A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EJA – Educação de Jovens e Adultos Núcleo Centro – Matutino Câncer de Mama – esforços na prevenção ou no tratamento? Fernanda de Liz Gonçalves Wanessa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EJA – Educação de Jovens e Adultos Núcleo Centro – Matutino Câncer de Mama – esforços na prevenção ou no tratamento? Fernanda de Liz Gonçalves Wanessa."— Transcrição da apresentação:

1 EJA – Educação de Jovens e Adultos Núcleo Centro – Matutino Câncer de Mama – esforços na prevenção ou no tratamento? Fernanda de Liz Gonçalves Wanessa da Silva

2 Câncer de mama Câncer é o crescimento desordenado das células de um órgão do corpo. No caso da mama estas células formarão o câncer de mama.

3 Fatores de Risco Muitas mulheres desenvolvem câncer de mama sem ter relação com os fatores de risco, mas estudos científicos mostram que alguns fatores aumentam as chances de aparecimento da doença, tais como: IdadeIdade: o risco aumenta conforme a mulher envelhece. História pessoal ou familiarHistória pessoal ou familiar: mulheres em que a mãe, irmã ou filha tiveram câncer de mama ou de ovário. Mulheres com um parente homem que tiveram câncer de mama ou alterações pré-malignas (tumores benignos)

4 Fatores de Risco Longa história menstrualLonga história menstrual: mulheres que menstruaram antes dos 12 anos e tiveram a menopausa após os 55 anos. Ausência de gravidez ou gravidez tardiaAusência de gravidez ou gravidez tardia: mulheres que engravidaram pela primeira vez após os 35 anos de idade ou que não tiveram alguma gestação correm maior risco. Obesidade:Obesidade: a gordura libera hormônio feminino, aumentando os riscos. Uso de anticoncepcionais ou reposição hormonalUso de anticoncepcionais ou reposição hormonal

5 Estágios do Câncer Para o estadiamento podem ser pedidos exames como: -Raio x de tórax -Cintilografia óssea -Tomografia de tórax e abdômem - Receptor de estrógeno e progesterona em biópsia tomografia cintilografia Raio x da mama

6 Com informações do tamanho do tumor, comprometimento de linfonodos (avaliado em cirurgia) e metástases a distância, a doença é classificada em 4 estágios diferentes, que são: Estágio 0: É o chamado carcinoma, sendo um câncer não invasivo (não se infiltrou) Estágio 1: O tumor é pequeno e ainda não se espalhou pelos linfonodos. Estágio 2a: Estágio 2a: - O tumor tem menos de 2cm e se infiltrou pelos linfonodos axilares. - O tumor tem entre 2 e 5cm, mas não se infiltrou nos linfonodos axilares.

7

8 Estágio 2b: - O tumor tem de 2 a 5cm e atinge os linfonodos axilares. - O tumor é maior que 5cm, mas não atinge os linfonodos axilares. Estágio 3a: Estágio 3a: - O tumor é menor que 5cm e se espalhou pelos linfonodos axilares ligados uns aos outros. - O tumor é maior que 5cm e atinge os linfonodos que podem estar ou não aderidos uns aos outros. Estágio 3b: Estágio 3b: - O tumor se infiltra na parede do tórax, causa inchaço e feridas. É também chamado de câncer de mama inflamatório.

9 Estágio 3c: O tumor de qualquer tamanho que seja não se espalhou para partes distantes, mas atinge os linfonodos de toda a região do tórax próxima ao seio (inclusive os linfonodos da clavícula, dentro da mama e abaixo do braço) Estágio 4: Tumor de qualquer tamanho que tenha se espalhado para outras partes do corpo (metástases), como os ossos, pulmões ou cérebro.

10 Tratamento Na doença em estágios precoces, o primeiro passo é eliminar o tumor visível através de cirurgia. Nos estágios iniciais também é recomendada: Quimioterapia Radioterapia Radioterapia Terapia hormonal Terapia hormonal Se a doença for recorrente o paciente deve fazer cirurgia associada a alguns destes tratamentos para eliminar as metástases.

11 > Quanto menor o tumor, mais opções cirúrgicas existem, como: Lumpectomia Mastectomia parcial Mastectomia total Mastectomia radical

12 Prevenção A mulher pode descobrir a doença através do auto exame ou pelo exame das mamas feito por um profissional da saúde. Podem ser encontradas alterações do tipo caroços, alterações da pele da mama, saída de líquido do mamilo ou pequenas ínguas embaixo do braço.

13 Auto-exame das mamas

14 Outros exames que podem detectar suspeitas são: mamografia ultrassonografia ultrassonografia Ainda não existem maneiras de prevenir o câncer de mama, mas o que faz muita diferença na luta contra a doença é a detecção precoce, através do auto-exame clínico e da mamografia.

15 Dicas de prevenção Realize o auto-exame. Procure um serviço de saúde regularmente para examinar suas mamas. Mesmo que não tenha sintomas, faça a mamografia pelo menos a cada dois anos a partir dos 50 anos, se tem risco aumentado, faça a partir dos 35 anos.

16 Procure comer pão integral, arroz, feijão e legumes várias vezes por semana. Consuma frutas e verduras frescas e variadas pelo menos 5 porções ao dia. Prefira leite desnatado e queijos brancos. Reduza o consumo de gorduras e frituras.

17 Conclusão Neste trabalho aprendemos que o câncer é uma doença muito grave. Ao pesquisar sobre a doença, sua prevenção e tratamento, descobrimos que mesmo se prevenindo, as mulheres ainda podem correr o risco de desenvolver o câncer de mama. Mas, mesmo assim existem tratamentos que podem ajudar na cura desta doença.


Carregar ppt "EJA – Educação de Jovens e Adultos Núcleo Centro – Matutino Câncer de Mama – esforços na prevenção ou no tratamento? Fernanda de Liz Gonçalves Wanessa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google