A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MEMORIAL JUSTIFICATIVO Para concebermos este projeto de arquitetura foram necessários pesquisas históricas acompanhadas de visitas a Itália, país inspirador.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MEMORIAL JUSTIFICATIVO Para concebermos este projeto de arquitetura foram necessários pesquisas históricas acompanhadas de visitas a Itália, país inspirador."— Transcrição da apresentação:

1

2 MEMORIAL JUSTIFICATIVO Para concebermos este projeto de arquitetura foram necessários pesquisas históricas acompanhadas de visitas a Itália, país inspirador deste Spa & Resort. Após dois anos de estudos e projetos o empreendimento, com área construída de ,14m2, foi implantado em uma área de ,00m2, localizada no km 96 da BR-262, próximo a região de Pedra Azul, município de Domingos Martins. O projeto foi dividido em duas áreas, a área de acesso público que comporta um Centro Cultural com delicatessen e memoriais para o vinho, café e imigração italiana, e a área de acesso privado, onde estão localizadas as unidades e equipamentos de serviço e lazer do morador do empreendimento. O Centro cultural foi criado visando integrar o empreendimento a comunidade local, utilizando o espaço nobre junto a rodovia para valorizar os produtos e cultura da região. Tem uma arquitetura moderna inspirada nas primeiras construções dos imigrantes italianos no Estado. Já a área de acesso privado possui as unidades habitacionais dividas em casas térreas, duplex e triplex. Neste setor também estão as estruturas criadas para o lazer, tais como spa, sauna, futebol society, quadras de tênis, salões de festas, etc. No ponto mais alto do terreno estão distribuídas as 250 unidades habitacionais dividas em 09 blocos que remetem suas características à nove comunas italianas: Milano, Firenze, Roma, Venezia, Padova, Trento, Treviso, Verona e Cortina d’Ampezzo. Cada bloco, ou comuna, foi projetado de forma a buscar referências e características únicas e identificáveis em sua versão original, tal como os canais de Venezia e o Palácio do Doges que foram lembrados nos grandes espelhos d’água, nas piscinas e na arquitetura da piscina coberta. Também conseguimos vencer o desafio de localizar as comunas em posição geográfica semelhante a localização real na Itália, obedecendo o característico mapa da “bota” italiana.

3 Mais do que um empreendimento temático este projeto foi criado para ser uma homenagem a Itália, país de origem de 90% dos avós e bisavós dos moradores de Pedra Azul e região, local escolhido para ser implantado o Resort. Através da pesquisa desenvolvida na Itália pudemos identificar elementos, materiais, cores e texturas que diferenciam as arquiteturas de diferentes cidades e províncias da Itália que vieram a enriquecer ainda mais o projeto, transformando o que seria mais um projeto multifamiliar em uma verdadeira vila italiana, sendo este o primeiro projeto residencial, deste porte, temático no país. A busca em recriar pequenas vilas italianas gerou um também outra dificuldade, a de criar uma identidade única para cada unidade residencial. Para isso trabalhamos em cada fachada individualmente criando elementos arquitetônicos que a diferenciassem de outras casas, mesmo dentro da própria comuna. Além da questão estética e da identidade italiana outra preocupação da Heliomar Venâncio Arquitetura foi com o meio ambiente, ítem sempre relevado e de suma importância em nossos projetos. Buscamos reduzir ao máximo o impacto ambiental com esta obra, com recursos que minimizariam sua agressão ao meio ambiente não apenas durante a construção mas também após sua conclusão. Para isso utilizamos como sistema construtivo o Steelframe, que dispensa o uso de materiais convencionais em sua construção, sendo uma obra “seca” e com poucos resíduos. Todas as edificações terão sistemas economizadores e de reuso de águas, implantação de aquecimento com energia solar para água e um sistema completo de tratamento de esgoto. O terreno, antiga área de plantio de eucalipto, teve 70% de sua área destinada a um cinturão verde onde será feita a recuperação da mata nativa através do replantio de mudas criando uma grande barreira verde entre as casas e a rodovia.

4 CENTRO CULTURAL SPA - VENEZIA FIRENZE

5 VERONA MILANO PADOVA TREVISO


Carregar ppt "MEMORIAL JUSTIFICATIVO Para concebermos este projeto de arquitetura foram necessários pesquisas históricas acompanhadas de visitas a Itália, país inspirador."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google