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Educação e Práticas Pedagógicas
OLIVEIRA, Luiz Antonio UENP- 2009
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As práticas Pedagógicas e as teorias do conhecimento
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Teoria do conhecimento: Empirismo
Objeto Sujeito Teoria pedagógica Tradicional Teoria pedagógica comportamentalista
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Ênfase: Transmissão de conhecimento
Questão central: aprender o conteúdo. Centro do processo de ensino-aprendizagem: o Professor.
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Pedagogia Tradicional
Prática pedagógica: os 5 passos formais da Didática, com base em Herbart. 1. Preparação. 2. Apresentação do conteúdo novo. 3. Assimilação. 4. Generalização. 5. Aplicação.
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Pedagogia Comportamentalista
Inspirada nos princípios de racionalidade, eficiência e produtividade. Padronização do sistema de ensino Reforço positivo e controle de estímulo Organização racional dos meios.
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Prática pedagógica: Tecnicismo
1. Pré-teste 2. Objetivos operacionais 3. Organização técnica de mecanização do processo 4. Execução 5. Pós-teste
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Ênfase: obtenção de produtos específicos
Questão central: aprender a fazer Centro do processo: organização racional dos meios.
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Propostas pedagógicas: Enfoque sistêmico
Instrução programada Estudo dirigido Microensino (1963) ensino reduzido Teleensino Múltiplos recursos audiovisuais Teste de múltipla escolha Máquina de ensinar
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Teoria do conhecimento: Apriorismo
Sujeito Objeto Teoria pedagógica: escolanovismo.
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Prática pedagógica: não-diretivismo
1. Atividade do aluno 2. Problema 3. Coleta de dados 4. Hipótese 5. Experimentação
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Ênfase: redescoberta do conhecimento.
Questão central: aprender a aprender Centro do processo: o aluno
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Teoria do Conhecimento: Interacionismo
Teoria pedagógica: Construtivismo Sujeito OBJETO
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Processo de aprendizagem: assimilação e acomodação.
Prática pedagógica: Mediação do professor na construção do conhecimento pelo aluno. Situação problematizadora e desequilibrante leva a atividade investigativa do aluno. Adaptação progressiva: equilibração. Processo de aprendizagem: assimilação e acomodação.
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Ênfase: construção do conhecimento científico
Questão central: solução de problemas. Centro do processo: interação professor e aluno.
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Teoria do conhecimento: Dialética
Sujeito social objeto social Teoria Pedagógica: Histórico-Crítica. Prática Pedagógica: processo Prática-teoria-prática
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Passos da Pedagogia Histórico-crítica
1. Prática social inicial 2. Problematização 3. Instrumentalização 4. Catarse 5. Prática social final
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Ênfase: Práxis social Questão central: compreender para transformar
Centro do processo: prática social dos homens situados historicamente.
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Superação por incorporação
A pedagogia histórico-crítica incorpora e supera as pedagogias: Tradicional Escolanovista Tecnicista construtivista
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Formação dos conceitos científicos.
A formação dos conceitos científicos As diferentes dimensões dos conceitos cotidianos e científicos.
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Aprendizagem de conceitos na escola
Conceito cotidiano do aluno – ponto de partida Conceito dos manuais didáticos – o que dizem os livros Conceitos científicos adotados pelo professor Novo conceito do aluno – ponto de chegada. Conceito científico – elaborado pela ciência.
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Mediação pedagógica Aluno Conteúdo
Sujeito social do conhecimento Conteúdo Objeto social do conhecimento Professor: mediador social do conhecimento
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