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ESTUDO DE CASO. Dados de identificação da criança: Nome do aluno: C.G.R Idade: 12 anos Sexo: masculino Local de nascimento: Hospital Dom João Becker,

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1 ESTUDO DE CASO

2 Dados de identificação da criança: Nome do aluno: C.G.R Idade: 12 anos Sexo: masculino Local de nascimento: Hospital Dom João Becker, Gravataí Série que estuda: 4 ª série, na E.M.E.F. Ivete Serafini

3 História pregressa e atual do aluno: A gestação da mãe foi normal, mas trabalhou durante toda a gravidez de pé. O parto foi normal, mas difícil, nasceu e foi para a incubadora com hiperglicemia. O aluno começou a andar com 1 ano e 7 meses e começou a falar com 3 anos; A mãe define o aluno como uma criança muita agitada, ansiosa e menti muito. Para dormir é muito inquieto e tem um bom relacionamento com o pai;

4 O aluno gosta de andar de bicicleta, escutar música, adora montar e desmontar coisas como: rádio, som, fita, bicicleta, etc; O mesmo tem muito medo do escuro e não gosta da noite; Segundo a mãe ele é ingênuo. E muitas vezes faz perguntas de uma criança de 2 ou 3 anos;

5 Na sala de aula o aluno parece ignorar o que é proposto, ficando alheio a tudo e a todos e gosta de ficar com o lápis entre os dedos ou roendo as unhas; O aluno permaneceu por três anos na 1ª série, e desde então, o mesmo repete cada ano uma série. Tem dificuldades de se relacionar com os colegas, preferindo ficar sozinho durante o recreio; Apresenta facilidade na leitura e na escrita de palavras (soltas) mesmo as com dificuldades;

6 Tem dificuldades na estruturação de frases e na montagem de textos. Não realiza as atividades que ficam para casa; Nas atividades do Laboratório de Aprendizagem, o aluno é bastante disperso com grandes dificuldades de concentração, resultando em sérios problemas de compreensão;

7 Trabalho prático em sala de aula: O aluno está sendo atendido pelo PDA onde é feito na sala de aula com atividades diferenciadas e uma atenção maior, e também pelo LA (laboratório de aprendizagem) onde o mesmo tem um reforço das atividades.

8 Dislexia Dislexia é uma falta de habilidade na linguagem que se reflete na leitura. A Dislexia não é causada por uma baixa de inteligência. Na verdade, há uma lacuna inesperada entre a habilidade de aprendizagem e o sucesso escolar. O problema não é comportamental, psicológico, de motivação ou social.

9 O Que Fazer? Mediante uma dificuldade específica de leitura e escrita, deve-se procurar profissionais especializados na área, para que sejam realizadas avaliações pertinentes a um caso de dislexia. Na busca de um diagnóstico preciso e do planejamento para uma intervenção e remediação, um completo diagnóstico diferencial deve ser administrado, considerando a totalidade da síndrome da dislexia. É necessário verificar se é uma dislexia propriamente dita, ou se é um atraso no desenvolvimento da leitura decorrente de fatores adversos como uma deficiência sensorial ou atraso cognitivo.

10 Síndrome Genética Conceito: Síndromes genéticas são distúrbios determinados geneticamente ou condicionados por fatores ambientais, herança genética (familiares) ou erro durante a divisão celular quando o feto ainda está em formação, dando origem à graves manifestações clínicas tais como mal formações congênitas, retardo mental e do desenvolvimento motor. Fonte:

11 Conclusão: O aluno ainda não apresenta um diagnóstico definido, pois todo o seu histórico evidencia apenas investigações, pois atualmente a família não consegue o atendimento contínuo por motivos particulares e financeiros. Através de alguns especialistas está sendo investigada a possibilidade do aluno ser disléxico e / ou síndrome genética.


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