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Conceito Integração de órgãos das esferas federal, estadual e municipal, além de concessionárias de serviços públicos, num mesmo espaço físico, para prestação.

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2 Conceito Integração de órgãos das esferas federal, estadual e municipal, além de concessionárias de serviços públicos, num mesmo espaço físico, para prestação de serviços, contribuindo para promover as inter-relações entre as unidades governamentais, com a racionalização de recursos 1995 Implantação do 1º posto – SAC Comércio

3 Superintendência de Atendimento ao Cidadão - SAC Órgão em regime especial de administração direta, integrante da estrutura da Secretaria da Administração do Estado Implantação e manutenção dos Postos do Serviço de Atendimento ao Cidadão - SAC Modernização do atendimento e aperfeiçoamento dos serviços prestados pelo Estado ao cidadão

4 Organograma

5 Unidades SAC 25 postos fixos 08 na capital 17 no interior

6 Unidades SAC

7 02 unidades móveis Interior do Estado Comunidades indígenas e Sem Terra Eventos orientados à cidadania, escolas e presídios

8 Localização Postos SAC Bahia Área (km²) ,67 Número de Municípios417 População Estimada População dos Municípios Atendidos pelos Postos Fixos SAC

9 Atendimento 2006

10 Rede de Relacionamento 36 Órgãos Parceiros

11 Serviços Mais Procurados SSP Carteira de Identidade SETRE Carteira de Trabalho Intermediação de Mão-de-Obra Seguro Desemprego DETRAN Renovação da Carteira Nacional de Habilitação SAJ Juizados Especiais de Apoio - Queixas

12 Gestão da Qualidade Política Manter a excelência na qualidade de atendimento nos serviços públicos ao cidadão, comprometendo-se com o desenvolvimento dos colaboradores, fortalecimento da relação com os parceiros, melhoria contínua dos processos e expansão do padrão de atendimento SAC Sistema Concebido para documentar, implementar, manter e melhorar continuamente a eficácia da gestão da qualidade na SAC, de acordo com os requisitos da Norma ISO 9001:2000

13 SAC Opinião Objetivo Integrar todas as vertentes utilizadas para a coleta, tratamento e feedback de informações solicitadas pelos usuários do SAC SAC Opinião SAC Opinião Pesquisa Espontânea Call Center SAC WEB Ouvidoria

14 Pesquisa de Satisfação 2006 Postos SAC Capital 91,5% Postos SAC Interior 96,0%

15 Expansão do Modelo SAC

16 Contexto Nacional Projeto de Atendimento Integrado – PAI Gestão Governo Federal Objetivo Implementar, através de parcerias, Unidades de Atendimento Integrado em todos os estados do país, até 2003 Recursos Financeiros Orçamento geral do Governo Federal Empréstimo do Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID Orçamento do Estado

17 Colômbia SUPERCADE Portugal LOJA DO CIDADÃO Contexto Internacional Missão de 25 países e 02 unidades implantadas

18 Reconhecimento Premiações Top of Mind 2006 ONU Melhoria dos Resultados dos Serviços Públicos Top of Mind 2004 Top of Mind 2003 Top of Mind 1999 (Bahia) Top of Mind & Image 1998 (Bahia) Marketing Best 1996 X Top de Marketing 1995 (ADVB) Certificação ISO 9001:2000 do SAC Comércio

19 Ponto Cidadão Objetivo Expandir a oferta de serviços públicos em todo o Estado, ampliando os pontos de acesso do cidadão, a partir de parcerias com empresas cidadãs e prefeituras municipais Metas Implantar 5 Pontos Cidadão no ano de 2007, para realizar cerca de atendimentos mensais Reduzir de 90 dias para 15 dias, em média, o prazo de entrega da Carteira de Identidade no interior do Estado Entregar no mesmo dia o Cadastro de Pessoa Física – CPF e o Certificado de Antecedentes Criminais

20 Ponto Cidadão Serviços Disponibilizados SAEB/SRF Cadastro de Pessoa Física – CPF 1 2 SSP/IIPM Carteira de Identidade 3 SSP/CEDEP Antecedentes Criminais 4 SETRE/DRT Carteira de Trabalho e Previdência Social - CTPS

21 Ponto Cidadão Parcerias SETRE / Prefeitura - disponibilização do espaço, estrutura e funcionários Empresa Privada - financiamento do Projeto, contemplando os custos de implantação (reforma do local, programação visual, mobiliário, equipamentos, móveis e utensílios) SAEB/SAC – repasse da tecnologia em atendimento Click to add Title Parceria com Empresas Privadas e SETRE para utilização dos PATs e Balcões Mãos à Obra 11 Empresa Privada - financiamento do Projeto, contemplando os custos de implantação (reforma do local, programação visual, mobiliário, equipamentos, móveis e utensílios) Prefeitura – disponibilização de funcionários e local para implantação, além dos custos referentes à manutenção física, material de consumo e viagem Click to add Title 22 Parceria com as Prefeituras e Empresas Privadas

22 Ponto Cidadão Perspectiva Externa

23 Ponto Cidadão Perspectiva Interna

24 Modernização do DETRAN Objetivo Otimizar o atendimento do Detran, incluindo a melhoria e diversificação da oferta de serviços de habilitação de condutores e cadastro de veículos de forma ágil e eficiente, com base no padrão SAC de atendimento Meta Implantar a proposta de modernização do atendimento, no primeiro semestre de 2008 Abrangência Criação da Central de Atendimento para prestação de serviços de habilitação de condutores e cadastro de veículos Atendimento generalista Otimização de processos Contratação e capacitação de pessoal

25 SAC Móvel Dia e Noite Objetivo Reformular a atuação do SAC Móvel, com a criação de ações voltadas à educação e cultura, bem como a ampliação no número de serviços e horário de funcionamento, visando à redução do custo por atendimento e inclusão social do cidadão Inovação Tecnologia via satélite Rede wireless

26 Contato Flávio Amorim Araújo - Superintendente (71)


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