A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sergio Castillo Especialista em Dep. Química (UNIFESP) Pós Graduado em Dep. Química (UNIFESP) A FAMILIAR NO PROCESSO DE RECUPERAÇÃO DE UM DEPENDENTE QUIMICO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sergio Castillo Especialista em Dep. Química (UNIFESP) Pós Graduado em Dep. Química (UNIFESP) A FAMILIAR NO PROCESSO DE RECUPERAÇÃO DE UM DEPENDENTE QUIMICO."— Transcrição da apresentação:

1 Sergio Castillo Especialista em Dep. Química (UNIFESP) Pós Graduado em Dep. Química (UNIFESP) A FAMILIAR NO PROCESSO DE RECUPERAÇÃO DE UM DEPENDENTE QUIMICO.

2 TODOS NÓS NASCEMOS ORIGINAIS E MORREMOS COPIAS (Carl Roger) Na 1ª infância ocorre uma serie de eventos responsáveis pela formação inclusive os complexos de inferioridade. Na 1ª infância ocorre uma serie de eventos responsáveis pela formação inclusive os complexos de inferioridade. Durante os cinco primeiros anos de vida, 431 (!) mensagens negativas em um dia comum: Pare com esse barulho...Desça daí...O que esta fazendo com minha tesoura?...Não, você é muito pequeno...Olhe só a confusão que você fez...Você está com os sapatos sujos e acabei de limpar o chão da cozinha

3 O resultado é desenvolvemos instintos de autoproteção. (defesa do ego) O resultado é desenvolvemos instintos de autoproteção. (defesa do ego) 1º Compensação: Assobio no escuro, 2º Transferência: Não pode xingar o Chefe e briga em casa, xinga o juiz e etc. 3º Projeção: Transferimos a responsabilidade por nossas deficiências e fracassos, de nós mesmos a outra pessoa ou coisa. Adão x Eva O fracasso ocorreu pq a lua não estava em uma boa fase 4º Introjeção: proclamamos como nosso os feitos ou a boa qualidade dos outros, imaginando como vitimas heroicas.

4 5º Racionalização: + predominante, acho boa razão para me justificar por não fazer o que sei que devia Comportamentos negativos exacerba-se Comportamentos negativos exacerba-se Demanda mais atenção Demanda mais atenção Diferente dos outros Diferente dos outros Suprir Suprir Aleijados Aleijados Dificuldade na adolescência Dificuldade na adolescência 1º episodio de uso experimental 1º episodio de uso experimental

5 Inversão de valores Inversão de valores Deturpação do caráter Deturpação do caráter Degradação Degradação Problemas forense Problemas forense Problemas de saúda Problemas de saúda Pauperização Pauperização O AJUDANTE: Fala por ele, agi como substituto, dizia que faria, se tivesse no lugar dele, justifica por ele. O pagamento? É o consolo de toda clientela dependente. O ajudante nunca admite sua necessidade de ajuda, passa por alguém que esta tudo sobre controle.

6 Processo de recuperação A família é um sistema dinâmico e em constante transformação, que cumpre sua função social transmitindo os valores e as tradições culturais O impacto que a família sofre com o uso de drogas por um de seus membros é correspondente as reações que vão ocorrendo com o sujeito que as utiliza. O impacto que a família sofre com o uso de drogas por um de seus membros é correspondente as reações que vão ocorrendo com o sujeito que as utiliza. Negação Negação Controlar Controlar Desorganização familiar Desorganização familiar Exaustão emocional Exaustão emocional

7 Ã Ç Õ E S Elaboração da culpa Ressignificar Ressignificar Papel parental Papel parental Equilíbrio emocional Equilíbrio emocional Grupos anônimos, PsicoterapiaAconselhamentoPsiquiatra

8 OBRIGADO


Carregar ppt "Sergio Castillo Especialista em Dep. Química (UNIFESP) Pós Graduado em Dep. Química (UNIFESP) A FAMILIAR NO PROCESSO DE RECUPERAÇÃO DE UM DEPENDENTE QUIMICO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google