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PERFIL DO TURISTA DA LINHA TURISMO DE PORTO ALEGRE.

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1 PERFIL DO TURISTA DA LINHA TURISMO DE PORTO ALEGRE

2 Porto Alegre, 4 de Julho de PERFIL DO TURISTA DA LINHA TURISMO DE PORTO ALEGRE

3 Prefeito Municipal: José Alberto Fogaça de Medeiros Secretário Municipal de Turismo: Luiz Fernando S. Moraes Coordenadoria de Planejamento: Maria Helena Muller e Vanessa Engster Equipe Técnica: Ana Beatriz da Silva Kolowski, Vanessa Britto da Silva, Karina Castro Dutra Coordenadoria do Serviço de Atenção ao Turista e Linha Turismo: Carina Vasconcellos Abreu

4 Diretor: Marcelo Mantelli Vice Diretores: Mauro Rocha e Delfino C. Bernardes Coord. cursos Hot/Tur: Ana Lúcia O. Saraiva Coordenador do Projeto: José Leonardo Silva Andriotti Equipe Executora do Projeto: Adilson Dutra, Aline Flores, Ana Carolina Frozza, Ana Paula Tone, Camila Ketzer, Carmeline Bandsz, Fabiano Reis, Fernanda Bones, Graziele Figueira, Ingrid Lucio, Isabel Lopes, Israel Rother, Lidiane da Silva, Mário Vasques, Marli Schmitz, Roberto Collantes, Thalita Ruhle, Tiziane Stefani e Cristiano Volkmer

5 5 Desenvolver pesquisa de demanda turística do city tour Linha Turismo para identificação do perfil do público de turistas que o atrativo recebe. Objetivo

6 6 Metodologia Definição do plano amostral, questionário, locais e período de coleta Execução da pesquisa de campo – 139 entrevistados Análise e tabulação dos dados de campo Geração de relatório descritivo do perfil do turista usuário do Linha Turismo

7 Cronograma de Execução Assinatura do termo: 18 de abril de 2008 Teste de metodologia: 5 de abril de 2008 Etapa de campo: 19 de abril a 9 de maio Consolidação e análise dos dados: 16 de maio a 27 de junho de 2008 Término: 4 de julho de 2008

8 RESULTADOS

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12 61% cônjuge ou amigos, 19% em grupo então 80% estão com a família, grupo ou amigos

13 Superior completo e Pós-graduados somam 66%, adicionando curso superior incompleto temos 80% do total

14 Funcionários públicos e empregados de empresas privadas (19%), seguindo-se os autônomos (14%) Estudantes e aposentados vêm a seguir, com 11%

15 50% lazer, 20% eventos, 15% negócios

16 57% recebe até R$ 3.000,00 por mês, e aproximadamente 82% ganha até R$ 5.000,00. As faixas salariais superiores a R$ 5.000,00 representam cerca de 18% do total. Inferior a R$ 1.000,00 representa 20% dos usuários.

17 Estrangeiros representam 6,5% Originários do Sudeste, 37% Região Sul 32% e da Região Nordeste 17%

18 O maior contingente de usuários chegam a este serviço por informações recebidas nos hotéis e por indicação de amigos, superando a internet

19 Bom e ótimo juntos representam 84% do total Péssimo, ruim e regular somam 13%

20 Opiniões coincidentes sobre estes 3 itens, cerca de 90% de bom e ótimo na avaliação

21 A qualidade no atendimento e informação entre bom e ótimo, significando aprovação de cerca de 85%

22 Atratividade aprovada, cerca de 85% de ótimo e bom

23 O Turista aprova a duração do roteiro

24 Consideram entre bom e ótimo, com 70%

25 Atendeu as expectativas da maioria …

26 … tanto que indicam o roteiro

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28 Sugestões dos entrevistados Ampliação do itinerário Inclusão de Ipanema Aumento do tempo do passeio

29 Redução da velocidade do ônibus – fotografias e observação dos pontos Disponibilizar lixeiras dentro do ônibus

30 Sincronia das informações e pontos turísticos com tradução simultânea Realizar paradas nos principais pontos turísticos Realizar a poda das árvores com freqüência

31 CONCLUSÕES

32 32 Os turistas usuários deste serviço têm como perfil dominante o fato de viajarem acompanhados, a lazer ou para eventos e negócios.

33 33 Têm nível cultural elevado (cerca de 66% com nível superior ou pós-graduação), somados ao nível médio completo totalizam 80% São provenientes principalmente das regiões Sudeste e Sul Cerca de 82% percebem até R$ 5.000,00 mensais

34 34 Tomam conhecimento do serviço da Linha Turismo principalmente nos hotéis em que se hospedam e com amigos, mais até do que via Internet.

35 35 Gostam do serviço recebido, bem como do guia que os atende, e cerca de 90% indicariam este passeio para alguém conhecido.

36 36 Levam na lembrança, principalmente, a Praça da Matriz, a Usina do Gasômetro, os Parques Farroupilha e Moinhos de Vento, a Casa de Cultura Mário Quintana, o Anfiteatro Pôr do Sol e o Estádio Beira Rio.

37 37 Sugerem paradas em alguns pontos turísticos, ampliação do itinerário e a colocação de lixeiras no ônibus. Se mostraram muito receptivos à consulta feita pelos estudantes da FARGS quando da sua participação no passeio.

38 PERFIL DO TURISTA DA LINHA TURISMO DE PORTO ALEGRE


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