A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Alienação no Trabalho 2ºE Sala 04 DANIEL DO VALLE N°06

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Alienação no Trabalho 2ºE Sala 04 DANIEL DO VALLE N°06"— Transcrição da apresentação:

1 Alienação no Trabalho 2ºE Sala 04 DANIEL DO VALLE N°06
ELAINE SILVA N°09 ERIK EDUARDO N°11 FELIPE BERTIE N°13 LUCAS SILVA N°24 ROBSON REALE N°35 VERÔNICA MOREIRA N°37 2ºE Sala 04 EE “Dom José de Camargo Barros” – Indaiatuba, disciplina de Filosofia – “TRABALHO DE FILOSOFIA DO 4º BIMESTRE DE 2007”

2 Trabalho: atividade coordenada, de caráter físico e/ou intelectual, necessária á realização de qualquer tarefa, serviço.“TRABALHO" deriva etimologicamente do latim "trepalium" - três paus -, "instrumento de tortura". Alienação: falta de consciência dos problemas políticos e sociais.Afastamento da sociedade;sensação de marginalidade. Ainda assim, os processos alienantes da vida humana foram tratados de maneira atemporal, defraudada, abstraído de processos sócio-econômicos concreto.

3 O que o trabalho pode Provocar ao celebro TRABALHO ALIENAÇÃO NO

4 A interpretação do trabalho trata-se através as
categorias significado – finalidade de atividade socialmente –. O trabalho nada mais é que a atividade humana vencendo ás necessidades das classes dominantes. •o mundo exterior sensorial se torna cada vez menos um objeto pertencente ao trabalho dele. ••Ele se torna cada vez menos um meio de existência na acepção direta, um meio para a subsistência física do trabalhador.

5 Assim como a natureza proporciona os meios de
existência do trabalho,na acepção,este não poder viver sem objetos aos quais possa aplicar-se,ou sejam os meios de subsistência física para o próprio trabalhador. A vida numa atividade na qual você necessita do trabalho,o ser humano fica cada mais insatisfeito com o seu rendimento;assim procurando se destacar mais.Essa luta de totalidade da sociedade, em que estão os primeiros passos em direção a uma sociedade comunista onde a atividade tornara-se enfim humana.

6 A diferença do homem está na sua criatividade de procurar soluções para seus problemas, então com a prática do trabalho desenvolve seu raciocínio,aprendendo sempre uma“nova lição”. Karl Marx, filósofo alemão, se preocupava muito com a questão da alienação do homem, procuravam demonstrar a injustiça social que havia no capitalismo, afirmando que se tratava de um regime econômico de exploração. Assim, alienação se manifesta a partir do momento que o objeto fabricado se torna alheio ao sujeito criador, ou seja, ao criar algo fora de si, o funcionário se nega no objeto criado.

7

8 A produção depende do consumo e vice-versa.
Há também a questão de alimentar a alienação, sendo outro prejudicial perante o consumo, que se trata das propagandas de produtos. Alienação está por todos os lados, mas não se trata de produto da consciência ela somente constrói uma consciência fragmentada, que vem a ser algumas visões que as pessoas têm de um determinado assunto. “[...] o homem (o trabalhador) se sente livremente ativo só ainda em suas funções animais, comer, beber e procriar, no máximo ainda moradia, ornamentos, etc., e em suas funções humanas só //se sente// ainda como animal. O que é animal se torna humano e o que é humano //se torna// animal”. (Marx, 1983:154)[1][10]  

9 De fato a grande diferença entre as sociedades capitalistas e as demais sempre foi a apropriação dos meios de produção pela classe dominante por meios “puramente” econômicos, dependendo em última instância da coerção física do Estado para garantir o estatuto da propriedade privada e, portanto, seu poder. (A alienação do trabalhador em seu objeto é expressa da maneira seguinte, nas leis da Economia Política: quanto mais o trabalhador produz, tanto menos tem para consumir; quanto mais valor ele cria, tanto menos valioso se torna; quanto mais aperfeiçoado o seu produto, tanto mais grosseiro e informe o trabalhador; quanto mais civilizado o produto, tão mais bárbaro o trabalhador; quanto mais poderoso o trabalho, tão mais frágil o trabalhador; quanto mais inteligência revela o trabalho, tanto mais o trabalhador decai em inteligência e se torna um escravo da natureza.)

10 Referências Bibliografia


Carregar ppt "Alienação no Trabalho 2ºE Sala 04 DANIEL DO VALLE N°06"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google