A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

IMRE LAKATOS Nomes:Nºs:Série: Ana32 D Antonio42 D Bruno62 D Fábio162 D Geison182 D Giovani202 D Guilherme222 D Karen312 D Ricardo412 D EE Dom José de Camargo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "IMRE LAKATOS Nomes:Nºs:Série: Ana32 D Antonio42 D Bruno62 D Fábio162 D Geison182 D Giovani202 D Guilherme222 D Karen312 D Ricardo412 D EE Dom José de Camargo."— Transcrição da apresentação:

1 IMRE LAKATOS Nomes:Nºs:Série: Ana32 D Antonio42 D Bruno62 D Fábio162 D Geison182 D Giovani202 D Guilherme222 D Karen312 D Ricardo412 D EE Dom José de Camargo Barros – Indaiatuba, disciplina de Filosofia – TRABALHO DE FILOSOFIA DO 3º BIMESTRE DE 2007

2 IMRE LAKATOS Imre Lakatos afirma que há casos em que a teoria não apresenta condições suficientes de explicar os fatos, surgindo as hipóteses, ad-hoc, com o objetivo de proteger o núcleo firme das idéias.

3 IMRE LAKATOS Porém, a atitude mais comum quando uma teoria não está sendo mais aceita é a refutação ou a tentativa de modificação da teoria; esta começa a ser modificada com explicações adhoc, construídas para explicar questões pontuais, desprovidas de excedente empírico (experimental).

4 IMRE LAKATOS De Lakatos extrai-se a idéia de um conhecimento imperfeito, não definitivo. Contudo, a aprendizagem só será confirmada quando se tiver clareza no significado dos conceitos, atribuindo sentido aos conteúdos nas suas práticas diárias, através de seu real entendimento, ou seja, aplicando tudo o que foi aprendido.

5 IMRE LAKATOS De acordo com as pesquisas científicas de Lakatos, a filosofia da ciência e história da ciência se tornam próximas, atribuindo críticas para as diferentes concepções de metodologia e da distinção entre os dois tipos de história, a história interna e a história externa.

6 IMRE LAKATOS Na Metodologia dos Programas de Pesquisa de Lakatos, as teorias não são consideradas isoladamente caracterizando um sistema que pode resistir às instâncias falseadoras mais facilmente que estivessem isoladas umas das outras. Lakatos afirma que o programa de investigação consiste em regras metodológicas; algumas nos dizem quais são os caminhos que devem ser evitados (heurística negativa), outras nos dizem quais são os caminhos que devem ser seguidos (heurística positiva).

7 IMRE LAKATOS Lakatos caracteriza um programa de pesquisa por seu núcleo firme. A falsidade que incide sobre ele é desviada pela heurística negativa, que proíbe a declaração da falsidade do núcleo firme. Começam, então, a surgir inúmeras hipóteses e explicações (ad-hoc), que auxiliam a estabelecer as condições iniciais para a defesa do núcleo firme, dando origem ao chamado cinturão protetor.

8 IMRE LAKATOS Com este processo, que pode ser relacionado com o que ocorre nas salas de aula e na rotina das pessoas, surgem as possíveis anomalias ou fatos não explicados, que são modificados, validados e incorporados ao cinturão protetor por meio da heurística positiva, esta, que segundo Lakatos, consiste num conjunto parcialmente articulado de sugestões ou palpites sobre como mudar e sofisticar o cinto de proteção refutável.

9 IMRE LAKATOS Fundamentados nas idéias de Imre Lakatos, pode-se dizer que as pessoas já possuem um conjunto de conhecimentos prévios, idéias, valores e crenças, e que só agregam a este conjunto, novos conhecimentos quando eles são devidamente conduzidos e adaptados a esse conjunto pré-existente.

10 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


Carregar ppt "IMRE LAKATOS Nomes:Nºs:Série: Ana32 D Antonio42 D Bruno62 D Fábio162 D Geison182 D Giovani202 D Guilherme222 D Karen312 D Ricardo412 D EE Dom José de Camargo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google