A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Física Quântica na Prática. Você certamente surpreenderia se ao saber que sem a mecânica quântica não conheceríamos inúmeros objetos com os quais lidamos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Física Quântica na Prática. Você certamente surpreenderia se ao saber que sem a mecânica quântica não conheceríamos inúmeros objetos com os quais lidamos."— Transcrição da apresentação:

1 Física Quântica na Prática

2 Você certamente surpreenderia se ao saber que sem a mecânica quântica não conheceríamos inúmeros objetos com os quais lidamos corriqueiramente como: Aparelho de CD; O controle remoto de nossas TVs; O aparelho de Ressonância Magnética em hospitais; O microcomputador que usamos para fazer o trabalho; Todos os dispositivos elétricos usados nos equipamentos high-tech; Apesar de sua origem mais sutil, a radiação eletromagnética está presente em nossa experiência diária como: Onda de radio; FM; Radiação infra-vermelho; Luz Visível; Raios-X e muito mais.

3 Quais são os benefícios da física quântica para a humanidade? A descoberta do mundo quântico teve impactos nas ciências e tecnologias em benefícios da humanidade. O advento da Física Quântica causou e tem causado enormes transformações nas vidas de todos nós. Nem sempre e nem todos estamos consciente dos modos pelos quais uma revolução cientifica iniciada há cem anos podem nos afetar ainda hoje, mas provavelmente já ouvimos falar de seu impacto na evolução da própria Física e de toda a controvérsia gerada pelas dificuldades conceituais de interpretação dos fenômenos quânticos. Seus efeitos, porém, se estenderam além da Física, com desdobramentos importantes na Química, com a teoria dos orbitais quânticos e suas implicações para as ligações químicas, e na Biologia, com a descoberta da estrutura do DNA e a inauguração da genética molecular.

4 Pesquisas em elaboração para o reconhecimento de uma consciência quântica. É preciso dizer desde logo que, na verdade, essa história não é assim tão nova. Desde o início de sua formulação a Física Quântica apresentou uma dificuldade essencial: a necessidade de se atribuir um papel fundamental para a figura do observador (aquele que esta realizando um experimento Quântico). Isso decorre do fato da teoria quântica ser de caráter não determinístico, ou seja, trata-se de uma teoria para a qual a fixação do estado inicial de um sistema quântico (um átomo, por exemplo) não é suficiente para determinar com certeza qual será o resultado de uma medida efetuada posteriormente sobre esse mesmo sistema. Pode-se, contudo, determinar a probabilidade de que tal ou qual resultado venha a ocorrer. Mas, quem define o que estará sendo medido e tomará ciência de qual resultado se obtém com uma determinada medida é o observador. Com isso, nas palavras de E.P.Wigner, - foi necessária a consciência para completar a mecânica quântica -. Uma revolução científica está ocorrendo com muitas críticas sobre Física Quântica, porque a mudança de conceitos já definidos causa desconforto quando mudado. Isso nos leva a refletir sobre o assunto e buscar estudar mais para compreender. A introdução de elementos subjetivos na Física Quântica, embora tenha sido defendido por físicos notáveis como Von Neumann, além do próprio Wigner, é considerada altamente indesejável, tendo sido tentadas diferentes formulações para contornar esse problema que,aliais, é objeto de debate ainda hoje

5 Possibilidades de certos efeitos Quânticos possam fazer parte do funcionamento do cérebro e esteja envolvido na manifestação da consciência, isso seria fascinante para a medicina e para a humanidade. De forma resumida, pode-se dizer que as descrições mais convencionais apontam a consciência como sendo uma propriedade emergente das atividades computacionais realizadas pelas redes de neurônios que constituem o cérebro. O cérebro é visto essencialmente como um computador para o qual as excitações neurais (correspondentes á atividade sináptica) seriam os estados de informação fundamentais (equivalentes aos bits). A dessa visão, certos padrões de atividades neurais teriam estados mentais correlatos, sendo que oscilações sincronizadas no tálamo e no córtex cerebral produziriam uma conexão temporária dessas informações e a consciência surgiria como uma propriedade nova e singular, emergente da complexidade computacional das redes neurais atuando em sincronia. Os enfoques quânticos não excluem o funcionamento do cérebro através de redes neurais (seria negar o óbvio), mas consideram que complexidade somente não explica tudo e situam efeitos quânticos como centrais para a descrição da emergência ou geração do eu consciente. De acordo com a Física Quântica, todas as nossas possibilidades estão acontecendo simultaneamente, porém quando focamos nossa atenção para a realidade, apenas uma possibilidade esta concebida como real para que possamos experimentá-la como experiência de vida.

6 POEMA A natureza em si, ou a natureza para a consciência que se tem dela, As coisas no movimento substantivo das formas, As formas da consciência na percepção do fenômeno observável, O observador como parte da observação, no observado, O conhecimento ao saltos luminosos de massas e energia indesnudáveis, Mas nas nuas no experimento fundador, A orquestração de fórmulas perfeitas, acabadas, consistentes, Belas em uma verdade abstratamente imperativa, Sensivelmente intangível, empiricamente indemonstrável, Dualidade de mundos, multiplicação dos universos, Dobraduras de tempo e do espaço, Rugas infinitas do espaços-tempo! Carlos Vogt Carlos Vogt


Carregar ppt "Física Quântica na Prática. Você certamente surpreenderia se ao saber que sem a mecânica quântica não conheceríamos inúmeros objetos com os quais lidamos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google