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42ª Reunião do Fórum QPC 12 e 13 de junho de 2008 Aracaju – Sergipe.

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1 42ª Reunião do Fórum QPC 12 e 13 de junho de 2008 Aracaju – Sergipe

2 Uma Estratégia Nacional 5 Entidades Nacionais Envolvidas

3 Qualidade de Vida da População Competitividade Ambiência Competitiva Desenvolvimento Sustentável Econômico, Social e Ambiental Terceiro Setor Empresas Governo Nosso Maior Desafio

4 Fórum QPC MISSÃO: Promover, fortalecer e integrar Programas Estaduais e Setoriais de QPC, visando contribuir para o desenvolvimento sustentável do Brasil e a qualidade de vida de seus cidadãos. VISÃO: Ser o principal impulsionador dos Programas Estaduais e Setoriais de QPC na promoção do desenvolvimento sustentável do Brasil.

5 UFMA PI CE RN PB PE AL SE BA UFDF GO MT MS UFES RJ SP MG UFPR SC RS Programas Estaduais no Fórum QPC UFAM RO RR PA TO

6 Mobilização Setorial MPES

7 Prêmios para micro e pequenas empresas em todos os estados

8 DESTAQUES Dados atualizados até novembro/ MOVIMENTOS DA QUALIDADE, PRODUTIVIDADE E COMPETITIVIDADE 16 ANOS DE MOVIMENTO+10MILHÕESPESSOASRELACIONADAS COM O MEG ~5.000ORGANIZAÇÕESUSUÁRIAS DO MODELO DE EXCELÊNCIA DA GESTÃO ® - MEG CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃODISTRIBUÍDOS HORAS DE TRABALHOVOLUNTÁRIO VOLUNTÁRIOS NA COMUNIDADE DA QUALIDADE ORGANIZAÇÕESMEMBROSAPOIADORAS DE QP&C 2.103ORGANIZAÇÕESPREMIADAS15.321ORGANIZAÇÕESCANDIDATAS PRÊMIOS NACIONAL, REGIONAIS E SETRORIAIS PESSOAS CAPACITADAS EM MODELO DE EXCELÊNCIA DA GESTÃO ®

9 Metodologia Vencedora

10 Mapa do Negócio Fórum QPC Disseminação de informações e orientações -Participação em eventos -Reuniões periódicas -Elaboração de documentos técnicos e institucionais -Articulação para novos programas Coordenação Geral -Secretaria executiva -Captação de recursos PRODUTO -Informações -Orientações -Agenda nacional a organizar -Alinhamento -Incentivar a criação e manutenção de programas CLIENTES -Programas Estaduais e Setoriais existentes -Programas Estaduais e Setoriais potenciais -MBC -FNQ -Gespública -Gera Ação Fornecedores Parceiros - MBC, Organizações setoriais e estaduais. Apoio estratégico e tático dos Programas Estaduais e Setoriais, FNQ ÓRGÃOS REGULADORES ESTRATÉGICOS MBC, FNQ, Gespública,Gera Ação, Governos, Federações INMETRO, SEBRAE FORNECEDOR/ CONCORRENTES/ CLIENTE -MBC, FNQ -Prêmios setoriais e gerais inconsistentes tecnicamente RETORNO DE INFORMAÇÕES -Atas -Avaliação -Pesquisas -Relatório -Reconhecimento

11 Fatores Críticos de Sucesso Articulação institucional Articulação institucional Identificação de Lideranças Identificação de Lideranças Entidade Sede e Estrutura mínima Entidade Sede e Estrutura mínima Sistematização de processos (possibilidade de troca de informações e diretrizes) Sistematização de processos (possibilidade de troca de informações e diretrizes) Motivação para o voluntariado Motivação para o voluntariado Comprometimento de lideranças Comprometimento de lideranças Capacidade de comunicação Capacidade de comunicação Uso de tecnologia de gestão Uso de tecnologia de gestão

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13 Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada de membros e gestores Desenvolver a gestão do conhecimento Promover a articulação entre os membros do fórum Promover o uso de tecnologias de gestão Garantir sustentabilidade financeira Buscar consistência técnica nos diversos programas e premiações Disseminar conteúdos para a melhoria contínua dos programas Consolidação, crescimento e consistência dos programas de qualidade Promoção de Resultados nos Setores Prioritários da Rede QPC Gestão e Relacionamento Promover a QPC no país e a qualidade de vida dos cidadãos Estimular cooperação e integração entre os programas e as premiações Estimular criação / desenvolvimento e fortalecimento de programas estaduais e setoriais Liderar o desenvolvimento e compartilhamento de melhores práticas Coordenar a permanente identificação e priorização de oportunidades e necessidades Articular a viabilização e coordenar a implementação das soluções Buscar parcerias e estabelecer redes Captar e aplicar recursos de forma eficiente Missão : Promover, fortalecer e integrar programas estaduais e setoriais de QPC, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do Brasil e a qualidade de vida de seus cidadãos. Visão 2010 : Ser o principal impulsionador dos programas estaduais e setoriais de QPC na promoção do desenvolvimento sustentável do Brasil. Apoio no desenvolvimento de produtos

14 Macro Plano PROGRAMAS/PROJETOS T 4T1T2T3T4T 1 Capacitação dos gestores dos PESQPC 2 Avaliação pelos critérios dos 500 pontos 3 Caravanas da Qualidade 4 Disponibilizar aplicativos / SWs 5 Reunião anual dos presidentes dos conselhos dos programas estaduais 6 Plano de comunicação interna 7 Desenvolver instrumentos de avaliação de APLs 8 Desenvolvimento e criação de novos programas 9 Promover integração dos prêmios MPEs com os Programas Estaduais 10 Desenvolver ambiente de Benchmark 11 Definir / desenvolver projetos / produtos para setores prioritários 12 Plano de comunicação e Marketing 13 Promover a integração dos núcleos do GESPÚBLICA com os programas estaduais 14 Implementação de algumas experiências pilotos de integração região X setor para avaliar desdobramento e o modelo de governança 15 Estabelecer e divulgar manual de procedimentos

15 AÇÕES PROPOSTAS / PRAZOS: OBJETIVO: Promover a geração de resultados e melhoria de gestão das organizações nos setores definidos como prioritários e promover a mobilização de organizações. INDICADORES DE CONCLUSÃO DO PROJETO: 500 organizações atingidas nos projetos. STATUS DAS EXECUÇÕES DATA DE CONCLUSÃO DO PROJETO Março/2008 Até Março/ EQUIPE: Entidades Nacionais e Programas envolvidos, conforme interesse no Projeto. NOME DO PROJETO DEFINIR / DESENVOLVER PROJETOS/PRODUTOS PARA SETORES PRIORITÁRIOS PADRINHO: Pierry Indicador Prazo N° de empresas atingidas nos projetos 1.Credenciar produtos de qualidade no mercado; 2.Levar aos Estados projetos para serem desenvolvidos, tais como: Setor Público: MG / Gespública; Educação: RJ / SP Saúde: RS Fornecedores: RS / BA / ES Terceiro Setor: RS / AM Gestão de Inovação: BA / MBC Turismo: BA / RJ APLs: A definir; Tecnologia de Informação: A definir 3. Para cada projeto: elaborar arquitetura, identificar metodologia e apresentar resultados práticos alcançados com a metodologia aplicada. 1.Projetos Identificados: 5 Setores, com iniciativas e Projetos/Ações em execução; 2 Setores sem Projetos Identificados; 1 Setor com Projeto Identificado, porém em fase de construção e articulação 2. Meta atingida, com mais de 500 organizações atingidas pelos Projetos já em andamento.

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17 Pilares de Sustentação

18 DA QUALIDADE PARA A EXCELÊNCIA DA GESTÃO DA QUALIDADE PARA A EXCELÊNCIA DA GESTÃO Sem Qualidade formal Controle da Qualidade Assegurada Gestão do Processo do Negócio Sistema Integrado de Gestão Operacional Estratégico LIDERANÇA Produto – Processo – Sistema -- Sociedade

19 O que somos hoje Convicções claras e fundamentais O que queremos ser (sonho)VISÃOVISÃO MISSÃOMISSÃO VALORESVALORES OBJETIVOS ESTRATÉGICOS Formulação da Estratégia

20 A Base do Método PP DD AA CC PLANEJAR onde se quer Chegar: META Definir como chegar lá: MEIOS CAPACITAR as pessoas, se necessário EXECUTAR o que foi planejado VERIFICAR os resultados obtidos, comparando-os com as Metas AGIR sobre as causas, em caso de não atingimento do planejado O Ciclo do PDCA

21 Modelos de Gestão mais utilizadosGestão Critérios de Excelência Certificação Normas ISO 9000/14000/OHSAS/SA 8000 Fundamentos e Princípios Visão sistêmica Foco no cliente Liderança Abordagem por processos Valorização e envolvimento das pessoas Aprendizado e Melhoria contínua Resultados

22 Modelos de Gestão e Ferramentas Mais Usados ISO 9001 CRITÉRIOS DE EXCELÊNCIA PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO / BSC TQM SEIS SIGMA SA 8000 CCQ ISO Ss / MASP TQC OHSAS Sistema Integrado de Gestão BENCHMARKING

23 CARACTERÍSTICA DA METODOLOGIA DOS MODELOS NORMATIVOS GESTÃOANÁLISE CRÍTICAMELHORIAS NECESSIDADES REQUISITOS Partes Interessadas PROCESSO ATIVIDADES RECURSOSPROCEDIMENTOS Pessoal Equipamentos Local Capital Métodos de Trabalho Critérios de Aceitação PRODUTOS Partes Interessadas FALHAS INTERNAS INSATISFAÇÃO FALHAS EXTERNAS MEDIÇÃO DIRETRIZES POLÍTICAS Base do PMG Gerenciamento de Processos

24 Tendência para a ação; Os primeiros 8 Critérios Equipe enxuta e desburocratizada; Contato constante com os clientes; Melhora da produtividade por meio das pessoas; Autonomia operacional para estimular os empreendedores; Ênfase em um valor-chave para o negócio; Ênfase na execução do que se conhece melhor; Controles rígidos e flexíveis ao mesmo tempo.

25 MODELO DE EXCELÊNCIA DA GESTÃO 8 Critérios e 12 Fundamentos 8 Critérios e 12 Fundamentos

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27 Critériosde Excelência – PNQ/PGQP Critérios de Excelência – PNQ/PGQP Liderança Sociedade Pessoas Processos Resultados 5 Informação e Conhecimento VISÃO SISTÊMICA 2 Estratégias e Planos Cliente

28 BENEFÍCIOS PARA A ORGANIZAÇÃO Aplicação de Fundamentos e Critérios de Excelência reconhecidos e utilizados mundialmente Possibilita a visão sistêmica da Organização Foco na realização de resultados Promoção da cooperação interna Comprometimento das pessoas que compõem a força de trabalho Compartilhamento das informações internas Identificação de seus pontos fortes e oportunidades para melhoria Medição e identificação do seu desempenho, inclusive perante os referenciais Capacitação interna para se auto-avaliar CRITÉRIOS DE EXCELÊNCIA

29 Programa de Modernização da Gestão Pública

30 Exemplos de Resultados da Tecnologia de Gestão (em milhões de reais) PARCEIROORÇAMENTOINVESTIMENTORESULTADOS* AL4.5003,8105 DF9.9002,342 MDS** ,11,8 MG , PE , RJ36,75318, RS*** ,9930 SP , Pref. SP , POA****2.6002,489 * Metas dos projetos. ** Ganhos apurados considerando recursos pagos X IPCA X dias para liberação. *** Resultado do projeto em **** Resultado do projeto em 2007 (período ago a dez/07)

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32 Fundamentos da Gestão Pública

33 Estruturas mais enxutas Mais ágeis Menos hierarquizadas, menos pesadas e menos centralizadas Poder de decisão delegado a todos os níveis Gestão Participativa Avaliação da Gestão Visão Moderna do Serviço Público

34 Eleitores Usuários Sociedade Compatibilizar expectativas das partes interessadas Comunidade Clientes Acionistas Desafio 2 4 públicos Colaboradores Servidores

35 IMPLANTANDO QUALIDADE NO GOVERNO MUNICIPAL PRIMEIRO ESCALÃO PREF + SECRET. (O QUE FAZER) GESTORES Diretores e Chefias (COMO) OPERAÇÃO E EXECUÇÃO (FAZER) Comprometimento Padronização do que é crítico Motivação Permanente Gestão Pública

36 0 MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DA POPULAÇÃO COMPROMISSO DE TODOS Um Brasil melhor se faz com Qualidade de vida para todos


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