente: sim ( ), não ( ), faltam informações para decidir ( ) O nível atual é igual ou melhor à informação comparativa: sim ( ), não ( ), faltam informações para decidir ( ) Tendência ?A tendência é favorável: sim ( ), não ( ) Parte 02 Indicador Market share internacional Unidade%OrientaçãoQuanto maior melhor OrganizaçãoEmpresa X no segmento hospitalar Referencial ComparativoEmpresa Y no segmento hospitalar (principal concorrente) Resultados OrganizaçãoReferencial %30%37%36%35% Fatores de Pontuação de Resultados Nível atual ? O referencial comparativo é pertinente: sim ( ), não ( ), faltam informações para decidir ( ) O nível atual é igual ou melhor à informação comparativa: sim ( ), não ( ), faltam informações para decidir ( ) Tendência ?A tendência é favorável: sim ( ), não ( ) Exercício 8 – Referenciais comparativos

68 PBE Rumo © Direitos Reservados Parte 03 IndicadorEntregas no prazoUnidade%OrientaçãoQuanto maior melhor Organização Transportadora de cargas de pequeno porte com atuação específica no mercado regional Referencial ComparativoPrincipal concorrente regional Resultados OrganizaçãoReferencial ,01%12,23%14,54%15,02%9,22% Fatores de Pontuação de Resultados Nível atual ? O referencial comparativo é pertinente: sim ( ), não ( ), faltam informações para decidir ( ) O nível atual é igual ou melhor à informação comparativa: sim ( ), não ( ), faltam informações para decidir ( ) Tendência ?A tendência é favorável: sim ( ), não ( ) Parte 04 Indicador Produtividade por empregado Unidade Peça por empregado OrientaçãoQuanto maior melhor OrganizaçãoIndústria de auto-peças Referencial ComparativoMédia de setor de auto-peças Resultados OrganizaçãoReferencial ,122,323,423,523,4 Fatores de Pontuação de Resultados Nível atual ? O referencial comparativo é pertinente: sim ( ), não ( ), faltam informações para decidir ( ) O nível atual é igual ou melhor à informação comparativa: sim ( ), não ( ), faltam informações para decidir ( ) Tendência ?A tendência é favorável: sim ( ), não ( ) Exercício 8 – Referenciais comparativos

69 PBE Rumo © Direitos Reservados Parte IV -PROCESSO DE AVALIAÇÃO Análise Crítica Individual Diretrizes para produção de comentários Estudo do Relatório da Gestão Análise crítica individual

70 PBE Rumo © Direitos Reservados Campos a serem preenchidos no sistema de pontuação, para registro de um comentário de um item, seguindo as orientações do MBE: Selecionar item avaliado e informar, para cada comentário: MarcadorSelecionar o marcador a ser avaliado (a, b, c, etc...) Subfator de Pontuaçãoassinalar o(s) subfator(es) de pontuação a que se refere(m) o(s) comentário(s) +, - Selecionar uma das opções, conforme PF ou OM ComentárioInformar o texto do PF ou OM VVMarcar quando há dúvida e o PF ou OM merecerem posterior verificação em visita PontuaçãoDetermine o nível que melhor explica o estágio de cada um dos fatores de avaliação: Enfoque / Aplicação / Aprendizado / Integração. Exemplo: Caso uma organização obtenha no item 2.1 o nível de 60% para enfoque, 40% para aplicação, 60% para aprendizado e 80% para integração, o avaliador deverá indicar: Item 2.1 = 50% (60; 40; 60; 80) Produção de Comentários do Item

71 PBE Rumo © Direitos Reservados Diretrizes para Produção de Comentários Pontos fortes para a dimensão processos gerenciais Apresentar a prática de gestão, destacando as evidências dos fatores e subfatores de pontuação considerados: proatividade OU refinamento; disseminação, continuidade, coerência, inter- relacionamento e cooperação Nota: Não comentar práticas simplesmente adequadas.

72 PBE Rumo © Direitos Reservados Oportunidades para melhoria - dimensão processos gerenciais Descrever resumidamente as seguintes lacunas: práticas inadequadas aos requisitos do Item ou ausentes; práticas confusas ou incompletas (escrevendo o que falta); ausência de proatividade ou refinamento. práticas não disseminadas (iniciativas isoladas); práticas sem continuidade (com interrupções); práticas não integradas (ausência de algum dos subfatores). Observação: não serão permitidos comentários do tipoNão está claro, Aparentemente, Não foi percebido ou seja, deverá ser relatada a lacuna que falta para atender ao requisito do item. Diretrizes para Produção de Comentários

73 PBE Rumo © Direitos Reservados Pontos fortes - resultados organizacionais Descrever resumidamente os resultados alcançados (níveis atuais superiores às comparações e/ou tendências favoráveis), de forma agrupada. Considerar, também, os reconhecimentos externos (premiações recebidas pela organização), que sejam consideradas relevantes. Não comentar metas, projeções de tendência e explicações dos resultados, pois são apenas subsídios para facilitar a avaliação por parte do examinador. Diretrizes para Produção de Comentários

74 PBE Rumo © Direitos Reservados Oportunidades para melhoria - resultados organizacionais De forma agrupada, resumir os seguintes resultados desfavoráveis ou lacunas: Ausência de resultados de indicadores relevantes do sistema de medição do desempenho mencionados nos itens de enfoque e aplicação; Ausência de resultados relevantes considerando o perfil da organização Ausência de estratificações solicitadas no item Resultados relevantes, cujos níveis atuais não possam ser avaliados em função da ausência de informações comparativas ou da não pertinência das comparações adotadas Resultados relevantes, cujos níveis atuais são piores que as informações comparativas Resultados relevantes, com tendências desfavoráveis ou sem tendência (comportamento estável ou inalterado) Resultados relevantes, cujas tendências não possam ser avaliadas em função da ausência de dados históricos Não comentar metas e projeções de tendência. Diretrizes para Produção de Comentários

75 PBE Rumo © Direitos Reservados O VV serve de base para a geração dos Pontos de Verificação (PVs) da Etapa de Visita às Instalações. O VV poderá ser desdobrado em um ou mais PVs (em média 4). O VV de Pontos Fortes serve para dar credibilidade ao processo de avaliação e inibir a inclusão de informações improcedentes no RG. O VV de Oportunidades para Melhoria serve para esclarecer omissões importantes. No total de comentários de PFs e OMs da avaliação, assinalados para VV, deve-se observar o equilíbrio, da ordem de 40% de VVs para PFs e 60% de VVs para OMs. Marcação de comentários para verificação na visita (VV) Diretrizes para Produção de Comentários

76 PBE Rumo © Direitos Reservados Existência de comunicação de rumos aos funcionários pela alta- direção. (frase incompleta e mera constatação) Os resultados de satisfação de clientes são ótimos. (julgamento de valor sem justificativa) Auditorias. (comentário vago) Embora sejam executadas auditorias na produção o mesmo não ocorre nas áreas de apoio. (misto e prescritivo) Não estão claros os métodos para elaboração do plano de capacitação. (não especifica a lacuna, ou seja, aquilo que não está claro e também, não gera ação) Existem diversas lacunas na metodologia para determinação da satisfação dos clientes. (não gera ação) Não existe programa de sugestões para estimular a inovação e a criatividade. (prescritivo) Exemplos de Comentários Inadequados

77 PBE Rumo © Direitos Reservados (+) 2.1.c - A definição das estratégias é realizada anualmente desde 2005 por meio de metodologia aderente ao BSC, em que as estratégias são estabelecidas de maneira compartilhada com todas as Diretorias e ainda desdobrada em 4 perspectivas estratégicas. (Adequação, Proatividade, Disseminação, Continuidade, Coerência, Inter-relacionamento, Cooperação). (-) 2.1.c – A diretoria de manutenção não vem sendo envolvida no estabelecimento e desdobramento das estratégias (Refinamento, Cooperação). Exemplos de Comentários Conflitantes

78 PBE Rumo © Direitos Reservados Exemplos de Comentários Adequados de PF/OM (+) 6.2.a - As práticas para identificação das necessidades de capacitação e desenvolvimento envolvem os líderes, o Núcleo do Saber e os próprios colaboradores. As necessidades detectadas, após ciclo de aprendizado, são classificadas nas categorias Integração para novos colaboradores, Cultura da Excelência, Rotinas Hospitalares, Atendendo o Planejamento Estratégico e Corrigindo os Rumos. Assim, os cursos solicitados devem estar enquadrados em uma dessas categorias, assegurando, dessa forma, o alinhamento desse levantamento. (Adequação, Proatividade, Disseminação, Continuidade, Coerência, Inter-relacionamento, Cooperação). (+) 7.1.b - O padrão utilizado para projeto de processos considera as competências principais, os objetivos de desempenho, as expectativas dos clientes e os referenciais de excelência adotados, todos consolidados preliminarmente ao projeto ter início, tendo sido melhorado em 2003, por meio das análises dos RAs do Prêmio..., de forma a alinhar o padrão existente à visão baseada em recursos. (Adequação, Proatividade, Disseminação, Continuidade, Refinamento, Inter-relacionamento, Coerência).

79 PBE Rumo © Direitos Reservados (+) 2.1.c - A definição das estratégias é realizada anualmente desde 2005 por meio de metodologia aderente ao BSC, em que as estratégias são estabelecidas de maneira compartilhada com algumas Diretorias e ainda desdobrada em 4 perspectivas estratégicas. (Adequação, Proatividade, Disseminação, Continuidade, Coerência, Inter-relacionamento). (-) 2.1.c – No processo de avaliar e definir as estratégias da organização não estão citadas quaisquer esforços de integração com as demais partes interessadas nem tampouco pode-se constatar práticas que tenham melhorado o próprio processo em si (Refinamento, Cooperação). (- -) 7.2.a – Não existem práticas que possam ser consideradas estruturadas e sistematizadas para assegurar que os fornecedores da organização são qualificados e selecionados (Adequação, Proatividade, Disseminação, Continuidade, Refinamento, Coerência, Inter-relacionamento, Cooperação). Exemplos de Comentários Adequados de PF/OM

80 PBE Rumo © Direitos Reservados Exemplos de Comentários Adequados de PF/OM (+) 1.3.b - Na análise de desempenho da empresa é considerada a validade dos cenários interno e externo como forma de apoiar as estratégias, a relevância dos objetivos e dos requisitos das partes interessadas por meio da relação de causa e efeito entre eles, conforme definido no mapa estratégico, o que demonstra uma sinergia com o processo de planejamento estratégico (Adequação, Proatividade, Disseminação, Continuidade, Coerência). (-) 1.3.b – Não foram identificados refinamentos nas práticas para consideração do ambientes interno e externo na análise de desempenho da organização. (Refinamento). Tecnicamente adequado Somente necessário quando este estiver determinando a pontuação da candidata. (Gargalo da Pontuação)

81 PBE Rumo © Direitos Reservados Exercício 9 (30 minutos): Elaboração de Comentários Objetivo: Exercitar preliminarmente a elaboração individual de comentários de PF e OM sem preocupar-se com sinalizações nem tampouco com pontuações. Tarefas: Elaboração de Comentário Individual - 20 minutos Ler o item 4.2, marcador a, do Estudo de Caso - HMBM e, a partir daí, redigir um comentário de PF e outro comentário de OM referente ao marcador. Apresentação - 10 minutos Dois participantes serão sorteados para lerem seus comentários de PF e de OM com o objetivo do permitir ao instrutor fazer as correções pertinentes e compartilhar com os demais participantes os eventuais erros e acertos, facilitando assim o próximo exercício. Objetivo: Exercitar preliminarmente a elaboração individual de comentários de PF e OM sem preocupar-se com sinalizações nem tampouco com pontuações. Tarefas: Elaboração de Comentário Individual - 20 minutos Ler o item 4.2, marcador a, do Estudo de Caso - HMBM e, a partir daí, redigir um comentário de PF e outro comentário de OM referente ao marcador. Apresentação - 10 minutos Dois participantes serão sorteados para lerem seus comentários de PF e de OM com o objetivo do permitir ao instrutor fazer as correções pertinentes e compartilhar com os demais participantes os eventuais erros e acertos, facilitando assim o próximo exercício.

82 PBE Rumo © Direitos Reservados Comentários de PF e OM: 4.2 a (++) As questões éticas do HMBM estão formalizadas em um Manual de Condutas entregue às suas partes interessadas, sendo o tratamento dessas questões feito por meio da assessoria jurídica do hospital e dos Comitês de Ética Médica, em Enfermagem e de Pesquisa (fruto de refinamento). Destaca-se o trabalho que o HMBM vem desenvolvendo com à prescrição de medicamentos e o TCLE. Também foi evidenciada a proatividade e a integração no curso ministrado anualmente sobre os Aspectos Éticos envolvidos na área Hospitalar. (Adequação, Proatividade, Disseminação, Continuidade, Refinamento, Coerência, Inter- relacionamento, Cooperação) 4.2 a (-) VV Não foram apresentados os compromissos éticos estabelecidos na organização. (Adequação) Comentários de PF e OM: 4.2 a (++) As questões éticas do HMBM estão formalizadas em um Manual de Condutas entregue às suas partes interessadas, sendo o tratamento dessas questões feito por meio da assessoria jurídica do hospital e dos Comitês de Ética Médica, em Enfermagem e de Pesquisa (fruto de refinamento). Destaca-se o trabalho que o HMBM vem desenvolvendo com à prescrição de medicamentos e o TCLE. Também foi evidenciada a proatividade e a integração no curso ministrado anualmente sobre os Aspectos Éticos envolvidos na área Hospitalar. (Adequação, Proatividade, Disseminação, Continuidade, Refinamento, Coerência, Inter- relacionamento, Cooperação) 4.2 a (-) VV Não foram apresentados os compromissos éticos estabelecidos na organização. (Adequação) Exercício 9 (30 minutos): Elaboração de Comentários - Exemplos

83 PBE Rumo © Direitos Reservados Examinadores: Competências Comportamentais Características Requeridas Capacidade de análise Respeito aos procedimentos Organização Facilidade de comunicação Trabalho em equipe Discrição Empatia Foco na tarefa Disciplina Visão sistêmica Comportamentos Indesejáveis Descomprometimento Rigidez Arrogância Atitude antiética Prepotência Passividade Inconseqüência Inflexibilidade/Dispersão

84 PBE Rumo © Direitos Reservados Avaliação da Gestão Estudo do RG da Candidata Mapeamento do Perfil Unidades autônomas: cuidados Análise crítica do RG da Candidata Cuidados na leitura do RG Produção de comentários Diretrizes para a produção de comentários Pontos Fortes (PFs) e Oportunidades para Melhoria (OMs) para processos gerenciais e resultados Lista de verificação dos comentários (redação, estética e técnica)

85 PBE Rumo © Direitos Reservados O RG deve organizar a visão do Sistema de Gestão para entender sua lógica SG Qualidade QS 9000 SG Mkt SG Financeira Casa Matriz SG Planejamento Porter SG Informações SAP SG Produção SG Ambiental ISO SG RH OHSAS SG Comunicações SG Liderança SG Manutenção TPM SG Desempenho BSC Resultados RG SG Liderança SG Estratégias e planos SG Sociedade SG Informação e conhecimento SG Pessoas SG Processos SG Clientes

86 PBE Rumo © Direitos Reservados Mapeamento do Perfil Processos 1. Fornecimento 1A. Cadeia de Fornecedores (atuais e potenciais) 1B. Produtos (matérias-primas e insumos) /serviços fornecidos 2. Processos de agregação de valor 2A. Processos principais do negócio 2B. Processos de apoio 3. Força de trabalho 4. Produtos/Serviços 5. Clientes-alvo 6. Segmentos-alvo 7. Mercados-alvo 8. Concorrentes (atuais e potenciais) 9. Comunidade/sociedade 2 2A 2B A 1B EntradasSaídas 4

87 PBE Rumo © Direitos Reservados Unidade Autônoma - Cuidados Práticas corporativas disseminadas (Ex. Valores e políticas, RH, Relacionamento com Clientes e Planejamento Estratégico) –Avaliar enfoque e o grau de aplicação na unidade. –A unidade tem responsabilidades sobre o controle e o aprendizado. Práticas corporativas centralizadas (Ex. Finanças, Marketing e Planejamento Estratégico) –Avaliar o enfoque e o grau de aplicação na corporação. –A unidade pode não ter responsabilidade sobre o controle e o aprendizado. –Visita permitida, se necessário.

88 PBE Rumo © Direitos Reservados Fornecedores corporativos –Seleção e qualificação compulsória –Gestão de fornecimento necessária Clientes corporativos –Tamanho do mercado definido compulsoriamente pelo controlador –Reputação deve atrair novas missões e investimentos –identificação de necessidades e gestão de relacionamento necessários Unidade Autônoma - Cuidados

89 PBE Rumo © Direitos Reservados Análise Crítica do RG da Candidata 1 o ) Fazer uma leitura completa do RG Não fazer inferências; Aceitar as informações como verdadeiras; Esclarecer dúvidas somente na visita (se houver); Relatos em lugar impróprio devem ser considerados no Item ou Critério pertinente. 2 o ) Analisar, item a item, comparando com Instrumento de Avaliação Memorizar os propósitos globais dos requisitos de avaliação; Verificar se os principais requisitos foram respondidos; Verificar o alinhamento das práticas e resultados com o Perfil; Identificar pontos fortes (PFs) e oportunidades para melhoria (OMs), para produção de comentários (de 4 a 10 por item).

90 PBE Rumo © Direitos Reservados Cuidados na leitura do RG Frases extraídas dos próprios Critérios de Excelência. Intenções ainda não implementadas, do tipo:...está em fase de projeto...,...temos uma proposta...,...está em implementação... etc. Resultados pouco abrangentes, não estratificados, não segmentados ou de apenas alguns segmentos Séries históricas de resultados com omissões de um ou mais períodos Omissões convenientes de dados, tais como: apresentação de resultados excelentes sobre uma divisão, mas omissão de dados desfavoráveis sobre as outras; idem para linhas de produtos (apresentados em parte) e idem para mercados e segmentos

91 PBE Rumo © Direitos Reservados Processo de Avaliação 2008 Etapa I Etapa II Anúncio da(s) Premiada(s) e Reconhecida(s) OK ÑOK 1. Análise Crítica Individual 1. Análise Crítica Individual 2. Análise Crítica de Consenso 2. Análise Crítica de Consenso 1.Preparação do Plano de Visita 1.Preparação do Plano de Visita 2. Execução da Visita e Consenso 2. Execução da Visita e Consenso 3. Preparação do RA Etapa I 3. Preparação do RA Etapa I 3. Preparação do RA da Etapa II 3. Preparação do RA da Etapa II Candidata recebe RA 4. Seleção pela Faixa de Pontuação Final e inform. públicas + 1 EXSR Até 3 EXs 4. Seleção pela Faixa de Pontuação do Consenso

92 PBE Rumo © Direitos Reservados Objetivo: Simular a Etapa I, como examinador. Tarefa 1: Análise Crítica do RG, com redação de comentários e estabelecimento das pontuações percentuais. Este trabalho é individual e será recolhido pelo instrutor para avaliação de desempenho do participante, para fins de permissividade de designação para o Ciclo 2008 do Prêmio.... Análise Individual - 90 minutos Consultar se necessário, o Perfil da Organização do Caso para Estudo atribuído ao Grupo. Ler nos Critérios Rumo à Excelência a descrição do item atribuído ao Grupo e as descrições dos demais Itens correlacionados. Consultar se necessário, no Manual da Banca Examinadora, os procedimentos da Etapa I, as diretrizes para comentários de Pontos Fortes, Oportunidades para Melhoria e Tópicos para Visita e quando atribuir +, -. Ler no Caso para Estudo a descrição do item atribuído ao Grupo, bem como as descrições dos demais Itens correlacionados. Analisar quais os Pontos Fortes e as Oportunidades para Melhoria redigindo os comentários, incluindo VVs que considerar relevantes, e atribuir +,-. Ler os seus comentários de Pontos Fortes, Oportunidades para Melhoria, as atribuições dos conceitos +, - e atribuir o percentual adequado ao item conforme Tabela de Pontuação. Distribuição das tarefas: Membros dos Grupos 1 e 3: item 7.3 e 8.1 do Hospital e Maternidade Bom Moço - HMBM Membros dos Grupos 2 e 4: item 7.2 e 8.6 da Mecânica Leve Campeã S.A. - MLC Exercício 10 (90 minutos): Processo de Avaliação – Análise Crítica Individual do RG

93 PBE Rumo © Direitos Reservados Etapa I – Análise Crítica Individual e Consenso Análise Crítica Individual Envio do arquivo para o MCE Revisão da análise crítica individual, podendo modificar /completar os comentários e alterar (ou não) a pontuação MCE prepara arquivo agregado e devolve para os EX_SRs Reunião de Consenso EXSR prepara arquivo agregado final pós consenso e envia para a Coordenação do Prêmio

94 PBE Rumo © Direitos Reservados Objetivos do Consenso Realizar o consenso da pontuação da equipe examinadora Verificar coerência dos comentários efetuados com a pontuação dada Iniciar o processo de depuração dos comentários

95 PBE Rumo © Direitos Reservados Tarefa 2: Parte 1 - Pontuação de Consenso do RA - 60 minutos O Coordenador do Grupo assume o papel de Examinador Sênior, coordenando as discussões: Faz circular entre os membros do Grupo os comentários individuais elaborados para ambos os itens com o objetivo de que todos tenham uma visão global e possam, a partir disto, escolher os melhores comentários. Os trabalhos individuais não podem ser alterados. Anota no flip-chart os percentuais atribuídos individualmente para ambos os itens. Solicita aos participantes do Grupo que atribuíram as pontuações mais altas e as mais baixas que justifiquem suas avaliações, integrando os demais participantes na discussão, visando a obtenção do consenso na pontuação e nos comentários. Anota no flip-chart o percentual de consenso e a pontuação de consenso para ambos os itens. Prepara-se para relatar oralmente como ocorreu a discussão para o consenso do Grupo. Parte 2 - Comentários de Consenso do RA - 60 minutos O Coordenador do Grupo (com a colaboração do grupo para efeito de treinamento), simulando o papel de Examinador Sênior : Com base na reunião de consenso redige no flip-chart, observando a Lista para Verificação de Comentários, os comentários ajustados para ambos os itens e atribui os conceitos +, -, pertinentes. Recolhimento do Trabalho Individual O instrutor recolhe os trabalhos individuais para avaliação. Estes trabalhos não serão devolvidos. Apresentação – 60 minutos Cada coordenador apresenta seus comentários de consenso (5 minutos/Grupo) e relata como se deu o consenso. Os membros do outro grupo do mesmo Item, analisam as apresentações feitas e destacam as diferenças em relação aos seus comentários de consenso. Distribuição das tarefas: Membros dos Grupos 1 e 3 : item 7.3 e 8.1 do Hospital e Maternidade Bom Moço - HMBM Membros do s Grupos 2 e 4: item 7.2 e 8.6 da Mecânica Leve Campeã S.A. – MLC Exercício 11 - parte 1 (60 minutos): Processo de Avaliação – Análise Crítica - Consenso

96 PBE Rumo © Direitos Reservados Tarefa 2: Parte 1 - Pontuação de Consenso do RA - 60 minutos O Coordenador do Grupo assume o papel de Examinador Sênior, coordenando as discussões: Faz circular entre os membros do Grupo os comentários individuais elaborados para ambos os itens com o objetivo de que todos tenham uma visão e possam escolher os melhores comentários. Os trabalhos individuais não podem ser alterados. Anota no flip-chart os percentuais atribuídos individualmente para ambos os itens. Solicita aos participantes do Grupo que atribuíram as pontuações mais altas e as mais baixas que justifiquem suas avaliações, integrando os demais participantes na discussão, visando a obtenção do consenso na pontuação e nos comentários. Anota no flip-chart o percentual de consenso e a pontuação de consenso para ambos os itens. Prepara-se para relatar oralmente como ocorreu a discussão para o consenso do Grupo. Parte 2 - Comentários de Consenso do RA - 60 minutos O Coordenador do Grupo (com a colaboração do grupo para efeito de treinamento), simulará o papel de Examinador Sênior : Com base na reunião de consenso redige no flip-chart, observando a Lista para Verificação de Comentários, os comentários ajustados para ambos os itens e atribui os conceitos +, -, pertinentes. Recolhimento do Trabalho Individual O instrutor recolhe os trabalhos individuais para avaliação. Estes trabalhos não serão devolvidos Apresentação – 60 minutos Cada coordenador apresenta seus comentários de consenso (5 minutos/Grupo) e relata como se deu o consenso. Os membros do outro grupo do mesmo Item, analisam as apresentações feitas e destacam as diferenças em relação aos seus comentários de consenso. Distribuição das tarefas: Membros dos Grupos 1 e 3 : item 7.3 e 8.1 do Hospital e Maternidade Bom Moço - HMBM Membros do s Grupos 2 e 4: item 7.2 e 8.6 da Mecânica Leve Campeã S.A. - MLC Exercício 11 - parte 2 (120 minutos): Processo de Avaliação – Análise Crítica - Consenso

97 PBE Rumo © Direitos Reservados Objetivos da Visita Estimular de antemão a elaboração de RGs realistas, inibindo os excessos; Confirmar informações do RG e esclarecer dúvidas, para preparar o RA da candidata visitada com maior precisão; Ratificar ou retificar a pontuação, Item a Item. Os Examinadores serão preparados pelo Examinador Sênior

98 PBE Rumo © Direitos Reservados Relatório de Avaliação - RA Conteúdo –Conclusão geral por critério –Pontos fortes e Oportunidades de melhoria –Pontuação Final pós-visita Responsabilidade –Examinador sênior

99 PBE Rumo © Direitos Reservados Encerramento do Curso Preenchimento e entrega da Pesquisa de Opinião ao Instrutor. Entrega dos Certificados de Participação Até breve !!!


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