A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A cerâmica também era muito utilizada,para fazer potes,panelas e utensilíos domésticos em geral. Penas e peles de animais serviam para fazer roupas,enfeites.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A cerâmica também era muito utilizada,para fazer potes,panelas e utensilíos domésticos em geral. Penas e peles de animais serviam para fazer roupas,enfeites."— Transcrição da apresentação:

1

2 A cerâmica também era muito utilizada,para fazer potes,panelas e utensilíos domésticos em geral. Penas e peles de animais serviam para fazer roupas,enfeites e etc. Vale lembrar que índio respeita muito o meio-ambiente retirando dele somente o necessário para sua sobrevivência.

3 Os índios pintam o corpo com urucum(cor vermelha)e jenipapo(cor preta).Eles usam para a sua identificação e para os rituais.

4 Cristóvão Colombo é quem decidiu que os indígenas fossem chamados de índios. Os índios faziam objetos utilizando as matérias-primas da natureza.

5 Os índios,quando matam o macaco tiram sua pele para fazer roupas,comem a sua carne,jogam as tripas no rio para os peixes engordarem e para depois pesca- los,e com seus dentes fazem colares. Os índios,quando matam o macaco tiram sua pele para fazer roupas,comem a sua carne,jogam as tripas no rio para os peixes engordarem e para depois pesca- los,e com seus dentes fazem colares.

6 Os índios produziam vários artesanatos como: Os índios produziam vários artesanatos como: Flecha e arco –ralo para ralar mandioca-tipiti para espremer a massa da mandioca-balaio e urutus para guardar a massa, farinha, tipioca, beiju, frutas entre outros - peneira para peneirar a massa seca para fazer farinha e beiju, tapioca ou cradá- cumatá especial para tirar gomo da massa-abano para virar o beiju do forno feito de argila-banco- pilão para moer a carne, peixe moqueado, pimenta e outros sempre torrados – pulseiras- anéis de caroço de tucumã- sestas e peneiras de cipó para carregar e guardar mantimentos- zarabatana para caça especial de aves- japurutu, cariçu e flauta são instrumentos musicais entre outros cada um com seu especifico som harmonioso. Flecha e arco –ralo para ralar mandioca-tipiti para espremer a massa da mandioca-balaio e urutus para guardar a massa, farinha, tipioca, beiju, frutas entre outros - peneira para peneirar a massa seca para fazer farinha e beiju, tapioca ou cradá- cumatá especial para tirar gomo da massa-abano para virar o beiju do forno feito de argila-banco- pilão para moer a carne, peixe moqueado, pimenta e outros sempre torrados – pulseiras- anéis de caroço de tucumã- sestas e peneiras de cipó para carregar e guardar mantimentos- zarabatana para caça especial de aves- japurutu, cariçu e flauta são instrumentos musicais entre outros cada um com seu especifico som harmonioso.

7 *-*Mensagem Final*-* Os índios fazem seus desenhos,artes,e pinturas pensando somente na natureza porque eles dependem dela. Os índios fazem seus desenhos,artes,e pinturas pensando somente na natureza porque eles dependem dela. Dos frutos das árvores, eles tiram a vitamina e a saúde,de seus galhos aproveitam a sombra o ar que respiram e o vento,e do tronco da árvore não retiram nada porque é do tronco que a árvore depende. Dos frutos das árvores, eles tiram a vitamina e a saúde,de seus galhos aproveitam a sombra o ar que respiram e o vento,e do tronco da árvore não retiram nada porque é do tronco que a árvore depende. Obrigado por ter ouvido a nossa mensagem que é muito importante para os índios! Obrigado por ter ouvido a nossa mensagem que é muito importante para os índios! *+*ASS:BIG E BETA*+* *+*ASS:BIG E BETA*+*


Carregar ppt "A cerâmica também era muito utilizada,para fazer potes,panelas e utensilíos domésticos em geral. Penas e peles de animais serviam para fazer roupas,enfeites."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google