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Canais de Distribuição. O QUE É? É um conjunto de organizações independentes envolvidas para tornar um produto ou serviço disponível ao consumidor.

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Apresentação em tema: "Canais de Distribuição. O QUE É? É um conjunto de organizações independentes envolvidas para tornar um produto ou serviço disponível ao consumidor."— Transcrição da apresentação:

1 Canais de Distribuição

2 O QUE É? É um conjunto de organizações independentes envolvidas para tornar um produto ou serviço disponível ao consumidor.

3 NÍVEIS DE CANAIS

4 O varejo brasileiro constitue-se hoje de cerca de de lojas – são padarias, supermercados, lojas de conveniência, mini-mercados, lojas de material de construção, farmácias, lojas de cosméticos, moda, bancas de jornais…… e todos concorrendo para atender o consumidor ( dados da Nielsen )

5 Tendências Concentração crescente do varejo Surgimento de novos modelos logísticos Pressão permanente sobre custos Pequeno varejo ainda permanece com gestão pouco profissional Maior orientação para inovação Gestão de marca Concorrência interformatos Novos formatos Brand-experience Crescente presença das global brands

6 Marcas Globais no Brasil O impacto de entrada das marcas globais de varejo em nosso mercado profissionalismo gestão posicionamento

7 Monomarca A marca é diretamente responsável pela imagem e políticas de operação dos pontos de venda e pela supervisão/ comercialização dos produtos para o consumidor final. VAREJO Multimarcas São estabelecidos termos e condições de responsabilidade entre o fabricante e o comerciante.

8 Lojas próprias Maior controle do processo de venda Maior proximidade com o cliente final Maior velocidade de resposta para o mercado Monomarca Franquias Franqueado conduz um certo negócio, de acordo com um padrão de procedimentos e marca definidos pelo franqueador.

9 Monomarca – Lojas próprias Exemplo lojas próprias: Siberian Fundada há 18 anos - trajetória de sucesso – 1º grande reformulação - nova proposta de estilos. Roupas básicas e com qualidade - noção de vestir-se casualmente passa a ser valorizada. 40 lojas próprias distribuídas pelas principais capitais brasileiras -programa de expansão

10 Siberian Monomarca – Lojas próprias

11 Monomarca Franquias Franqueador possui uma marca registrada e licencia essa marca para franqueados Franqueador proporciona o sistema operacional e de marketing, além da exclusividade para operar em cada região. Franqueado conduz um certo negócio, de acordo com um padrão de procedimentos e marca definidos pelo franqueador. Franqueado paga o direito de fazer parte do sistema: instalações, taxa mensal e/ou royalties sobre as vendas

12 Hering Fundada em 1878 pelos irmãos Bruno e Hermann Hering 1993: primeira franquia Hering Store Hoje conta com mais de 150 lojas Franquia Hering Store Beach somente para cidade litorâneas: Santos e Fortaleza Marcas: Hering, Hering Kids, PUC e Dzarm Monomarca Franquias

13 Exemplo de franquia: Hering Monomarca Franquias

14 Multimarcas Fabricação de acordo com o pedido de cada multimarca OU mercadoria adquirida de pronta entrega Preços sugeridos (tabelados) Divulgação nível nacional – fabricante Divulgação local - multimarca Direitos territoriais de cada loja definidos pelo fabricante.

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16 Exemplo de marca que utiliza todos os canais VAREJO Loja Própria Franquia Multimarca M.officer - 69 Lojas próprias Multimarcas - 30 Franquias

17 Revendem roupas compradas no Brás e/ou Bom Retiro e em outros no Brasil Não são fiéis a uma marca específica Levam para as suas cidades o que há de mais atual na moda Sacoleiras

18 Revendedoras de moda - responsáveis por 60% da venda do Bom Retiro. Estimativa: 67% - região sul do país 33% - interior de São Paulo e outras regiões. Atrativos: desfiles, palestras sobre tendência, telemarketing e catálogos Sacoleiras

19 O Brás possui 6 mil lojas e recebe 500 mil visitantes diariamente. O Bom Retiro possui lojas e recebe 70 mil visitantes diariamente. Sacoleiras

20 Magazines Atuam no varejo de massa. Possuem variedade e faixas de preço diversas, mas seu foco é em produtos populares com preços agressivos. Condições de pagamento facilitadas para atingir classes mais baixas. Comercializam várias marcas, próprias ou não.

21 Magazines

22 Zara: monomarca ou magazine?

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24 1975:abertura da 1ª loja em Arteixo, Espanha, vendendo somente lingerie 1988: loja na cidade de Porto, Portugal, já com peças de moda Hoje: lojas em 45 países Em 2000 chegou a abrir 1 loja a cada 3 dias Fórmula de sucesso: constante desenvolvimento de produtos e sua logística, fazendo com que tenha novidade toda semana

25 Desenvolvimento de produto Metade da produção é feita em sua sede em La Coruña e o restante é terceirizado. Produtos confeccionados em outros países são enviados para Espanha para aprovação. 200 pessoas na equipe de desenvolvimento de produto.

26 Desenvolvimento de produto Renovação de produtos toda a semana nas lojas, não faz produção em massa, produz lotes pequenos (modularidade). Mix para cada loja adequado às necessidades regionais Não faz somente duas coleções: Primavera/Verão e Outono/Inverno, porém trabalha com temas de moda dentro de tendências Um consumidor entra na Zara, em média, 17 vezes por ano, contra 4 vezes em seus seus concorrentes

27 Logística: Produção concentrada na sede e parceria com pequenas confecções -> agilidade Prazo de distribuição após o pedido da loja: um dia para a Europa, dois dias para a Ásia e o continente Americano. Produtos produzidos em pequenos lotes, enviados às lojas da Europa por caminhão e para os outros países de avião. Dinâmica: enquanto uma fábrica da Ásia leva até 9 meses para colocar um produto novo na loja, a Zara faz isso com um pouco mais de um mês.

28 Logística: Conceito fast fashion não é simples: Fornecedores ágeis Retaguarda tecnológica, capaz de registrar quase em tempo real o que vende do que não vende Equipe de criação antenada com tendências

29 Concorrente: GAP é de um formato múltiplo apoiado na imagem da marca. Seu modelo de negócio se centra no desenho e vendas próprios, terceirizando toda a produção. Com um forte desenvolvimento nos EUA, sua presença é minoritária na Europa. Além disso, seu posicionamento está menos vinculado à moda que a Inditex (Zara) e os preços são menos agressivos. O posicionamento sobre moda e preço é similar à Zara, oferecendo alto conteúdo em moda a preços baixos. Em qualidade, é inferior à Zara e seu modelo de negócios é similar ao da GAP, com desenhos e vendas próprios porém terceirizando a produção, o que limita a velocidade de acesso ao mercado, uma vantagem para Zara. Fonte retirada do relatório da BBVA Bolsa

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