A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Os Maias.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Os Maias."— Transcrição da apresentação:

1 Os Maias

2 Personagem: Tomás de Alencar
Quem era Tomás de Alencar? Tomás de Alencar era amigo de Pedro da Maia, tendo mais tarde se tornado, também, amigo de seu filho, Carlos da Maia. Falso moralista e incoerente, que acha o Realismo e o Naturalismo imorais, é desfasado do seu tempo e defensor da crítica literária de natureza académica, preocupando-se, pois, com os aspectos formais e o pelágio em detrimento da dimensão temática. É também o símbolo do Ultra-Romantismo. Contudo vê-se confrontado com os princípios Naturalistas/Realistas defendidos por João da Ega.

3 Caracterização Física/Psicologia de Alencar
Alencar era "muito alto, com uma face encaveirada, olhos encovados, e sob o nariz aquilino, longos, espessos, românticos bigodes grisalhos". Era calvo, em toda a sua pessoa "havia alguma coisa de antiquado, de artificial e de lúgubre". Simboliza o romantismo piegas.

4 Composição e relevo da personagem
Alencar de Alenquer é um figurante, quanto ao seu relevo, e uma personagem plana, quanto à sua composição. Ele é considerado uma personagem-tipo, porque ao longo da trama verificamos que ele representa o ultra-romantismo, é um poeta. No Jantar do Hotel Central, encarna também a questão coimbrã ao debater-se com Ega sobre a literatura.   É um homem comportamentalmente exagerado e um apaixonado.

5 Trabalho realizado por:
Adalberto nº1 Catarina Barbosa nº12 11ºB


Carregar ppt "Os Maias."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google