A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Netiqueta Dicas, Importância e Consequências do Uso indevido Prof. Jucelito Wainer.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Netiqueta Dicas, Importância e Consequências do Uso indevido Prof. Jucelito Wainer."— Transcrição da apresentação:

1 Netiqueta Dicas, Importância e Consequências do Uso indevido Prof. Jucelito Wainer

2 Netqueta Prof. Jucelito Wainer www.jwainer.net Conceituando A Netiqueta: etiqueta no uso da rede (net) é o conjunto de normas de conduta que tornam o convívio algo elegante, agradável, evitando mal entendidos diversos em comunicações via internet, especialmente em e-mails, chat, listas de discussão, etc.

3 Netqueta Prof. Jucelito Wainer www.jwainer.net Educação não tem lugar Por favor... Me desculpe... Eu não sei, pode me ajudar ?... Qual sua opinião ?... Obrigado...

4 Netqueta Prof. Jucelito Wainer www.jwainer.net Falar errado, escrever errado.... Quando você fala errado, poucos percebem Mas quando escreve... Palavras o vento leva, a escrita permanece Mas x Mais Pobrema... A nível de x Em nível de

5 Netqueta Prof. Jucelito Wainer www.jwainer.net Fale, não GRITE! Combine letras maiúsculas e minúsculas, da mesma forma que na escrita comum. Cartas em papel não são escritas somente com letras maiúsculas; Na Internet, escrever em maiúsculas é o mesmo que gritar!

6 Netqueta Prof. Jucelito Wainer www.jwainer.net Como dar ênfase ? Para enfatizar frases e palavras, use os recursos de _sublinhar_ (colocando palavras ou frases entre sublinhados) ou *grifar* (palavras ou frases entre asteriscos). Frases em maiúsculas são aceitáveis em títulos e ênfases ou avisos urgentes

7 Netqueta Prof. Jucelito Wainer www.jwainer.net sorria :-) pisque ;-) chore &-(... Os emoticons (ou smileys) são ícones formados por parênteses, pontos, vírgulas e outros símbolos do teclado. Eles representam carinhas desenhadas na horizontal, e denotam emoções.

8 Netqueta Prof. Jucelito Wainer www.jwainer.net Importância dos emoticons Em um ambiente no qual só há texto surge a dificuldade de saber a real emoção de alguém Por isso, entram em cena os smileys. Comece a usá-los aos poucos e, com o passar do tempo, estarão integrados naturalmente a suas conversas on-line.

9 Netqueta Prof. Jucelito Wainer www.jwainer.net Usando e-mail: o Assunto Qual o assunto? A linha Assunto ou Subject deve estar sempre preenchida com o assunto tratado em sua mensagem de e-mail. Por quê? Imagine uma pessoa que abre sua caixa de e- mail, e encontra todo dia uma média de 60 mensagens. Quais ela lerá primeiro? As de maior interesse (as outras serão lidas mais tarde, ou apagadas!). A linha de assunto deve ser relacionada ao assunto tratado na mensagem.

10 Netqueta Prof. Jucelito Wainer www.jwainer.net Usando e-mail: Mensagem longa Mensagens com mais de 100 linhas são consideradas longas Quando for inevitável uma mensagem mais longa, avise na linha de assunto. Por exemplo: Subject: Reunião de sexta (msg longa!)

11 Netqueta Prof. Jucelito Wainer www.jwainer.net A mensagem está clara ? Estou convidando você para a minha festa de aniversário. Espero você. Quando ? Que horas ? Onde ? Como chegar lá ? Como se vestir ? Posso convidar outros conhecidos ? Quanto custa ?

12 Netqueta Prof. Jucelito Wainer www.jwainer.net E-mail pessoal x profissional Você escreve mensagens para um cliente do mesmo modo que escreve para seu melhor amigo ? Intimidades, abreviações, gírias, piadas Você, vc...

13 Netqueta Prof. Jucelito Wainer www.jwainer.net Você: A Central de Notícias Evite enviar piadas e estórias genéricas diariamente sem ter a certeza de que o receptor aprecia. Tenha certeza de estar enviando noticias verdadeiras. Lembre-se: existem jornais e sites de piadas. Valorize-se, tenha estilo ! A Era da internet infantil já acabou

14 Netqueta Prof. Jucelito Wainer www.jwainer.net Respostas Procure responder a todas as mensagens pessoais. Lembre-se de agradecer às pessoas que o ajudaram em algo.

15 Netqueta Prof. Jucelito Wainer www.jwainer.net e-mail: Respostas Não inclua todo o conteúdo da mensagem respondida; deixe o suficiente apenas para indicar os pontos que você está comentando, ou a que frases se está respondendo, apagando o que estiver a mais (inclusive cabeçalhos, se o programa de e-mail inseri-los na resposta).

16 Netqueta Prof. Jucelito Wainer www.jwainer.net e-mail: Respostas Ao organizar a resposta, procure fazer com que os leitores de sua mensagem vejam primeiro a mensagem a que você está respondendo e, logo abaixo, sua resposta. Se o assunto da mensagem original era, por exemplo: Subject: jogo de domingo verifique que sua resposta apresenta a linha: Subject: Re: jogo de domingo

17 Netqueta Prof. Jucelito Wainer www.jwainer.net Ao encaminhar um e-mail que recebeu, por exemplo, os típicos e-mails humorísticos que percorrem grupos sociais diversos através de divulgação por listas de contatos gigantes, remova os e-mails presentes, das outras pessoas, no campo da mensagem. Procure escrever os seus destinatários no campo "CCO" em vez do campo "Para". Este campo esconde os endereços dos destinatários. Todos irão receber, mas ninguém além de você saberá quem mais recebeu a sua mensagem

18 Netqueta Prof. Jucelito Wainer www.jwainer.net Assinaturas É possível criar o que se chama "assinatura" para suas mensagens de correio eletrônico. As assinaturas são arquivos pequenos, contendo alguma informação sobre você: nome completo, empresa, cargo, frases. Não exagere! A assinatura deve se restringir a no máximo 4 (quatro) linhas.

19 Netqueta Prof. Jucelito Wainer www.jwainer.net Presteza da resposta É elegante responder e-mails o mais rápido possível. Caso a resposta exija uma pesquisa, informe isto.

20 Netqueta Prof. Jucelito Wainer www.jwainer.net Confirmação de recebimento Caso o e-mail contenha solicitação de recebimento confirme o recebimento. Lembre-se: muitos e-mails não chegam ao destinatário.

21 Netqueta Prof. Jucelito Wainer www.jwainer.net Listas e Fóruns Em fóruns e listas de discussão, procure expressar-se claramente. Explique o problema com o máximo de informação que puder. Tente manter-se no contexto da discussão. Participe quando tiver algo a dizer. Leia toda a discussão antes de enviar a mensagem, pois alguém já pode ter dito o que você quer dizer Não envie mensagens que dizem apenas "Envie esse programa pra mim também!", "Estou de acordo!", "Muito bem!". Participe somente quando tiver alguma contribuição para o desenvolvimento da conversa. Conforme o caso, um e-mail pessoal é mais apropriado

22 Netqueta Prof. Jucelito Wainer www.jwainer.net Não copie textos de sites ou qualquer outra fonte que não permita tais cópias e sempre, mesmo com autorização de cópia, cite as fontes quando utilizá-las. Respeite os direitos autorais (copyright).


Carregar ppt "Netiqueta Dicas, Importância e Consequências do Uso indevido Prof. Jucelito Wainer."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google