A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O progresso científico é indiscutível, mas os dramas gerados por ele também o são. Grupo 2 : Alcides nº2, Aline nº4, Danilo nº17, Eider nº20 e Vinícius.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O progresso científico é indiscutível, mas os dramas gerados por ele também o são. Grupo 2 : Alcides nº2, Aline nº4, Danilo nº17, Eider nº20 e Vinícius."— Transcrição da apresentação:

1 O progresso científico é indiscutível, mas os dramas gerados por ele também o são. Grupo 2 : Alcides nº2, Aline nº4, Danilo nº17, Eider nº20 e Vinícius nº39

2 Por causa do desenvolvimento o homem vem alterando o equilíbrio da natureza. Fazendo a manipulação genética dos organismos vivos, e também por meio de atividades antrópica impactantes. O progresso científico-tecnológico aliado à ausência de uma postura ética em relação ao uso dos recursos biológicos, desencadeará uma catástrofe sem precedente na história da humanidade. Provavelmente o homem jamais acreditou que tudo isso pudesse ameaçar a qualidade e a sobrevivência da vida de si mesmo.

3 Assim surge a bioética: que se preocupa em estudar os dilemas éticos associados à pesquisa biológica. Deste modo estabelece uma ligação entre os valores éticos e os fatos biológicos. A Bioética é a ciência que trata das matérias relativas à saúde e a vida humana. Também trata dos avanços da biotecnologia e aos efeitos destes sobre a humanidade.

4 Apesar da bioética estar enraizada na área médica, sua ação não se foca apenas as questões éticas decorrentes dessa área. Também é abrangido as pesquisas científicas relacionadas com a vida humana, como as técnicas de reprodução humana assistida e de alteração do sexo, a engenharia genética, os transplantes de órgãos, a morte encefálica, a eutanásia, o prolongamento artificial da vida, além dos direitos dos pacientes terminais.

5 A partir dessa perspectiva, emerge uma controvérsia: qual é o comportamento a ser adotado pelos profissionais das diversas áreas do conhecimento, ao enfrentarem os desafios decorrentes dos avanços da engenharia genética e da biotecnologia? É de conhecimento de todos que a ética muda conforme a história da sociedade. Como a ciência caminha muito mais veloz do que a reflexão ética por parte da sociedade, o dever é de sempre procurar sensibilizar a população e o poder público no sentido de agirem com conhecimento e prudência no trato das questões decorrentes de nossas possibilidades tecnológicas com implicações moral e ética.

6 Os avanços da biotecnologia tem trazido muitas conquistas à humanidade, e também, muitos riscos. Nesse sentido, entende-se que a aplicabilidade desta tecnologia na investigação científica precisa ser revista e repensada. Nem tudo que é científico, é ético. Precisa-se compreender o valor da bioética, para discernir até que ponto a ciência age em prol da humanidade.

7 Mesmo com o avanço da ciência, a humanidade ainda não encontrou respostas para diversas questões do ponto de vista ético. Tais questões demandam a discussão e a elaboração de leis sobre a bioética a fim de legitimar a sua prática ou mesmo coibir experiências condenáveis do ponto de vista dos valores da moral e da ética. Diante da inigualável rapidez das pesquisas biológicas, corre-se o risco destas leis serem promulgadas sem eficácia.

8 A bioética é apresentada de duas formas: como reflexão e ação. Reflexão porque tem o diferencial de realmente parar para refletir sobre as conseqüências psicossociais, econômicas, políticas e éticas advindas dos avanços da ciência. Ação, porque, após a reflexão, é capaz de posicionar-se de forma a assegurar o sucesso desse tipo de relação, impondo limites e ditando regras que estabeleçam um novo contrato social entre povo, médicos, governos etc.

9 No Brasil, problemas como a exclusão social, o racismo, a fome e o abandono, carecem de um novo olhar sob a ótica da bioética. E por sua causa surge um diálogo interdisciplinar, onde profissionais de diversas áreas que já começam a sentar à mesa para discutir as formas de contribuição para a construção de mundo mais justo. A aplicação da bioética vem contribuindo na sensibilização e no compromisso pelo resgate da dignidade humana. Por isso, espera-se que a comunidade científica se aproprie dos conhecimentos da bioética, de modo a propiciar uma perspectiva de melhores horizontes para a humanidade.

10 Referencias Bibliográficas Texto: ELIANA MORAIS DE ABREU/ Slide 1: arquivos-video-ipod-460x345-br.jpg Slide 2: Slide 3: Slide 4: Slide 5: Slide 6: Slide 7: %20Labirinti-Labirinto-cm80x60-acryl%20sur%20toile-Villeneuve% jpg Slide 8: s1600-h/atitude.jpg Slide 9:


Carregar ppt "O progresso científico é indiscutível, mas os dramas gerados por ele também o são. Grupo 2 : Alcides nº2, Aline nº4, Danilo nº17, Eider nº20 e Vinícius."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google