A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Qualidade, Sustentabilidade e Responsabilidade Social… Uma Abordagem Empresarial Sustentável Marc P. Kelemen Brasil, Julho de 2011.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Qualidade, Sustentabilidade e Responsabilidade Social… Uma Abordagem Empresarial Sustentável Marc P. Kelemen Brasil, Julho de 2011."— Transcrição da apresentação:

1 Qualidade, Sustentabilidade e Responsabilidade Social… Uma Abordagem Empresarial Sustentável Marc P. Kelemen Brasil, Julho de 2011

2 Sobre o palestrante Marc Kelemen NanoSynopsis, LLC – Presidente e CTO Sociedade Americana da Qualidade (ASQ), Conselho de Administração –Líder de Responsabilidade Social SAC da ASQ –Divisão de Gerenciamento da Qualidade da ASQ – Presidente Técnico de Responsabilidade Social e Sustentabilidade –Divisão de Eletrônicos e Comunicações da ASQ – Copresidente de Nanotecnologia –Gerente de Qualidade e Excelência Organizacional Certificado pela ASQ –Auditor de Qualidade Certificado pela ASQ Delta Mu Delta (Zeta) – Fraternidade de Honra de Administração de Empresas Theta Tau (Delta) – Fraternidade de Engenharia Profissional

3 Porto Seguro e Divulgação Integral por S-Ox … ou meus advogados simplesmente dirão olá Marc Kelemen CMQ/OE, CQA, MBA, BSE, KT-PE NanoSynopsis, LLC – Presidente e Diretor de Tecnologia Sociedade Americana da Qualidade (ASQ) - Diretor Divisão de Gerenciamento da Qualidade da ASQ – Presidente de Responsabilidade Social Divisão de Eletrônicos e Comunicações da ASQ – Nanotecnologia - Copresidente Instituto Americano de Engenheiros Químicos: Fóruns de ciência molecular computacional em nano escala Instrutor da Sociedade Americana de Materiais (ASM) - Comitê Diretivo da Base de dados do MEMS Conselho das Sociedades Técnicas de Cleveland (CTSC) – Conselho de governadores e ex-presidente Especialista e facilitador do processo de solução de problemas e tomada de decisão do Kepner-Tregoe Avaliador da ISO (Associação Americana de Credenciamento Laboratorial) Pilhas Energizer/Eveready – Líder de equipe global (mais de 30 anos) Associação de MEMS de Ohio – Diretor Pedagógico Delta Mu Delta (Comitê de Zeta) – Fraternidade de Honra de Administração de Empresas Theta Tau (Comitê de Delta) – Fraternidade de Engenharia Profissional Gerente de Qualidade Certificado (ASQ), Auditor de Qualidade (ASQ), Gerente de Projeto (PMO) Isto NÃO É um aviso JURÍDICO! Isto NÃO É um aviso MÉDICO! Esta apresentação reflete minhas visões pessoais e poderá não representar o posicionamento das organizações supracitadas.

4 O que é Responsabilidade Social? Pessoas e organizações com –Comportamento ético –Sensibilidade quanto a questões de cunho: social cultural econômico ambiental

5 Por que ser socialmente responsável? Demanda dos consumidores Faz sentido do ponto de vista empresarial Produz resultados finais Aumenta a credibilidade

6 Por que a Responsabilidade Social é importante As estatísticas revelam que a Responsabilidade Social está ganhando força… 2009 Relatório da McKinsey 66% dos Diretores Executivos concordam que programas ambientais, sociais e de governança criam valor para os acionistas Enquete da Quality Progress 83% concordam que a responsabilidade social e a sustentabilidade ambiental devem fazer parte da gestão da qualidade.

7 Interesse crescente na Responsabilidade Social Os públicos buscam transparência Mundo de informações instantâneas Os governos estão se envolvendo Economias financeiras e impacto no mercado

8 Chris Jordan – A arte retrata o consumismo em grande escala um milhão de copos são usados em voos de companhias aéreas dos EUA a cada seis horas Copo de companhia aérea

9 O impacto de uma única decisão… … apenas um dia no escritório! Chris Jordan em RUNNING THE NUMBERS: e se 350 milhões de pessoas tomarem a mesma decisão? latas de alumínio são usadas a cada trinta segundos. Dois milhões de garrafas PET são usadas a cada cinco minutos copinhos descartáveis de café são usados a cada quinze minutos telefones celulares são descartados todos os dias sacolas plásticas são usadas a cada cinco segundos.

10 Cidade Proibida Pequim, RPC Julho de 2010 Agora pense na soma de mais de um bilhão de decisões repetidas...

11 Qual é a relação entre a qualidade e a responsabilidade social?

12 Ferramentas de qualidade Os Profissionais da Qualidade têm as ferramentas necessárias para motivar o consenso –Diagramas de Ishikawa (Espinha de peixe) –Desenvolvimento e conformidade com as Normas ISO –Critérios Baldrige –Métodos Lean –Seis Sigma

13 A conexão com a qualidade Evolução da Responsabilidade Social Valores organizacionais essenciais (Ética, comunidade, cidadania, força de trabalho, saúde pública, segurança) Boa vontade de fazer caridade Meio ambiente (ISO 14000) Pressão pública Estudo de viabilidade econômica Critérios Baldrige Qualidade (ISO 9000) Evolução das partes que compõem a responsabilidade social Governança (Sarbanes-Oxley)

14 A consolidação da norma se fez necessária Havia uma série de normas que media a Responsabilidade Social ou a Sustentabilidade... … mas essas normas adotavam critérios diferentes. –Uma empresa podia ter uma nota alta em uma lista, e uma nota muito baixa em outra. –Uma norma podia se concentrar na responsabilidade ambiental, enquanto outra podia valorizar as relações de trabalho.

15 Uma Norma para Todos ISO –A implementação é voluntária –A orientação ajuda a definir a responsabilidade social –A ASQ administra o Grupo de Assessoria Técnica dos EUA (TAG) sobre a Responsabilidade Social

16 ISO inclui SETE assuntos principais Governança Organizacional Direitos Humanos Práticas Trabalhistas Meio Ambiente Práticas Operacionais Justas Questões do Consumidor Envolvimento e Desenvolvimento da Comunidade

17 Elementos-alvo O foco inicial da ASQ recairá sobre TRÊS áreas para a produção do maior valor à comunidade da qualidade –governança organizacional –meio ambiente –envolvimento comunitário Alinhamento do seu corpo de conhecimento e competência na redução de resíduos, defesa do consumidor e sustentabilidade, para fornecer informações de áreas sobre as quais a qualidade pode ter um impacto real.

18 ISO Auxiliar as organizações no trabalho com a Responsabilidade Social Fornecer orientação prática Enfatizar os resultados de desempenho e a melhoria Aumentar os níveis de confiança e satisfação dentre clientes e públicos Ser consistente

19 Outra conexão com a qualidade Critérios de Excelência Malcolm Baldrige –Procedimentos de conformidade com normas de segurança, saúde e meio ambiente –Mecanismos de suporte corporativo de atividades de garantia de qualidade fora da empresa –Responsabilidade pela governança

20 Critérios Baldrige Critérios de Excelência em Desempenho Malcolm Baldrige

21 A última linha tripla da qualidade

22 Métodos Lean Princípios de Lean manufacturing: –Eliminar atividades que não agregam valor –Eliminar o desperdício do negócio Princípios de Lean enterprise: –Estender os conceitos por toda a cadeia de valor ou de fornecimento

23 Métodos Lean Tipos de desperdício: –Superprodução –Espera, tempo em fila –Transporte –Processos que não agregam valor –Estoque –Movimento –Custos da qualidade: sucata, retrabalho, inspeção –Utilização de capital humano

24 Seis Sigma Prevenção de defeitos X detecção de defeitos –Satisfação do cliente e resultados finais –Aplicação em qualquer lugar onde houver variação e desperdício –Aplicação na inovação e melhoria da satisfação do cliente

25 Trabalho de Sustentabilidade da ASQ O que a ASQ está fazendo para promover a Responsabilidade Social?

26 Resposta da ASQ em Responsabilidade Social Conferência sobre a Responsabilidade Social –16 e 17 de junho de 2011 –San Francisco TheSRO.org –Ajuda o mundo a entender como a responsabilidade social e a qualidade podem alcançar resultados sustentáveis.

27 Resposta da ASQ em Responsabilidade Social (II) Pathways to Social Responsibility –Práticas bem-sucedidas para um futuro sustentável. Medalha de Responsabilidade Social Spencer Hutchins –Reconhece pessoas que demonstraram uma liderança de destaque em defesa da responsabilidade social.

28 1,2 bilhão de pessoas estão com sua saúde em risco devido à falta de água limpa. ~ Aprox. a população da Índia em ,6 bilhões de pessoas carecem de saneamento principalmente devido a problemas ligados à água. ~ Aprox. as populações da Índia e da China em pessoas morrem por dia em decorrência de doenças transmitidas pela águaisso significa quase 10 milhões de pessoas por ano Pathways to Social Responsibility 2010 ASQ

29 Social Responsibility Response (cont.)

30 Mais informações Sociedade Americana da Qualidade TheSRO* Quality for Life

31

32 Thank you Obrigado!


Carregar ppt "Qualidade, Sustentabilidade e Responsabilidade Social… Uma Abordagem Empresarial Sustentável Marc P. Kelemen Brasil, Julho de 2011."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google