A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O QUE PRECISA PARA SER UM ALUNO VIRTUAL ? Letícia Machado e Patrícia Schäfer PPGIE/UFRGS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O QUE PRECISA PARA SER UM ALUNO VIRTUAL ? Letícia Machado e Patrícia Schäfer PPGIE/UFRGS."— Transcrição da apresentação:

1 O QUE PRECISA PARA SER UM ALUNO VIRTUAL ? Letícia Machado e Patrícia Schäfer PPGIE/UFRGS

2 Acesso a um computador e a um modem ou conexão de alta velocidade e saber usá-los -Para poder realizar muitas das tarefas online é indispensável que haja um mínimo de configurações do computador e da internet. Cada curso deverá disponilizar, na inscrição, os pré requisitos técnicos necessários. PALLOFF, Rena M.; PRATT, Keith. O aluno virtual: um guia para trabalhar com estudantes on-line Porto Alegre: Artmed, 2004.

3 Abertura: compartilhar experiências educacionais e do trabalho -O aluno virtual deve utilizar a sua experiência para enriquecer o processo de aprendizagem, compartilhando ideias e informções e as relaçõoes humanas durante os cursos onlines. PALLOFF, Rena M.; PRATT, Keith. O aluno virtual: um guia para trabalhar com estudantes on-line Porto Alegre: Artmed, 2004.

4 Comunicação: utilizar uma boa comunicação e participação -O aluno virtual deve seguir algumas diretrizes estabelecidas pelo curso para uma participação através da interação e comunicação (incluindo a netiqueta*). * Regras para a comunicação na internet. Para saber mais entre:

5 Comprometimento: organizar o tempo que será utilizado para o curso -O aluno virtual deve se comprometer consigo e com o grupo no qual irá participar gerenciando o tempo dedicado para a realizão das tarefas solicitadas. PALLOFF, Rena M.; PRATT, Keith. O aluno virtual: um guia para trabalhar com estudantes on-line Porto Alegre: Artmed, 2004.

6 Colaboração: trabalhar em conjunto -O aluno virtual deve saber e de fato trabalhar em conjunto. Utilizar os fóruns para discutir, refletir é uma das formas de enriquecer a colaboração assim como estar preparado para dar feedbacks construtivos para os colegas. PALLOFF, Rena M.; PRATT, Keith. O aluno virtual: um guia para trabalhar com estudantes on-line Porto Alegre: Artmed, 2004.

7 Reflexão: pensar criticamente -O aluno virtual deve ser responsável pelo processo de aprendizagem, através de pesquisa, debates, simulações... O professor neste processo é um facilitador/mediador. PALLOFF, Rena M.; PRATT, Keith. O aluno virtual: um guia para trabalhar com estudantes on-line Porto Alegre: Artmed, 2004.

8 Flexibilidade: ser flexível e aberto a novas experiências e idéias -O aluno virtual deve estar aberto a novas experiências e acreditar que a aprendizagem de alta qualidade pode acontecer em qualquer lugar e qualquer tempo. PALLOFF, Rena M.; PRATT, Keith. O aluno virtual: um guia para trabalhar com estudantes on-line Porto Alegre: Artmed, 2004.

9 Colaborar Perguntar Participar Organizar Comunicar Discutir

10 O aluno on-line pode tornar-se alguém que aprende durante a vida inteira, buscando o conhecimento onde for e por meio da interação com os colegas, outros profissionais e com seus professores(p33) PALLOFF, Rena M.; PRATT, Keith. O aluno virtual: um guia para trabalhar com estudantes on-line Porto Alegre: Artmed, 2004.


Carregar ppt "O QUE PRECISA PARA SER UM ALUNO VIRTUAL ? Letícia Machado e Patrícia Schäfer PPGIE/UFRGS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google