A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Linguagem de Banco de Dados - SQL Disciplina de Linguagem de Banco de dados – QI – Aula3 Prof. Luciano Monteiro.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Linguagem de Banco de Dados - SQL Disciplina de Linguagem de Banco de dados – QI – Aula3 Prof. Luciano Monteiro."— Transcrição da apresentação:

1 Linguagem de Banco de Dados - SQL Disciplina de Linguagem de Banco de dados – QI – Aula3 Prof. Luciano Monteiro

2 Instruções DML - SQL (Data Manipulation Language) Comandos de manipulação de dados no SGBD.

3 INSERT (Inserir novos dados) Comando responsável para adicionar um mais registros na tabela de Banco de Dados InterBase. Os campos que forem omitidos recebem valores NULOS NULL.

4 INSERT (Inserir novos dados) INSERT INTO TABELA (CAMPO1,CAMPO2,...) VALUES (VALOR1,VALOR2,...) INSERT INTO TABELA1 SELECT * FROM TABELA2 WHERE CAMPO1 = VALOR;

5 UPDATE (Atualização de Dados) Comando responsável pela atualização da tabela no Banco de Dados InterBase. Update trabalha de forma semelhante ao DELETE é claro, com sua enorme diferença, se não passarmos a cláusula WHERE, todos os registros da coluna da tabela será atualizada.

6 UPDATE (Atualização de Dados) UPDATE TABELA SET CAMPO1 = VALOR1, CAMPO2=VALOR2,.. WHERE CAMPO3=VALOR3;

7 DELETE (Exclusão de Dados) Apaga um ou mais registros de uma tabela InterBase. Se não for utilizado a cláusula WHERE, será apagado todos os registros da tabela.

8 DELETE (Exclusão de Dados) DELETE FROM TABELA1 WHERE CAMPO1 =VALOR1;

9 SELECT Este é o comando responsável pela obtenção dos dados da tabela, view´s e ou Stored Procedures.

10 SELECT SELECT * FROM TABELA1 SELECT B.CAMPO1,A.CAMPO2 FROM TABELA1 A,TABELA2 B WHERE A.CAMPOPK=B.CAMPOFK SELECT A.* FROM TABELA1 A LEFT OUTER JOIN TABELA2 B ON (A.CAMPOPK=B.CAMPOFK)

11 CLÁUSULA WHERE LIMITA O NÚMERO DE REGISTROS QUE SÃO RETORNADOS PELO SELECT. BETWEEN – Este operador testa se o valor da coluna encontra-se no intervalo declarado. LIKE – Localiza uma string em um campo. IS [NOT] NULL – Verifica se um campo está nulo ou não. IN – Verifica se valor está contido no Sub-Conjunto de dados na coluna declarada. ALL – Verifica se uma valor é igual a todos os valores retornados em um SubQuery(*). ANY e SOME – Verifica se um valor está contido em qualquer valor retornado num SubQuery(*). EXISTS – Verifica se um valor existe e ou está presente em pelo menos uma linha no retorno do SubQuery(*). Está clausula pode conter também NOT EXISTS. SINGULAR – Opera com semelhança ao EXISTS, com a diferença de que o valor tem que existir exatamente em uma ocorrência do SubQuery(*). CONTAINING – Testa se o valor passado a coluna, contém em uma parte da string. Está clausula é CASE-SENSITIVE. STARTING WITH- Testa se a coluna inicia exatamente como indicado pelo valor passado.

12 CLÁUSULA WHERE Operadores da Cláusula WHERE: =,, =, <>


Carregar ppt "Linguagem de Banco de Dados - SQL Disciplina de Linguagem de Banco de dados – QI – Aula3 Prof. Luciano Monteiro."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google