A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SANKOFA - Símbolo de resgate ao passado Do provérbio : Volte e pegue, ou retorne e aprenda com o passado, Sempre se pode corrigir os erros Um pássaro estilizado.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SANKOFA - Símbolo de resgate ao passado Do provérbio : Volte e pegue, ou retorne e aprenda com o passado, Sempre se pode corrigir os erros Um pássaro estilizado."— Transcrição da apresentação:

1 SANKOFA - Símbolo de resgate ao passado Do provérbio : Volte e pegue, ou retorne e aprenda com o passado, Sempre se pode corrigir os erros Um pássaro estilizado que se move para frente mas sempre olha para atrás, lembra-nos que é impossível entender o presente sem entender e estar conscientes do passado. é o retorno ao passado, resgatando o que foi perdido e caminhando para frente. Para ir adiante é preciso retornar ao passado. Há quem diga que ele representa a vida de a morte. flogao.com.br/czeiger/

2 A borboleta pode voar em torno de um jarro de vinho de palma, mas não beberá, porque não pode comprar. Símbolo de ternura, suavidade, honestidade e fragilidade. FAFANTO - Simbolo Adinkra

3 OKODEE MMOWERE As presas da águia. Símbolo de força, bravura e poder. A águia é o passaro mais poderoso do céu, e sua força está concentrada nas garras. O clã Oyoko, um dos nove clãs Akan, usa esse símbolo como emblema.

4 Ananse - A teia de aranha A teia de aranha Símbolo da sabedoria, criatividade, engenho, ecomplexidades da vida. Ananse, ou Anansi, a aranha é um personagem bastante conhecido nods contos folcloricos africanos. É uma lenda que inicia num mundo antigo, onde não havia histórias e por isso viver aqui era muito triste. Um homem chamado Ananse, conhecido por saber fazer belas teias, descobriu que no céu Deus todo poderoso do universo guardava um baú cheio de histórias. Teceu uma teia até o céu e subiu por ela, pedindo o baú para que pudesse contar as histórias para a humanidade. Deus fez um desafio a Ananse para que pudesse lhe dar o baú. Desafio cumprido, Ananse trouxe o baú para a terra, através de suas teias, mas ao chegar à terra, abriu o baú e as histórias fugiram e se espalharam pelo mundo.

5 AKOBEN- Símbolo de vigilância e prontidão Akoben é um chifre usado para soar como corneta. É como o nosso berrante. Símbolo para o toque de guerra. Associado ao poder militar, ao apelo para guerra, para ação coletiva. Do provérbio: A cabeça do animal nunca se perde na sopa. Uma pessoa especial nunca se perde na multidão. O que tem valor se sustenta por seu próprio mérito.

6 NSOROMMA- Estrela, a criança do infinito Símbolo de proteção divina, estrela da guia. Do provérbio: Filho de Deus, seu brilho é o reflexo do divino. É uma afirmação que evoca que Deus é o pai que zela por todos os filhos.

7 AKOKO NAN- A perna da galinha Símbolo de nutrição e disciplina paternal, proteção, paternidade, cuidados e ternura. Do provérbio: A galinha pisa sobre os pintinhos, mas não os mata Representa a natureza ideal dos pais, na proteção e no cuidado. É uma exortação ao cuidado com os filhos, e um alerta para que não sejam estragados por mimos. Ou ainda que a repreensão não significa fazer mal aos filhos.

8 DWANIMEN – Símbolo da força de espírito e da humildade. Do provérbio : O carneiro pode intimidar, não com seus chifres e sim com o coração. É o coração e não a força que levam o homem à crueldade. O chifre é a arma desse animal forte e majestoso. É usado tanto para a defesa como para a sedução. Também simboliza a aptidão para aprender e saber. Em complemento à beleza, Dwanimen também significa o equilíbrio necessário para a vida. Somente com o uso criativo desses dotes, a força de espírito, a força física e a humildade que se consegue compreender qual o papel de cada um na sociedade.

9 DENKYEM - CROCODILO Símbolo da adaptabilidade. Do provérbio: O crocodilo vive dentro da água respirando ar e não água. Um exemplo da adaptabilidade a dois entornos e a capacidade de adaptação às circunstâncias.

10 BI NKA BI- O símbolo da unidade, da paz e da harmonia Tem como base a imagem de dois peixes que mordem um o rabo do outro. Do provérbio: Um não deve morder o outro, evite conflitos. O símbolo adverte contra a provocação e a luta.

11 MATE MASIE Símbolo da sabedoria, conhecimento e prudência. Do provérbio: Nyansa bun mu nne mate masie Tradução: Eu guardo aquilo que ouço. O significado implicito da frase é a compreensão Mate matsie quer dizer eu compreendi

12 PAGYA - Simbolo Adinkra

13 ABAN - Simbolo Adinkra

14 Me casarei com voce Do proverbio: Ninguém se apressa em misturar o concreto para construir a casa do matrimonio. Simbolo de comprometimento e perseverança ME WARE WO - Simbolo Adinkra

15 KETE PA - Simbolo Adinkra Boa cama Do provérbio: A mulher bem casada é aquela que dorme numa boa cama. Simbolo de um bom casamento

16 BOA ME NA ME MMOA WO - Simbolo Adinkra Tradução: Ajude-me e deixe-me ajuda-lo Simbolo de cooperação e interdependência

17 WO NSA DA MU A - Simbolo Adinkra - Tradução Se suas mãos estão no prato Do provérbio: Se suas mãos estiverem no prato ninguém ira comer e deixa-lo sem nada. Simbolo de governo participante, democracia e pluralismo.

18 WOFORO DUA PA A Quando voce sobe uma boa árvore. Símbolo de ajuda, cooperação e encorajamento Da expressão: Woforo dua pa a, na yepia wo Tradução: Quando voce sobe uma boa árvore, recebe um bom empurrão. O significado metafórico que voce recebe apoio quando trabalha por uma boa causa.

19 NEA OPE SE OBEDI HENE - Aquele que quer ser rei Símbolo de serviço e lidereança Da expressão Nea ope se obedi hene daakye no, firi ase sue som ansa" meaning Aquele que quer ser rei precisa aprender o que é servir.

20 MFRAMADAN Casa que resiste ao vento Símbolo de solidez e de disponibilidade para encarar as vicissitudes "This symbol suggests a reinforced or well-built home -- one built to withstand windy and treacherous conditions. It reflects in Asante history a clause in the unwritten constitutution of the Golden Stool. Oral acocunts say that according to that clause, mud houses in Kumasi must be reinforced with turf. This reinforcing would cause the house to be sturdier and resistant to unfavorable weather conditions."

21 NYAME DUA A árvore de Deus- altar Símbolo da presença e da proteção divina. The Nyame Dua is a sacred spot where rituals are performed. Erected in front of the house or compound, it is crafted from a tree that has been cut where three or more branches come together. This stake holds an earthenware vessell filled with water and herbs or other symbolic materials for purification and blessing rituals.

22 AYA - Samambaia Samambaia Símbolo de independencia, perseverança, autonomia durabilidade desafio contra opressão, e riqueza de recursos. Da expressão: Mensuro wo Tradução: Não tenho medo de voce Sou independente de voce A samambaia é uma planta resistente que pode nascer em condições dificeis. O indivíduo que usa esse símbolo quer expressar que já superou várias dificuldades resistindo a adversidades.

23 WAWA ABA Semente da árvore Wawa Símbolo de durabilidade, perseverança e força A semente dessa planta é extremamente dura. Na cultura Akan simboliza o individuo forte. Inspira perseverar através da resistência.

24 NEA ONNIM NO SUA A, OHU Do provérbio: Aquele que não sabe pode aprender estudando Símbolo do conhecimento, da educação através da vida e da contínua busca pelo saber.

25 MPUANNUM

26 KWATAKYE ATIKO Penteado de um Kwatakye, capitão de guerra Ashanti Símbolo de bravura e destemor Esse título também é dado a qualquer homem de bravura de uma comunidade Akan.

27 ONYANKOPON ADOM NTI BIRIBIARA BEYE YIE - Tradução: Tudo será bom pela graça de Deus. Símbolo de esperança, providência e fé.

28 NYAME YE OHENE - Tradução: Deus é rei. Símbolo da majestade e supremacia divina.

29 AKOFENA Espada de guerra Afena símbolo cerimonial do Estado Do provérbio: O guerreiro que se aposenta terá sempre a espada do descanso real. É um reconhecimento da galanteria. Símbolo de coragem, valor e heroísmo. As espadas cruzadas são motivos populares na heráldica de muitos escudos dos primitivos Estados Akan. Em complemento a esse reconhecimento de coragem e valor, as espadas podem representar Estados de autoridade legitimada.

30 PEMPAMSIE Aquele que não vai romper. Esse símbolo assemelha-se ao elos da corrente, e implica em força através da unidade. Símbolo de prontidão, alerta, coragem e destemor. Do provérbio: A união faz a força. Unidade é força.

31 MMERE DANE O tempo muda. Do provérbio: mmere dane, dane O tempo muda, muda. Símbolo da dinâmica e das mudanças da vida.

32 OWUO ATWEDEE A escada da morte: Símbolo da mortalidade. Destino e fatalidade. Do provérbio: Todos os homens irão galgar a escada da morte. Evoca a natureza transitoria da existência nesse mundo e da necessidade imperativa de viver uma vida de bem para ser digno da vida no além. Símbolo da morte o ultimo destino da vida. A morte não poupa ninguém, seja rico, pobre, grande pequeno, velho e jovem. Os poderosos e os fracos morrem do mesmo jeito.

33 FOFOO Planta de flores amarelas conhecida em Gana como Gyinantwi. Equivalente ao nosso Picão Preto. Símbolo da inveja e do ciume. Do proverbio: Tradução: A unica coisa que Fofoo pretende é ver suas sementes tornarem-se negras. Quando suas petalas caem, aparecem os espinhos. É como a natureza invejosa de uma pessoa.

34 ODO NNYEW FIE KWAN Símbolo da devoção, fidelidadee e do poder do amor Do provérbio: ODO NYERA FIE KWAN Tradução: O amor ilumina seu próprio caminho, nunca erra o caminho de casa.

35 NYANSAPO O nó da sabedoria Símbolo da sabedoria, inteligência, ingenuidade e paciência. Do provérbio: A inteligência é quem desamarra o nó da sabedoria Um símbolo muito reverenciado pelos Akan, por refletir a idéia de que é a pessoa sábia que tem a capacidade de escolher o melhor meio para atingir seu fim. Ser sábio implica em alargar seu conhecimento, aprender e adquirir experiência. Mas sobretudo saber aplicar essas faculdades na vida pratica.

36 NYAME NNWU NA MAWU Do provérbio: Deus nunca morre, por isso não posso morrer Simbolo da Onisciência e da Onipresença de Deus. Da existência perpétua ou infinidade da alma humana, e da antiguidade do espírito. Atribui-se a imortalidade da alma humana ao fato de fazer parte de Deus. Ela fica guardada com Ele após a morte humana.

37 ESE NE TEKREMA Os dentes e a língua Do provérbio Nenhuma criança nasce com dentes. Os dentes e a língua tem papéis diferentes na boca. Mas trabalham em conjunto. Nos melhoramos e evoluimos. Simbolizando a amizade, a interdependência e a evolução.

38 DAME-DAME Nome de um tabuleiro de jogos, que derivou do jogo de damas. São multiplos quadrados como aqueles dos jogos de damas ou do xadrez. Símbolos de inteligência, genialidade, criatividade e estratégia.

39 EPA - Algemas Do provérbio : Voce é o escravo daquele cujas algemas usar. As algemas foram introduzidas na África durante o trafico de escravos, e popularizando-se mais tarde como forma de controle social pelos os chefes das nações para os transgressores da lei. O símbolo evoca aos transgressores a natureza das leis. Da justiça que é cega. Simboliza a lei, a justiça e suas aplicações. Todavia desencoraja qualquer forma de escravidão.

40 SESA WO SUBAN Do provérbio: Transforme ou mude seu caráter Símbolo da transformação da vida. Esse símbolo combina dois outros, a estrela da manhã que simboliza um renascer a cada dia, dentro de uma roda, representando a autonomia de movimentos.

41 NKYIMU- Símbolo da habilidade e precisão São as linhas de referência que se cruzam formando um xadrez sobre o pano para guiar o artesão no momento de usar o carimbo que vai estampar o tecido Adinkra. Para desenhar essas linhas ele usa um pente largo com dentes afastados. Essa preparação minunciosa simboliza a destreza no uso da técnica procurando obter o melhor resultado e alta qualidade.

42 NSAA- Símbolo de qualidade, autenticidade e daquilo que é genuino É um pano Adinkra tecido à mão Conforme o provérbio: Aquele que não conhece o autentico comprará o falso. Esse símbolo tornou-se a expressão de qualidade em qualquer tipo de atividade artesanal.

43 MPATAPO - O nó da reconciliação e da paz. Simboliza a união entre as partes numa disputa em que se chega a um acordo de paz e reconciliação. É o símbolo da paz obtida após o conflito.

44 ASASE YE DURU Do provérbio A Terra tem seu peso

45 BESE SAKA - Saco de nozes de cola A noz de cola já teve grande importância na vida econômica de Gana. Uma colheita farta, é associada com poder e riqueza. Bese Saka é o símbolo da influência, abundância, união e poder. Representa o lado positivo do comercio que une diferentes povos.

46 KINTINKANTAN Extravagância inflada. Símbolo de arrogância.

47 OSRAM NE NSOROMMA A Lua e a estrela Do provérbio : A Estrela do Norte tem profundo amor pelo casamento. Ela esta sempre no céu aguardando a volta da Lua, seu esposo. Esse símbolo reflete a harmonia que existe na união entre um homem e uma mulher Simboliza o amor, a fidelidade e a harmonia.

48 MMUSUYIDEE Aquele que tira a má sorte. Símbolo de bom agouro e santidade.

49 DUAFE - O pente de madeira Símbolo da higiene e da beleza, das qualidades desejáveis numa mulher. A busca pelo asseio e a beleza física. Virtude feminina, amor eterno, bondade, amor e carinho. Enfatizando a beleza interior. Duafé, o pente de madeira é um objeto desejado pelas mulheres Akan, usado tanto para pentear como para segurar o cabelo. Um objeto de adorno. É um dos poucos símbolos que possui uma forma real dentro das simbologia Adinkra.

50 TAMFO BEBRE Do provérbio: O inimigo será cozido no seu próprio caldo Símbolo da Inveja e do ciúme. E da importância de aprender com o passado.

51 FAWOHODIE - Independência Símbolo da independência, liberdade e emancipação. Do provérbio: A independência vem com suas responsabilidades.

52 HYE WON HYE- Aquele que não queima. Símbolo da indestrutibilidade e da durabilidade. Esse símbolo adquire seu significado do ritual que os sacerdotes praticam de andar sobre o fogo sem queimar os pés. Um exemplo de resistência e de superação das dificuldades e das adversidades.

53 HWE MU DUA- Vara de medição Esse símbolo lembra a necessidade de lutar para uma melhor qualidade, seja na produção dos bens ou em esforços humanos

54 AKOMA - O coração Nya akoma = tenha coração. Tenha paciência. Símbolo de paciência e resistência.

55 OWO FORO ADOBE Cobra subindo na palmeira. Representando o excepcional ou o impossível.

56 NKONSON-KONSON- Elo da corrente Símbolo da unidade e das relações humanas. Um apelo para que o indivíduo lembre-se de contribuir com a comunidade, e de que a força reside na unidade.

57 EBAN- Cerca - Símbolo de amor e segurança O lar Ashanti é um lugar especial, é uma casa cercada por muros. A cerca separa e protege a família do mundo externo. Devido a essa qualidade de proteção, simboliza a segurança que se encontra no amor.

58 FIHANKRA Recinto doméstico, Casa, Lar Símbolo de segurança e espiritualidade Fihankra é um conjunto de cômodos cercado por muros dotado de um único acesso e de um pátio interno, é típico da arquitetura Akan ( Ashanti). Essa construção é usada por todos os membros da família. O símbolo Fihankra representa a casa Akan construída em volta do pátio central.

59 NYA ME BIRIBI WO SORO- Símbolo de confiança em Deus e para inspiração. Esperança. Do provérbio: Deus, se há algo no céu, deixe-me alcançar. Evocação de que o céu é a morada de Deus, lugar onde Ele escuta todas as preces. Esse símbolo costuma ser pendurado ou desenhado sobre o batente da porta. Deve-se tocar tres vezes sobre ele, repetindo as palavras do aforismo acima. Pedindo esperança, sorte, e bem- aventurança para o dia que amanhece.

60 NKYINKYIM Símbolo da iniciativa, dinamismo e da versatilidade Retorcer-se do verbo Kyim= torcer Significa literalmente virar-se diante de todos os aspectos da vida. Pode ser traduzido por mudanças internas, atuar em vários papeis. A habilidade de tomar iniciativas e adaptar-se diante das dificuldades. Esse símbolo lembra as pessoas de enfrentarem as adversidades e cumprirem seus deveres e viverem de modo exemplar.

61 NYAME NTI - símbolo da fé no divino. Quer dizer pela graça de Deus, Do provérbio : Se Deus existe, não me alimentarei só de folhas. Esse símbolo é semelhante ao Gye Nyame. Esse ramo é representado como o cetro da vida em várias culturas Para os Akan, simboliza a comida básica para vida sem a qual não haveria sobrevivência na Terra.

62 AKOMA NTOSO Corações unidos, ou acorrentados. Símbolo de compreensão e de acordo, solidariedade e união em pensamentos e ações.

63 ADINKRA HENE - Simboliza a Santidade e o Sagrado. Símbolo da grandeza, prudência, firmeza e magnanimidade carisma e liderança. Adinkrahene, senhor de si mesmo, à imagem do próximo, ou simplesmente reflexo de si mesmo. Adinkrahene é especial dentre os demais símbolos, por representar a presença divina, a Sua divina aparição. Os círculos concêntricos representam o núcleo que é Deus, e por Suas obras que se expandem no universo. Diz-se que Adinkra Hene teve um papel importante na concepção dos demais simbolos, razão pela qual é considerado o rei dentre os demais simbolos.

64 FUNTUN-FUNEFU- Esse símbolo também é conhecido como Odenkyem Mmemu, Crocodilos siameses ligados pelo estômago. Símbolo da unidade na diversidade, da democracia e da unidade de propósitos. Do provérbio: Dois crocodilos brigam pelo alimento que vai para o estomago comum que ambos desfrutam nas suas gargantas. Esse símbolo refer-se a unidade entre os humanos apesar de sua diversidade cultural. Os membros não devem brigar ou lutar por interesses egoistas, pois aquilo que se adquire é de beneficio comum.

65 GYE NYAME - Simboliza a supremacia e imortalidade de Deus. Por ser de difícil tradução, geralmente usa-se o termo "Exceto Deus". Que vem do provérbio : Este grande panorama da criação data de tempos imemoriais, não vive ninguém que tenha visto o seu começo e ninguém viverá para ver o seu fim, exceto Deus. A iconografia simboliza a mão direita (masculina) com a palma virada o seu rosto, e o polegar para cima (direção da masculinidade). E a mão esquerda (feminina) ao lado da direita, palma sobre palma, com o polegar para baixo (direção da feminidade). Nada pode existir ou acontecer sem ter sido a Vontade de Deus.

66 DONDO ou DONO - Simbolo Adinkra - Ashanti - Gana DONO (The ampit talking drum) Symbol of APPELATION, PRAISE, GOODWILL & RHYTHM Dono (drum). This symbol is more like the dono drum than the other symbol for the dono drum. Dono Pronunciation: dough-no Based on a small hourglass- shaped drum that is often used to praise people in songs for their virtue and good deeds

67 Nnonnowa - Simbolo Adinkra - Ashanti - Gana Nnonnowa (Ahoma). Also called "donno ntoaso" (the double donno drum). This is more symbolic than representational. DONNO NTOASO "Donno ntoaso" The double drum.

68 MMRA KRADO - Simbolo Adinkra - Ashanti - Gana Krado - mmra krado (Selo de lei e ordem). Simboliza a autoridade da corte do rei.

69 SEPOW Ela é passada no rosto da vítima para evitar que ela rogue pragas contra o rei...

70 KODEE MOWER EWA - Simbolo Adinkra - Ashanti - Gana KODEE MOWER EWA tradução As garras da águia É um desenho barbeado sobre a cabeça de alguns vassalos da corte que servem à rainha mãe.

71 KONTIRE NE AKWAM O conselho de anciões Do povérbio: Uma só cabeça não constitui o conselho Esses individuos são aqueles que buscaram e encontraram a unidade com o rei.

72 ANI - Simbolo Adinkra - Ashanti - Gana Do provérbio: Ani Bere a Enso Gya Tradução: Não importa a vermelhidão dos olhos ( seriedade), os olhos não podem flamejar. Seriousness does not show fiery eyes, else you would see my face red. Olhos vermelhos não significam seriedade senão todo rosto serio ficaria vermelho. Controle seu temperamento, a raiva impregna envenenando o ambiente à sua volta com ondas negativas. É o símbolo da paciência, do auto-controle e disciplina.

73 KRAMO - Simbolo Adinkra - Ashanti - Gana KRAMO Do provérbio: Kramo bone amma yeannhu kramo pa Tradução: O mau muçulmano torna dificil a reputação do bom maometano. O falso e o genuíno acabam sendo confundidos devido ao comportamento do primeiro Símbolo de cautela contra decepções e hipocrisia

74 FIE MMOSEA - Simbolo Adinkra - Ashanti - Gana FIE MMOSEA - chão de pedrisco Símbolo de prevenção contra conflitos domesticos, conflitos internos e interiores. Do provérbio: Mmosea betwa wo nan mu a na efi fie Tradução: Se seus pés estão cortados pelo chão de pedras, é porque ja estão prontos para entrar em casa.

75 OSRAM - Simbolo Adinkra - Ashanti - Gana OSRAM (A Lua) Símbolo de fé,paciencia e determinação Do provérbio: Osram mfiti preko ntware oman Tradução: A lua não dá volta ao mundo de relance (com pressa).

76 Ohene niwa - Simbolo Adinkra - Ashanti - Gana Ohene niwa (nos olhos do rei). O rei sabe muito e tem muitas posses e nada deve ser escondido dele.

77 TABON - Simbolo Adinkra - Ashanti - Gana TABON (o remo, a hélice do motor do barco, mas também a pá de cozinha). Do aforismo: O preguiçoso não cozinha a çaca.

78

79

80


Carregar ppt "SANKOFA - Símbolo de resgate ao passado Do provérbio : Volte e pegue, ou retorne e aprenda com o passado, Sempre se pode corrigir os erros Um pássaro estilizado."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google