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Sistema de Informações de Marketing Aula 3. Professor Sergio Garrido.

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Apresentação em tema: "Sistema de Informações de Marketing Aula 3. Professor Sergio Garrido."— Transcrição da apresentação:

1 Sistema de Informações de Marketing Aula 3

2 Professor Sergio Garrido

3 Sistema de Informação de Marketing

4 Professor Sergio Garrido SIM O que os gerentes gostariam de ter O que os gerentes precisam ter O que os gerentes podem ter

5 Professor Sergio Garrido Inteligência de Marketing Informações sobre as alterações no ambiente de marketing. Podem ser colhidas tanto sistematicamente (acompanhamento contínuo de mercado) como de forma esporádica (acesso eventual a informações sobre concorrência) Fontes –pessoal da empresa –clientes e fornecedores –relatórios anuais, imprensa –empresas especializadas SIM

6 Professor Sergio Garrido Registros Internos Relatórios emitidos pela empresa Usados para planejamento diário, implementação e controle Fontes –Contabilidade –Produção –Vendas SIM

7 Professor Sergio Garrido Análise da Informação Transformar dados colhidos em forma bruta no ambiente externo em informações úteis para a tomada de decisões. Pode-se utilizar desde simples fichas de registro até sofisticados softwares estatísticos e de gerenciamento de informações. O importante é a ter a informação de forma estruturada e compreensível. SIM

8 Professor Sergio Garrido Pesquisa de Mercado Instrumento que liga, por meio da informação, o profissional de marketing ao mercado, cliente, consumidor, público. Tem como objetivos gerais: –Identificar e definir oportunidades e problemas de marketing –Gerar, aprimorar e avaliar oportunidades de marketing –Monitorar o desempenho da empresa –Melhorar a compreensão do processo de marketing SIM

9 Professor Sergio Garrido Pesquisa de mercado Projeto de pesquisa Amostragem

10 Professor Sergio Garrido AMOSTRAGEM Projeto de pesquisa Problema de pesquisa 1. Objetivo: 2. Local: 3. Período de campo: 4. Universo (ou população): 5. Número de entrevistas / Intervalo de confiança/Margem de erro: 6. Procedimento de Amostragem: 7. Coleta de dados: 8. Instrumento 9. Variáveis 10. Controle de qualidade:

11 Professor Sergio Garrido Amostragem 4. Universo (ou população): Quem será entrevistado? Por população entende-se o universo que se quer investigar, de quem se quer extrair informações. Amostra é qualquer parte de uma população, podendo representar fielmente essa população ou não. Para a pesquisa nos interessa que a amostra seja representativa da população, ou então nossas conclusões poderão estar erradas. Se a pesquisa é com mulheres de 25 a 35 anos compradoras de cama, mesa e banho, essa será a nossa população. A amostra será ou não representativa da população dependendo de certos fatores como...

12 Professor Sergio Garrido Amostragem 5. Número de entrevistas / Intervalo de confiança/Margem de erro: Quantas pessoas devem ser entrevistadas?

13 Professor Sergio Garrido Amostragem 6. Procedimento de Amostragem: Como as pessoas que irão compor a amostra deverão ser escolhidas? Amostra probabilística Amostra não-probabilística


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