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PLANO DE TRABALHO DOCENTE DISCIPLINA DE HISTÓRIA BIMESTRAL 5ª série (6º ano) ENSINO FUNDAMENTAL CONTEÚDOS ESTRUTURANTES: Relações de Poder e Cultura CONTEÚDOS.

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1 PLANO DE TRABALHO DOCENTE DISCIPLINA DE HISTÓRIA BIMESTRAL 5ª série (6º ano) ENSINO FUNDAMENTAL CONTEÚDOS ESTRUTURANTES: Relações de Poder e Cultura CONTEÚDOS BÁSICOS: Os sujeitos (indígenas, negros, jovens, crianças, mulheres,etc) e suas relações com o outro no tempo

2 CONTEÚDOS ESPECÍFICOS: - Conceitos de Tempo Histórico, Sujeito Histórico e Fontes Históricas; - Relações entre os povos da América (Caminho de Peabiru) (pesquisa na Internet) - O Período Helenístico - As cruzadas (relações comerciais e religiosas) - Conflitos entre árabes e Israelenses (Documentos) - Expansionismo Romano (Asterix e Obelix) (Pág Texto: As viagens Romanas – FERREIRA, Olavo Leonel, Visita á Roma Antiga. SP, Moderna, 2003). - A chegada dos portugueses no Brasil.

3 JUSTIFICATIVA (OBJETIVOS): A importância desses conteúdos específicos está na possibilidade de revelar aos alunos a diversidade histórica e cultural dos sujeitos no curso dos tempos. Discutir os diversos encontros de povos ao longo do tempo contribui para perceber-se sujeito de um processo histórico que vai muito além do espaço doméstico, mas que repercute onde o sujeito histórico, o cidadão, vai agir e transformar a realidade.

4 ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO: - Investigar as idéias prévias históricas que os estudantes possuem sobre os conceitos de Tempo, Sujeito e Fonte Histórica; - Verificar como o aluno percebe o outro – Produção de desenho; - Investigar sobre a noção que o aluno tem sobre a construção social do outro (exibição de filmes, análise de documentos e músicas); - Desenvolver a produção do conhecimento histórico: evidência histórica a partir de fontes, explicação histórica a partir da historiografia e produção de narrativas históricas pelos alunos.

5 AVALIAÇÃO: - Leitura e interpretação do poema caixa de saudade Sandra Falcone – verificar sobre o entendimento do conceito sobre fonte histórica e memória. - Confecção de uma caixa de saudade por cada turma a partir de objetos pessoais trazidos pelos alunos. - Ao longo das aulas realizar as atividades propostas pelo livro didático e selecionadas pelo professor que servem como avaliação;

6 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO: - O aluno reconhece e consegue conceituar o que são sujeitos, tempo e fontes históricas; - Compreende a relação que se estabelece entre os sujeitos históricos; - Relaciona as temporalidades (permanências e mudanças); - Considera a sociedade atual como resultado de um processo histórico dos sujeitos ao longo do tempo;

7 INSTRUMENTOS AVALIATIVOS: Produção de narrativas pelo aluno (verificar se o aluno utiliza conceitos históricos, temporalidades (permanências/mudanças) e se utiliza as fontes trabalhadas nas aulas em seu texto); Elaboração de desenhos; Avaliação escrita com documentos;

8 BIBLIOGRAFIA: - BRAICK, Patrícia Ramos. História: das cavernas ao terceiro milênio. 2 ed. SP: Moderna, GAARDER, Jostein. Ei, tem alguém aí? São Paulo: Companhia das Letrinhas, FONTES: - BOSI, Alfredo. O tempo e os tempos. In: NOVAES, Adauto (org.) Tempo e História. SP: Cia das Letras, p HOBSBAWN, Eric. Todo povo tem história. In: HOBSBAWN, Eric. Sobre História. SP. Cia das Letras, p

9 MÚSICA: Nóbrega, Antonio; FREIRE, Wilson. CHEGANÇA. In: NÓBREGA, Antonio. Madeira que cupim não rói [CD]. São Paulo: Estúdios Eldorado, FILME: IDENTIDADES EM TRÂNSITO. IDENTIDADES EM TRÂNSITO. Documentário. De Daniele Ellery, Márcio Câmara | 2007 | 19 min (RESUMO: Identidades em Trânsito trata das experiências de estudantes de Guiné-Bissau e Cabo Verde formados no Brasil. O filme aborda a saída, a chegada, adaptação no Brasil, e o retorno desses estudantes aos seus países de origem). Caminho de Peabiru: ligava por mais de 3 mil Km, o Atlântico ao pacífico e unia 3 países: Brasil, Paraguai e Peru (região de campo Mourão)Daniele ElleryMárcio Câmara


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