A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

José Rodrigues Migueis

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "José Rodrigues Migueis"— Transcrição da apresentação:

1 José Rodrigues Migueis
Ana Fanha nº1 António Faria nº2 Cláudia Lopes nº5 Patrick Egli nº20 7ºB

2 Introdução Escolhemos este tema, não só porque José Rodrigues Migueis escreveu “Gente de terceira classe”, que inclui “Arroz do céu”, a obra que estamos a analisar, mas também para sabermos um pouco mais sobre este autor.

3 Quem foi José Rodrigues Migueis
José Claudino Rodrigues Migueis (figura1) foi um escritor português, nascido no dia 9 de Dezembro de 1901 na Rua da Saudade nº12, num bairro típico de Alfama em Lisboa e falecido no dia 27 de Outubro de 1980 em Nova Iorque. Figura1- José Rodrigues Migueis

4 A sua caracterização física e psicológica
José Rodrigues Migueis era magro, tinha cabelo cinzento, bigode e usava óculos (figura 2), era amigo dos amigos, critico, irónico e responsável. Figura 2- José Rodrigues Migueis

5 Os seus estudos Passou a sua infância e juventude em Lisboa e aqui formou-se em direito em Em 1933, licenciou-se em Ciências Pedagógicas na universidade de Bruxelas.

6 A sua Vida José Rodrigues Migueis foi, em Lisboa, advogado, professor do ensino secundário, presidente da Segunda Liga da Mocidade Republicana e director do jornal “O Globo”. Em 1935 mudou-se para os Estados Unidos, assumindo o cargo de redactor-associado das Selecções do Reader's Digest e, posteriormente, o de professor universitário. Foi um dos jovens que integraram a revista Seara Nova em Escreveu contos, novelas, romances e peças de teatro.

7 Em que se inspirava para escrever?
José Rodrigues Migueis, inspirava-se em Lisboa, pois era a sua terra natal. No momento de escrever as suas histórias, serviu-lhe como matéria-prima a sua infância e adolescência. Em quase toda a sua bibliografia, ele inspirou-se na sua infância, relembrando e adaptando, tudo aquilo que passou e trabalhou, para chegar até onde chegou.

8 Algumas das suas obras Páscoa feliz (Novela) 1932 Onde a noite se acaba (Contos e Novelas) 1946 Saudades para Dona Genciana (Conto) 1956 O Natal do clandestino (Conto) 1957 Uma aventura inquietante (Romance) 1958 Léah e outras histórias (Contos e Novelas) 1958 Um homem sorri à morte com meia cara (Narrativa) 1959 A escola do paraíso (Romance) 1960 O passageiro do Expresso (Teatro) 1960 Gente da terceira classe (Contos e Novelas) 1962

9 Conclusão Ao fazermos este trabalho, podemos constatar que José Rodrigues Migueis foi um grande escritor. Aprendemos muito com este trabalho. Esperamos que tenham gostado!

10 Bibliografia


Carregar ppt "José Rodrigues Migueis"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google