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A busca da Excelência em Gestão Qualidade na Área da Saúde

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Apresentação em tema: "A busca da Excelência em Gestão Qualidade na Área da Saúde"— Transcrição da apresentação:

1 A busca da Excelência em Gestão Qualidade na Área da Saúde
Luiz Ildebrando Pierry Porto Alegre 25 de maio de 2006.

2 Agenda As metodologias de GESTÃO mais usadas
O movimento pela Qualidade, Produtividade e Competitividade no RS RESULTADOS – benefícios para as empresas/pessoas e Sociedade

3 ERA DO CONHECIMENTO ... INFORMAÇÃO TECNOLOGIA COMPETITIVIDADE INOVAÇÃO
RESPONSABILIDADE SOCIAL CERTIFICAÇÕES

4 Gestão do Conhecimento
“ As melhores organizações do Futuro serão aquelas que descobrirão como despertar o empenho e a capacidade de aprender das pessoas em todos os níveis da organização.” Peter Senge

5 1 SÉCULO DE QUALIDADE 4 Estágios 1 4 2 3
A Qualidade como processo: Inspeção Final e o Conceito de descarte do produto. Foco no Produto. 1ª Grande Guerra (17/18) 1 A Estratégia da Competitividade Total Qualidade é premissa e obrigação design – inovação – certificações – responsabilidade social (BSC – 6 Sigma) 4 Década de 60 Deming e Juran no Japão A Revolução do Quality Mind O conceito da Administração participativa (CCQ’s, TQC, 5S’s) 2 Qualidade Americana e Européia. Surge o TQM – Gerenciamento da Qualidade Total A Era do Cliente – produtos confiáveis e preços baixos e entregas rápidas. Década de 80 3

6 QUALIDADE DE VIDA E SOCIEDADE
Evolução da Gestão da Qualidade CUMULATIVO QUALIDADE DE VIDA E SOCIEDADE CADEIA DO NEGÓCIO SISTEMAS Complexibilidade PROCESSOS PRODUTOS Tempo

7 A Gestão da Qualidade e suas Tendências
Os Modelos de Gestão estão mais próximos. As Técnicas e Ferramentas mais aprimoradas. Necessidade crescente de garantia da Qualidade da Gestão. Novos conceitos precisam ser incorporados no Sistema. Líderes e profissionais melhor preparados. Fazer mais com menos (competitividade).

8 Fundamentos e Princípios
Gestão Modelos de Gestão mais utilizados Critérios de Excelência/Acreditação Hospitalar Certificação Normas ISO 9000/14000/OHSAS/SA 8000 Fundamentos e Princípios Visão sistêmica Foco no cliente Liderança Abordagem por processos Valorização e envolvimento das pessoas Aprendizado e Melhoria contínua Resultados

9 Sistema Integrado de Gestão
Modelos de Gestão e Ferramentas mais usados TQC ISO 9001 5S’s / MASP CRITÉRIOS DE EXCELÊNCIA ISO 14000 Sistema Integrado de Gestão OHSAS 18001 SEIS SIGMA PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO / BSC TQM SA 8000 CCQ BENCHMARKING

10 Fazer a coisa certa, melhor que os outros e de maneira inovadora
Condicionantes da Competitividade PARA SER COMPETITIVA, UMA ORGANIZAÇÃO PRECISA: definir o seu posicionamento e suas estratégias competitivas ter eficácia operacional para realizar suas estratégias com êxito Fazer a coisa certa, melhor que os outros e de maneira inovadora

11 Gestão Competitividade Eficiência Resultados G E E S S T T R Ã A O T É
GESTÃO ORGANIZACIONAL Estratégia VENCEDORA Implantação FORTE Implantação de PROJETOS Gestão dos Processos Modelo adaptado de Fairbanks, Michael & Lindsay, Stace, Arando o Mar, Qualitymark, 2000

12 Marketing e Inovação Os diferentes níveis da competitividade
Interno 1. Teoria do Negócio 2. Gestão 3. Empreendedorismo Marketing e Inovação Empresarial Gestão Empreendedorismo Teoria do Negócio SISTÊMICO Econômicos Político institucionais Internacionais Sociais Naturais Culturais Tecnológicos Infra-estruturais Estrutural Região / Setor / Cadeias Produtivas

13 Global / Regional / Local Teoria do Negócio / Gestão
Os três níveis da competitividade Sistêmica Global / Regional / Local Ambientação Posicione-se Estrutural Região/Setor/Cadeia Articulação Coopere Empresarial Teoria do Negócio / Gestão Empreendedorismo Ação Fortaleça-se

14 Econômica Social Ambiental
Fundamentos da Competitividade e Sustentabilidade Nível Externo Social Ambiental Econômica Conhecimento Competitividade Liderança Metodologia Sustentabilidade Nível Interno

15 para a auto-realização”
Papel de Líder “O papel do líder é Ser estimular as pessoas Humano para a auto-realização” Cidadão Ser pensante Razão Mão-de obra Emoção

16 Gestão Estratégica

17 DIRETRIZES ESTRATÉGICAS
Formulação da Estratégia O que queremos ser (sonho) VISÃO DIRETRIZES ESTRATÉGICAS MISSÃO O que somos hoje Convicções claras e fundamentais VALORES

18 ORIENTAÇÕES ESTRATÉGICAS
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO ORIENTAÇÕES ESTRATÉGICAS VISÃO NEGÓCIO MISSÃO PRINCÍPIOS E VALORES Análise do Ambiente Análise da Situação (Oportunidades / Ameaças) (Pontos Fortes / Pontos Fracos) PRIORIZAÇÃO DE OBJETIVOS FORMULAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DEFINIÇÃO DE PROJETOS E AÇÕES

19 Modernização da gestão pública
Ser a cidade brasileira com melhor qualidade de vida, em um ambiente sustentável e participativo, através do respeito à pluralidade e da Governança Solidária Local. PREFEITURA DE PORTO ALEGRE Validação André Visão Responsabilidade Financeira Resultado para a Sociedade Promover a sustentabilidade Ambiental Garantir o equilíbrio das contas públicas Promover a Inclusão Social Desenvolver a economia local Ambiental Social Economia Foco de Atuação Promover a proteção à infância e adolescência Melhorar o acesso aos serviços de saúde Desenvolver uma cidade empreendedora Construir a visão de cidade futura Financeiro Aumentar a efetividade da arrecadação Criar uma ambiência favorável aos negócios Recuperar as áreas Colaborar para melhorar a segurança da população Assegurar o atendimento básico da população carente Alavancar formas alternativas de investimento Fomentar as atividade industriais de alta tecnologia, construção civil e turística Aprimorar o saneamento degradadas da cidade básico Governança Solidária Local Transparência Modernização da gestão pública Descentralizar o planejamento e a execução das ações Alavancar a cultura de responsabilidade social Fomentar a intersetorialidade Buscar a excelência operacional dos processos de suporte Assegurar a comunicação com a população Capacitar os colaboradores do serviço municipal Modernizar e integrar as tecnologias de informação

20 Gestão Organizacional

21 Do Círculo Vicioso para o Círculo Virtuoso
Heróis apagando incêndio Pouco progresso Pouco tempo livre Muitos problemas Planos são cumpridos Melhorias contínuas Poucos problemas Tempo para pensar

22 A P C D O Ciclo do PDCA PDCA: O Método Básico do GQT
AGIR sobre as causas, em caso de não atingimento do planejado PLANEJAR onde se quer Chegar: META Definir como chegar lá: MEIOS A P C D CAPACITAR as pessoas, se necessário VERIFICAR os resultados obtidos, comparando-os com as Metas EXECUTAR o que foi planejado

23 A P C D PLANEJAR AGIR EXECUTAR VERIFICAR DISCIPLINA Ciclo do PDCA
Paciência Humildade A P C D EXECUTAR VERIFICAR DISCIPLINA

24 Conceito de Processo Processo é um conjunto de atividades repetitivas e interdependentes, envolvendo pessoas, equipamentos, procedimentos e informações que, quando executadas, transformam insumos em produtos ou serviços que agregam valor para um cliente. Processo Fornecedor Cliente Requisitos Requisitos Entradas Saídas Atividades Informações que Agregam Produto Materiais ou Valor Instruções Serviço Serviços Atendimento Atendimento

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26 7.5 MIL ORGANIZAÇÕES COM ADESÃO
Resultados 1.1 MILHÃO DE PESSOAS 7.5 MIL ORGANIZAÇÕES COM ADESÃO 1.848 Organizações Diplomadas 303 Organizações Premiadas 130 MIL ACESSOS/MÊS NO PORTAL 250 MIL PESSOAS COM CAPACITAÇÃO UMA REDE COM 76 COMITÊS Voluntários do PGQP

27 100 Entidades na Liderança 15 mil Agentes multiplicadores
Quem somos Uma organização auto-sustentável e não Governamental, que atua através de um sistema de Rede de Comitês, utilizando trabalho voluntário. 100 Entidades na Liderança 15 mil Agentes multiplicadores

28 Quem somos Missão: Promover a competitividade do Estado e a qualidade de vida das pessoas, através da busca da Excelência em Gestão. Visão : Ser referência mundial na promoção da competitividade da sua região.

29 Ser referência mundial na promoção da competitividade da sua região
Promover a competitividade do Estado e a qualidade de vida das pessoas Rev. 07 14/06/04 Sociedade Org. Privadas, Públicas e 3º setor Cadeias, Regiões, APL’s Pessoas Físicas Sociedade Desenvolver Cadeias, Regiões, APL’s com base nas vocações existentes Elevar a capacidade de influência nas questões de QPC Fidelizar atuais, atrair novas ( média e pequena empresa/org.) e fortalecer o uso de Tecnologias de Gestão Promover o desenvolvimento profissional Mercado Competitividade e Produtividade Produtos apropriados à maturidade da gestão Reconhecimento Educação em gestão Avaliação e desenvolvimento Governança Certificação Educação Rede relacionamento Informação sobre resultados Credibilidade Disseminação do uso de tecnologias de gestão, Benchmarking e Cultura da excelência Gestão com os Clientes Imagem e Credibilidade Dispor de tecnologias de gestão adequadas aos segmentos de clientes e ao nível de maturidade Assegurar a credibilidade dos serviços prestados em nome do PGQP Manter o propósito nobre da instituição Massificar Informações sobre os resultados Desenvolver Estratégias de MKT e Comunicação Desenvolver a Governança Processos Gestão Operacional Inovação e Crescimento Melhorar a gestão dos Comitês Aprimorar a gestão do Sistema PGQP com foco na melhoria dos Processos e na Cadeia de Valor para segmentos Buscar tecnologias de gestão de vanguarda para uso coletivo Atrair novos Clientes conscientes Mobilizar lideranças para Inovação e Competitvidade Excelência no desempenho dos Processos Fundamentais Aprendizado e Sustentação Recursos Técnicos Capital Humano Recursos Financeiros Capacitar a rede comitês Conhecer e disponibilizar as tecnologias de gestão Desenvolver Lideranças e Plano de Sucessão no âmbito do Programa Motivar o voluntariado Desenvolver sistema de informações para a Competitividade Buscar a auto-sustentação financeira Desenvolver alianças estratégicas

30 Como Fazemos

31 Congresso Internacional
Evento anual, que reúne aproximadamente participantes. Está em sua 7ª edição.

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33 Acesso Facilitado e Baixo Investimento
O Que Disponibilizamos às Organizações Acesso Facilitado e Baixo Investimento INFORMAÇÃO CONHECIMENTO MÉTODO DIAGNÓSTICO TREINAMENTO CERTIFICAÇÃO RECONHECIMENTO

34 Prêmio Nacional da Qualidade
Sistema de Avaliação 2006 1000 750 Nível 3 250 e 500 Nível 1 e Nível 2 Critérios de Excelência RELATÓRIO DE GESTÃO Prêmio Nacional da Qualidade AVALIAÇÃO DA GESTÃO Excelência PNQ

35 Equipe enxuta e desburocratizada;
Os primeiros 8 Critérios Tendência para a ação; Equipe enxuta e desburocratizada; Contato constante com os clientes; Melhora da produtividade por meio das pessoas; Autonomia operacional para estimular os empreendedores; Ênfase em um valor-chave para o negócio; Ênfase na execução do que se conhece melhor; Controles rígidos e flexíveis ao mesmo tempo.

36 Informação e Conhecimento
Critérios de Excelência Hoje – PNQ/PGQP 3 4 6 7 8 1 Liderança Sociedade Pessoas Processos Resultados 5 Informação e Conhecimento VISÃO SISTÊMICA 2 Estratégias e Planos Cliente

37 Objetivos Prêmio Qualidade RS
Instrumento de reconhecimento às organizações que demonstrem, em avaliações especializadas, um modelo de gestão em sintonia com os critérios do Sistema de Avaliação adotado pelo PGQP. Nível 3 Nível 1 Nível 2

38 PRÊMIO QUALIDADE RS Evento anual, que reúne em torno de pessoas, para reconhecer as organizações que mais se empenharam na busca pela qualidade e competitividade. Esse evento está na sua 11ª edição.

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43 Média de 140 mil acessos por mês.
Relacionamento com as partes interessadas INTERNET Para os contatos com associados e integrantes da rede do Movimento da Qualidade e Competitividade, utilizamos como ferramenta de comunicação e interatividade, Portais na Internet. Média de 140 mil acessos por mês.

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45 Ganhos com Qualidade

46 Reconhecimentos Prêmio Qualidade RS – Troféu Bronze 1998
Prêmio Top de Marketing – ADVB/RS 1998 1999 Prêmio Qualidade RS – Troféu Prata 2000 Prêmio Qualidade RS – Troféu Ouro Prêmio Qualidade RS – 2º Troféu Ouro Prêmio Top Ser Humano 2001 Prêmio Nacional da Qualidade ® Prêmio de Acreditação PALC 2002 2003 Prêmio Qualidade RS Troféu Diamante 2004 Prêmio Top de Marketing – ADVB/RS

47 Hospital Pompéia – Caxias do Sul
Satisfação do Cliente (%)

48 Hospital Pompéia – Caxias do Sul
Taxa de Reclamações dos Clientes (%)

49 Hospital Pompéia – Caxias do Sul
Média de Permanência (dias)

50 Faturamento anual em R$ (milhões)
Hospital Mãe de Deus Faturamento anual em R$ (milhões)

51 Hospital Moinhos de Vento
Índice de Satisfação de Clientes (%)

52 Unimed – Porto Alegre Receita Líquida (R$)

53 Unimed – Porto Alegre Satisfação com Clínicas e Hospitais Conveniados – Plano Familiar (%)

54 Prefeitura Municipal de Ronda Alta
Aumento da Receita Prefeitura Municipal de Ronda Alta Receita Total R$ Aumento de 86,69% Receita Total 1999 R$ ,38 2003 R$ ,76 2000 R$ ,39 2004 R$ ,92 2001 R$ ,11 2005 R$ ,84 2002 R$ ,92

55 Foram mais de 450 contratações.
Resultados no Comércio PADARIA MODERNA - Bagé Em 6 anos de Implantação da Gestão pela Qualidade, passou de 1 padaria e 1 supermercado, com 73 colaboradores, para 6 supermercados, 1 distribuidora de bebidas e 1 granja de hortigranjeiros com 523 colaboradores. Foram mais de 450 contratações.

56 DEPOIMENTO DE UMA CONFEITEIRA
Resultados no Comércio DEPOIMENTO DE UMA CONFEITEIRA “O que aprendi na Empresa deu um outro sentido para a minha vida. Mudei o meu projeto profissional e quero continuar onde estou, fazendo o que faço, por muito tempo e cada vez melhor. Não é o salário o que importa, é a satisfação de fazer bem feito. Hoje sou mais organizada no trabalho e com as minhas coisas em casa.” Adriana Machado de Araújo Padaria Moderna

57 Propostas para a Saúde

58 Comitê Setorial da Saúde / Resultados
351 Adesões Pessoas Envolvidas 117 Organizações da Saúde com mais de 100 pontos 32 Organizações da Saúde Premiadas 04 Hospitais e 01 clínica Acreditados 08 Em processo de Acreditação SIPAGEH – cerca de 142 Hospitais, sendo 18 de fora do Estado participando do Sistema pessoas treinadas no SIPAGEH No Brasil: 50 hospitais acreditados 300 hospitais estão em processo de acreditação

59 PGQP - Comitê Setorial da Saúde
Projeto Desenvolvimento Gerencial Objetivos Promover um processo de capacitação gerencial; Contribuir para a melhoria e qualificação da gestão; Difundir e fortalecer o papel do PGQP, como agente promotor de práticas gerenciais; Fomentar o processo de adesão de organizações ao PGQP; Disseminar a cultura da Qualidade, como fundamento de gestão

60 PGQP - Comitê Setorial da Saúde
Projeto Desenvolvimento Gerencial Governança Promotoras PGQP, Ent. Classe, Governo Patrocinadoras Organizações com Visão Respons. Social Apoiadoras CSS, Parceiros Técnicos, SES Comitê Gestor Coordenação/Execução PGQP Qualificação da gestão dos Hospitais, com maior benefício para a Comunidade

61 Identificação de fatores restri-tivos
PGQP - Comitê Setorial da Saúde Projeto Desenvolvimento Gerencial Planejamento Organização Capacitação Acompanhamento Planos Estratégicos Avaliação Resultados Definição do Projeto Identificação Parcerias Estruturação capacitação Desenvolvi- mento - Assessorias - Suporte Implantação dos Planos Sistema de Indicadores Verificação dos Planos Avaliação de Resultados Consolidação Conhecimentos Revisão do Projeto - Identificação Organizações - Compromissos Identificação de fatores restri-tivos Relatórios Avaliação Interna Assessoria Previsão: 8 a 12 meses

62 PGQP - Comitê Setorial da Saúde
Projeto Desenvolvimento Gerencial P G Q P Fundamentos de GESTÃO Fundamentos ACREDITAÇÃO Critérios de Excelência Manual Brasileiro de Acreditação Qualidade da Gestão Qualidade do Produto - ORGANIZAÇÕES - MERCADO DA SAÚDE Hospitais Filantrópicos/Comunitários

63 Faturamento hospitalar
PGQP - Comitê Setorial da Saúde Projeto Desenvolvimento Gerencial Gestão do paciente Internação Ambulatório Pronto atendimento SAME Gestão financeira Faturamento hospitalar Contas a pagar Contas a receber Gestão básica hospitalar Gestão estratégica Indicadores e Metas BSC Custos hospitalares Gestão de materiais Compras Suprimentos

64 PGQP - Comitê Setorial da Saúde
Projeto Desenvolvimento Gerencial EXECUÇÃO - PGQP (CSS) Parceiros (técnicos) - Consultorias (Credenciados) PROMOÇÃO MERCADO PGQP Ent. Classe Governo Capacitação Assessoria AcompanhamentoGerencial Corpo Gestor dos Hospitais Alianças/Parceria FINANCIAMENTO

65 PGQP - Comitê Setorial da Saúde
Projeto Desenvolvimento Gerencial FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO Custeio; Fontes de financiamento; Adesão; Compromisso.

66 PMG - Programa de Melhoria da Gestão
Saúde PMG - Programa de Melhoria da Gestão Objetivos: Implementar uma metodologia para a melhoria da gestão dos serviços de saúde alinhada com padrões nacionais e internacionais. Estabelecer um Sistema de Gestão baseado em processos nas Organizações do Serviço de saúde.

67 Base do PMG Gerenciamento de Processos
DIRETRIZES POLÍTICAS PÚBLICAS GESTÃO MEDIÇÃO ANÁLISE CRÍTICA NECESSIDADES REQUISITOS Partes Interessadas PRODUTOS Partes Interessadas FALHAS INTERNAS INSATISFAÇÃO FALHAS EXTERNAS MELHORIAS PROCESSO ATIVIDADES RECURSOS PROCEDIMENTOS Pessoal Métodos de Trabalho Equipamentos Critérios de Aceitação Local Capital

68 Cronograma de Implementação - PMG
PASSO 1: Workshop de Sensibiliza-ção PASSO 3: Planeja-mento da Implemen-tação PASSO 5: Implemen-tação PASSO 7: Avaliação PASSO 2: Diagnóstico Inicial PASSO 4: Capacitação Fundamentos Des. Líderes Ger. Processos Ger. Projetos PASSO 6: Reuniões de Acompa-nhamento 12 Meses

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71 O que esperam de nós... “Uma Sociedade Moderna é
aquela que tem instituições bem Administradas.” “ Uma organização que não gera bons resultados é irresponsável ” Peter F. Drucker

72 MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DA POPULAÇÃO COMPROMISSO DE TODOS


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