A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Faculdade de Direito de Sorocaba

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Faculdade de Direito de Sorocaba"— Transcrição da apresentação:

1 Faculdade de Direito de Sorocaba
A República de Platão Jabes Wedemann Junior RA: José Maria Sales RA: José Vinícius M. Madella RA: Priscila Bolina Pellini RA:

2 CRONOLOGIA 427a.C. 399a.C. 387a.C. 372a.C. NASCIMENTO DE PLATÃO
Nasceu no início da guerra do Peloponeso; Filho de família aristocrática; Presenciou o governo dos Trinta Tiranos e a Instauração da democracia; Viveu 80 anos. MORTE DE SÓCRATES 399a.C. Principal mestre de Platão; Platão conviveu 20 anos com Sócrates; Sócrates era exemplo de moralidade; Condenado à morte pela democracia ateniense. FUNDAÇÃO DA ACADEMIA 387a.C. Platão culpa a democracia pela morte de Sócrates; Resiste a misturar-se à política; Escreveu 25 diálogos, entre eles A República. A REPÚBLICA 372a.C. Ocorre em 422a.C. (governo dos Trinta Tiranos); 10 Livros (cap.) Interlocutor: Sócrates;

3 A REPÚBLICA O QUE É A REPÚBLICA Reflexão dialogada; Discute a justiça;
Propõe o conceito de Estado Ideal; Apresenta uma proposta de Reforma Educacional.

4 CONCEITO DE ESTADO IDEAL
Platão procura a justiça no Estado e não nos indivíduos; O objetivo do governante é governar, zelar pelo bem comum; Cada um tem uma função na qual tem aptidão esta é definida pelo governante; Educação é a base do caráter dos indivíduos; O Estado Ideal não precisa de muitas leis; Possui quatro grandes virtudes: sabedoria, coragem, temperança e justiça; Objetivo: o Estado perfeito e sem discórdia.

5 GOVERNOS (Livro VIII) TIPOS DE GOVERNOS PERFEITO IMPERFEITOS
ARISTOCRÁTICO TIMOCRÁ- TICO OLIGÁR- QUICO DEMOCRÁ- TICO TIRÂNICO

6 DEFINICÕES DOS PODERES
ARISTOCRÁTICO: o Estado Governado pelos Melhores; TIMOCRÁTICO: auxiliares dos chefes chegam ao poder. A sabedoria e a razão dão lugar à honra e à ambição. O homem timocrático valoriza o exercício físico, a caça, a coragem, a ambição e os feitos militares; OLIGÁRQUICO: o Estado que supervaloriza a riqueza e o poder dos ricos. O homem oligárquico provém do homem timocrático. Impera o sistema de opressão do pobre pelo rico; DEMOCRÁTICO: os pobres revoltados eliminam seus opressores e vigoram direitos iguais para todos os cidadãos. Surge a democracia. Nela cada um é livre para pensar a agir e para participar da vida pública. Ninguém é obrigado a possuir o requisito da educação para participar na política. Aparentemente versátil, segue sem ordem ou orientação. TIRÂNICO: degeneração da democracia. O líder popular que faz tudo o que o povo deseja, posteriormente passa a fazer somente o que ele próprio quer.

7 HOMEM TIRÂNCO (Livro IX)
Nasce do homem democrático; Numa sociedade tirânica, todos são escravos; O tirano é escravo de si mesmo; O tirano é um ser atormentado, descontrolado, apaixonado. Fatos que o tornam infeliz; Depende do poder bestial.

8 CONCLUSÕES “Suas críticas aos homens de seu tempo e às práticas políticas de sua época têm valor substancial para todos os tempos. Daí por que a perenidade de suas idéias e de seus modelos.” (Bittar, pág.63) “...basta observarmos na história as formas de totalitarismo, a Inquisição, o nazismo,o fascismo ou personalidades como Nero, Napoleão, Hitler, para percebermos que a descrição platônica do tirano, homem destituído de racionalidade e portador de desequilíbrio mental, continua atual. Talvez Platão faça uma caricatura do homem tirânico, mas não se pode negar sua contribuição à psicologia do tirano e das massas que o sustentam.” (Paviani, págs. 54 e 55)

9 BIBLIOGRAFIA Bittar, Eduardo.C.B.- Doutrinas e filosofias políticas: contribuições para a história das idéias políticas. São Paulo: Atlas, 2002. Paviana, Jayme – Platão & A República. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003. Nicola, Ubaldo – Antologia Ilustrada de filosofia: das origens à Idade moderna. Tradução: Maria Margherita de Luca. São Paulo: Globo, 2005. Platão – A República. In: Os Pensadores. Tradução: Enrico Corvisieri. São Paulo: Nova Cultural, 2004.


Carregar ppt "Faculdade de Direito de Sorocaba"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google