A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Equipe de Geografia Cristiane jonas Francisconi Técnica Pedagógica NRE-Apucarana

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Equipe de Geografia Cristiane jonas Francisconi Técnica Pedagógica NRE-Apucarana"— Transcrição da apresentação:

1 Equipe de Geografia Cristiane jonas Francisconi Técnica Pedagógica NRE-Apucarana

2 DIRETRIZES CURRICULARES GEOGRAFIA EDUCAÇÃO BÁSICA

3 Cabe à Geografia preparar os alunos para uma leitura crítica da produção social do espaço, negando a naturalidade dos fenômenos que imprimem passividade aos indivíduos (CASSETI, 2002)

4 Para que se compreenda a produção espacial é necessário ir além da aparência, dos aspectos visíveis, é preciso compreender como os determinantes políticos, culturais e econômicos se constituem na essência social e produzem as transformações espaciais. DCE, 2008

5 O espaço pode ser entendido como um produto social em permanente transformação, ou seja, sempre que a sociedade sofre mudança, as formas (objetos geográficos) assumem novas funções. DCE, 2008

6 Perguntas que devem orientar o pensamento geográfico e o trabalho do professor Onde? Como é este lugar? Por que este lugar é assim? Por que aqui e não em outro lugar? Qual o significado deste ordenamento espacial? Quais as consequências deste ordenamento espacial? Por que e como esses ordenamentos se distinguem de outros? Por que as coisas estão dispostas desta maneira no espaço geográfico?

7 O OBJETO DE ESTUDO DA GEOGRAFIA Espaço Geográfico, entendido como o espaço produzido e apropriado pela sociedade ( LEFEBVRE, 1974 ), composto pela inter-relação entre sistemas de objetos – naturais, culturais e técnicos – e sistemas de ações – relações sociais, culturais, políticas e econômicas ( SANTOS, 1996 ).

8 Sistema de objetos … não são apenas objetos móveis, mas também imóveis, tal uma cidade, uma barragem, uma estrada de rodagem… uma plantação, um lago, uma montanha. Tudo isso são objetos geográficos.( Santos, 1996, p. 59 )

9 Sistema de ações... As ações humanas não se restringem aos indivíduos, incluindo, também, as empresas, as instituições... As ações resultam de necessidades, naturais ou criadas... Essas necessidades: materiais, imateriais, econômicas, sociais, culturais, morais, afetivas é que conduzem os homens a agir e levam a funções ( Santos, 1996, p ).

10 CONTEÚDOS ESTRUTURANTES ESTRUTURANTES DA GEOGRAFIA

11 DIMENSÃO ECONÔMICA DO ESPAÇO GEOGRÁFICO; DIMENSÃO POLÍTICA DO ESPAÇO GEOGRÁFICO; DIMENSÃO SOCIOAMBIENTAL DO ESPAÇO GEOGRÁFICO; e DIMENSÃO CULTURAL E DEMOGRÁFICA DO ESPAÇO GEOGRÁFICO.

12 DIMENSÃO ECONÔMICA DO ESPAÇO GEOGRÁFICO Se articula com os demais conteúdos estruturantes, pois a apropriação da natureza e sua transformação em produtos para o consumo humano envolvem as sociedades em relações políticas, ambientais e culturais, fortemente direcionadas por interesses socioeconômicos locais, regionais, nacionais e globais.

13 DIMENSÃO POLÍTICA DO ESPAÇO GEOGRÁFICO Deve possibilitar que o aluno compreenda as relações de poder sobre territórios da escala micro (rua, bairro) até a escala macro (país, instituições internacionais).

14 DIMENSÃO SOCIOAMBIENTAL DO ESPAÇO GEOGRÁFICO Compreender tanto a gênese da dinâmica da natureza, quanto as alterações nela causadas pela sociedade, como efeito de participar da constituição da fisicidade do espaço geográfico

15 DIMENSÃO CULTURAL E DEMOGRÁFICA DO ESPAÇO GEOGRÁFICO As questões demográficas da constituição do espaço geográfico são centrais, bem como as constituições regionais em funções das especificidades culturais,os grupos sociais e étnicos em sua configuração espacial urbana, rural e regional.

16 DIMENSÃO CULTURAL E DEMOGRÁFICA DO ESPAÇO GEOGRÁFICO Os estudos da formação demográfica das diferentes sociedades, as migrações que imprimem novas marcas nos territórios e produzem novas territorialidades

17 CONCEITOS FUNDAMENTAIS Paisagem Região Território Sociedade Lugar Natureza

18 Metodologia Problematizar os conteúdos, bem como reconhecer os impasses e contradições existentes são procedimentos fundamentais para compreender e ensinar o espaço geográfico no atual período histórico. DCE, 2008

19 Metodologia- Aula de campo Parte-se de uma realidade local bem delimitada para investigar a sua constituição histórica e realizar comparações com os outros lugares, próximos ou distantes. A aula de campo jamais será apenas um passeio.

20 Metodologia - Aula de campo A aula de campo abre possibilidades de desenvolver múltiplas atividades práticas, tais como: consultas bibliográficas (livros e periódicos), análise de fotos antigas, interpretação de mapas, entrevistas com moradores, elaboração de maquetes, murais, etc. ( NIDELCOFF, 1986 ).

21 Metodologia- Imagens... Filmes, trechos de filmes, programas de reportagem e imagens em geral (fotografias, slides, charges, ilustrações) podem ser utilizados para a problematização dos conteúdos da Geografia, desde que sejam explorados à luz de seus fundamentos teórico- conceituais.

22 Metodologia -Obras de arte As obras de arte possuem uma importância destacada no conjunto de abordagens possíveis nas aulas de Geografia, visto que abarcam particularidades que não são possíveis em outros recursos.

23

24 Metodologia- Obras literárias As obras literárias, por sua vez, podem ser entendidas como uma representação social condicionada a certos períodos históricos e utilizadas, no ensino de Geografia, como instrumento de análise e confronto com outros contextos históricos.

25 Atlas das Representações Literárias de Regiões Brasileiras ftp://ftp.ibge.gov.br/Atlas_Representacoe s_Literarias/atlas_representacoes_literari as.pdf

26 Conforme o professor polonês, o povo dali era de perseguidos políticos ou renegados religiosos da Europa, ou então fugidos da miséria na Itália ou do serviço militar na Espanha, tantas raças e línguas tão diferentes mas todos procurando vida nova, [...] (PELLEGRINI, 2003, p. 106).

27 Cartografia: como linguagem Propõe-se que os mapas e seus conteúdos sejam lidos pelos estudantes como se fossem textos, passíveis de interpretação, problematização e análise crítica.

28 Cartografia: como linguagem Que os mapas jamais sejam meros instrumentos de localização dos eventos e acidentes geográficos

29 Cartografia: como linguagem O domínio da leitura de mapas é um processo de diversas etapas porque primeiro é acolhida a compreensão que o aluno tem da realidade em exercícios de observar e representar o espaço vivido, com o uso da escala intuitiva e criação de símbolos que identifiquem os objetos. Depois, aos poucos, são desenvolvidas as noções de escala e legenda, de acordo com os cálculos matemáticos e as convenções cartográficas oficiais( RUA, 1993, p. 13 ).

30 Apesar da importância do uso dos mapas no ensino de Geografia, é preciso ter claro que o mesmo não deve se resumir ao ensino do mapa. O uso desse meio de comunicação deve estar relacionado com o tema de estudo ou ao entendimento de determinado fenômeno, ou seja, é preciso não confundir o ensino do mapa com o ensino de Geografia, priorizando somente o primeiro KATUTA, A. USO DE MAPAS = ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA E/OU LEITURIZAÇÃO CARTOGRÁFICA ? Nuances – Revista do Curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências e Tecnologia – UNESP –Presidente Prudente. Vol. III- Setembro de 1997/ p. 41 a 46

31 Conteúdos básicos: alguns exemplos

32 Dinâmica da natureza e sua alteração pelo emprego de tecnologias de exploração e produção. A mobilidade populacional e as manifestações socioespaciais da diversidade cultural. As diversas regionalizações do espaço geográfico. A distribuição espacial das atividades produtivas e a (re)organização do espaço geográfico.

33 Àgua

34 Como a água pode ser enfatizados para dar conta das dimensões do espaço geográfico

35 DIMENSÃO ECONÔMICA DO ESPAÇO GEOGRÁFICO A água fornece condições para: a construção de hidrelétricas, hidrovias/transportes produção agrícola, produção de mercadorias, valoriza ou não propriedades agrícolas e urbanas, o trabalho e renda...

36 DIMENSÃO POLÍTICA DO ESPAÇO GEOGRÁFICO A água define limites e fronteiras entre os territórios; e o motivo de conflitos armados e diplomáticos...

37 DIMENSÃO SOCIOAMBIENTAL DO ESPAÇO GEOGRÁFICO O excesso ou falta de água altera as paisagens, produz relevos e é definida por ele, possui um dinâmica própria que independe da ação humana... e tem sua dinâmica alterada por ele.

38 DIMENSÃO CULTURAL E DEMOGRÁFICA DO ESPAÇO GEOGRÁFICO. Os grupos culturais apresentam diferentes relações com a água (sagrada, fonte de renda, mercadoria, área de descarte); A pressão demográfica sobre este recurso; A agua como motivador de migrações...

39 Avaliação A avaliação deve tanto acompanhar a aprendizagem dos alunos quanto nortear o trabalho do professor. Os principais critérios de avaliação em Geografia são: a formação dos conceitos geográficos básicos e o entendimento das relações socioespaciais nas diversas escalas geográficas.

40 Avaliação Diversificar as técnicas e os instrumentos de avaliação: interpretação e produção de textos de Geografia; interpretação de fotos, imagens, gráficos, tabelas e mapas;...

41 Avaliação pesquisas bibliográficas; relatórios de aulas de campo; apresentação e discussão de temas em seminários; construção, representação e análise do espaço através de maquetes, entre outros.


Carregar ppt "Equipe de Geografia Cristiane jonas Francisconi Técnica Pedagógica NRE-Apucarana"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google